Páginas

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Escalação do Botafogo: Marçal é dúvida e Luís Castro tem 'dor de cabeça' para meio contra São Paulo



Lateral sofreu problema na virilha contra o Ypiranga; time pode ter mudanças para a estreia no Brasileirão



O Botafogo ainda tem algumas questões a serem resolvidas no que diz respeito ao time que vai jogar contra o São Paulo, às 18h30 deste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela estreia do Campeonato Brasileiro. A principal delas é a presença de Fernando Marçal, dúvida para o duelo.







Marçal sofre lesão aos 5' de partida contra o Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil; atleta foi substituído aos 10' por Rafael (https://ge.globo.com/video/marcal-sofre-lesao-aos-5-de-partida-contra-o-ypiranga-rs-pela-copa-do-brasil-atleta-foi-substituido-aos-10-por-rafael-11530873.ghtml)



+ Matías Segovia é regularizado e pode estrear pelo Botafogo

+ Botafogo anuncia redução no preço de ingressos após reunião com torcedores



O lateral-esquerdo sofreu um problema na virilha na vitória contra o Ypiranga-RS pela Copa do Brasil na última quarta-feira. Apesar do diagnóstico não ter sido grave, o camisa 21 treinou com algumas restrições desde então e não tem presença garantida no jogo.


Uma questão que dá "dor de cabeça" - no bom sentido, sem envolver lesões - para Luís Castro é no meio-campo. Danilo Barbosa teve boa apresentação em Erechim e foi testado no onze inicial em parte dos treinos visando a estreia do Brasileirão. O camisa 5 pode começar como titular, mas o treinador português só tomará a decisão horas antes do duelo.





Danilo Barbosa comemora gol em Botafogo x Brasiliense — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Provável escalação do Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Rafael (Segovia); Tchê Tchê, Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos), Tiquinho Soares, Luís Henrique.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Eduardo, do Botafogo, tem a melhor média de gols entre os meias da Série A em 2023


Meia com detalhes de atacante, camisa 33 tem temporada de homem-gol e se destaca após volta de lesão



O Botafogo tem um novo homem-gol. Não é um atacante, um homem de área ou aquele pontinha rápido que inferniza defesas. É um meia. Destaque na vitória contra o Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil, Eduardo chegou a cinco gols em seis jogos em 2023. Mais do que o destaque no clube, ele é o meio-campista com a melhor média de gols entre todos os jogadores da Série A do setor na temporada.







Vantagem boa: Botafogo faz 2 a 0 no Ypiranga pela Copa do Brasil (https://ge.globo.com/video/vantagem-boa-botafogo-faz-2-a-0-no-ypiranga-pela-copa-do-brasil-11532059.ghtml)


+ Botafogo de olho: John Textor monitora situação de James Rodríguez, agora livre no mercado



O camisa 33 carrega um aproveitamento de 0,83 gol por jogo. Em média, ele precisa de 98 minutos para balançar as redes. O meia já superou a quantidade de gols marcados em relação ao ano passado, quando marcou em três oportunidades.





eduardo, botafogo, ypiranga — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Desde que se recuperou de uma grave lesão na coxa esquerda, nenhum outro jogador fez mais gols que Eduardo no Botafogo. A influência passa porque o camisa 33 não para em campo: apesar de ser um meia, aparece com frequência dentro da área para finalizar e ficar ao lado de Tiquinho Soares na conclusão de jogadas.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Os dois gols contra o Ypiranga-RS foram dignos de atacante. No primeiro, aproveitou o rebote após o goleiro Caíque defender uma finalização de Tchê Tchê e se adiantou ao zagueiro para cabecear ao fundo do gol. No segundo, dominou de coxa e bateu de voleio antes da bola bater no chão.





Ypiranga-RS 0 x 2 Botafogo - Melhores Momentos - 3ª fase da Copa do Brasil



O fato de ser artilheiro - e se comportar até mesmo como um atacante - não é novidade para Eduardo. Ele não tem uma temporada com menos de dez gols marcados desde 2013/14, quando defendia o Porto. Em 2022, marcou três pelo Botafogo, cinco pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, e outros dois pelo Ah-Ahli dos Emirados Árabes Unidos.





Eduardo finaliza de voleio na vitória do Botafogo sobre o Ypiranga — Foto: Vítor Silva/BFR


A presença dentro da área vem desde os tempos de Al-Hilal, da Arábia Saudita. O camisa 33 marcou 42 dos 45 gols que fez no Campeonato Saudita ao longo de cinco temporadas dentro da área, o que representa uma média de 93,3% do total.


Meias da Série A com melhor média de gols em 2023

Eduardo (Botafogo) - 5 gols em 6 jogos - Média de 0,83 por partida
Galoppo (São Paulo) - 8 gols em 11 jogos - Média de 0,72 por partida
Alan Patrick (Internacional) - 7 gols em 15 jogos - Média de 0,46 por partida
Cauly (Bahia) - 4 gols em 10 jogos - Média de 0,40 por partida
Gabriel Menino (Palmeiras) - 6 gols em 18 jogos - Média de 0,33 por partida
Raphael Veiga (Palmeiras) - 5 gols em 15 jogos - Média de 0,33 por partida
Martín Benítez (América-MG) - 4 gols em 12 pjogos - Média de 0,33 por partida
Vina (Grêmio) - 3 gols em 9 jogos - Média de 0,33 por partida


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro