Páginas

domingo, 16 de março de 2014

Em domingo de trabalho, Hungaro comanda treino e indica substitutos



Lucas e Dankler devem entrar nas vagas de Edilson e Bolívar, que receberam cartão vermelho. Técnico pede que atletas façam pressão nos volantes adversários




Domingo, sol, calor... e dia de treino para os titulares do Botafogo, que nesta manhã realizaram uma atividade tática sob o comando de Eduardo Hungaro no campo anexo do Engenhão. O trabalho também serviu para indicar quais serão os substitutos de Edilson e Bolívar, suspensos, no jogo contra o Independiente del Valle, terça-feira, às 22h, no Maracanã.

Lucas e Dankler devem ser os escolhidos. Apesar de o lateral ter sido poupado do treino para trabalhar na sala de musculação, Hungaro citou seu nome durante o treinamento. Airton treinou em seu lugar. Hungaro acertou com os jogadores a forma de fazer a marcação na saída de bola e pediu que Henry León e Rizotto sejam acompanhados individualmente. 

Titulares do Botafogo treinam sob o comando de Hungaro neste domingo (Foto: Fred Huber)

- Esquece os zagueiros e faz a parede. Tem que fazer pressão nos dois volantes, o 7 e o 15. Aperta eles. Nico (Lodeiro), acompanha ele até o fim - gritou o treinador.

O Bota deve enfrentar o Independiente del Valle com Jefferson, Lucas, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Tanque Ferreyra. Nos intervalos do treino tático, Hungaro aproveitou para praticar as cobranças de bola parada, sempre com Jorge Wagner como responsável pelas batidas.

A todo momento os atletas se incentivaram em campo e parecem ter gostado do resultado do treinamento.

- Excelente - gritou Julio Cesar.

Os jogadores que estiveram em campo na derrota para o Boavista por 2 a 1, sábado, em Saquarema, pelo Carioca, fizeram uma atividade regenerativa na sala de musculação. O Botafogo é o líder do Grupo 2 da Libertadores com quatro pontos, o mesmo que Independiente del Valle e San Lorenzo, mas com saldo de gol melhor.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Se o Carioca acabasse hoje, Botafogo teria sua pior colocação na história


Oitavo lugar, em 1923 e 1985, foi o posto mais baixo do Alvinegro ao fim do estadual. A uma rodada do encerramento, time é nono, e pode cair até para 11º neste domingo



Desde o começo da temporada, o planejamento do Botafogo sempre indicou que a prioridade era a Taça Libertadores, competição que o clube voltou a disputar após 18 anos. Com isto em mente, comissão técnica e diretoria resolveram que o time reserva seria utilizado na maioria dos jogos do Campeonato Carioca. A postura funcionou no campeonato continental: depois de superar a fase preliminar, o Glorioso lidera o Grupo 2, após uma partida em casa e duas fora. No estadual, porém, o desempenho é abaixo da crítica. Com a derrota deste sábado, diante do Boavista (melhores lances no vídeo), o Botafogo caiu para a nona posição, a uma rodada do fim. Se o campeonato se encerrar desta forma, o Alvinegro amargará sua pior colocação na história de mais de 100 anos do Carioca (é disputado desde 1906).

As piores posições do Botafogo ao fim do estadual aconteceram em 1923 e 1985, quando o clube terminou sua participação no oitavo lugar. Em 23, por sinal, eram apenas oito participantes, e o Alvinegro ficou com a última posição. Não havia rebaixamento previsto à época. Em 2014, também já não há risco de degola, mas a situação pode piorar. Se vencerem seus jogos neste domingo, Macaé e Bangu farão o Bota cair para a 11ª posição. No pior cenário possível, após a última rodada, dentro de mais uma semana, o Glorioso pode terminar o Carioca até em 13º lugar.

Henrique em ação contra o Boavista: foi a sexta derrota alvinegra no Carioca (Foto: Luciano Belford / SS Press)

O vexame, porém, pode ser amenizado. Se vencer o Nova Iguaçu na última rodada e todas as combinações de resultados forem favoráveis, o clube pode até encerrar a participação com a sexta colocação.

Após a derrota do time reserva diante do Boavista, o técnico Eduardo Hungaro admitiu o incômodo com a sexta derrota no Carioca (houve ainda quatro vitórias e quatro empates). Ele, no entanto, lembra que isto não deve afetar em nada o jogo desta terça, contra o Independiente del Valle, no Maracanã, pela Taça Libertadores.

- Perder nunca é bom. Estamos em uma sequência de maus resultados e no futebol é importante você se habituar à vitória. Mas foi o que falei para eles aqui agora: temos que levantar a cabeça. Vou precisar deles. Vou precisar de jogadores que estão jogando nessa equipe. E a gente já tem o desfalque do Edilson e do Bolivar (suspensos na Libertadores). São jogadores que têm valor. Que estão muito chateados com o estes resultados no estadual. Mas temos sido uma equipe competitiva na Libertadores - destacou o treinador.

Dos 14 jogos que disputou no Carioca, o Botafogo usou a equipe reserva em dez deles. O time titular só foi a campo em quatro partidas do estadual. Nesta terça, estará em ação a partir das 22h, contra os equatorianos do Independiente del Valle. A vitória é primordial para o Alvinegro manter boas chances de classificação. Apesar de liderar a chave, o grupo está embolado: três equipes somam quatro pontos (além de Botafogo e Independiente, também o San Lorenzo), enquanto o lanterna, Unión Española, aparece com três.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Botafogo atende técnico e encaminha contratação do atacante Deivid


Deivid comemora o gol da vitória do Coritiba sobre a Ponte Preta, no Couto Pereira HEULER ANDREY/ESTADÃO CONTEÚDO

O atacante Deivid está próximo de fechar acordo para vestir a camisa do Botafogo. O jogador conseguiu na Justiça a rescisão contratual com o Coritiba por conta dos constantes atrasos nos salários. Aos 34 anos, ele pode ser anunciado pelo Alvinegro de General Severiano até a próxima quarta-feira.

A contratação atende diretamente ao técnico Eduardo Hungaro. O comandante sempre manifestou a vontade de contar com mais um atacante no grupo. Deivid é considerado experiente e visto como um bom nome para integrar o elenco em caso de classificação às oitavas de final da Copa Libertadores.

O UOL Esporte apurou que outros dois concorrentes fizeram proposta pelo atleta. Porém, Deivid e o empresário Felipe Carrilho gostaram bastante da forma centrada com a qual o Botafogo tratou o caso. O clube descartou pagar pela contratação, ofereceu um salário menor do que o recebido em outras agremiações, mas reafirmou a ideia de cumprir com os pagamentos.

"A proposta agradou bastante ao jogador. Avançamos nos últimos dois dias. Estamos ajustando algumas coisas e teremos a conclusão do caso durante a semana. O Botafogo é uma instituição renomada. A forma como os dirigentes trataram a questão financeira foi bem correta", afirmou o empresário Felipe Carrilho.

"O Deivid é um cara experiente e tem os pés no chão. O atleta quer apenas receber em dia mesmo que a proposta do Botafogo seja inferior a de outros clubes", concluiu o agente.

A tendência é a de que Deivid e Botafogo assinem o contrato com a duração de um ano. O negócio é tratado como encaminhado pelas partes envolvidas. No entanto, todos evitam confirmar o acerto antecipadamente por conta da dinâmica do mercado.

Bernardo Gentile e Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro