Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Botafogo prepara atuação de gala para o aniversário de Nilton Santos


Alvinegro tem semana livre para treinar antes do jogo contra o CRB, sábado, quando ídolo completaria 90 anos


Link permanente da imagem incorporada

No próximo sábado (16), dia que marcaria o aniversário de 90 anos de Nilton Santos, o Botafogo quer dar de presente uma exibição de gala no estádio que leva o nome do ídolo alvinegro. De acordo com os jogadores, as principais adversidades superadas na estreia da Série B, sábado, contra o Paysandu, foram a longa viagem e o clima quente de Belém. Na próxima rodada, por outro lado, eles vão ter a vantagem de jogar no Engenhão contra o CRB, às 16h30. O ambiente propício para, mostrando o melhor futebol, oferecer uma homenagem ao lendário lateral-esquerdo.

— Desde que entrei no clube, sei da responsabilidade que é jogar na mesma posição que ele. Me inspiro todos os dias no Nilton Santos — afirmou Thiago Carleto, dono da camisa 6 na atual temporada, que também mostrou confiança no fator casa para o jogo de sábado — Vencemos na estreia com gramado alto, muito calor, cidade úmida e a torcida adversária que vai em peso, até para ver o Botafogo e um ídolo como o Jefferson, goleiro da seleção brasileira. A gente espera mostrar mais conforto em casa.

Carleto também elogiou a postura do Botafogo contra o Paysandu e celebrou o gol marcado por Rodrigo Pimpão, nos minutos finais.

— A gente fez um gol no fim, o que foi importante. A partida tem 90 minutos, o gol pode ser marcado a qualquer momento. Os times da Série B têm jogo corrido, a gente precisa botar a bola no chão porque é aí que somos bons — completou.

Para aprimorar seu estilo de jogo, o Botafogo tem a semana livre para treinar. Nesta segunda-feira, reapresentação do elenco alvinegro após o retorno de Belém, apenas os reservas e o goleiro Jefferson foram a campo. Os titulares fizeram treino regenerativo, e vão ao gramado do Estádio Nilton Santos na terça. As únicas dúvidas são o zagueiro Roger Carvalho e o meia Elvis, machucados. Os dois fizeram trabalho físico em campo nesta segunda.

POR CAROLINA OLIVEIRA CASTRO/ O GLOBO

Botafogo almeja Série B 'tranquila' e aposta em amadurecimento do time



O técnico René Simões elogiou o amadurecimento do Botafogo na temporada 2015 (Vitor Silva / SSPress)

A vitória por 1 a 0 sobre o Paysandu tirou do Botafogo o peso da estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Pressionado pela obrigação de voltar à elite nacional, o Alvinegro teve dificuldades no início, mas almeja uma competição "tranquila". A aposta está no amadurecimento do time depois de um começo de temporada repleto de surpresas.

Vice-campeão estadual, o Alvinegro de General Severiano conquistou a Taça Guanabara e respondeu rapidamente aos torcedores após o segundo rebaixamento de sua história. Agora, a meta não pode ser diferente. Voltar ao seleto grupo do futebol brasileiro. De preferência, sem sustos.

"Tivemos um jogo muito difícil na estreia. A Série B tem um estilo diferente. A partida é mais aguda e rápida. Sabíamos que esse primeiro passo seria complicado. Mas os jogadores foram muito bem. Melhoramos a saída de bola, que foi um erro gravíssimo na final contra o Vasco. Estou feliz pelo nosso progresso", afirmou o técnico René Simões.

"Vamos jogo a jogo. Mas a estreia sempre causa dúvida até em campeonato de pelada. Foi fundamental estrear com vitória e com o time mais maduro. Trabalhamos a bola e tivemos o controle durante a maior parte do tempo. Esse amadurecimento nos deixa tranquilos para a disputa da competição", concluiu o comandante.

Na próxima rodada, o Botafogo recebe o CRB, sábado, às 18h30, no Engenhão, na segunda partida pela Série B do Campeonato Brasileiro. E nada melhor do que mais uma vitória para a manutenção da desejada tranquilidade.


Do UOL, no Rio de Janeiro

Impecável no campo, Jefferson é o embaixador do Botafogo na Série B


Assediado por torcedores e até policiais em Belém, goleiro se diz orgulhoso por cumprir papel de representar o clube na trajetória alvinegra para retornar à elite



Jefferson foi, mais uma vez, impecável. Com boas defesas, cumpriu bem o seu papel na vitória por 1 a 0 sobre o Paysandu. Mas a passagem do Botafogo por Belém provou que o goleiro terá uma função que vai além do campo, ao longo da caminhada da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro. Tratado como astro pela torcida alvinegra e até mesmo pela adversária, o titular da seleção brasileira mostrou, nesta primeira viagem, que será um embaixador do clube nas andanças do time pelo Brasil para tentar voltar à elite.

O capitão do Botafogo foi de longe o mais assediado pelo público nos dias em que a equipe esteve na capital do Pará. No aeroporto, no treino, no jogo e principalmente no hotel, onde torcedores fizeram plantão no saguão para pedir uma foto ou um autógrafo quando o goleiro se dirigia ao local onde os atletas faziam suas refeições. Jefferson foi sempre solícito, atendendo aos pedidos com paciência. Inclusive ao de um policial, que posou com o camisa 1 para um selfie em pleno gramado do Mangueirão.

Por todos os ângulos: Jefferson é assediado por torcedores durante passagem por Belém (Foto: Gustavo Rotstein)
Ciente do papel que cumpre, Jefferson se disse satisfeito por ter uma função que transcende o gramado. O goleiro garante atuar com satisfação como a cara do Botafogo na Série B, um dos motivos que o fizeram, no início da atual temporada, estender seu contrato com o clube até dezembro de 2017.

- Sei da minha responsabilidade e da minha importância. Fico feliz por chegar às cidades onde jogamos e ter o carinho dos torcedores, não somente os do Botafogo, mas também do adversário. Esse reconhecimento é pelo que venho fazendo no Botafogo e na Seleção, e é motivo de orgulho representar essas duas instituições dentro e fora de campo. Eu me sinto satisfeito por ser essa espécie de embaixador, por poder representar o nome do Botafogo, pela grandeza do clube - disse Jefferson.





René Simões costuma usar os termos "ícone", "ídolo" e "referência" para se referir a Jefferson. E o técnico do Botafogo ainda destaca que o goleiro atuou exatamente dessa maneira na passagem da equipe por Belém, tendo a certeza de que o cenário vai se repetir ao logo do Brasileirão - seja o assédio dos torcedores, seja o comportamento do camisa 1.

- O Jefferson é o goleiro titular da seleção brasileira, e por isso vai chamar a atenção de todo mundo por onde o Botafogo passar. O que mais ratifica essa posição que o Jefferson tem é a forma como trata os torcedores que o abordam, com carinho e paciência. São atitudes como essa que o solidificam como ídolo do clube - observou o treinador.

Por Gustavo Rotstein Belém/GE