Páginas

domingo, 14 de agosto de 2016

Jair estreia com vitória, agradece confiança e diz: " A vitória é do grupo"


Em seu primeiro jogo efetivado como treinador do Botafogo, técnico recorda do pai, elogia "talismã" Sassá e brinca: "Se perco hoje, falariam que eu não presto"






Jair Ventura estreou com o pé direito. Após oito anos como auxiliar do Botafogo, ele foi efetivado ao cargo de técnico após a saída de Ricardo Gomes. Em sua estreia, vitória por 1 a 0, contra o São Paulo, no Morumbi. Só faltou uma coisa para ter um domingo perfeito: parabenizar o pai Jairzinho no dia dele e, finalmente, contar sobre a nova função.

- Não falei ainda com ele (depois da efetivação). Aproveito o momento para dizer em rede nacional: feliz dia dos pais. Nossa vida é muita correria. Monta preleção, monta estratégia. Acaba perdendo um pouco do contato, mas fica aí o parabéns pelo dia dos pais – disse Jair, o “Furacãozinho”.

Com semblante feliz e emocionado, o novo treinador do Botafogo celebrou a sofrida vitória, conquistada aos 48 minutos do segundo tempo, com gol de Sassá, que saiu do banco para garantir a vitória. O autor do gol, inclusive, já era marcante na história do treinador antes mesmo de virar o “oficial” do Botafogo.

- Foi um jogo complicado. Sabíamos da força do São Paulo no Morumbi. Conseguimos neutralizar os pontos fortes deles, bloqueamos os lados do campo. É um grupo maravilhoso, não tem indisciplina. Eles terem abraçado a causa foi importantíssimo. Essa vitória é do grupo. O Sassá deu meu primeiro título como treinador no sub-20, em um campeonato na Alemanha. Desde 2012, a gente subiu junto. Fico feliz também de estar participando na formação dos atletas, essa ligação é importantíssima.

Jair Ventura estreou no comando do Botafogo com vitória (Foto: Ale Cabral / Estadão conteúdo)

Jair Ventura foi alçado ao cargo de técnico pelo respaldo da diretoria e dos jogadores. Com a repentina saída de Ricardo Gomes para o São Paulo, os dirigentes do Glorioso decidiram bancar o então permanente como o dono do cargo, já que o próprio ex-zagueiro não convidou Jair para ser auxiliar no São Paulo, diferentemente do que ocorreu quando teve proposta do Cruzeiro.

- Não foi de repente. Trabalhamos há alguns anos para esse momento chegar. Agradeço muito ao presidente pela confiança. Trabalho de auxiliar é quase invisível, sempre está por trás. Não esperava por uma oportunidade dessa agora. O Ricardo saiu, aconteceu, agarrei a chance. Essa confiança me dá orgulho. Só posso responder a ele e a torcida com muito empenho.

Aos 37 anos, Jair Ventura ganhou a primeira chance na vida como treinador. E quer mais, principalmente tempo para fazer um bom trabalho no Botafogo.

- Estou emocionado e feliz. Se eu perco hoje, falariam que eu não presto. Dizem que é preciso de treinadores jovens, mas quando perde o primeiro jogo, diz que é inexperiente. Quer trazer caras de fora, beleza, vamos olhar aqui para dentro. Se eu tivesse perdido o jogo, todos estariam pedindo a minha cabeça. Foi bom estrear com o pé direito, mas muito pé no chão – concluiu o treinador, agora oficial, do Botafogo.


Outros trechos da entrevista

Saída de Ricardo para o São Paulo motivou?
Não. Não serviu como motivação. Futebol é muito dinâmico, não espera, as coisas acontecem muito rápido. Temos que estar sempre preparados. Precisamos de tempo. Eu não mudei nada. Vamos com calma. Tem coisas que queremos botar em prática, precisa de tempo. Um pouco mais de tempo para nossos dirigentes. Com calma, vamos fazer alguma coisa. Muitas mudanças confundem.


Como foi assumir a função?
Tem que ter coragem. Muita gente me perguntou se eu aceitaria o desafio. Se eu não confiar em mim, vou ficar me escondendo para sempre? Eu não tinha a pretensão de ser treinador do Botafogo. Se chegar um novo treinador, vou ajudar sempre. É bom ser permanente.


Elenco
Até a confiança dos atletas é fundamental para o trabalho. Não adianta trabalhar e não abraçar a causa. Ganha jogando limpo, falando a verdade, falando porque vai jogar, porque vai sair. Trabalhamos por meritocracia, vamos ganhando eles no dia a dia.


Fonte: GE/Por Lucas Strabko/São Paulo

Sassá marca nos acréscimos, Botafogo bate São Paulo e deixa o Z-4


No duelo entre o ex e o próximo clube de Ricardo Gomes, cariocas aproveitam falha tricolor nos minutos finais para vencer confronto no Morumbi e se afastar da degola




No confronto entre seu ex-clube e seu novo time, o técnico Ricardo Gomes viu problemas – os que deixou no Botafogo e os que terá que resolver no São Paulo. No fim do segundo tempo, porém, os cariocas aproveitaram falha da defesa tricolor, e Sassá marcou para fazer 1 a 0 no Morumbi, neste domingo, e tirar os alvinegros da zona de rebaixamento.


Substituto de Edgardo Bauza, Gomes foi anunciado pelo São Paulo no sábado e assume a equipe durante a semana. Contra o Botafogo, os paulistas foram comandados pelo interino André Jardine, mas o time não conseguiu furar a defesa carioca. Os alvinegros, com o ex-auxiliar Jair Ventura efetivado, apostaram em contra-ataques e só tiveram sucesso nos acréscimos.


O triunfo fez o Botafogo saltar quatro posições. Com 23 pontos, é agora o 13º colocado – a equipe ainda tem um jogo a menos do que os concorrentes. O São Paulo perdeu duas colocações e é o 11ª, com 26 pontos.


Na próxima rodada o Botafogo recebe o Sport no sábado, às 21h, em Juiz de Fora. O São Paulo joga no dia seguinte, contra o Internacional, às 16h, no Beira-Rio.

São Paulo jogou de amarelo no Morumbi; jogo foi ruim tecnicamente (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)



O jogo

Foi um primeiro tempo de baixo nível técnico no Morumbi, mas as chances apareceram. A primeira delas num erro: aos 9 minutos, Maicon vacilou próximo à área do São Paulo, Neílton roubou a bola e tocou para Canales. Lyanco chegou na hora certa e travou o chute. Os donos da casa responderam em seguida, com uma cabeçada de Chavez que assustou Sidão.


O goleiro do Botafogo e o atacante tricolor protagonizaram outro lance da etapa inicial. O primeiro rebateu chute de longe de Thiago Mendes, que ficou no pé do argentino. Sidão se recuperou e evitou o gol do São Paulo.


Os anfitriões começaram o segundo tempo melhores, com duas oportunidades. Na primeira, com 5 minutos, Kelvin fez o cruzamento, a bola passou por todo mundo, e Sidão defendeu. Depois, Thiago Mendes completou cruzamento da esquerda, e a bola passou perto.


Nos minutos finais, Lyanco errou no ataque. Pimpão partiu no contra-ataque, ganhou de Mena, mas Maicon voltou bem e evitou o gol. No último lance, entretanto, Diogo Barbosa se livrou de Buffarini e cruzou para o meio da área. A bola passou por toda a defesa do São Paulo, mas não por Sassá, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/São Paulo

Sob nova direção, Bota tem recomeço contra o São Paulo para deixar o Z-4


No Morumbi, Alvinegro tem duro desafio na estreia no segundo turno, agora sob o comando de Jair Ventura, substituto de Ricardo Gomes




Jair Ventura estará à frente do Botafogo 
(Foto: Vitor Silva / SSPress)
O Botafogo não entra em campo há dez dias, mas passou por uma semana agitada. Com a partida contra o Grêmio adiada, o clube acompanhou do sofá a volta à zona de rebaixamento e ainda perdeu o técnico Ricardo Gomes para o São Paulo. O momento agora é de colocar a cabeça no lugar, arrumar a casa e vencer. E a primeira oportunidade será neste domingo, às 16h15, justamente contra o Tricolor paulista, no Morumbi.


O jogo é uma espécie de recomeço para o Botafogo. No banco de reservas, o time terá Jair Ventura, ex-auxiliar promovido a treinador. Ele fechou o treino de sábado - o único sob seu comando -, mas não deve, em um primeiro momento, fazer muitas mudanças. A tendência é que o Alvinegro vá a campo com a mesma equipe planejada por Ricardo Gomes.


Com isso, a única mudança em relação ao time que perdeu para a Ponte Preta deve ser o retorno de Rodrigo Lindoso no lugar de Fernandes. O Botafogo deve começar com Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Neilton e Canales.


Porém, se o time não deve ter muitas mudanças, o banco de reservas estará repleto de novidades. Recuperados, Carli e Sassá estão à disposição. Rodrigo Pimpão, que já ficou no banco contra a Ponte Preta, é outro que pode ganhar chance. 





Outro desafio é melhorar o desempenho como visitante. Em todo o primeiro turno, o Botafogo venceu apenas uma partida, contra o Inter, fora de casa e tem um dos piores aproveitamentos como visitante do Campeonato Brasileiro: 18,5%. Com 17 pontos e um jogo a menos, o Botafogo está na 17ª colocação, na zona de rebaixamento.


São Paulo x Botafogo

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e horário: domingo, às 16h15 (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Neilton e Canales.
Desfalques: Jefferson e Lizio (no departamento médico)
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Flávio Barroca (RN) e Vinícius de Melo Lima (RN)
Transmissão: TV Globo (com Cleber Machado, Caio Ribeiro, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere e SporTV 15 (com Osvaldo Luis e Ivan Andrade)
Tempo Real: GloboEsporte.com


Fonte: GE/Por Marcelo BaltarRio de Janeiro