Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Raio-X: Botafogo dá de 'goleada' no duelo por posições com o Flamengo


Comentaristas analisam prováveis times, e Alvinegro é melhor em nove dos 11 confrontos homem a homem. Léo Moura e Wallace salvam Rubro-Negro



Botafogo e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O confronto, inédito pela tradicional competição mata-mata, vai reunir equipes em situações opostas na tabela do Brasileirão, mas que nos últimos dois jogos não foram bem. O Alvinegro, vice-líder, perdeu para o Cruzeiro e para o Bahia. Já o Rubro-Negro caiu diante do Atlético-PR, e empatou com o Náutico, lanterna da competição. No jogo desta quarta-feira, os clubes têm a chance de piorar a situação do rival e largar na frente por uma vaga na semifinal. E quem tem o melhor time para este confronto? O GLOBOESPORTE.COM fez um Raio-X, ouvindo a opinião de três comentaristas, sobre quem são os melhores jogadores se compararmos por posição. O Botafogo levou imensa vantagem, com o placar de 9 a 2.

Os onze duelos tiveram quase unanimidade entre os três especialistas ouvidos. Roger Flores, do SporTV, foi o que deu maior superioridade ao Botafogo, com 10 a 1. O único rubro-negro escolhido foi o zagueiro Wallace, que venceu o alvinegro Dankler. Raphael Rezende, comentarista do SporTV, e Sidney Garambone, Editor de Qualidade da TV Globo, também preferiram o jogador do Flamengo, levando em conta que Dankler está há mais de um ano sem jogar.

O outro jogador do Flamengo escolhido pelos comentaristas foi Léo Moura, que levou a melhor sobre Edílson, mas diferente de Wallace, ele não recebeu os três votos. Roger preferiu o lateral do Botafogo, enquanto Raphael e Garambone escolheram o atleta do Fla, confiando em sua experiência e histórico de boas atuações em clássicos.

A vantagem do Botafogo é considerável, mas não se pode esquecer que o duelo em questão é um clássico estadual. No primeiro turno do Brasileirão, último jogo entre as equipes, o Alvinegro comandou o primeiro tempo, mas foi dominado na etapa final e acabou sofrendo o empate nos minutos finais (veja os gols no vídeo acima). Além da rivalidade local, Raphael Rezende ainda lembra a fase anterior da Copa do Brasil, quando o Fla eliminou o favorito Cruzeiro.

- Pelos jogadores individualmente, e pelo sistema trabalhado pelo Oswaldo de Oliveira, o Botafogo entraria com status de favorito. Mas, além de o Botafogo também viver um momento de instabilidade depois de duas derrtoas seguidas no Brasileirão, essa comparação entre Cruzeiro e Flamengo também seria goleada e, mesmo assim, o Rubro-Negro se superou para buscar a vaga. A Copa do Brasil encurta essa distância mesmo onde não há rivalidade, imagina num clássico regional. É um confronto em aberto e a certeza de dois jogos tensos do início ao fim. Eu apostaria em empate no primeiro jogo ou vitória do Botafogo por diferença mínima. E vaga decidida só na volta - disse Raphael.



Por Bernardo Eyng Rio de Janeiro

Bota e Fla buscam vitória na Copa do Brasil para reatar relação com a torcida


Equipes foram derrotadas nas últimas apresentações no Maracanã; Botafogo perdeu para o Bahia, por 2 a 1, enquanto Flamengo sofreu virada do Atlético-PR: 4 a 2



Apresentação Botafogo x Flamengo
Botafogo e Flamengo fazem primeira partida
 pelas quartas de final da Copa do Brasil
Em uma avaliação geral da temporada até agora, Botafogo e Flamengo se encontram em lados completamente opostos. O Alvinegro foi campeão carioca sem fazer esforço e briga pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro, enquanto o Rubro-Negro fez uma campanha pífia no Estadual ronda a zona de rebaixamento do Brasileirão. Contudo, algo une os dois rivais. Afinal, ambos foram derrotados nas últimas apresentações no Maracanã e têm, nesta quarta-feira, às 21h50, a oportunidade de apagar os vexames no Maraca.

O Glorioso sofreu o baque mais recente. Perdeu para o Bahia, domingo, por 2 a 1, e voltou a conviver com a desconfiança de parte da torcida. Já o Flamengo levou a virada do Atlético-PR na última quinta-feira, após estar vencendo por 2 a 0. A derrota por 4 a 2 fez o técnico Mano Menezes pedir o boné e deixar o comando do time da Gávea.

SEEDORF CONFIRMADO E NOVIDADE NA ZAGA

A queda no nível das atuações do Botafogo coincide com a má fase técnica que vive o meia Seedorf. Na partida contra o Bahia, ele foi substituído no intervalo, algo inédito em sua passagem pelo clube. Além disso, o goleiro Jefferson revelou que o camisa 10 está atuando com dores no joelho há algum tempo. Apesar disso, a referência do time dentro de campo teve sua presença confirmada pelo técnico Oswaldo de Oliveira. 

Mesmo com a presença do craque holandês, boa parte da atenção da torcida será destinada ao setor defensivo. É lá que o jovem Dankler, de apenas 21 anos, estreará. Ele, que chegou do Vitória nesta temporada, não atua desde o dia 4 de agosto do ano passado, quando o Rubro-Negro baiano foi derrotado pelo Bragantino, em Salvador. Desde então, entrou em litígio com o clube que o formou e saiu de graça para o clube de General Severiano.

Ele entrará em campo com a camisa 6, pois o titular Bolívar está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG.

- Dankler já está aqui há bastante tempo, chegou fora de forma e vem treinando bem. Ele tem crescido a cada atividade, mostra as coisas que o Botafogo tinha visto. Atuou em vários jogos-treinos para que entrasse no ritmo. Quando o Bolívar levou o amarelo contra o Atlético-MG já o preparei para isso. Avisei que jogaria. Um dia teria que estrear. Já o Seedorf vai jogar. Está confirmadíssimo, ele vai jogar - disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

MUDANÇAS NO RUBRO-NEGRO

Sem poder contar com Elias, Jayme de Almeida - técnico interino do Flamengo -, utilizará André Santos no meio de campo novamente. Desta vez, com a volta do lateral-direito Léo Moura, o volante Luiz Antonio voltará à posição de origem. Apesar de ter fechado o treino para a imprensa, o comandante não fez questão de esconder o time e confirmou o retorno do camisa 2 à equipe titular, após período longe em razão de um desgaste muscular.

O goleiro Felipe, recuperado de dores no tornozelo direito, é outro que volta ao time, fazendo com que Paulo Victor retorne para o banco de reservas.

Jayme garantiu que a intenção é mexer o menos possível na base que vinha atuando, lembrando o pouco tempo que tem para treinar novas formações. Ele ressaltou não querer ser inventor de nada e, mesmo com a equipe passando por uma má fase, afirma que o Rubro-Negro vai forte para a partida desta quarta-feira, que pode ser o primeiro passo para conquistar a vaga na semifinal da Copa do Brasil.

- Queremos mexer o mínimo possível. Não temos tempo para inventar, nem quero ser inventor. Vou por esse caminho. Estamos com a cabeça no lugar, sabendo que é uma partida de noventa minutos. Estou pensando em ir forte, sem medo. O Flamengo não precisa ter medo de nada. Respeitamos muito o Botafogo, mas vamos lutar muito.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 25/9/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wágner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moises (RJ)

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Hyuri (Alex), Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Luiz Antonio, André Santos e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida


Leia mais no LANCENET!