Páginas

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Escalação do Botafogo: depois de poupar, Bruno Lage encaminha time com Sauer e Janderson



Equipe enfrenta o Internacional neste sábado, às 21h, pela 19ª rodada do Brasileirão




Botafogo fecha o primeiro turno do Brasileirão contra o Internacional, neste sábado, às 21h, no Estádio Nilton Santos. Depois de poupar no meio da semana, na classificação contra o Guaraní, no Paraguai, o técnico Bruno Lage terá o elenco descansado e vai a campo com o que tem de melhor. Nos dois treinos que teve para o duelo, o português montou a equipe com Gustavo Sauer no lado direito de ataque e Janderson, substituindo Tiquinho Soares.












Sem Tiquinho, Central do ge discute quais são as opções do Botafogo contra o Inter (https://ge.globo.com/video/sem-tiquinho-central-do-ge-discute-quais-sao-as-opcoes-do-botafogo-contra-o-inter-11857959.ghtml)



A ideia com Sauer é dar sustentação ao meio-campo com a possibilidade de Eduardo, que atua centralizado, flutuar e chegar mais ao ataque, encostando no centroavante sem abrir uma lacuna no setor.




Janderson em Botafogo x Ypiranga — Foto: André Durão


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Tiquinho realiza tratamento em tempo integral para voltar a jogar pelo Botafogo


Mais à frente, Janderson tem características semelhantes às do artilheiro, como a boa finalização e movimentação sem a bola, e deve ser o responsável pela função no comando de ataque. No entanto, Júnior Santos, titular na posição contra o Guaraní, não está descartado, nem centralizado e nem pela extrema direita, como normalmente atua.




Confira os melhores momentos de Gustavo Sauer na partida contra o Coritiba (https://ge.globo.com/futebol/video/confira-os-melhores-momentos-de-gustavo-sauer-na-partida-contra-o-coritiba-11824322.ghtml)



Além do camisa 9, Lage não poderá contar com o lateral-esquerdo Marçal, suspenso pelo terceiro cartão amarelo que recebeu no último jogo, no empate sem gols com o Cruzeiro, no Mineirão.



Provável escalação: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos), Victor Sá e Janderson (Júnior Santos).



O jogo está marcado para 21h deste sábado, no Estádio Nilton Santos. Essa será a única partida do dia pelo Brasileirão. Se vencer, o Botafogo chega a 47 pontos e se iguala ao Corinthians com a melhor campanha do primeiro turno.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Valentín Adamo é apresentado no Botafogo e comenta "disputa" com Tiquinho: "Não vejo problema em jogarmos juntos"



Centroavante com características semelhantes a do artilheiro, chega para ser alternativa no ataque de Bruno Lage



A sexta-feira foi para dar as boas-vindas aos novos reforços. Primeiro com Mateo Ponte e, depois, com Valetín Adamo, outro uruguaio que chega ao Botafogo e que foi apresentado oficialmente no Nilton Santos. O jogador de 21 anos chega como alternativa a Tiquinho Soares, artilheiro do time, que se recupera de lesão no joelho.




Atacante Valetín Adamo é apresentado no Botafogo — Foto: Giba Perez /ge


- Eu vinha jogando no Uruguai, tive uma semana livre, mas segui treinando porque sabia da possibilidade de vir para cá e tinha estar preparado. É uma mudança, e como toda tem um processo de adaptação. Me encontrei com Tiquinho, perguntei como estava da lesão. Me recebeu da melhor maneira. É um jogador que eu já vinha vendo e sei que posso aprender muito treinando e jogando com ele - disse, sobre o primeiro contato com o camisa 9 do time.


O Glorioso comprou 80% dos direitos econômicos do jogador por R$ 1,5 milhão e fechou contrato de três anos e meio com o atacante. O uruguaio treinou pela primeira vez com os companheiros de time na última quinta-feira e já foi regularizado no BID. Ele também comentou sobre a recepção dos compatriotas e da possibilidade de atuar ao lado de Tiquinho.


- Não conhecia nenhum dos uruguaios, quando cheguei encontrei com o Mateo no hotel e isso ajudou muito na recepção. É muito bom ter uruguaios até mesmo pelo idioma.


- No Uruguai eu jogava com um centroavante experiente, um atacante forte e não vejo problema em jogar junto com ele [Tiquinho].




Mateo Ponte e Valetín Adamo em apresentação no Nilton Santos — Foto: Giba Perez



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Quanto valem Lucas Perri e Adryelson? Entenda a negociação entre Botafogo e Lyon


Valentín tem 1,93m e se profissionalizou em 2022, ainda aos 19, no River Plate-URU. Nesta temporada, foi emprestado ao Progreso para ter mais tempo de jogo. Anotou nove gols em 19 partidas na temporada. São cinco na Liga Ascenso, o quarto na artilharia do campeonato.


Abaixo, outras respostas do atacante:


Atuar no Brasil

- A liga brasileira é a principal da América do Sul, tenho ótimos companheiros, o principal é o Tiquinho. Sou um jogador muito jovem, venho para jogar com ele, aprender com ele. Pretendo ganhar muitas coisas pelo clube.


Competitividade no Uruguai

- O futebol de segunda divisão do Uruguai melhorou muito nos últimos anos. Saí buscando minutos, consegui, e oportunidades. É uma liga muito forte, não tanto quanto a do Brasil, mas é uma liga muito física e creio que isso me ajudou muito a vir para cá.


Escolha do número

- Quis o 71 porque no Uruguai eu usava o 17, mas está ocupado. Então escolhi com os números invertidos porque me deram muita sorte no Uruguai.


+ Leia mais notícias do Botafogo



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Mateo Ponte é apresentado e revela motivos da escolha do Botafogo: "História, tamanho e pelo que luta"



Uruguaio de 20 anos também brinca com expectativa para receber uma música, assim como Segovinha e Tiquinho



Mateo Ponte, novo reforço do Botafogo, foi apresentado oficialmente pelo clube na tarde desta sexta-feira, no Estádio Nilton Santos. O uruguaio de 20 anos recebeu a camisa de número 4 e as boas-vindas do diretor executivo de futebol, André Mazzuco. Em sua primeira fala, mencionou outras ofertas que recebeu e os motivos que o trouxeram ao Glorioso.





Mateo Ponte ao lado do André Mazzuco, no Botafogo — Foto: Giba Perez / ge


- Quando falaram da oferta, eu quis vir para cá pela história que tem o Botafogo , pelo tamanho e pelas coisas que está lutando para conquistar. Sei que gostam muito dos uruguaios, nos sentimos em casa. Estou com muita vontade de começar esse caminho juntos e ir com tudo nesse torneio - disse o jogador, que teve a companhia da mãe, além da namorada na sala de coletiva.



Veja lances de Mateo Ponte pela seleção sub-20 do Uruguai (https://ge.globo.com/video/veja-lances-de-mateo-ponte-pela-selecao-sub-20-do-uruguai-11808633.ghtml)


A lateral era um dos setores mais carentes do elenco alvinegro, com apenas Di Plácido na função, depois de Rafael ter problema grave no joelho. Agora, está servida com a jovem promessa uruguaia. O jogador


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Quanto valem Lucas Perri e Adryelson? Entenda a negociação entre Botafogo e Lyon


O defensor foi titular e um dos destaques do Uruguai na conquista da Copa do Mundo sub-20 em junho. Ponte só ficou fora da final por causa de uma leve lesão muscular, mas participou do restante da campanha entre os 11 titulares. No Uruguai, foi criado nas categorias de base do Danubio, clube considerado uma força em revelar jogadores. Sua estreia pelo time principal foi em 2020, aos 17 anos.





Mateo Ponte, botafogo, Uruguai — Foto: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images



Abaixo, outras respostas de Mateo Ponte:

Adaptação e Rio de Janeiro

- Conheci uma cidade muito bonita, Rio é lindo. Estou me preparando, treinando com o grupo normalmente. Não fui relacionado para o jogo de amanhã, mas estou apto para jogar.


Homenagens com música aos jogadores

- Esse é um lindo ano para o clube e para os torcedores. É uma ótima oportunidade para que o clube evolua e os torcedores cresçam. Tomara que eu ganhe uma música como Segovinha e Tiquinho (risos).


Expectativa no Brasil

- Tenho expectativas muito grandes, como ser campeão do Brasileirão. É a primeira vez que eu saio do meu país. Todas as pessoas do clube estão fazendo tudo mais fácil. Queremos muito buscar esse título.



Adaptação ao profissional

- Estou me adaptando ao futebol do Brasil, que é muito diferente do Uruguai. Minha carreira é recente, mas somos profissionais desde o Uruguai. Estou lidando bem com as mudanças.


O Botafogo entra em campo neste sábado, às 21h, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro diante do Internacional. Mateo, regularizado na última quarta-feira, fica à disposição de Bruno Lage.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Tiquinho realiza tratamento em tempo integral para voltar a jogar pelo Botafogo



Atacante tem duas sessões de fisioterapia por dia para recuperar lesão no joelho e voltar a jogar o mais rápido possível



O Botafogo conta os dias e as horas para voltar a ter Tiquinho Soares em campo depois de o atacante sofrer um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, no último domingo, na partida contra o Cruzeiro, e ter prazo estimado em cinco semanas para o retorno. Para tal, o clube já iniciou um tratamento de forma intensa no camisa 9.







Veja gols e assistências de Tiquinho Soares no mês de julho de 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-gols-e-assistencias-de-tiquinho-soares-no-mes-de-julho-de-2023-11850976.ghtml)


+ Tiquinho ficará fora de quais jogos do Botafogo? Entenda

+ O que é lesão no ligamento colateral do joelho? Entenda o que sofreu Tiquinho, do Botafogo



Depois de passar por uma ressonância magnética na última segunda-feira, que detectou a lesão, o atacante passou a terça-feira em repouso, aplicando gelo no local e com a perna elevada para depois iniciar a fisioterapia.


Tiquinho tem feito sessões de fisioterapia em tempo integral - uma de manhã e outra na parte da tarde, geralmente - no clube. Nos últimos dias, o atacante se tratou no Estádio Nilton Santos, já que o elenco estava em Assunção para jogar pela Copa Sul-Americana. Agora, o tratamento será realizado no Espaço Lonier, CT do time principal.





Tiquinho Soares, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Tiquinho Soares, do Botafogo, inicia fisioterapia após lesão no joelho esquerdo


O tempo de recuperação previsto pelo clube foi de cinco semanas, mas este pode ser encurtado caso o atacante responda bem ao tratamento. Fora do clube, Tiquinho continua com a rotina normal, baseada em dieta, alimentação balanceada e descanso quando está em casa.


A equipe de recuperação física do clube comanda atividades integrais, ou seja, em dois períodos, para ter o retorno mais rápido possível. O mais comum para esse tipo de lesão é usar equipamentos de laser e ultrassom para ajudar na cicatrização do estiramento, além de exercícios para manter o arco de movimento do joelho e fortalecer a musculatura das coxas.


O período sem atividades de grande intensidade pode levar a uma perda leve muscular, por isso, após concluída a cicatrização, o jogador passará por um processo de recuperação de força antes de voltar às atividades no campo com os companheiros.


Sem Tiquinho, que além de lesionado estaria suspenso por três cartões amarelos, o Botafogo enfrenta o Internacional neste sábado, às 21h, no Estádio Nilton Santos. Expectativa de casa cheia já que os ingressos estão esgotados para a partida.





Tiquinho fazendo fisioterapia no Nilton Santos — Foto: Reprodução



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Quanto valem Lucas Perri e Adryelson? Entenda a negociação entre Botafogo e Lyon



Jogadores devem defender em 2024 o clube francês, que também pertence a John Textor




Lucas Perri e Adryelson, dois dos destaques do Botafogo na temporada, têm saídas encaminhadas para o Lyon a partir de 2024. O movimento partiu de John Textor, que possui o desejo de manter a dupla dentro da Eagle Football, seu grupo multiclubes que inclui as duas equipes.






Copa Sul-Americana: Botafogo se classifica às quartas de final (https://ge.globo.com/video/copa-sul-americana-botafogo-se-classifica-as-quartas-de-final-11853601.ghtml)


+ Tiquinho Soares, do Botafogo, inicia fisioterapia após lesão no joelho esquerdo


A ação é parecida com a de Jeffinho, negociado com o próprio clube francês no começo do ano: gerar renda ao Alvinegro e, ao mesmo tempo, manter o jogador no grupo do empresário norte-americano, agora no futebol europeu, onde a possibilidade de valorização é maior.


Então, quanto o Botafogo levará nessa negociação? John Textor não abriu valores exatos sequer para pessoas que estão no dia a dia do clube carioca com o intuito de evitar a confusão do caso Jeffinho, mas garantiu que todas as cifras de sondagens e propostas recebidas pela dupla até agora serão cobertas pelo Lyon.


Internamente, o Botafogo esperava, no mínimo, cerca de 8 milhões de euros (R$ 42,7 milhões, na cotação atual) e 6,5 milhões (R$ 34,7 milhões) por Lucas Perri e Adryelson, respectivamente. Isso totalizaria R$ 77,4 milhões.





Adryelson e Lucas Perri, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Defensa y Justicia: rival do Botafogo tem artilheiro da Sul-Americana e filosofia de posse de bola



É importante ressaltar que ainda não há acordo assinado entre Botafogo e Lyon em relação aos dois jogadores. John Textor costurou um acordo com a dupla, que gostou do projeto e aceitou a mudança para 2024, assim como as diretorias executivas dos dois clubes. Se outro clube europeu aparecer com valores astronômicos, não é garantida a ida à França.


Dos dois, Adryelson foi quem recebeu propostas concretas na atual janela. O camisa 34 teve uma oferta de 4 milhões de euros (R$ 20 milhões) do Besiktas em junho, recusada pela diretoria alvinegra. Os turcos retornaram dias depois com oferta de 5 milhões de euros, que tampouco foi aceita.


Lucas Perri conviveu com sondagens e consultas - principalmente de clubes italianos -, mas não houve proposta oficial ao Botafogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro