Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

Roma demonstra interesse por Dória e Wallace, aponta jornal


Rival Juventus, no entanto, é favorita para contratar o zagueiro do Botafogo de 18 anos

Dória, zagueiro do Botafogo / Crédito: Foto: Wagner Meier/AGIF
A Juventus não é a única equipe italiana interessada em Dória. De acordo com a edição deste domingo do jornal italiano Corriere dello Sport, a Roma está preparando uma proposta pelo zagueiro do Botafogo e por Wallace, lateral direito do Fluminense.

Dória chegaria apenas em julho à Roma. A proposta da capital pelo zagueiro de 18 anos, que deve ser titular da seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano, seria de 5 milhões de euros (cerca de R$ 13,5 milhões).

Caso os números divulgados pela mídia italiana estejam corretos, porém, a Roma precisará aumentar a proposta ou contar com uma desistência da Juventus: favorita à contratação do jogador, a Velha Senhora deve oferecer 9 milhões de euros (cerca de R$ 24,5 milhões) pelo defensor.

A situação de Wallace é bem diferente - o lateral direito já foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra. No entanto, uma regra no país britânico obriga que jogadores extracomunitários tenham participação em 75% dos jogos de sua seleção no último ano, o que impede que o jovem de 18 anos possa jogar nos blues no começo do ano que vem.

Assim, o jogador, que também faz parte do elenco da seleção brasileira Sub-20, deve ser emprestado. Nesse cenário, a Roma surge como interessada para dar tempo de jogo ao atleta.

A contratação de qualquer uma das duas promessas acrescentaria ao grupo de cinco brasileiros da equipe. Destes, três atuam no mesmo setor dos alvos do clubes, a defesa: os zagueiros Marquinhos e Leandro Castán e o lateral esquerdo Dodô, todos ex-Corinthians. Além deles, os meias Marquinho e Rodrigo Taddei também estão no elenco.

Por Gazeta Press

Botafogo se arma para voltar à Libertadores depois de 16 anos


Clube mantém espinha dorsal de 2012 e busca reforços para formar grupo forte, capaz de encerrar a frustração dos torcedores



Seedorf cumprimenta o técnico Oswaldo de Oliveira: experiente meia holandês é o trunfo do Botafogo para chegar mais longe em 2013 Jorge William - Agência O Globo
Campeão brasileiro pela última vez em 1995, o Botafogo não disputa a Copa Libertadores há 16 anos. Em 2013 já está decidido: voltar a participar da competição continental será o principal objetivo do clube. Nos dois últimos anos, o time deu esperanças à torcida, mas na reta final acabou sucumbindo. Para que não ocorra nova decepção, o Botafogo aposta na manutenção da base de 2012, que terá o holandês Clarence Seedorf como peça mais importante.Há consenso de que o time precisa de pelo menos mais quatro reforços para formar um grupo em condições de brigar pelo título brasileiro e, consequentemente, por uma vaga na Copa Libertadores. As necessidades mais urgentes são um zagueiro, dois laterias e pelo menos mais um atacante.

Meio-campo recheado

De contrato renovado, o técnico Oswaldo de Oliveira já tem uma espinha dorsal, formada pelo goleiro Jéfferson, pelos meias Seedorf e Renato e pelo atacante Bruno Mendes, uma das revelações do último Campeonato Brasileiro. O zagueiro Dória, de 18 anos, terminou o ano valorizado e chamou a atenção do Juventus, da Itália. Dificilmente ficará no Botafogo em 2013. Se Dória sair, a contração de um jogador para fazer dupla com Antônio Carlos será prioridade.

O lateral Lucas, que andou sendo convocado para a seleção, firmou-se na posição, mas precisa de um reserva. Há fartura no meio-campo. Além de Seedorf e Renato, o treinador pode contar com Gabriel e Jádson, que vieram da base e se destacaram em 2012, e também com Andrezinho e Fellype Gabriel, que tiveram bons momentos na última temporada.

Com as saídas de Elkeson e Caio já confirmadas, o ataque continua sendo o calcanhar de aquiles de Oswaldo de Oliveira. Bruno Mendes, de apenas 18 anos e cujo passe pertence a um grupo de investimento inglês, está garantido no Carioca, mas se repetir as atuações que teve no fim do Brasileiro, quando marcou seis gols em oito jogos, dificilmente emplacará o segundo semestre em General Severiano.

Para não repetir o erro deste ano, quando negociou Caio, Loco Abreu e Herrera ao mesmo tempo e acabou ficando sem atacantes na maior parte do Brasileiro, o Botafogo está concentrando seus esforços para contratar um goleador de peso. Tentou Grafite e Dagoberto, mas até agora não obteve sucesso.

MAURICIO FONSECA/0 GLOBO

Sem pré-temporada, jovens do Botafogo buscam afirmação em torneio que consagrou Lucas


Bruno Mendes marcou três gols em três jogos pela seleção sub 20

A temporada do Botafogo não terminou com títulos, mas o clube viu a revelação de jovens da base dar esperanças para o futuro. O problema é que o zagueiro Dória, o volante Jadson e o atacante Bruno Mendes - contratado do Guarani já para o profissional -, não participarão da pré-temporada do clube. Convocados para o Sul-Americano Sub 20, que começa em janeiro, os jogadores tentarão recuperar o tempo perdido na mesma competição que consagrou Lucas e Neymar para manterem a titularidade no alvinegro.

Dos três jovens botafoguenses, quem tem se firmado mais na seleção sub 20 é o zagueiro Dória. O jogador, que tem proposta da Juventus-ITA e pode deixar o clube no meio do próximo ano, foi titular nos três amistosos que o grupo realizou até agora, inclusive marcando um gol.

O atacante Bruno Mendes começou dois dos três amistosos no banco, mas mesmo assim marcou três gols e pode roubar a vaga de Ademílson, do São Paulo, no ataque. O volante Jadson também tem sido usado pelo técnico Emerson Ávila e atuou até improvisado na lateral direita, mas não é titular absoluto da seleção. O trio foi elogiado por Oswaldo de Oliveira na reta final do Brasileiro.

No torneio da categoria, em 2011, o Brasil foi campeão e Neymar terminou como artilheiro, marcando nove gols em sete jogos. A grande afirmação do campeonato, porém, foi Lucas, que anotou três gols na partida decisiva contra o Uruguai, na fase final. Além disso, teve boas atuações durante todo torneio. Após o título da categoria, o santista venceu no mesmo ano o estadual e a Libertadores. Já o são paulino virou titular absoluto da equipe e conquistou a Copa Sul-Americana neste ano.

O trio botafoguense, assim como os demais jogadores, serão liberados da concentração neste domingo, com reapresentação marcada para o dia 2 de janeiro. A seleção sub 20 embarca para a Argentina no dia 7, e estreará no Sul-Americano contra o Equador, dia 10, em San Juan.

Renan Rodrigues
Do UOL, no Rio de Janeiro

Após derrota para o Resende, Sub-20 divulga lista final para Sul-Americano


Seleção perde jogo-treino para o Resende por 2 a 1 e divulga lista com os 22 jogadores que irão representar o Brasil na Argentina, quatro são cortados


Biteco foi cortado, Rafinha e Mattheus estão entre
os 22 (Foto: Daniel Falcão / Globoesporte.com)
A seleção brasileira sub-20 está entrando na fase final final de treinamentos para o Campeonato Sul-Americano da categoria, que começa no dia 10 de janeiro, na Argentina. Depois de realizar um jogo-treino contra o time do Resende, e ser derrotada pela equipe do sul-fluminense por 2 a 1, a CBF divulgou os quatro nomes que foram cortados do time que segue para a competição, e a lista final do técnico Emerson Ávila.

O goleiro do Vasco, Jordi, e os meio-campistas Filipe, do Rio Ave, Gabriel, do Vitória, e Guilherme Biteco, Grêmio, foram os desconvocados pelo comandante brasileiro e ficaram de fora da próxima etapa de treinamentos do time, que começa no dia 2 de janeiro e vai até o dia 7, quando a equipe viaja para a Argentina.

O time brasileiro estreia no dia 10, contra os equatorianos pelo Grupo B da competição. Além das duas seleções, o grupo conta com Uruguai, Peru e Venezuela, e as partidas dsta chave serão disputadas na cidade de San Juan. Em Mendoza, no Grupo A, estarão as seleções de Argentina, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Chile.

Derrota para o Resende marca final da segunda fase de treinos


Na parte da manhã os jogadores entraram em campo para um jogo treino contra o time do Resende que se prepara par ao Campeonato Carioca. A seleção saiu atrás no marcador, mas conseguiu o empate pelos pés de Marcos Junio, atacante do Fluminense. Porém, nos minutos finais da partida Resende conseguiu mais um gol e fechou a partida em 2 a 1.

O Brasil começou o jogo-treino com a seguinte formação: Luiz Gustavo (Matheus Caldeira), Wallace (Igor Julião), Luan, Doria e Mansur; Misael (Lucas Cândido), Felipe Anderson (Jadson) e Mattheus; Marcos Junior, Ademilson e Adryan

Confira a lista dos 22 jogadores que serão inscritos no Sul-Americano:


Goleiros

Matheus Caldeira - Corinthians

Luis Gustavo - Vitória

Zagueiros

Samir - Flamengo

Antônio Carlos - Corinthians

Doria - Botafogo

Luan - Vasco da Gama

Laterais

Douglas Santos - Náutico

Mansur - Vitória

Wallace - Fluminense

Igor Julião - Fluminense

Meias

Jadson - Botafogo

Misael - Grêmio

Lucas Cândido - Atlético Mineiro

Felipe Anderson - Santos

Rafael Alcântara - Barcelona

Mattheus - Flamengo

Fred - Internacional

Atacantes

Marcos Junio - Fluminense

Bruno Mendes - Guarani

Ademilson - São Paulo

Adryan - Flamengo

Leandro - Grêmio

Por GLOBOESPORTE.COM Teresópolis, RJ

Seedorf completa seis meses no Bota e recebe aprovação total no clube


Craque holandês, que ganhou a admiração do elenco já desde o primeiro contato, tem seu trabalho aprovado por quem trabalha com ele no dia a dia



Apresentação de Seedorf no Botafogo - (Foto:Satiro Sodre/AGIF)
Holandês chegou ao Alvinegro no
meio do ano (Foto: Satiro Sodre/AGIF)
Passaram exatos seis meses da contratação de Seedorf pelo Botafogo. E esse tempo foi suficiente para o craque fazer gols e virar ídolo. A euforia inicial já foi substituída pelo brilho do camisa 10, que mostrou rapidamente o que quer mostrar no Brasil. Com um futebol refinado, deixou claro que não aceitou o novo desafio à toa. Resultado? Aprovação total.

O holandês foi o grande condutor do Glorioso desde que chegou. Com um gesto cortês, abriu mão da faixa de capitão para Jefferson. Além disso, dá dicas para aos mais novos e cobra dedicação dos companheiros para conquistar títulos no futuro. O astro ganhou o grupo já no primeiro contato, na apresentação dele, no jogo contra o Bahia.

– O momento mais marcante foi na chegada dele. Todo mundo estava achando que ele ia chegar com uma postura por ter nome, mas ele olhou nos olhos de todo mundo e disse: “Não vou vencer sozinho e precisamos de todos para ganhar títulos". Todos se surpreenderam. Quem achou que ele veio para vender camisa, está aí o resultado – disse Jefferson, cujo discurso foi corroborado por Gabriel:

– O que tem de melhor é a preocupação dele com o Botafogo como um todo, não só com ele.

Desde que estreou pelo Botafogo, Seedorf jogou 25 partidas e marcou nove gols. Ele ficou fora apenas cinco vezes, sendo quatro por lesões e uma quando foi poupado pelo técnico Oswaldo de Oliveira.
O presidente do clube, Mauricio Assumpção, mostrou orgulho em ver uma contratação dando certo.

– A qualidade está provada em campo. O Seedorf é, sem dúvida, a maior contratação de um clube brasileiro nos últimos anos.

É melhor não duvidar do craque. Mesmo mais velho, ele quer arrebentar de novo. Alguém duvida?

O presidente do clube, Mauricio Assumpção, mostrou orgulho em ver uma contratação dando certo.

- Principais momentos de Seedorf no Botafogo:

JULHO
Apresentação e estreia
No dia 7, o Botafogo preparou uma grande festa para apresentar Seedorf à torcida antes do jogo contra o Bahia, no Engenhão. O craque foi até o meio do campo e agradeceu aos torcedores. Na oportunidade, o Alvinegro venceu por 3 a 0. No dia 22, o astro estreou pelo Glorioso na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no Engenhão.

AGOSTO
Primeiro gol
Em seu quarto jogo, Seedorf marcou o primeiro gol pelo clube. O astro fez na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, no Serra Dourada, em Goiânia. Contra o Sport, ele também marcou na vitória por 2 a 0. No fim do mês, o Botafogo perdeu por 3 a 2 para o Atlético-MG e o astro deixou o campo reclamando muito do gol sofrido no fim do jogo.

SETEMBRO
O melhor mês
Contra o Cruzeiro, no Independência, em Belo Horizonte, Seedorf fez a melhor partida dele pelo Bota. Marcou dois gols e deu um passe na vitória por 3 a 1. No empate em 2 a 2 contra o Corinthians, no Engenhão, o craque também marcou duas vezes e fez uma grande partida. Setembro foi o mês que o craque marcou mais gols, foram quatro.

OUTUBRO
Choro por lesão
Seedorf marcou um dos gols da vitória do Botafogo sobre o Figueirense, em Florianópolis, por 2 a 0, no dia 24. Porém, o momento mais marcante do mês foi na goleada por 4 a 0 sobre Atlético-GO, no Engenhão. Ele marcou o primeiro gol e ainda no primeiro tempo o craque deixou o campo chorando por conta de uma lesão na coxa direita.

NOVEMBRO
Lamentação
Após a vitória para o Sport, por 2 a 0, na Ilha do Retiro, na 36ª rodada, o Botafogo matematicamente perdeu as chances de ir à Libertadores do ano que vem. Após a partida, Seedorf reclamou de erros cruciais do time no campeonato e disse que, com a continuidade do trabalho na próxima temporada, o Alvinegro pode chegar mais longe.

DEZEMBRO
Dedicação nas férias
O único jogo de Seedorf no mês foi contra o Flamengo, no empate em 2 a 2, na última rodada, quando o craque deixou o campo com dores na coxa direita. Porém, logo após o Natal, ele fez questão de voltar a treinar no próprio clube. O fato surpreendeu a todos, já que o próprio jogador optou por deixar as férias para manter a forma.

- Bate-bola:

Clarence Seedorf

Em entrevista ao programa "Estrelas", da TV Globo
Você tem sentido muitas dores nos últimos seis meses?
Foram poucos os dias sem dor. Mas é aquela dor que faz parte, que a gente quer sentir. Se estiver tudo perfeito, não dá certo (risos). Gosto de jogar tênis quando dá, futebol fica de lado, às vezes.

Qual a palavra em português que você mais gosta?
Serenidade. Posso falar que sou sereno. Ter equilíbrio é sempre bom. Antes de ser jogador, sou uma pessoa. Vivi 20 anos em quatro países, experiência que muita gente de 70 anos não teve. Só posso agradecer mesmo. Estou na vida com uma missão, que me faz promover certos valores da vida, especialmente às crianças.

Como você analisa o trabalho de seus projetos sociais?
Mais importante do que o trabalho é o poder de comunicação, graças à minha condição, para quem vê. Meu conceito é: quem ficou na linha reta da vida, já é um campeão.

Quais seus planos para o futuro?
O primeiro é ter saúde, mas penso em fazer coisas que podem me ajudar na missão de ajudar o mundo a melhorar. A comunicação tem um poder grande. Quando a gente se coloca no universo, ele conspira a nosso favor.


Gabriel Andrezo e Raphael Bózeo - Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!