Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Análise: erros no início não apagam proposta de jogo variado na estreia de Valentim no Botafogo


Em derrota por 2 a 1 no clássico com o Vasco, na casa do rival, Alvinegro tem bons momentos em bolas longas direcionadas a Diego Souza e tabelas pelo chão



Melhores momentos de Vasco 2 x 1 Botafogo pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A



A vitória por 2 a 1 do Vasco sobre o Botafogo em São Januário, nesta quarta-feira, foi justa. Os donos da casa sempre estiveram mais perto do triunfo, porém o Alvinegro apresentou coisas interessantes. A variação de jogo, citada pelo estreante Alberto Valentim após o duelo, foi um dos pontos positivos.


Variação, tabelas e bola longa


Com o gramado em estado ruim, os comandados de Valentim não se limitaram a tocar para o lado a fim de ficar com a posse. Abusaram da bola longa (foram 59 no total, segundo o SofaScore), obtendo sucesso na maioria das ligações diretas entre Cícero e Diego Souza. Tabelas e combinações de jogadas também apareceram. Mas o Botafogo perdeu. E por quê?


Sobretudo pelo início ruim. O Botafogo errou em lances cruciais, e o Vasco marcou seus gols aos sete e 17 minutos de jogo. No primeiro, Bruno Gomes teve sorte ao ver seu chute ser desviado em João Paulo, mas o volante teve espaço de sobra para arriscar. No outro, Ribamar acertou um chutaço, mas também não foi incomodado pela marcação alvinegra.


- A ideia nossa é alternar bem esse jogo de posse com a bola longa direcionada no Diego Souza, manter o jogo controlado porque temos jogadores com características assim, mas de sermos mais agressivos ofensivamente - disse o técnico.




Alberto Valentim, Botafogo — Foto: André Durão


Gol em bom momento para Marcelo


O gol alvinegro saiu na bola parada, e o autor dele precisava muito de um o quanto antes, embora a marcação seja sua função primordial. Marcelo Benevenuto vinha falhando no returno. Fez dois gols contra. Nesta quarta, foi esperto ao se antecipar à zaga vascaína e a Fernando Miguel.


Na retaguarda, Marcelo foi um monstro. Velocidade, recuperação e boas coberturas marcaram sua atuação. Fez nove cortes, um desarme e travou um chute.


Acionado nas bolas longas, Diego Souza vai bem

Diego Souza, contestado pela torcida recentemente, teve boa atuação. Muito acionado por Cícero (que acertou todas as cinco tentativas de bola longa), João Paulo e Marcinho, o camisa 7 ganhou várias pelo alto na busca por combinar jogadas com os laterais e meias.


A melhor delas deu-se aos 30 do segundo tempo. Recebeu de Bochecha e, diante de cinco marcadores, segurou e deu na hora certa para Valencia finalizar com muito perigo.



Diego Souza jogou bem contra o Vasco — Foto: André Durão



Ponto Fraco: mais uma vez as poucas finalizações

O Botafogo manteve o baixíssimo índice de finalizações por jogo - o time tem a pior média do Campeonato Brasileiro, pouco superior a nove. Em São Januário foram 10, três na direção do gol. O rival finalizou 16 vezes, metade deles no gol. Valentim reconheceu que é preciso crescer no quesito.


- Hoje finalizamos se não me engano 10 vezes, queremos mais, não é ser repetitivo, mas é fazendo isso aí, um jogo com posse sendo o mais dinâmico possível com essa posse, com maior número de jogadores no campo ofensivo para as jogadas saírem, e caprichar quando saírem - disse o técnico.


De fato, mais dinamismo e alternância de estilo foram apresentados. Agora é preciso vencer. No returno, são cinco derrotas e apenas uma vitória. É urgente, e a próxima chance está marcada para segunda-feira, às 20h, no Nilton Santos, contra o CSA.



Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Valentim elogia entrega do Botafogo e lamenta primeiro gol do Vasco: "Muito azar"


Técnico alvinegro fez seu primeiro jogo no retorno ao clube e, embora reconheça erros, lembrou o pouco tempo de treino e exaltou vontade do grupo: "Gostei do empenho"




Valentim Botafogo — Foto: Fred Gomes / GloboEsporte.com


O técnico do Botafogo, Alberto Valentim, reconheceu que a equipe cometeu erros no início, mas elogiou a entrega do grupo no clássico contra o Vasco em São Januário, na noite desta quarta-feira. Para o treinador, o time levou "azar" na finalização de Bruno Gomes, que desviou na zaga e surpreendeu Diego Cavalieri.


- Acredito que eles foram felizes no começo do jogo, no primeiro gol, lógico que depois se analisar com calma o início da jogada, como ela se construiu, erros nossos, claro. De finalização, acho que demos muito azar, a bola é desviada e entra. No segundo gol o Ribamar foi muito feliz, a ideia era de não baixarmos a guarda, procurarmos empatar. Diminuímos, tivemos chance até depois de empatar o jogo em uma bola do Luiz Fernando. No segundo tempo, eles tiveram algumas chances também. Mas gostei do empenho, de algumas coisas que tínhamos proposto fazer mesmo com muito pouco tempo de treino. Fiquei feliz com a entrega deles, tentaram fazer o máximo. Infelizmente tive de fazer três substituições obrigadas, duas por lesões e uma por cansaço físico.


Confira a íntegra da coletiva de Alberto Valentim:


Recuperação e meta

Temos que, lógico, se for pensar nos números anteriores, o Botafogo está fazendo poucos pontos, mas temos de pensar daqui para frente agora. Temos de recuperar já com um confronto de um adversário que está perto, em casa. Temos de fazer bem esse jogo, recuperar os atletas bem porque haverá pouco tempo de recuperação, repetirmos coisas boas, corrigir muitas coisas que temos de fazer para melhorar, vencer, e somar 33 pontos no campeonato.


Plano de jogo

Quando falei que tentamos fazer algumas coisas que tínhamos treinado pouco foi alternando um pouco esse jogo de posse de bola com jogo de bola longa direcionada no Diego Souza, porque ele tem essa característica, é forte, consegue fazer bem esse pivô, mas também os jogadores de velocidade pelas beiradas. Fizemos algumas. O escanteio do gol sai em uma jogada que o João tentou fazer com o Luiz. A ideia nossa é alternar esse jogo de posse, manter o jogo controlado porque temos jogadores com características assim, mas de ser mais agressivos ofensivamente.


Posse e jogadas verticais

Gosto de alternar essas jogadas. Gosto de uma bola trabalhada em profundidade também. Hoje, para os dois times, o campo atrapalhou demais, a bola muito viva, isso dificulta. Quando um time vem apertar, dificulta jogar com segurança, corre um risco maior quando o campo não ajuda muito.


Substituições

O Gabriel foi uma pancada, a famosa paulistinha, tostão. O Pimpão falaram que não é uma imagem legal de ver, mas não é grave, não tem cruzado, nada, depois os médicos vão avaliar direitinho. Caiu em cima dele, não me lembro o jogador que acabou caindo em cima dele. O Yuri, desgaste normal de um atleta que não vinha jogando com frequência. Acredito, até conversei com o atleta depois, que estará apto a jogar na segunda-feira.


Goleiros

O Gatito chegou muito desgastado, a gente quis ouvi-lo, e não estaria fisicamente bem para jogar, e o Diego mais uma partida excepcional dele. Segunda vez que venho para o Botafogo e fico muito tranquilo em relação aos goleiros.


Pontos a melhorar

O que eu preciso focar muito é daqui para frente. Não posso ficar pensando lá atrás, claro que a classificação está aí para todos verem, a gente tem de estar muito atento ao nosso primeiro objetivo. Eu acredito que o Botafogo precisa melhorar em todos os quesitos. Bolas que a gente pode evitar essa perda, com um trabalho técnico melhor, alternar essas jogadas de posse e verticais, acredito que a gente tem aí uma margem grande para melhorar e vamos melhorar com certeza.


Número de finalizações

Hoje finalizamos se não me engano 10 vezes, queremos mais, não é ser repetitivo, mas é fazendo isso aí, um jogo com posse sendo o mais dinâmico possível com essa posse, com maior número de jogadores no campo ofensivo para as jogadas saírem, e caprichar quando saírem. É uma das coisas que temos de melhorar, esse número de finalizações aumentar bastante.


Escalação

Quem me conhece, lógico, trabalhando mais de perto, vendo mais de perto, vou colocar em campo o que acho melhor para o Botafogo. Vamos ver quem serão os 11 que vão começar. Primeiro é recuperar bem, para depois a partir de amanhã já começar a quebrar a cabeça para ver quem serão os 11.


Obrigação de vencer CSA?

Temos, claro, o maior respeito por todos os adversários, o Campeonato Brasileiro, já falamos inúmeras vezes, não tem jogo fácil. O CSA está fazendo um bom trabalho com o Argel, mas precisamos vencer o jogo em casa, vamos fazer de tudo para vencer o jogo, sem dúvida.


Jogo contra o CSA

Jogo importantíssimo, são confrontos diretos, você soma três e não deixa que o adversário some também. Jogando em casa, precisamos do nosso torcedor para nos apoiar e alcançarmos esses 33 pontos. Olhando rapidamente a tabela da próxima rodada a gente talvez ainda consiga encurtar para um pessoal que distanciou um pouco e ultrapassar algum adversário também.


Carli e Alex Santana


Vamos avaliar bem esses jogadores, a partir de amanhã já teremos notícias. Quanto mais jogadores vierem, melhor para a gente. O Carli acredito que já esteja melhor, e o Alex também com esse problema no tornozelo, espero contar com eles o mais rápido possível.



Fonte: GE/Fred Gomes e Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro