Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2020

Cinco jogadores do Botafogo testam positivo para o COVID-19


Clube de Geberal Severiano recebeu resultados de exames realizados na última semana nesta terça-feira; atletas ficarão isolados e clube não aceitará retornar aos treinos



Estádio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva / SS Press / BFR)


O Botafogo teve acesso aos resultados dos exames de coronavírus. O clube realizou o protocolo indicado pela Organização Mundial de Saúde na última semana. A inspeção, realizada no Estádio Nilton Santos, indicou que cinco jogadores testaram positivo para o COVID-19. Os nomes dos jogadores são mantidos em sigilo.

Os atletas estão assintomáticos e ficarão assintomáticos, longe de qualquer atividade que o Botafogo possa fazer nas próximas semanas. O clube estuda voltar aos treinamentos presenciais ainda esta semana, mas é certo que, com estes resultados, não entrará em campo durante o mês de junho.

A Ferj, vale ressaltar, marcou a partida do Botafogo contra a Cabofriense para o dia 22, segunda-feira. O Alvinegro, que nem sequer está treinando com os jogadores no Nilton Santos, vai entrar na justiça contra a decisão da entidade.

O desejo da diretoria do Botafogo é retornar às atividades presenciais e, consequentemente, jogos oficiais no mês que vem. O Campeonato Carioca pode voltar na próxima quinta-feira, com a partida entre Flamengo e Bangu, no Maracanã.


E MAIS:
Marcinho, do Botafogo, publica vídeo treinando com bola
Pedro Raul dá dicas para Matheus Nascimento no Botafogo: 'Dar o máximo de confiança'
Presidente do Botafogo critica volta do Carioca: 'Decisão de profunda desconexão com a realidade'
Maracanã 70 anos: ídolo do Botafogo, Jairzinho fala da relação com o estádio: 'Meu principal palco'
Matheus Nascimento será integrado ao time profissional do Botafogo



Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Pedro Raul, do Botafogo, revela ter jogado maioria das vezes "no sacrifício" em 2020


Em coletiva virtual nesta terça-feira, centroavante comenta lesão na coxa direita e se diz preparado fisicamente para o retorno, mas crê que ainda não é o momento para jogos



Cortado de alguns jogos do Botafogo na temporada devido a problemas musculares, Pedro Raul aproveitou a paralisação do futebol para aprimorar a parte física. Em entrevista coletiva virtual na noite desta terça-feira, o centroavante revelou que jogou apenas dois jogos 100% fisicamente em 2020.


- No início foi um incômodo, primeiro contra o Macaé. A gente foi levando, deu uma agravada no jogo contra o Resende, um jogo que parou por conta da chuva. Contra o Caxias eu fui no sacrifício. Deu tudo certo, voltamos pro Rio e a ressonância constatou uma lesão de grau 2. Só dois jogos que eu não joguei no sacrifício. Tiveram semanas que nem treinava, só ficava no tratamento, tomava injeção antes do jogo e ia pra campo.


- Fiz um trabalho junto com comissão técnica, preparação física e departamento médico para me dar condição mínima de jogo. O mais importante foram as classificações na Copa do Brasil, todo sacrifício valeu a pena. Fiquei a segunda meta de março e início de abril só tratando a coxa, depois comecei um trabalho de fortalecimento da perna direita, em maio fiz trabalho de força e resistência. Procurei sempre estar treinando a parte física para facilitar o contato com a bola.


Pedro tem três gols em sete jogos pelo Botafogo em 2020. Ele ficou fora de três partidas da equipe titular por conta de dores na coxa direita.



O atacante também comentou sobre o possível retorno do Campeonato Carioca. A Ferj sugeriu que o Botafogo voltasse aos gramados na próxima semana, mas o clube não concorda. Pedro Raul reforça a posição do Bota e acha arriscado voltar nesse momento.


- É um momento delicado que todos estão vivendo, recebemos hoje os testes que fizemos na semana passada. Estamos lidando com saúde, acredito que a decisão que o Botafogo está tomando é a correta de acordo com o que está acontecendo no Brasil. Temos que ter todos os cuidados. Não cabe a nós, cabe aos órgãos de saúde, à federação, aos clubes elaborarem um projeto bem feito para o retorno. Voltar agora eu acho precoce pelo que estamos vivendo. Temos que treinar primeiro para marcar jogos.



Pedro Raul — Foto: MAGA JR/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO


Outras declarações de Pedro Raul:

Quarentena com a família

- Sempre é bom ficar com a família, esse período triste da sociedade acabou sendo bom só por isso, ficar perto dos pais, da família e dos amigos.


Gol contra o Caxias

- Aquele jogo estava difícil para nós, campo era ruim e o adversário era forte, a atmosfera estava favorável a eles, estávamos com dificuldades, era um jogo de força, agressivo. Abrir o placar deu tranquilidade ao time para controlarmos um pouco mais. O jogo mostrou que nossa equipe sabe sofrer e isso é muito importante, porque nem sempre vamos jogar bem. Soubemos suportar as adversidades do jogo.


Dica para Matheus Nascimento


- A gente tem excelentes informações dele, um menino em ascensão. Sou um cara que gosta de acolher os mais novos. O que der para ajudá-lo com conselhos eu vou fazer. Todo mundo vai recebê-lo bem. Fizemos isso com o Luis Henrique, e vamos ajudar o Matheus a se adaptar no profissional. Sei o quão difícil é chegar jovem a uma equipe profissional, temos que tirar a responsabilidade deles para não frustrá-los. Converso muito com o Rafael Navarro também, que é outro jovem.


70 anos do Maracanã


- Eu tive a felicidade de comemorar um gol por 1 minuto e meio no Maracanã, mas o VAR me tirou. É um sonho e espero realizar ainda este ano quando jogarmos lá.


Balanço dos primeiros meses de Botafogo

- Foi um início muito bom, me preparei muito para isso. Se não tivesse a lesão, poderia ter sido melhor, mas é uma coisa que a gente está sujeito a passar. Agora estou bem, quero dar sequência ao bom início para alcançar meus objetivos.


Prejuízos do período sem jogos

- Jogadores de todas as posições vão sentir, é um problema que afetou a todos. requer um tempo de adaptação, de treino para readquirirmos o tempo de bola, mas o atleta não perde 100% porque jogamos futebol desde criança. É um período longo, mas acredito que com algumas semanas de treino vamos conseguir recuperar.


Parceria com Bruno Nazário

- O Bruno sabe, falo para ele que tem que ser pelo menos uma assistência por jogo. Temos entrosamento dentro e fora de campo. A gente sabe como o outro gosta de jogar. Mas toda assistência é bem-vinda, até do Gatito se ele quiser.



Pedro Raul em coletiva virtual do Botafogo — Foto: Reprodução/Botafogo TV


Aproveitando o tempo para ver jogos


- Sempre que estou em casa sem treinar eu assisto a jogos. Gosto muito de ver o Campeonato Alemão, é um campeonato ofensivo, tem excelentes jogadores, minha referência joga lá. É bom para observar como eles estão voltando depois do período parado, a gente vê que tem uma diferença e isso vai ser normal.



Motivação para conquistar a Copa do Brasil

- A motivação é para qualquer campeonato. Temos que entregar tudo de nós com a camisa do clube. Dentro de campo temos que nos lembrar de nossos sonhos de crianças de querer jogar. Foram três jogos (Caxias, Náutico e Paraná) que joguei machucado. Agora vou voltar 100% e quero buscar esse título inédito para o Botafogo.


Identificação com o Botafogo

- Quando recebi a proposta não pensei nem meia vez. Sei o tamanho do Botafogo e vim justamente por isso. Espero voltar bem, temos um excelente treinador que já ganhou tudo, tenho nele um professor mesmo, tenho muito a aprender ainda. Para mim é uma excelente oportunidade e quero contribuir com o clube. Nosso grupo é jovem, ambicioso, vamos em busca de grandes objetivos.


ASSISTA À COLETIVA COMPLETA:


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Pedro Raul dá dicas para Matheus Nascimento no Botafogo: 'Dar o máximo de confiança'


Em live realizada na "BotafogoTV", atual camisa 9 do Alvinegro explica como a principal promessa deve se comportar para obter sucesso em nível profissional



Pedro Raul em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Há uma grande expectativa no Botafogo por Matheus Nascimento. O atacante, que assinou o primeiro contrato profissional da carreira na última semana, é a principal promessa das categorias de base do clube e começará a treinar na equipe principal quando as atividades no Glorioso retornarem.

No time de cima, Matheus terá a companhia de Pedro Raul, atual camisa 9 e um dos artilheiros do Botafogo na temporada. Em live realizada na "BotafogoTV" nesta terça-feira, o atacante deu dicas para o jovem atacante dar os primeiros passos nas atividades profissionais

- Vou buscar ajudar muito quando for treinar com a gente. Sei o quão difícil é chegar em uma equipe profissional. Em jovens é preciso dar o máximo de confiança, tirar a responsabilidade deles. Ainda não o conheço, não sei o perfil dele. Converso muito com o Navarro, outro jovem da casa. Tem o próprio Luís Henrique, com ele aconteceu a mesma coisa, demos confiança e ele passou a jogar bem. Esse momento de adaptação é muito difícil. Se tratando dele, com 16 anos, vai jogar com jogadores de 30, 31, praticamente o dobro da idade, ele precisa se sentir à vontade - afirmou.

Pedro Raul ainda não teve nenhum contato direto com Matheus Nascimento, mas garante que o jovem será acolhido pelo elenco do Botafogo. O atual camisa 9, inclusive, deu o exemplo de como foi a adaptação de Luiz Henrique, de 18 anos, outro jogador da base, titular da equipe até a paralisação.

- A gente tem excelentes informações dele, está em ascensão. Gosto de acolher os mais novos, quando era mais novo eu gosto de ser acolhido pelos mais velhos. Não sou tão mais experiente com ele, mas o que eu puder ajudar eu vou fazer. Jogador é sempre bem-vindo no grupo, ainda mais sendo prata da casa. Fizemos isso com o Luiz Henrique e vamos torcer para que ele faça tudo de bom no profissional - completou.


E MAIS:
Presidente do Botafogo critica volta do Carioca: 'Profunda desconexão'
Arbitral indica Fla x Bangu na quinta; Flu e Bota seguem em desacordo
Jairzinho fala da relação com o Maracanã: 'Meu principal palco'
Matheus Nascimento será integrado ao time profissional do Botafogo
Maracanã 70 anos: Sinval recorda conquista da Conmebol


O Botafogo, ao lado do Fluminense, é uma das equipes que defende que o futebol não retorne no Rio de Janeiro. Na última semana, jogadores, membros da comissão técnica e funcionários do Alvinegro fizeram os testes de COVID-19 pela primeira vez.

- É um momento muito delicado que o mundo todo está vivendo. A gente fez os testes semana passada, recebemos hoje. Não é algo que cabe a nós (voltar a jogar). Lidar com saúde é muito delicado. Os órgãos de saúde, junto com o Botafogo, estão tomando as decisões. Acredito que a decisão do Botafogo é a correta, se falando de Brasil e do município do Rio de Janeiro. É complicado - analisou Pedro Raul.

O atacante não retorna com o retorno do Campeonato Carioca ainda essa semana. A Ferj indiciou que Flamengo e Bangu se enfrentarão nesta quinta-feira, no Maracanã. O jogo do Botafogo, teoricamente, está marcado para o dia 22, segunda-feira, mas o clube avisou que não vai jogar.

- Quinta agora eu acho cedo. É um tema polêmico. Vivendo o que estamos vivendo, eu acho precoce. Acredito que, no nosso caso, a gente precisa a ter o contato com a bola para pensar em jogar. Não adianta a federação marcar jogos se a gente não está nem treinando - colocou.

- Não cabe aos atletas, cabe aos órgãos da saúde fazer um plano que seja bom para todos. Não adianta pensar no entretenimento, tem que pensar na saúde. Somos humanos, corremos riscos como todos. Tendo um projeto, acho que podemos voltar a jogar logo - completou.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Após Ferj marcar jogos do Carioca, Fluminense e Botafogo decidem entrar na Justiça para não jogar


Em arbitral com oito horas de duração e sem consenso, federação define primeiras partidas da dupla no retorno da Taça Rio para dia 22 de junho. Nova reunião será realizada nesta terça-feira



Depois de a Ferj definir as datas de retorno do Campeonato Carioca, os presidentes de Fluminense, e Botafogo, Mário Bittencourt e Nelson Mufarrej, respectivamente, em contato com a reportagem do GloboEsporte.com, anunciaram que vão tomar medidas para evitar que seus clubes saiam prejudicados.


+ Arbitral sugere datas, e Bangu e Fla esperam aval do governo para iniciar volta do Carioca na quinta


O Fluminense já anunciou que vai para a Justiça para buscar o direito de não jogar. O Alvinegro deve seguir o mesmo rumo. A dupla ainda não voltou a treinar presencialmente desde o início da pandemia do coronavírus, mas tiveram jogos definidos para o dia 22. A segunda partida, respeitando período de descanso idêntico ao dos outros clubes, seria dia 26.


A Ferj ainda espera chegar a consenso na continuação desta reunião, às 20h desta terça-feira. É possível até que a data das partidas dos dois clubes seja revista.






Mário Bittencourt se mostrou contrário ao retorno do Carioca em junho — Foto: Reprodução / FluTV


– Seguimos achando precipitado o retorno do futebol porque entendemos que não é momento. A pandemia persiste. A maioria dos clubes do Rio de Janeiro quer voltar. Sendo assim, cedemos, mas desde que o Fluminense tenha um tempo justo de treino e que a prefeitura e o governo do estado autorizem a volta de forma oficial. Entendemos que nesse caso podemos avaliar um retorno. Como as datas marcadas (22 e 24) para o retorno dos nossos jogos são inaceitáveis, do ponto de vista da saúde de nossos atletas, não vamos a campo e vamos buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo, já que se trata de um estado de calamidade pública – disse Mário.



– É uma decisão de profunda desconexão com a realidade. Infelizmente, a maioria dos clubes no arbitral entendeu ser o momento de voltar a disputar jogos, a despeito do cenário caótico vivenciado. Fomos contrários. Além disso, a preparação física, após longo período sem contato com bola, precisa de um trabalho adequado. Acionei o Departamento Jurídico assim que acabou o arbitral. O Botafogo vai buscar defender os seus interesses caso as datas apresentadas sejam confirmadas. O futebol impacta sobremaneira a vida das pessoas e a mensagem para a sociedade que se deveria passar, nesse momento, não é de competição ou disputas – afirmou Mufarrej.



Nelson Mufarrej também se manifestou contra jogos este mês — Foto: Fred Gomes


Durante cerca de oito horas de arbitral, Mário e Mufarrej mantiveram o posicionamento de não aceitar jogar em junho, como recomendou o Ministério Público do Rio de Janeiro. Mas a Ferj, baseada na decisão da maioria, definiu o retorno do Estadual já para esta semana, com o jogo entre Flamengo e Bangu na quinta-feira. A tabela, por ora, tem caráter sugestivo e pode ser alterada diante de uma decisão do Governo ou da Prefeitura. Ou quem sabe da Justiça.


Se Botafogo e Fluminense não entrarem em campo com os jogos marcados, a dupla corre o risco também de a atitude ser considerada como abandono do torneio. Nesse caso, o regulamento geral de competições da Ferj em 2020 prevê severas punições. O artigo 9º §2º diz:



"A associação que pelo descumprimento do disposto no caput, desistir ou abandonar o campeonato estadual da categoria de profissionais será penalizada com multa e rebaixamento para a categoria, divisão ou série imediatamente inferior, no ano seguinte, em se tratando das Séries A e B, ou ficará impedida de participar no ano seguinte, em se tratando de associações da Série C".



Regulamento geral de competições da Ferj prevê pena severa em caso de abandono — Foto: Reprodução


Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos da Taça Rio, o Botafogo e Fluminense mantém chances de classificação para a semifinal. O Alvinegro é o quarto colocado do Grupo A com quatro pontos, empatado com o Bangu, em terceiro, e dois atrás do Boavista, em segundo, posição que vale a última vaga da chave. Por sua vez, o Fluminense lidera o Grupo B com nove pontos, mas ainda não está matematicamente garantido porque o Volta Redonda, terceiro lugar com quatro pontos, pode chegar a 10 e ainda enfrenta os tricolores.


O Fluminense também pode carimbar uma vaga direto para a final do Estadual através de melhor campanha geral, posto que ocupa atualmente com 24 pontos, dois a mais que o Flamengo. Mas para isso, o rival e concorrente direto, que venceu a Taça Guanabara, precisaria conquistar também a Taça Rio. Caso outro clube ganhe o returno, ele é quem fará a grande decisão com o Rubro-Negro.


Fonte: GE/Por Raphael Zarko e Thiago Lima — Rio de Janeiro

Botafogo terá reunião nesta terça para definir volta aos treinos nos próximos dias


Previsão é de que atividades no Estádio Nilton Santos recomecem na próxima quarta


O Botafogo pode voltar a treinar na próxima quarta-feira. A data foi citada pelo presidente Nelson Mufarrej durante arbitral da Ferj, e uma reunião nesta terça deverá definir o retorno do elenco alvinegro às atividades no Estádio Nilton Santos.


O arbitral da federação nesta segunda não marcou, mas sugeriu datas para o retorno dos jogos do Campeonato Carioca. O Botafogo, que até então mantinha firme o posicionamento de não voltar a treinar, aguardava previsão da Ferj para bater o martelo. Mufarrej defendeu na reunião o retorno do campeonato para julho.


O clube afirma que a decisão pela volta não partirá somente da diretoria. A opinião do técnico Paulo Autuori e comissão técnica será levada em consideração.



Elenco do Botafogo está treinando de casa desde o dia 16 de março — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Mesmo sem falar em datas para o retorno até então, o Botafogo começou a se programar. Na última semana, o clube realizou testes da Covid-19 em funcionários, jogadores e familiares próximos. O Bota ainda adquiriu um túnel de bio-descontaminação para o Nilton Santos, que passou por desinfecção, e teve uma área adaptada para acesso dos atletas ao campo anexo, onde acontecem as atividades.


No último sábado, uma reunião "surpresa" da Ferj com alguns clubes irritou Botafogo e Fluminense, aliados na posição contra o retorno imediato do Campeonato Carioca no atual quadro da pandemia do novo coronavírus no Rio de Janeiro.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro