Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Análise: mais na vontade que na técnica, Botafogo é empurrado pela torcida em vitória em casa


Diego Souza é decisivo em noite de poucas chances criadas, e Alvinegro derrota o Corinthians para alívio dos mais de 22 mil torcedores presentes no Nilton Santos



Melhores momentos de Botafogo 1 x 0 Corinthians 34ª rodada do Campeonato Brasileiro


O Botafogo não jogou bem, mas, diante de um Corinthians que não criou grandes chances, conseguiu ser oportunista e vencer por 1 a 0 no Nilton Santos. Mais na raça do que na técnica e com o apoio importante da torcida, o Alvinegro conseguiu mais três pontos, que o deixam mais longe da zona de rebaixamento.


"Fizemos o gol, nosso time poderia ter jogado mais, mas é enaltecer todo o espírito da equipe, todos procurando se ajudar, e o Corinthians não criou chances claras também" (Valentim).


Alberto Valentim fez cinco alterações em relação à equipe que enfrentou o Athletico-PR na última rodada: Gatito, Marcelo, Yuri, Rhuan e Diego Souza começaram como titulares. O retorno do camisa 7, barrado nos últimos quatro jogos, foi fundamental em noite que o Botafogo pouco criou.



Diego Souza comemora gol em Botafogo x Corinthians — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Aos 18 minutos do primeiro tempo, quando o Botafogo ainda não havia finalizado a gol, Diego Souza bateu na saída de Cássio para garantir a vitória alvinegra. A experiência e qualidade do atacante fizeram diferença no momento de concluir a jogada.


Diego Souza é o artilheiro do Botafogo no Brasileirão, com sete gols. É também o maior e melhor finalizador, com 33 chutes, sendo 18 certos. Já havia marcado na última vitória alvinegra em casa, contra o Avaí, e mostra que, mesmo em um ano de atuações apagadas, não pode ser banco em um time com poucos jogadores com poder de decisão.


+ Valentim destaca "vitória enorme" do Botafogo e agradece apoio da torcida: "Estamos juntos"


O gol foi um dos únicos momentos de lucidez do Botafogo na partida e nasceu de jogada trabalhada, que levantou a torcida na arquibancada. João Paulo, um dos principais jogadores do time no segundo semestre, deu excelente passe para Fernando na direita. Livre, o lateral levantou para a área, Alex Santana ajeitou para Diego Souza, que ficou em boas condições de marcar.



João Paulo foi muito bem contra o Corinthians — Foto: Thiago Ribeiro/Estadão Conteúdo


A partir daí, o Botafogo apostou mais nas jogadas pelo alto para tentar incomodar o Corinthians. João Paulo e Yuri, em lances ensaiados, tentaram surpreender. Marcelo, de volta após lesão na coxa direita, fez partida segura na defesa e também apareceu bem no ataque, surgindo como opção para o jogo aéreo.


Mas a verdade é que o Botafogo voltou a jogar mal e foi dominado pelo Corinthians durante boa parte do confronto. O Timão ficou mais com a bola (28% x 72%), teve o triplo de finalizações (8 x 25), quatro vezes mais escanteios (2 x 8) e utilizou da velocidade de Pedrinho para tentar desorganizar a defesa dos cariocas. Mas não foi efetivo, e Gatito não precisou se desdobrar em defesas difíceis.


Depois de um primeiro tempo ruim, reconhecido por Alberto Valentim, o Botafogo não conseguiu muita melhora na etapa final, apesar da conversa no vestiário. As substituições do técnico, com Luiz Fernando, Lucas Barros e Vinicius Tanque entrando, também não surtiram efeito. Restou à equipe lutar.


A vontade do Botafogo explica muito o resultado positivo. E também o comportamento da torcida, que, mais uma vez, fez bela festa no Niltão e empurrou o time rumo à vitória. Ao fim, uma cena representou o valor dos três pontos: Gabriel se jogou no gramado como se tirasse um peso das costas. Ele e os companheiros teriam uma noite mais tranquila de sono.



Emanuelle Ribeiro
Tá aí a reação da torcida . #trnilton



Mas nada de descanso. No meio da semana, o Botafogo tem mais uma final pela frente, como definiu Valentim. O time treina nesta segunda à tarde e já viaja para Chapecó, onde enfrenta a Chapecoense na quarta-feira, às 19h30.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro