Páginas

domingo, 21 de abril de 2013

Ferj vai tentar que a final da Taça Rio seja disputada no Maracanã


Presidente da entidade, Rubens Lopes revela que vai discutir o assunto com o secretário de Esporte e Lazer do Rio, André Lazaroni, nesta semana



Rubens Lopes, presidente da Ferj
(Foto: Raphael Zarko)
O público do Rio de Janeiro pode ter de volta o Maracanã como palco dos jogos de seu campeonato estadual ainda na edição 2013 do Campeonato Carioca. Pelo menos é esse o desejo da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Neste domingo, em entrevista à Rádio Tupi, o presidente da entidade, Rubens Lopes, revelou que vai tentar que a decisão da Taça Rio, marcada para o dia 5 de maio, seja disputada no estádio. A reabertura do Maracanã será no próximo sábado, 27 de abril, num amistoso entre Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo.

- Nós já manifestamos a nossa intenção ao secretário de Esporte (e Lazer), André Lazaroni, e ficamos de nesta semana, depois do feriado, para saber se essa ideia é viável. Ele já tem conhecimento da nossa intenção e não vejo nenhum impedimento no que diz respeito ao Comitê Organizador Local (da Copa) e à Fifa. No Mineirão, já aconteceu um Atlético-MG x Cruzeiro, na Arena Fonte Nova, um Ba-Vi, e o Castelão está entregue aos jogos regulares. Eu penso que o Maracanã, que vai ter condições de abrir o primeiro jogo-teste com 20 mil pessoas, no outro teste a Fifa recomenda até um número maior, não vejo por que não fazermos um jogo-teste com dezenas de milhares de pessoas que não sejam os torcedores, que estão ávidos para voltar ao Maracanã - declarou.


Jogo do Flu pela Libertadores também na lista



O presidente da Ferj revelou ainda que vai tentar que o estádio seja usado pelo Fluminense, no jogo de volta pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Emelec, marcado para 8 de maio.

- Também estou postulando que o Fluminense jogue a partida de volta da Libertadores no Maracanã. É jogo de uma torcida só. Poderia muito bem também ser jogado no Maracanã o próximo jogo aqui no Rio de Janeiro - contou o presidente.


Semifinais da Taça Rio

Rubens Lopes informou ainda datas e horários das duas semifinais da Taça Rio, que serão disputadas no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. No sábado, às 18h30m, o Botafogo mede forças com o Resende. No domingo, às 16h, o Fluminense encara o Volta Redonda.



Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Atuações: Bruno Mendes e Lucas Zen se destacam em Volta Redonda


Atacante encerrou jejum e marcou o gol da vitória por 1 a 0, volante teve bom desempenho. Botafogo terminou fase com 100% de aproveitamento







RENAN - GOLEIRO
Fez boas defesas e só não mostrou segurança em algumas saídas de gol em jogadas de bola alçada na área..
Nota: 6,0

EDÍLSON - LATERAL-DIREITO
Discreto, fez apenas uma boa jogada de linha de fundo no primeiro tempo e teve alguma dificuldade para marcar o lateral Edu Pina.
Nota: 5,5

ANTÔNIO CARLOS - ZAGUEIRO
Capitão, teve a missão de liderar o time. Foi bem nos desarmes, mas em alguns momentos abusou dos chutões.
Nota: 6,0

ANDRÉ BAHIA - ZAGUEIRO
Assim como o companheiro, levou a melhor na maioria das disputas diretas, principalmente pelo alto. Quando não acertou, contou com a sorte da má pontaria de Josiel.
Nota: 6,0

LIMA - LATERAL-ESQUERDO
Sumido no primeiro tempo, o lateral melhorou seu rendimento e foi uma opção constante de ataque na segunda etapa. Na defesa, não teve muito trabalho.
Nota: 6,0

LUCAS ZEN - VOLANTE
Bom retorno após um longo tempo inativo. Foi eficiente na marcação e acertou bons passes..
Nota: 7,0

JADSON - VOLANTE
Cumpriu sua função defensiva e a distribuiu bem o jogo quando precisou ir à frente. Quase fez um gol em um belo chute de fora da área.
Nota: 6,5

GEGÊ - MEIA
Mostrou muita disposição e sua estreia, mas não foi efetivo na hora de criar as jogadas para Henrique e Bruno Mendes.
Nota: 5,5

JEFERSON PAULISTA - MEIA
Cobrou a falta que originou o gol do Bota, mas no restante do jogo teve dificuldade em dar sequência na maioria dos lances. Outro que sentiu a falta de ritmo de jogo.
Nota: 5,5

HENRIQUE - ATACANTE
Mostrou estar sem ritmo de jogo. Pecou nas finalizações.
Nota: 5,0

BRUNO MENDES - ATACANTE
Se empenhou bastante, fez um gol e encerrou um jejum de dez partidas.
Nota: 7,0

SASSÁ - ATACANTE
Entrou para dar gás na frente. Não teve muitas chances, mas auxiliou bastante na marcação, já que acompanhou a subida do lateral-direito adversário.
Nota: 6,0

RODRIGO DANTAS - VOLANTE
Entrou já perto do fim. Por causa dos cabelos longos, a torcida gritou "Uh, El Loco".
Sem nota

OCTÁVIO - MEIA
Mais um estreante. Entrou no lugar de Jeferson faltando dez minutos para o fim.
Sem nota

OSWALDO DE OLIVEIRA
Somente com reservas em campo, a equipe teve dificuldades principalmente no setor de criação do meio de campo, mas venceu mais uma partida.
Nota: 6,0



A equipe mostrou ser organizada, mas sentiu a falta de alguns de seus jogadores. Quando entrou, Frontini levou perigo para o Bota. Adriano Felício e Léo Andrade também deram trabalho para a defesa adversária.

Por GLOBOESPORTE.COMVolta Redonda, RJ

Ferj 'esquece' regulamento e obedece Globo na ordem das semis da Taça Rio



Botafogo jogará no sábado contra o Resende e o Fluminense entra em campo no domingo contra o Volta Redonda, apesar de regulamento do Carioca prever o contrário




Botafogo x Fluminense - Wellinton Nem e Bolivar - (Foto: Cleber Mendes)
Na visão da Globo, transmitir jogo do Fluminense
 é mais importante (Foto: Cleber Mendes)
No conflito entre o regulamento do Carioca e o acordo firmado com a TV Globo, a força da detentora dos direitos de transmissão da competição pesou mais na definição da ordem dos confrontos das semifinais da Taça Rio.

A Ferj confirmou na noite deste domingo que Botafogo x Resende será o confronto que acontecerá antes, sábado, às 18h30, em Volta Redonda. Já Fluminense x Volta Redonda ficou para o domingo, às 16h, no mesmo local.

Mas a ordem das semifinais seria inversa se o Artigo 4º do regulamento fosse respeitado. Segundo o texto, o cruzamento que tivesse mais pontos no turno aconteceria depois. Logo, Botafogo e Resende, por terem conquistado juntos 36 pontos na Taça Rio, deveriam jogar no domingo, já que Fluminense e Volta Redonda somaram 29.

Só que a Ferj não tem força suficiente para passar por cima da Globo, que detém os direitos de transmissão e, por força de contrato, define datas e horários dos jogos de todos os quatro grandes do Rio. A prerrogativa é revelada pela própria Ferj, no pé da tabela do site oficial da entidade.

Os R$ 650 mil que a TV paga por jogo só para os grandes ajudam a entender o motivo de poder passar por cima do regulamento.

O QUE DIZ O REGULAMENTO DO CARIOCA

Art. 4º
§ 2° - Para as semifinais da Taça Rio as associações classificadas na fase anterior serão distribuídas em dois grupos a saber, e a disputa dar-se-á por cruzamento olímpico em jogo único dentro do grupo, classificando-se para a final deste turno os vencedores de cada grupo;

GRUPO F
GRUPO G
1° colocado de A
1º colocado de B
2º colocado de B
2º colocado de A

§ 3º - As associações 1ª colocada de A e 1ª colocada de B jogarão a semifinal (grupo F e G) com a vantagem de 01 ponto, ou seja, jogarão pelo empate;
§ 4° - As datas das partidas dos grupos F e G serão determinadas em função da soma dos pontos ganhos obtidos no turno pelas duas associações de cada grupo, fazendo a primeira partida as associações com a menor soma.

SOMA DOS CONFRONTOS
Botafogo (21) + Resende (15) = 36 pontos
Fluminense (16) + Volta Redonda (13) = 29 pontos


Igor Siqueira - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

Bruno Mendes encerra jejum, Bota derrota Voltaço e garante vantagem


Alvinegros têm o melhor desempenho na Taça Rio e na soma dos turnos. Desta forma, terão vantagem em todos jogos decisivos até o fim do Carioca



Classificados para as semifinais da Taça Rio, Botafogo e Volta Redonda entraram sem grandes ambições no gramado do Raulino de Oliveira, na tarde deste domingo. Diante de 2.437 torcedores (2.052 pagantes, renda de R$ 27.110), o clube de General Severiano venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Mendes, encerrando um jejum do atacante que durava desde 30 de janeiro. Os alvinegros jogaram com a equipe reserva, enquanto o time da Cidade do Aço começou sem o seu principal atacante, Frontini, poupado, que deu vaga a Josiel, ex-Flamengo. Frontini, no entanto, acabou sendo utilizado no segundo tempo e por pouco não empatou o confronto. Na semifinal, o Botafogo encara o Resende, segundo colocado do Grupo B. O Volta Redonda enfrentará o Fluminense. Os jogos serão realizados no próximo fim de semana.

- A gente tem que estar preparado para quem vier. A gente pode brigar de igual para igual com qualquer time do Brasil - declarou o volante Jadson, logo após o jogo, minimizando o fato de o Botafogo ter escapado de um duelo com o Fluminense logo na fase semifinal.

Os alvinegros, campeões da Taça Guanabara, terminam a Taça Rio com e melhor campanha dos dois grupos - 100% de aproveitamento - e terão vantagem de empate no mata-mata do turno. No Grupo A, o time de Oswaldo de Oliveira ficou em primeiro na classificação com oito pontos à frente do segundo colocado, o Volta Redonda, e mais do que o dobro de pontos do terceiro, o Madureira. Como também tem a melhor campanha geral no Campeonato Carioca, o Botafogo, no caso de outra equipe vencer a Taça Rio, jogará a final estadual por dois empates. Contudo, no caso de uma vitória e uma derrota para cada lado pelo mesmo placar, o regulamento prevê decisão por pênaltis.

O próximo compromisso do Glorioso, entretanto, é nesta quarta-feira, outra vez no Raulino de Oliveira. O time recebe o Sobradinho, em jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. No Distrito Federal, na última semana, a partida terminou empatada por 0 a 0. O Voltaço, por sua vez, vai a Florianópolis na mesma quarta-feira. Depois de vencer o Avaí por 1 a 0, no Raulino, o time sul-fluminense joga por empate para avançar à segunda fase da Copa do Brasil.

Correria no início

Bruno Mendes comemora o gol contra o Volta Redonda e o fim do seu jejum (Foto: Fabio Castro / Agif)
Apesar de não valer muito na sequência do segundo turno do Campeonato Carioca, a partida começou com bastante correria. O Botafogo mostrava mais ímpeto, tentando abrir jogadas pelos flancos ou avançar em contra-ataques após roubadas de bola. A qualidade técnica, porém, deixava a desejar. Muitos dos lances ficavam no congestionado meio de campo e até aparecer a primeira grande chance só foi acontecer depois da parada técnica. Antes disso, somente a bola recebida por Bruno Mendes na entrada da área aos 3 minutos - ele demorou a chutar e perdeu o lance - e a tentativa de Henrique após cruzamento de Edílson, aos 10, para fora.

A deixa para a parada técnica, iniciada aos 20 minutos, foi um susto para os alvinegros. Em disputa na área, Henrique foi atingido na cabeça pelo joelho de Éder - lance involuntário - e precisou de atendimento no gramado. Depois do período de refresco para os atletas, o mesmo cenário se desenhou. Erros de passe, toques para o lado e algumas bolas cruzadas para a área à feição para o corte dos zagueiros ditavam o ritmo de tentativas frustradas de contra-ataque pelos mesmos erros de passe que as originaram. Oportunidades reais de abrir o placar ficaram para o segundo tempo. Ou quase: aos 41 minutos, um ótimo contra-ataque do Volta Redonda, drible no goleiro, toque para trás e furada bisonha de Josiel. Na sequência, o Botafogo também chegou a fazer uma bagunça na área do rival, mas o intervalo veio em boa hora.

Jogo melhora na etapa final

Lucas Zen disputa bola na partida contra o
Volta
Redonda (Foto: Fabio Castro / Agif)
Depois de um primeiro tempo tão insosso, a etapa final começou mais animada e com fim de jejum. Bruno Mendes, que não marcava desde 30 de janeiro, contra o Audax. Jeferson cobrou falta com força e Gatti rebateu nos pés de André Bahia, que chutou em cima do goleiro. Na sobra, Bruno Mendes pegou o rebote, a bola bateu no chão e passou por cima de Gatti, já caído: 1 a 0. Aos 17 minutos, outro lance de Josiel chamou atenção. Após cruzamento, a bola sobrou limpa na área, com o goleiro do Botafogo já batido. Em vez de dar um toque com o pé e comemorar o empate, Josiel tentou uma finalização de cabeça e caiu sozinho, com a bola pela linha de fundo.

A partida ficou mais movimentada, com o Volta Redonda tentando articular oportunidades após sofrer o gol. Insatisfeito com o ataque, o técnico Cairo Lima resolveu lançar Frontini, que inicialmente seria poupado. Deu certo. Logo em seu primeiro lance, aos 26 minutos, aproveitou saída em falso de Renan e finalizou uma cobrança de falta de cabeça. A bola carimbou o travessão. O Botafogo respondeu com Jadson, dois minutos depois, obrigando Gatti a realizar boa defesa.

O jogo ficou lá e cá, com Rafael Granja desperdiçando nova chance para a equipe do interior em chute cruzado, para fora, aos 30. Aos 35, Frontini desviou cruzamento na área, mas Renan mostrou estar atento, impedindo Josiel de aproveitar a sobra. O Volta Redonda continuou tentando buscar o empate, mas o 1 a 0 prevaleceu.

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

Botafogo vence o Volta Redonda e termina 100% a Taça Rio



Bruno Mendes desencanta e faz o gol da vitória. Adversário na semifinal será o Resende



Volta Redonda x Botafogo (Foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)
Bruno Mendes comemora gol 'tirando a
 zica' (Foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)
Atacantes vivem em altos e baixos. Se fazem gols, são heróis. Se perdem chances incríveis, vilões. Neste domingo, no Estádio Raulino de Oliveira, Bruno Mendes e Josiel viveram momentos completamente distintos. Enquanto o atacante do Botafogo desencantou, marcando o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda, o adversário teve pelo menos duas ótimas oportunidades e errou bisonhamente ambas. Com o resultado, o Botafogo, mesmo inteiramente formado por reservas, garantiu 100% de aproveitamento na Taça Rio. Agora, vai encarar o Resende na semifinal, com a vantagem do empate. Já o Voltaço será o adversário do Fluminense no outro confronto desta fase, precisando vencer.

O primeiro tempo foi muito fraco em Volta Redonda. Cada equipe só criou uma chance. Na do Botafogo, Henrique chutou na rede, pelo de fora, após boa jogada do lateral Edilson. Já na do Voltaço, Josiel furou quando estava livre dentro da área, após Adriano Felício driblar o goleiro Renan.

O Botafogo voltou melhor no segundo tempo, pressionando o Volta Redonda. E não demorou para abrir o placar. Logo aos cinco minutos, o meia Jeferson cobrou falta de muito longe, o goleiro Gatti deu rebote e conseguiu ainda espalmar o chute de André Bahia. Porém, a bola sobrou limpa para Bruno Mendes desencantar. Ele não marcava um gol desde a vitória sobre o Audax, ainda na Taça Guanabara.

O gol deixou a partida mais aberta e o jogo melhorou. O que estava ruim mesmo era a mira do atacante Josiel, do Volta Redonda. Aos 17 minutos, Renan saiu mal do gol e, após desvio de cabeça, ele ficou livre para empatar. Porém, o ex-jogador do Flamengo conseguiu o que parecia impossível: praticamente embaixo do gol, tocou de cabeça para fora.

Após o susto, o Botafogo se fechou para tentar segurar a vitória, saindo apenas em contra-ataques. O Voltaço, por sua vez, só chegava com perigo em bolas paradas. Outra vez Renan saiu mal do gol e bola levantada na área e os donos da casa assustaram. Frontini, que havia acabado de entrar, desviou de cabeça e deu azar, acertando o travessão.

Com o Volta Redonda se lançando ao ataque, o Botafogo encontrou mais espaços. Em um lance de perigo, Jadson chutou bonito da entrada da área e Gatti se esticou todo para mandar para escanteio. Depois, Renan saiu corajosamente nos pés de Josiel para evitar que o atacante acabasse com a saga de vilão.

Bruno Mendes saiu aos 43 minutos do segundo tempo, aplaudido. Josiel, passou a ser vaiado a cada toque na bola. Já nos acréscimos, sem o goleiro mais uma vez, mandou cabeçada para fora. Realmente, não era o dia do centroavante que já chegou a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro. Quem sabe na próxima partida ela não consiga inverter os papéis?

FICHA TÉCNICA
VOLTA REDONDA 0 X 1 BOTAFOGO

Data-Hora: 21/4/2013 - 16h
Árbitro: Leandro Newley Belota (RJ)
Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvêa (RJ) e Claudio Batista Ribeiro (RJ)
Renda e público: R$ 27.110 / 2.052 pagantes
Cartões amarelos: Frontini(VOL); Henrique, Edilson e André Bahia (BOT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Bruno Mendes, 5'/2ºT (0-1)

VOLTA REDONDA: Gatti, Lorran, Marcelo, André Alves e Edu Pina; Bruno Barra (Frontini, 26'/2ºT), Éder, Adriano Felício (Rafael Granja, 12'/2ºT) e Zé Augusto; Léo Andrade (Sassá, 12'/2ºT) e Josiel - Técnico: Cairo Lima.

BOTAFOGO: Renan, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Jadson, Gegê e Jeferson (Octávio, 34'/2ºT); Henrique (Sassá, 28'/2ºT) e Bruno Mendes (Rodrigo Dantas, 43'/2ºT) - Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET! 

Artilheiro na China, Elkeson abre o jogo ao L!Net: 'Devo muito ao Bota'


Em entrevista ao LANCE!Net, atacante falou sobre início arrasador no Guangzhou Evergrande, sonho de jogar na Europa e planos para retorno ao Brasil




Elkeson - Guangzhou Evergrande (Foto: Divulgação)
Elkeson comemora um de seus dez
gols pelo Guangzhou Evergrande
(Foto: Divulgação)
Mesmo a milhares de quilômetros de General Severiano, Elkeson segue de olho no Botafogo. Tanto que recebeu a ligação da reportagem do LANCE! na madrugada chinesa acordado e cheio de expectativa pelo clássico contra o Vasco, há algumas semanas.

Mais que saudade, o sentimento é de gratidão. Fixado de vez como atacante, o brasileiro teve um começo arrasador na China: são dez gols em apenas cinco jogos, incluindo os três marcados no último sábado, na vitória de 6 a 1 do seu Guangzhou Evergrande contra o Changchun Yatai. A mudança permanente para o ataque se deve a Oswaldo de Oliveira, de quem Elkeson falou muito bem durante o papo por telefone, que durou quase uma hora.

Também em pauta, sua adaptação à cultura chinesa, as experiências treinando com o técnico campeão mundial Marcelo Lippi e a vontade de jogar no futebol europeu.
Veja abaixo o papo com Elkeson:

LANCE!Net: Você está com ótima média de gols até aqui. Como está a adaptação?
Elkeson: Estou muito feliz, não só pelos gols, mas pela adaptação. No início foi um pouco complicado, mas procurei me entrosar rapidamente. Claro que o idioma é muito difícil, mas existe o tradutor que me ajuda bastante aqui. Tem ainda o Muriqui, que está aqui há muito tempo, ajudou bastante.

L!Net: E culturamente tem sido difícil?
E: Quando morava no Rio, tinha uma cozinheira, chegava em casa com tudo pronto. Agora, eu e meus irmãos cozinhamos, fazemos o jantar. A sorte é que tem um lugar aqui perto que é internacional, encontramos de tudo. Só não tem feijão (risos). O clima é muito bom, me surpreendeu.

L!Net: A sua transferência quase não deu certo por problemas com o Botafogo. Ficou com medo de tudo ser cancelado?
E: Sabia de tudo que estava acontecendo, principalmente por causa dessas penhoras do clube. Mas conversamos, combinamos que íamos dar um jeito. Foi bom para todos, o investimento que o clube fez em mim foi recompensado.

L!Net: E você sente saudades? Qual a relação com o clube?

E: Tenho muito carinho, assim como pelo Vitória. Claro que não dá para ver todos os jogos, a gente tenta pela internet. Converso com meus antigos companheiros, falamos sobre a conquista da Taça GB, que foi muito importante para o grupo, para o professor Oswaldo. O presidente também merece, espero que seja campeão logo da Taça Rio também.

Elkeson na época do Botafogo. Atacante pensa em
voltar (Foto: Célio Messias)

L!Net: Pensa em voltar?

E: Claro que penso. Sou muito grato ao Botafogo e também ao Vitória, Mas agora estou pensando apenas em jogar bem aqui na China. Pretendo também em jogar na Europa. Aí será mais um sonho realizado na carreira.

L!Net: Mesmo com apenas 23 anos, você já jogou com nomes como Seedorf e agora está sendo treinado pelo Marcelo Lippi...

E: Tive o privilégio de jogar com grandes nomes e aprendi um pouco de cada um. Com o Seedorf, aprendi a ser mais profissional. É impressionante a dedicação dele. Agora fico do lado do Lippi sempre, quero absorver tudo que posso dele. Ele ganhou tudo. Agora como atacante, pego várias dicas.

L!Net: Qual o papel do Oswaldo nessa sua mudança para atacante?
E: Agradeço ao professor Oswaldo, por ter me dado a oportunidade, mas por também ter acreditado em mim e me colocado como atacante. Foi complicado no início, não tinha esse espírito de homem-gol, mas me adaptei. Aqui, jogo na mesma função que no Botafogo.

L!Net: Quais as diferenças entre o futebol brasileiro e o chinês?

E: Na China temos liberdade para criar e não preciso marcar muito. A movimentação é um diferencial aqui. No Brasil também tinha liberdade nos jogos, mas aqui ela é ainda maior.

L!Net: Qual o balanço individual que você faz do tempo em que atuou pelo Botafogo?

E: Procuro muito melhorar a minha regularidade aqui. Isso é algo que não tive em 2011 no Botafogo e, em 2012, comecei pegando aos poucos. Esse é meu defeito.


João Vitor Xavier e Thiago Correia Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

PRÉ-JOGO: Classificados, Bota e Voltaço duelam em aquecimento para a semifinal


Garantido na próxima fase, Alvinegro vai entrar em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, com um time inteiro de reservas


Classificados para a fase semifinal da Taça Rio, Volta Redonda e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Raulino de Oliveira, em uma espécie de aquecimento para a fase eliminatória. O Alvinegro vai entrar em campo com todos os reservas, já que a comissão técnica optou por poupar os titulares para o duelo com o Sobradinho-DF, na próxima quarta-feira, também na Cidade do Aço, pela Copa do Brasil.

O Bota pode se dar ao luxo de poupar suas principais peças, já que dificilmente não terá a melhor campanha entre os quatro classificados. O único que pode ultrapassá-lo é o Resende, que precisa vencer, torcer para o Alvinegro ser derrotado e ainda tirar uma diferença de 12 gols de saldo. A atração principal para a torcida do Glorioso será acompanhar o rendimento de atletas que têm sido pouco aproveitados, como Lucas Zen, Jeferson, Henrique e o estreante Gegê.

O árbitro da partida será Wagner Santos Rosa, que terá Francisco Pereira Sousa e Diogo Carvalho Silva como auxiliares. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do jogo em Tempo Real, com vídeos. O Premiere transmite a partida para todo o Brasil, através do sistema pay-per-view.



Volra Redonda: Frontini, artilheiro da equipe no Carioca, com quatro gols, deve ser poupado. Josiel, ex-Flamengo, treinou entre os titulares e é o favorito para iniciar a partida. Na defesa, Marcelo receberá uma oportunidade, já que o titular Leonardo Luiz e o reserva imeditato Luan estão suspensos. O meia Fernando sentiu um desconforto muscular e ainda não tem presença garantida. Se ele não for a campo, a tendência é que Éder entre, jogue de volante e Zé Augusto seja adiantado. O técnico Cairo Lima deve escalar a equipe com: Gatti, Lorran, André Alves, Marcelo e Edu Pina; Bruno Barra, Zé Augusto, Fernando (Éder) e Rafael Granja; Léo Andrade e Josiel.

Botafogo: já classificado, o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu colocar um time inteiro de reservas em campo e deu chance a jogadores que sequer costumam ficar no banco. Com isso, o time jogará com Renan, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Jadson, Gegê e Jeferson; Henrique e Bruno Mendes.


Volta Redonda: os zagueiros Leonardo Luiz e Luan e o atacante Marcelo Régis estão suspensos.

Botafogo: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória, Marcelo Mattos, Seedorf, Fellype Gabriel e Rafael Marques foram poupados. O lateral-esquerdo Julio Cesar se recupera de uma pancada na perna esquerda, Gabriel e Renato foram vetados com problemas musculares, e Lodeiro sofreu uma lesão leve na coxa esquerda. Andrezinho ainda se recupera de um problema no púbis e Cidinho foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo.

Volta Redonda: Josiel, ex-Flamengo, pode ser a grande surpresa no time do Volta Redonda. O atacante deve atuar na vaga do artilheiro do time Frontini.

Botafogo: o meia Gegê, de apenas 18 anos, vai fazer a sua estreia como profissional e logo como titular. Ele é da mesma geração de Dória e Sassá.

Cairo Lima, técnico do Volta Redonda: “Independentemente da situação, nosso pensamento é vencer o Botafogo. Isso ajudaria bastante no aspecto emocional, pois se trata do time campeão do primeiro turno e que tem a melhor campanha da Taça Rio. Neste jogo, daremos oportunidade a jogadores vinham na reserva, mas que entravam bem nas partidas. Nosso objetivo de dar ritmo e observá-los melhor para a semifinal".

Henrique, atacante do Botafogo “Não é amistoso, para nós é campeonato. Vamos com seriedade. Depois temos a Copa do Brasil e a semifinal da Taça Rio. Nosso compromisso é o de manter o ritmo que o time está tendo. Estamos em uma crescente”.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto no Futpédia.

* O Botafogo venceu o Volta Redonda nas últimas trêsvezes em que as duas equipes se enfrentaram, todas pelo Carioca: 1 x 0 em 2010; 4 x 2 em 2011; e 3 x 1 em 2012.

* Faz 11 anos (ou nove jogos) que Botafogo e Volta Redonda não empatam um confronto. O último empate aconteceu dia 11 de maio de 2002, por 3 a 3 no Caio Martins. De lá pra cá, foram sete vitórias do Botafogo e duas do Volta Redonda.

* Em 2004, Botafogo e Volta Redonda fizeram um amistoso para a inauguração do novo estádio Raulino de Oliveira, que passou a se chamar Estádio da Cidadania. Com gols de Delani e Sandro, o Botafogo venceu por 2 a 1. João Rodrigo marcou para o Voltaço.




No dia 4 de março de 2012, o Botafogo venceu por 3 a 1 o Volta Redonda, em São Januário, em jogo válido pela segunda rodada da Taça Rio do ano passado. O argentino Herrera abriu o placar, mas um gol contra de Márcio Azevedo fez com que o primeiro tempo terminasse empatado. No segundo, Herrera fez mais um e o zagueiro Antônio Carlos fechou o placar da vitória alvinegra.

Por GLOBOESPORTE.COMVolta Redonda, RJ

Botafogo aposta em Roque Santa Cruz e não tem plano B


Em negociação com o Botafogo, Roque Santa Cruz é a prioridade para o ataque, revelou o gerente técnico do Alvinegro, Sidnei Loureiro




Em negociação com o Botafogo, Roque Santa Cruz é a prioridade para o ataque, revelou o gerente técnico do Alvinegro, Sidnei Loureiro. Em longa entrevista exclusiva ao LANCE!, o dirigente destacou que o planejamento do clube para o setor ofensivo está muito voltado para a possibilidade de trazer o paraguaio e as tratativas por ele prometem se estender.

Há exatamente uma semana, a diretoria do Botafogo se reuniu com os representantes do jogador e o diálogo foi proveitoso. O Glorioso ficou com a prioridade de fechar com o atacante, que se encantou com o projeto do clube. O único entrave foi a pedida salarial de R$ 450 mil por mês, mas o Alvinegro trabalha para baixar o valor em contraproposta que será enviada logo.

– Estamos conversando (pelo Roque Santa Cruz), sim. O que posso dizer é que, para trazer um atleta do porte dele, com o que foi inicialmente conversado, não temos condições. Não vamos fazer loucura. Porém, se o Roque Santa Cruz se encaixar dentro do nosso plano financeiro, ele interessa muito para o Botafogo – falou Sidnei, colocando o paraguaio como a prioridade quando perguntado sobre a possibilidade de outro grande atacante para o Brasileirão.

– Não (há a possibilidade de trazer outro além do Santa Cruz). O Alex, cria da base, volta de empréstimo em maio e acredito muito no potencial dele. Inclusive, se o Alex tivesse feito a pré-temporada no Botafogo, a gente não precisaria estar atrás de um camisa 9 – comentou Sidnei, citando Alex, atacante de 22 anos que emprestado ao Dibba, dos Emirados Árabes Unidos.

Se Alex já é certeza em General Severiano, Santa Cruz ainda é um sonho que não tem data para se tornar realidade.

– Não sei dizer um tempo para que se resolva a questão com o Santa Cruz – co

Janela da Europa não influencia

Emprestado ao Málaga, da Espanha, até o próximo dia 30 de junho, Santa Cruz tem os direitos econômicos vinculados ao Manchester City (ING). Porém, o contrato dele com o clube inglês também se encerra na mesma data e a partir daí o paraguaio ficará liberado para acertar com qualquer clube.

Se vier para o Botafogo, Santa Cruz não terá de esperar a abertura da janela de transferências do futebol europeu para se apresentar. Por estar sem vínculo algum, a contratação dele não seria considerada uma transferência internacional. De acordo com os regulamentos da Fifa, jogadores livres de acordos podem ser contratados fora das janelas em qualquer país.

Receita da TV vai para salários

No fim de março, o Botafogo desbloqueou os 100% da verba pelos direitos de transmissão de TV que estavam penhorados pela Receita Federal, porém essa verba não será usada para contratações.

– É um dinheiro que contamos para pagar os salários. Ele vai para os salários dos jogadores, dos funcionários do clube, e para outras despesas – comentou o gerente técnico do Botafogo, Sidnei Loureiro, que também lamentou o fechamento do Engenhão e as receitas perdidas por isso:

– O uniforme está todo vendido, não dá para botar nada que gere novas receitas. E tem o problema do Engenhão, que é sério. Os naming rights estavam engatilhados.

Bate-Bola

Sidnei Loureiro
Gerente técnico do Botafogo, em entrevista exclusiva ao LANCE!

Como se paga um jogador com a bagagem do Roque Santa Cruz?
Com dinheiro (risos). O Botafogo não está tão mal assim financeiramente, pelo amor de Deus. Pelo que foi inicialmente conversado, não temos condições de contratar, mas estamos conversando pelo atleta.

Dá para envolver o marketing para pagar pelo Santa Cruz?
A gente sempre tem opções na mesa. Tem sempre um pacote que você tenta encaixar, mas sabendo o que o mercado pode oferecer para isso. Porém, no Brasil, o licenciamento de produtos para atletas é complicado. Além disso, trazer um atleta estrangeiro e conseguir vincular bem a imagem dele aqui é ainda mais difícil. A questão do marketing tem muitos detalhes.

Qual panorama você faz para a movimentação rumo ao Brasileiro?
Chegadas e saídas de atletas são assuntos que nunca estão fechados. Você nunca sabe a hora que vai chegar uma oportunidade muito boa para vender ou para comprar um atleta. Se a proposta for boa, e o nosso atleta quiser ir e tal, a gente vai vender. Do mesmo jeito, opções boas podem surgir para nós.

por Camila Mattoso * Colaborou Vinícius Perazzini

Bruno Mendes fala sobre troca no número da camisa: 'A 7 é para ídolos'


Atacante garante que não está no momento de usar a peça, mas espera voltar a usá-la no futuro, em uma condição muito diferente



Bruno Mendes começou o Carioca
vestindo a camisa 7 (Foto: Paulo Sergio)
Não adianta, a mística da camisa 7 no Botafogo é gigante. Não por outro motivo o atacante Bruno Mendes pediu para deixar de usá-la e voltar a vestir a camisa 38, que ficou famosa no ano passado quando o jogador fez seis gols em oito jogos, no Campeonato Brasileiro.

Apesar da mudança, o atacante garante que não houve nenhuma superstição envolvida. Para ele, a 7 do Botafogo só deve ser vestida por grandes ídolos e, no momento, ele não alcançou tal feito:

- Ainda estou começando no futebol e acho que a 7 do Botafogo é muito grande. Ela é feita apenas para ídolos. Hoje quem pode usá-la é o Seedorf, para honrar os nomes do passado. Espero um dia voltar a usar esta camisa, mas em outra condição.

Muito tranquilo, Bruno Mendes também falou da expectativa para o jogo deste domingo, contra o Volta Redonda, e para o resto da temporada:

- Espero marcar gols nesse final de semana e sair de campo feliz. E para o resto do ano não posso desejar nada diferente disso (risos). Estou confiante para fazer um bom jogo contra o Volta Redonda.

Walace Borges - Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!