Páginas

domingo, 13 de outubro de 2013

Atuações: Hernane tenta, mas Rafael Marques leva a melhor no Maracanã


Atacante rubro-negro chega a seu 10º gol no estádio, mas é ofuscado pela boa atuação do rival, com gol da vitória e ajuda providencial na defesa







RENAN - GOLEIRO
Deixou a torcida preocupada em pelo menos dois lances: ao dar rebote em um chute de Elias e ao quase tomar um gol por baixo das pernas em finalização de Paulinho. Mas também salvou o Botafogo em uma cabeçada à queima-roupa de Bruninho.
Nota: 6,0

EDÍLSON - LATERAL-DIREITO
Boa opção pela direita. Apareceu constantemente no ataque. Na defesa, foi mal ao pisar em Amaral quando o lance já estava parado.
Nota: 6,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Não esteve tão bem quanto seu companheiro de zaga. Fez alguns desarmes, mas errou lances bobos. Em um deles, errou o domínio e deu origem a um ataque perigoso do Flamengo.
Nota: 5,0

DÓRIA - ZAGUEIRO
Mais uma atuação segura. Foi bem nos desarmes - fez mais de 10 - e se impôs na defesa. No ataque, perdeu uma boa chance de cabeça.
Nota: 6,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Atuação regular. Apareceu algumas vezes no ataque e não comprometeu na defesa.
Nota: 5,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Boa atuação à frente da defesa. Conseguiu cinco desarmes e também foi o jogador que mais acertou passes no Botafogo: 42 de 49 tentativas.
Nota: 6,0

RENATO - VOLANTE
No mesmo nível de Marcelo Mattos, conseguiu ajudar na marcação e ainda auxiliou Seedorf na criação das jogadas.
Nota: 6,0

GEGÊ - MEIA
Começou o jogo nervoso e errando algumas tentativas. Mas subiu de produção e fez um gol de habilidade ao driblar Wallace e chutar de esquerda. No segundo tempo, ainda cruzou a bola que resultou no gol de Rafael Marques.
Nota: 7,0

DEDÉ - VOLANTE
Entrou no lugar de Gegê para ajudar a segurar o ímpeto do Flamengo e foi bem.
Nota: 6,0

SEEDORF - MEIA
Vem subindo de produção nas últimas partidas e ajudou a orientar o time principalmente após o Flamengo abrir o placar. Teve participação direta no gol de Gegê ao iniciar a jogada e ainda dar a assistência.
Nota: 6,5

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Incomodou a zaga do Flamengo o tempo todo. Sem medo de arriscar, deu trabalho a Felipe com suas finalizações. No segundo tempo, quase fez um golaço após emendar de primeira um cruzamento da esquerda de Seedorf. Logo em seguida, foi premiado com um gol. Ainda salvou um gol do Flamengo em cima da linha.
Nota: 7,5

ALEX - ATACANTE
Apagado no jogo. Pouco participou no primeiro tempo e foi substituído na etapa final.
Nota: 5,0

HENRIQUE - ATACANTE
Entrou no lugar de Alex e pouco fez também. Foi tão mal que jogou apenas 32 minutos. Entrou aos 10 e saiu aos 42.
Nota: 4,5

HYURI - ATACANTE
Entrou no lugar de Henrique no fim do jogo.
Sem nota


FELIPE - GOLEIRO
Foi bastante exigido durante a partida e se saiu bem com três defesas difíceis. Sem culpa nos gols do Botafogo.
Nota: 6,5

LÉO MOURA - LATERAL-DIREITO
Foi bastante acionado pela direita e fez pelo menos três jogadas de linha de fundo. O gol da vitória do Botafogo, no entanto, saiu pelo seu lado.
Nota: 5,5

WALLACE - ZAGUEIRO
Parecia estar em todas as partes do campo. Seguro na defesa, foi ao ataque mais de uma vez e deu a assistência para o gol de Hernane. Se destacou nos quesitos desarme e roubadas de bola, mas foi driblado por Gegê no gol de empate.
Nota: 6,5

CHICÃO - ZAGUEIRO
Bem abaixo de seu companheiro. Foi facilmente envolvido em alguns lances e sofreu para marcar Rafael Marques.
Nota: 5,0

JOÃO PAULO - LATERAL-ESQUERDO
Atuação regular. Se apresentou no ataque, mas deu mole na defesa e não conseguiu acompanhar Rafael Marques no segundo gol do Botafogo.
Nota: 5,5

AMARAL - VOLANTE
Muita raça na marcação e bom posicionamento no meio. Abusou das faltas, mas não comprometeu.
Nota: 6,0

ELIAS - VOLANTE
Mais uma boa partida. Aproveitou bem os espaços no meio-campo para levar o time ao ataque. No segundo tempo, jogou mais adiantado e teve pelo menos três boas chances. Em uma delas, recebeu passe de Hernane e perdeu o gol na frente de Renan.
Nota: 6,5

ANDRÉ SANTOS - MEIA
Um dos destaques do time nos últimos jogos, não repetiu o mesmo nível das atuações. Errou poucos passes, mas não participou efetivamente das principais jogadas ofensivas.
Nota: 5,5

LUIZ ANTÔNIO - VOLANTE
Entrou para dar mais movimentação ao meio-campo e pouco foi notado.
Nota: 5,5

CARLOS EDUARDO - MEIA
Muita movimentação e boas jogadas no primeiro tempo. No gol de Hernane, iniciou o lance na direita e ainda apareceu na área para cruzar. Caiu de produção na etapa final e foi substituído.
Nota: 6,5

BRUNINHO - APOIADOR
Entrou no lugar de Carlos Eduardo e perdeu uma grande chance de cabeça na pequena área. Logo depois, deu bom passe para Elias dentro da área em lance que quase terminou em gol.
Nota: 6,0

PAULINHO - ATACANTE
Errou muitos passes no primeiro tempo. Mas subiu de produção com o time no segundo após o gol de Rafael Marques e conseguiu levar algum perigo ao gol de Renan.
Nota: 5,5

HERNANE - ATACANTE
Mostrou seu faro de gol no Maracanã mais uma vez e deu trabalho à defesa do Botafogo. Já são dez gols no estádio desde a reinauguração. No segundo tempo, ainda deixou Elias na cara do gol.
Nota: 7,0

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Empolgado com Gegê, Oswaldo diz: 'Se tivesse que dar uma nota, seria 10'


Técnico escondeu a escalação até momentos antes do início da partida; garoto marcou primeiro gol e deu assistência para o gol da virada




Botafogo x Flamengo - Comemoraçao do Gege (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Gegê marcou pelo segundo jogo consecutivo
 (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Quando o técnico Oswaldo de Oliveira revelou a escalação da equipe para o clássico contra o Flamengo, ele surpreendeu, ao escalar Alex na vaga de Elias, no ataque, e, especialmente ao pôr o jovem Gegê, de 19 anos, no meio de campo, no lugar de Lodeiro. O garoto ainda não tinha começado uma partida no Campeonato Brasileiro, mas deixara boa impressão no jogo da última quarta-feira, contra o Náutico, quando marcou o primeiro gol como profissional.

E o futebol apresentado pelo meia canhoto mostrou que a decisão do treinador não poderia ter sido mais acertada. O camisa 34 marcou mais um gol e deu ótimo passe para Rafael Marques virar a partida.

- Fiquei muito feliz com a atuação dele. Viemos preparando ele aos poucos. Gegê foi preciso e cumpriu exatamente o que lhe foi pedido. Perdeu algumas jogadas justamente porque estava seguindo o que a gente pediu na preleção e no treino de sábado. É uma formiguinha, que toca e se movimenta. Gegê tem uma capacidade grande de dinamizar o jogo no meio. Embora não seja um emérito driblador ou chutador, passa muito bem a bola. Se tivesse que dar uma nota, sem sombra de dúvidas seria 10 - disse, empolgado, o técnico Oswaldo de Oliveira.

No fim do clássico, o protagonista do jogo deixou clara a emoção que estava sentindo com o resultado.

– É uma emoção espetacular. Estou muito feliz. Não sei nem o que dizer neste momento. Só posso dizer que estou muito feliz em poder ajudar este grupo, que é maravilhoso – afirmou Gegê, que é formado nas categorias de base do Glorioso e por isso dedicou o gol ao presidente do clube, Mauricio Assumpção.

No entanto, para o próximo compromisso, contra o Vitória, na quinta-feira, no Barradão, o garoto deve voltar a ser opção no banco de reservas, já que Lodeiro estará de volta da seleção uruguaia.


Luiz Gustavo Moreira -  LANCENET!

Seedorf joga bem e diz que situação de Oswaldo motivou elenco


Holandês afirma que grupo confiava em reação no campeonato. Ele sugere que Alvinegro não pense na pontuação dos adversários






O mau momento de Seedorf no Campeonato Brasileiro parece enterrado no passado. Depois de ir bem contra o Náutico, o holandês voltou a ser um dos destaques alvinegros noa vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo, neste domingo, no Maracanã. Foi dele o passe para o primeiro gol do Glorioso, marcado por Gegê. Depois da partida, o atleta disse que a situação vivida por Oswaldo de Oliveira, que teve arritmia cardíaca contra o Grêmio, motivou o elenco.


- A gente mostrou a união desse grupo, lutando um pelo outro. Foi um jogo bem jogado por parte do Botafogo, com muita inteligência. A gente sempre acreditou que ia voltar a ganhar. A situação do Oswaldo causou uma motivação a mais, então estou feliz por essa vitória, mas vamos trabalhar com muita tranquilidade e humildade jogo a jogo - disse o camisa 10.

Seedorf tem boa atuação e dá assistência para gol de Gegê no clássico (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Seedorf analisou o desempenho do Botafogo na partida. Ele se mostrou convicto de que o Alvinegro ganharia e achou compreensível a pressão do Flamengo no final.

- A gente começou um pouco lento no jogo, mas sabia que nos 90 minutos iria sair com a vitória por causa do nosso jogo. Claro que no final a equipe deles vai no desespero, todos para frente, mas foi merecido. (...) Todo time defendeu e atacou. Sempre destaco o fato de esse grupo se ajudar dentro de campo. Conseguimos fazer dois gols na virada, contra um time que está crescendo e estava com muita motivação e otimismo.

São dez pontos de distância para o Cruzeiro, líder do campeonato. Questionado se é possível sonhar com o título, Seedorf desconversou.

- Temos que somar o máximo de pontos possível. Já falei semanas atrás que é inútil olhar para os outros. Temos que olhar para o nosso jogo e no final do ano ver se conseguimos os objetivos.

O Botafogo, com 49 pontos, é o vice-líder do Brasileirão, à frente do Grêmio no número de gols marcados. O próximo jogo é quinta-feira, contra o Vitória, no Barradão.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Botafogo vira para cima do Flamengo e encerra jejum de 13 anos no Brasileirão

Com gols de Gegê e Rafael Marques, alvinegro vence no Maracanã e assume a vice-liderança





Botafogo x Flamengo (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Gegê comemora o seu gol com
 o banco do Botafogo
(Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
O Botafogo derrotou o Flamengo por 2 a 1, de virada, no Maracanã, e encerrou um jejum de 13 anos sem vencer o rubro-negro em Campeonatos Brasileiros. Hernane abriu o placar para o Fla, Gegê e Rafael Marques marcaram para o alvinegro. Agora, o Bota é o vice-líder do Brasileirão, com dez pontos a menos que o Cruzeiro. Já o rubro-negro é o 10º colocado, com 37 pontos.

TUDO IGUAL NO PRIMEIRO TEMPO

A partida começou em ritmo acelerado. Com dois minutos, o Botafogo já tinha levado perigo ao gol rubro-negro, mas também sofreu com uma boa chegada do Flamengo. Melhor no início do jogo, o Fla não demorou para abrir o placar, em boa troca de passes do ataque, Hernane - o artilheiro do novo Maraca - marcou. Como era de se esperar, o ritmo caiu com o decorrer do tempo e poucas chances de gol foram criadas. O Flamengo apostou nos contra-ataques e levou mais perigo.

O Botafogo apostava em Seedorf e forçava o jogo no holandês, que jogava aberto pela esquerda e foi por ali que o time chegou ao empate. Dessa vez foi a vez do ataque alvinegro realizar boa trama. Seedorf tabelou com Alex e achou Gegê na área, o menino girou e bateu no canto de Felipe. Empolgado com o gol, o Bota até pressionou o rubro-negro nos minutos finais da primeira etapa, mas não conseguiu a virada.

RAFAEL MARQUES VIRA E FOGÃO QUEBRA JEJUM

O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro. Muita correria e oportunidades criadas para os dois lados. O Flamengo buscava esfriar o jogo, mas o Botafogo tentava o segundo gol na base do abafa. Assim como na primeira etapa, o rubro-negro conseguia assustar nos contra-ataques. Seedorf era o melhor em campo e fez primoroso lançamento para Rafael Marques, que pegou de primeira e acabou acertando a trave. Pouco depois, em mais uma jogada pela esquerda, Gegê lançou na área e o camisa 20 se antecipou a zaga para virar o jogo.

 A virada não abateu o Flamengo, que foi para o ataque e pressionou o alvinegro. A equipe tentava pelo alto, pelos lados, pelo meio e nada acontecia. Conseguiu uma bola na trave, viu Renan fazer uma defesa milagrosa, atacante tirando bola em cima da linha. O tempo foi passando e o Flamengo seguia no tudo ou nada. Nos minutos finais, o Botafogo tentava valorizar a posse de bola, mas o Fla chegava na base da entrega. Depois de 13 anos, o Botafogo enfim derrotou o rival.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2  X 1  FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 13/10/2013 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Auxiliares: Wagner Almeirda dos Santos (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ)
Renda e público: R$1.346.700,00 / 23.718 pagantes / 31.720 presentes
Cartões amarelos: Edilson (BOT); Amaral (FLA)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Hernane 12"/1ºT (0-1); Gegê 41"/1ºT (1-1); Rafael Marques 17"/2º (2-1)

BOTAFOGO: Renan; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Renato; Gegê (Dedé 32'/2ºT), Seedorf e Rafael Marques; Alex (Henrique 10'/2ºT, depois Hyuri 43'/2ºT) - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos (Luiz Antônio 18'/2ºT) e Carlos Eduardo (Bruninho 20'/2ºT); Paulinho e Hernane - Técnico: Jayme de Almeida


Matheus Babo - LANCENET! 

PRÉ-JOGO: Bota x Fla: com times em alto astral, clássico tem quinto ato em 2013


Rivais se enfrentam no Maracanã, às 18h30m (de Brasília) deste domingo, depois de vencerem no meio da semana pelo Brasileiro




Um clássico, normalmente, não precisa de combustível para criar um clima de rivalidade. Mas a disputa intensa pode ganhar contornos ainda maiores dependendo da temporada. Em 2013, por exemplo, Botafogo e Flamengo vão fazer seis jogos. O quinto da lista será neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times são adversários também nas quartas de final da Copa do Brasil, que terá o jogo de volta no dia 23 - na ida, 1 a 1. Até o momento, há equilíbrio: cada time venceu uma vez, e houve dois empates.

A vitória sobre o Náutico mudou o clima em General Severiano. Antes em queda livre, o Botafogo conseguiu recuperar a confiança, principalmente depois dos tropeços de Grêmio e Cruzeiro, derrotados em casa por Criciúma e São Paulo, respectivamente. Com o fim da rodada, subiu para a terceira colocação, com 46 pontos, e viu o ambiente melhorar com a boa atuação de Seedorf, que quebrou um jejum de 13 jogos sem fazer gols. A recuperação de Oswaldo, que teve uma arritmia cardíaca e ficou fora do jogo com o Náutico, também serviu de motivação para o grupo.
saiba mais
A tabela do Campeonato Brasileiro
Confira detalhes da venda de ingressos

Do outro lado, a torcida do Flamengo fala e canta pelo sonho de ir à Libertadores. Timidamente, os jogadores abordam o assunto G-4, mas Jayme de Almeida prefere cautela para não deixar que o grupo seja contaminado por uma empolgação exagerada. A vitória sobre o Inter, por 2 a 1, significou um salto de cinco posições na tabela. E mais: o time tem a quarta melhor campanha do returno e o melhor desempenho das últimas cinco rodadas.

O PremiereFC 1 transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.




Botafogo: a volta de Oswaldo de Oliveira ao banco de reservas coincidiu com problemas na preparação para o jogo, como o veto do atacante Elias, que sentiu um problema na coxa esquerda e foi substituído no primeiro tempo do jogo contra o Náutico. O time deve entrar em campo com Renan, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Octávio, Seedorf e Rafael Marques; Henrique.

Flamengo: Jayme de Almeida terá o retorno de Wallace. Desta forma, Frauches, que foi bem contra o Inter, volta a ser opção. No meio-campo, Carlos Eduardo, que passou mal antes do jogo contra o Colorado, pode voltar. Luiz Antonio, que o substituiu, ficaria no banco. Nas demais posições, sem problemas. A provável escalação: Felipe, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduardo e André Santos. Paulinho e Hernane.



Botafogo: Lucas já treina com bola, mas ainda se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo. Cidinho passou pelo mesmo procedimento no joelho direito. Gabriel está com uma lesão na coxa direita, e Elias teve detectada uma lesão na coxa esquerda. Jefferson e Lodeiro estão a serviço das seleções brasileira e uruguaia, respectivamente.

Flamengo: o zagueiro Samir e o volante Diego Silva estão machucados. O chileno González, o paraguaio Cáceres e o boliviano Marcelo Moreno defendem suas respectivas seleções.



Botafogo: Dória, Elias, Gilberto, Henrique, Lucas, Marcelo Mattos, Rafael Marques, Renan e Seedorf.

Flamengo: André Santos, Carlos Eduardo, Chicão, Hernane, João Paulo e Léo Moura.



Grazianni Maciel Rocha (RJ) apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ). O árbitro trabalhou em duas partidas neste Brasileiro, inclusive Vasco x Flamengo, pela sétima rodada. Grazianni Maciel aplicou 4,5 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 34 faltas por jogo e não assinalou pênalti. O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho. São 34,9 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.



Botafogo: é o time que mais errou passes no Campeonato Brasileiro: 973, no total; 36 de média por jogo. Seedorf é quem mais erra (129, ao lado do cruzeirense Egídio), porém, é um dos cinco líderes em número de passes para gols: sete. Outra estatística que chama a atenção é quanto ao poder ofensivo. Até o início desta rodada, o time alvinegro já finalizou 393 vezes, atrás apenas do Cruzeiro (414), e tem o quarto melhor ataque da competição, com 40 gols, superado somente por Cruzeiro (48), Atlético-PR (45) e Portuguesa (40).

Flamengo: O time não perde para o rival em jogos do Brasileirão desde 2000. São 21 jogos, com oito vitórias do Flamengo e 13 empates. Aliás, os seis últimos confrontos pela competição terminaram empatados. No atual campeonato, o Fla é o segundo time que menos cometeu faltas (408), somente uma a mais que o Internacional. Destaques individuais, Hernane já tem 11 gols (quinto na artilharia), e Elias, 58 roubadas de bola (quarto na lista dos que mais desarmam).




No dia 19 de abril de 1981, o Botafogo bateu o Flamengo por 3 a 1 no Maracanã de virada. Zico abriu o placar para o Rubro-Negro, mas Mendonça foi o destaque da partida ao marcar dois gols. Jerson fez o outro tento alvinegro. A partida foi válida pelas quartas de final do Brasileirão daquele ano, e o Glorioso, que jogava pelo empate, avançou à próxima fase. Após a partida, o técnico Paulinho de Almeida acendeu velas no vestiário. Veja a ficha do jogo no Futpédia.



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro