Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Botafogo lança “Duelo do Passinho”


por Walace Borges


Fala rapaziada alvinegra,

O Botafogo lançou nesta segunda-feira o duelo do passinho alvinegro! Sim, o clube está promovendo um concurso interno para descobrir quem é o melhor dançarino de General Severiano. O concurso vai da categoria mirim até ao profissional!

O “passinho” é um estilo de dança que ficou famoso no Rio de Janeiro nos bailes funks. Assim, não vale ser habilidoso apenas dentro de campo, mas também na pista de dança.

Junto com o concurso, o Glorioso apresentou o primeiro vídeo do duelo, referente á categoria mirim. Veja abaixo:

 


Nas próximas semanas o clube apresentará novos vídeos e a expectativa é grande. Será que Seedorf e companhia também protagonizarão o passinho alvinegro?

Bota sua no treino, mas com sorriso no rosto após quatro dias de folga


Jogadores iniciam preparação para o jogo de volta contra o CRB, dia 22. Fellype Gabriel e Julio Cesar, machucados, não treinaram



O Botafogo vai enfrentar o CRB em
Volta Redonda
(Foto: Satiro Sodré / Agif)
Depois de quatro dias de folga, o elenco campeão carioca de 2013 se reapresentou na tarde desta segunda-feira, no campo anexo do Engenhão. E os jogadores não tiveram moleza. Foram para o campo, fizeram um forte trabalho físico e não esconderam o cansaço por causa do esforço. O meia Seedorf, depois um trabalho na sala de musculação, correu sozinho na pista de atletismo em torno do gramado.

Fellype Gabriel e Julio Cesar foram os únicos titulares que não foram para o campo, já que estão no departamento médico. O lateral-direito Edilson foi a ausência. Ele perdeu o voo e não conseguiu chegar em tempo ao treinamento.

O técnico Oswaldo de Oliveira acredita que o tempo de descanso foi benéfico para os atletas, que voltaram com sorriso no rosto para o trabalho.

- Foi ótimo, estão todos felizes. Não poderia ser de outra forma. A folga foi em uma hora bem vinda, eles aproveitaram bastante. Chegaram sorridentes e dispostos. Eles mostram profissionalismo no dia a dia. Já tivemos o reinício e vamos fazer bem a preparação para o próximo jogo - disse o comandante.

O Botafogo se prepara para o jogo de volta da Copa do Brasil contra o CRB, dia 22, em Volta Redonda. Na partida de ida, em Maceió, o placar foi 0 a 0.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Alexandre Gallo libera Gabriel e Vitinho, mas mantém Dória na sub-20


Para o lugar da dupla do Botafogo, técnico chamou Yuri Mamute, do Grêmio, e Filipe Augusto, do Rio Ave (POR)



Gabriel e Vitinho - Botafogo (Fotos: Ruano Carneiro/LancePress!)
Dupla não irá mais defender a
Seleção Brasileira sub-20
(Fotos: Ruano Carneiro/LancePress!)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em seu site oficial, na tarde desta segunda-feira, a desconvocação do volante Gabriel e do meia-atacante Vitinho da Seleção Brasileira sub-20, após um pedido de liberação do Botafogo, clube de ambos. Entretanto, o zagueiro Dória foi mantido na equipe que vestirá a Amarelinha por um mês.

Para o lugar da dupla, ele chamou o atacante Yuri Mamute, do Grêmio, e o meio-campista Filipe Augusto, do Rio Ave (POR).

Os garotos, comandados pelo técnico Alexandre Gallo, ficarão a serviço da Seleção entre os dias 16 de maio e 16 de junho. Dória irá perder as cinco primeiras rodadas do Brasileiro (contra Corinthians, Santos, Cruzeiro, Bahia e Ponte Preta) e a partida de volta pela segunda fase da Copa do Brasil, contra o CRB (AL).

No início da "turnê", a seleção disputará três amistosos no Espírito Santo: Aracruz (dia 17), Rio Branco (dia 21) e Desportivo Ferroviária (dia 24). No dia 25, a delegação irá para Toulon, na França, onde disputará o tradicional Torneio de Toulon, com seleções de base. A competição acaba em 8 de junho. Dois dias depois, a Seleção vai até a Suíça, para dois amistosos.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo se mostra tranquilo com assédio a seus jogadores



O Botafogo sobrou no Campeonato Carioca, ganhando os dois turnos e se sagrando campeão estadual sem ter sequer a necessidade de disputar uma final. O Glorioso colheu os louros por montar um elenco de qualidade, com peças de reposição. O lado ruim disso é que agora, com a abertura da janela de transferências internacionais, General Severiano pode se tornar a casa de empresários dispostos a levar alguns atletas botafoguenses para fora do país. O assédio, inclusive, já começou.

O volante Jadson, revelado nas categorias de base do clube, é o primeiro a sair. Ele foi negociado no mês passado com a Udinese, da Itália. Outras duas crias da base estão nos planos de clubes europeus: o zagueiro Dória e o volante Gabriel.

Os dois jogadores têm sondagens de grandes clubes do Velho Continente. Em janeiro, Dória quase foi negociado com a Juventus, que desistiu do negócio ao ver o jogador fazer parte da eliminação na primeira fase da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-americano Sub-20.

O meia Fellype Gabriel é outro que desperta o interesse de equipes do exterior. O jogador tem propostas de dois clubes do Catar e de um do Japão, mas, neste caso, pode pesar o fato de o apoiador ser uma espécie de homem de confiança do técnico Oswaldo de Oliveira.

Além disso, jogadores de qualidade e que hoje são considerados reservas no Botafogo começam a ser vistos como opções para resolver carências de outros clubes, até mesmo do Brasil. São os casos do zagueiro Antônio Carlos, do volante Renato, que teve seu nome falado no Palmeiras e no São Paulo, e do meia Andrezinho, que segue nos planos do Grêmio.
Satiro Sodré/Divulgação



O zagueiro Dória, que já esteve próximo da Juventus, ainda atrai interesse europeuOs três são considerados importantes no Botafogo, pois o clube deseja lutar pelo título da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro e sabe que vai precisar de boas peças de reposição. Porém, também podem ser encarados como moeda de troca.

Com tantos jogadores assediados, os torcedores começam a ficar preocupados com a qualidade do elenco para o restante da temporada. Os dirigentes, porém, se mostram tranquilos quanto ao tema.

“Posso garantir que até o momento não chegou ao Botafogo nenhuma proposta concreta sobre nenhum jogador do elenco. Claro que sabemos que essas propostas costumam surgir de um dia para o outro e que muitas vezes elas aparecem com a vontade do próprio jogador de sair. Em outros casos os valores são tão altos que o próprio Botafogo pode não ter como segurar. Mas posso garantir aos torcedores que se algum jogador sair faremos a reposição no mesmo nível”, declarou Sidnei Loureiro, gerente técnico do departamento de futebol.

Dentro de campo o elenco voltou aos treinos nesta segunda-feira, depois de quase uma semana de folga. O próximo compromisso será no dia 22 de maio, quando enfrenta o CRB-AL no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), pelo confronto de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Na ida os dois times empataram sem gols.

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Feliz pelas primeiras oportunidades no time, Gegê se inspira na força de Lodeiro


Apoiador do Botafogo, revelado nas divisões de base do clube, destaca sonho realizado por ter jogado no time profissional e destaca sua admiração pelo companheiro uruguaio



Gegê - Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Gegê jogou duas partidas como titular
 do Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Quando foi promovido ao elenco profissional do Botafogo em janeiro, Gegê foi modesto, afirmando que sonhava com sua primeira partida no time de cima, porém, disse também que se a oportunidade não acontecesse em 2013, ele se daria por satisfeito com a experiência que iria adquirir com os novos companheiros.

Em poucos meses, o sonho do cearense de 20 anos, nascido em Mombaça, se tornou realidade e ele foi escalado em duas partidas como titular: contra o Volta Redonda, no Campeonato Carioca e diante do CRB (AL), pela Copa do Brasil.
Realizado, mas buscando uma afirmação ainda melhor, assim como em sua primeira entrevista coletiva, ele destaca o companheiro que mais o inspira na busca por mais espaço na equipe:

- Gosto muito de trabalhar com o Lodeiro. Joga muito. Ele me ensina, assim como outros companheiros. Estou sempre perto dele para conversar, aprender. Ele dá conselhos, orienta. Dá força para seguir em frente - contou Gegê, comentando sobre as duas primeiras partidas como profissional:

- Na primeira, contra o Volta Redonda, o Oswaldo deu o treino na sexta-feira e disse quem iria jogar. Ele me pediu para fazer as coisas como sei, com calma. Foi um felicidade imensa. Na segunda, contra o CRB, foi um jogo mais difícil, fora de casa pela Copa do Brasil. A torcida deles "joga junto" o tempo todo e empurra o time. Foi uma grande experiência.

A adaptação ao trabalho com o time profissional não foi muito difícil para Gegê. Na opinião dele, ter Sidnei Loureiro, à frente da gerencia de futebol, os auxiliares Eduardo Húngaro e Jair Ventura, além de vários jogadores, todos companheiros de juniores, ajudaram muito o seu ofício.

- Foi muito importante encontrá-los nos profissionais. Nos conhecemos bem. Sei como todos eles trabalham e por outro lado, eles também conhecem minhas características dentro e fora de campo. Isso facilitou para mim  - disse Gegê, destacando a grande amizade que tem com os jogadores vindos da base.

Nascido no Ceará, Gegê veio para o Rio de Janeiro com menos de dois anos de idade. Morador de São João João de Meriti, na Baixada Fluminense, o apoiador iniciou a carreira no mirim do Madureira incentivado pela família. De lá, em 2008, foi para o Botafogo. Para ir aos treinos, ora vai de ônibus, ora é levado pelo pai, João ou pelo irmão, Leirton.

Nesta segunda-feira, Gegê, juntamete com o restante do elenco do Botafogo se reapresenta ao técnico Oswaldo de Oliveira, às 15h, no Engenhão. Para o futuro na temporada, o apoiador espera novas oportunidades de mostrar o potencial.

- Vou continuar trabalhando forte para quando o Oswaldo precisar de mim. Preciso estar preparado para corresponder e mostrar o meu futebol.


Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 

Bota espera decisão da Ferj ainda esta semana sobre jogar fora do Rio


Sem previsão sobre o Engenhão, clube tem propostas para atuar fora do estado no Brasileiro, mas entidade ainda não se manifestou sobre o caso



Engenhão ainda não tem previsão de
reabertura 
(Foto: Fred Huber)
O Botafogo ainda aguarda uma posição oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) sobre a possibilidade de atuar fora do estado na disputa do Campeonato Brasileiro. Sem previsão para contar com o Engenhão, interditado por causa de um problema na cobertura, e com a incerteza sobre a utilização do Maracanã, o clube estuda propostas dos quatro cantos do país.

Na sexta-feira, durante uma reunião realizada em General Severiano, houve uma tentativa de contato com a Ferj, sem sucesso, para saber se já havia uma posição oficial. A expectativa é de que nesta semana o assunto se resolva, e o clube receba a permissão da entidade.

- Não posso fazer nada sem ter essa autorização - afirmou o diretor executivo do Botafogo, Sergio Landau. - Depois, a Federação ainda precisa vistoriar o local apontado e aprovar.

Por enquanto, o clube segue sem maiores informações sobre a situação do Engenhão, e Volta Redonda permanece como o estádio a ser utilizado no Brasileiro. No entanto, a viagem de quase duas horas para o local, de ônibus, não é bem vista em uma competição longa como o Campeonato Brasileiro.

Com relação ao Engenhão, assustou os dirigentes uma informação de que o laudo com a solução e prazo para a reabertura ainda demoraria 30 dias para ser divulgado, mas nada oficial chegou ao clube. A prefeitura ainda mantém o silêncio sobre a questão.

O Engenhão está fechado desde o dia 26 de março. O próximo jogo do Botafogo é no dia 22, contra o CRB-AL, pela Copa do Brasil, e está marcado para Volta Redonda. No Brasileiro, o primeiro em casa será no dia 29, contra o Santos, ainda com local a definir na tabela da CBF.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Começo animador: Sidnei Loureiro enaltece início de trabalho no Botafogo


Com o título de campeão carioca, gerente técnico do Botafogo faz análise positiva dos primeiros meses trabalhando com o elenco profissional



Sidnei Loureiro (Foto: Satiro Sodre/AGIF)
Sidnei Loureiro comemora conquista com
time profissional (Foto: Satiro Sodre/AGIF)
Sob um olhar de desconfiança da imprensa, torcida e até de alguns jogadores, Sidnei Loureiro foi apresentado ao lado de outros dirigentes pela diretoria, que anunciava uma nova estrutura no departamento de futebol. Tinha a incumbência de comandar o carro-chefe do clube, além de apresentar resultados superiores à administração de Anderson Barros, que exercia a função desde janeiro de 2009.

Outras mudanças significativas na comissão técnica foram realizadas, como a troca do departamento médico e psicólogos. O objetivo era claro. Aumentar a cobrança e a competitividade para buscar títulos importantes. Menos de seis meses depois, o primeiro resultado apareceu, com a conquista estadual de 2013. Sidnei, apesar dos percalços - como a rotina no atraso de salários -, comemorou o início do trabalho.

- Os resultados estão aparecendo. Estamos no caminho certo. Não só pelo título, mas pela forma como ganhamos - disse o dirigente.

Segundo Sidnei Loureiro, uma das preocupações do profissional no início do trabalho era a formação de um elenco sólido, que mesclasse jogadores experientes com os jovens oriundos das divisões de base do Glorioso.

- Só crescemos durante o Estadual. Isso mostra a qualidade do elenco que foi montado. O que planejamos no início deu certo. Claro, existem ajustes a serem feitos, mas acertamos mais do que erramos.

Além deste primeiro título no futebol profissional, o gerente técnico já tem outra conquista importante pelo Botafogo: o de campeão carioca de juniores em 2011. Quando a maioria dos jovens que hoje figuram no profissional levaram o clube à conquista após 11 anos. Sidnei destacou a importância de estar trabalhando ao lado de jogadores que ele contribuiu na formação pessoal e profissional.

- Me senti duplamente feliz com esse novo título. Foi uma emoção imensa após a vitória sobre o Fluminense poder abraçar o Oswaldo de Oliveira e os nossos jogadores de carreira consolidada. Mas também pude estar ali com o Gabriel, o Matheus, o Cidinho, Vitinho e todos os outros das divisões de base que estão conosco há tanto tempo - comemorou Sidnei.

ELOGIOS PARA OSWALDO

Um dos principais problemas que Sidnei Loureiro teve de enfrentar neste início de trabalho foram as pressões sobre o técnico Oswaldo de Oliveira. Com o título estadual garantido, o dirigente destaca a importância de ter dado continuidade ao trabalho iniciado pelo treinador na
temporada passada.

- O Oswaldo é um vencedor, foi campeão por onde passou. Conhece tudo de futebol, tem os requisitos para executar o trabalho. É um grande líder, que consegue conduzir bem o trabalho em grupo. Era unanimidade de que tínhamos que seguir com o trabalho, independentemente dos protestos da torcida. Está provado que estávamos certos - afirmou Sidnei Loureiro.

SUPORTE PARA PROBLEMAS INTERNOS

Uma das funções de Sidnei Loureiro também é mediar os problemas internos do elenco, como algumas discussões mais ásperas, sempre ao lado do técnico Oswaldo de Oliveira.

- Sempre mostramos e ponderamos que nem sempre todos estão certos ou errados. Podemos divergir, mas tudo tem de ser para o bem do clube. A prova é que após os problemas, todos se cobram com respeito. Essa foi uma grande mudança em todos os setores do clube - disse Sidnei.

E um exemplo disso foi a maneira como a questão do atraso de salários e o pedido de fim da concentração foram contornados.

- O grupo foi muito honesto com isso. Quando você é digno, todo mundo entende que é para o bem. O título comprova isso. O grupo estava unido e focado.

- BATE-BOLA

Sidnei Loureiro
Gerente técnico do Botafogo

Qual a grande diferença que você enfrentou no trabalho com o grupo profissional?

A principal diferença é o relacionamento com a imprensa. Nos juniores quase não existia. No time de cima a cobrança, as críticas e também os elogios também são bem maiores. No dia a dia com os jogadores o trabalho é praticamente o mesmo com muito respeito e responsabilidade.

As duas operações que o Marcelo Mattos realizou ano passado, perdendo o Brasileirão, pesou na demissão do departamento médico em dezembro?

Foi por questão de filosofia. Não teve relação uma coisa com outra. Foi pra trabalhar com quem realmente confio.

Vocês têm um elenco muito experiente. Como é a relação com estes líderes do elenco?

É uma relação de muito respeito. Conversamos não apenas com estes jogadores, mas também com todos do grupo. Estamos sempre em busca do melhor para todos.

O que mudou mudou com a nova gerência de futebol em relação a administração do Anderson Barros (antigo gerente de futebol do Botafogo que deixou o cargo em dezembro?

As pessoas erram e acertam. O Anderson fez muitas coisas boas e tomou muitas decisões acertadas para o futebol do Botafogo. Estas coisas foram mantidas. Outras não tão positivas, estamos melhorando, fazendo diferente. Quando o Anderson chegou ao Botafogo, ele encontrou apenas quatro jogadores com contrato. Lembramos e sabemos o quanto ele foi importante. 


Leia mais no LANCENET!

Diretoria e comissão técnica do Botafogo se reúnem para discutir futuro


Empréstimo de jovens pouco aproveitados no primeiro semestre será um dos temas abordados nas reuniões da semana; reforços também estarão em pauta




Oswaldo - Treino do Botafogo (Foto: Ruano Carneiro/LANCE!Press)
Oswaldo de Oliveira e a diretoria do
 Botafogo projetam o restante da temporada
(Foto: Ruano Carneiro/LANCE!Press)
Depois de conquistar o título do Campeonato Carioca com sobras, chegou a hora de o Botafogo pensar em voos mais altos na temporada. Durante a semana, a cúpula do futebol alvinegro se reunirá com a comissão técnica para planejar o segundo semestre do clube, com foco no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Estarão em pauta assuntos diversos, como reforços, especialmente a contratação do centroavante Roque Santa Cruz, atualmente no Málaga (ESP). A negociação segue em compasso de espera, enquanto o Glorioso e os agentes do paraguaio não chegam a um acordo. Além disso, Santa Cruz deu uma entrevista na última semana dizendo que está pensando somente na reta final do Espanhol.

Mas o clube não pensa apenas em contratar. As propostas e sondagens recebidas por alguns jogadores do elenco como Dória, Fellype Gabriel e Lodeiro serão discutidas. Sabe-se apenas que jogadores só serão negociados caso surjam propostas irrecusáveis e haja um substituto à altura.

Outro assunto a ser abordado na reunião será a possibilidade de o clube emprestar garotos para que ganhem experiência, assim como foi feito com o atacante Alex. O goleiro Milton Raphael, o zagueiro Matheus, o volante Fabiano e o meia Jeferson podem ser alguns dos nomes escolhidos.

Apesar da chance de saída dos garotos, comissão técnica e diretoria confiam no potencial das crias da base. Há o consenso no clube de que eles foram bem quando solicitados.

Certo é que novidades virão por aí. E que a esperança é de que a boa fase perdure até o fim do ano.

ALEX EM ALTA NO CLUBE

Se não conseguir avançar nas conversas por Roque Santa Cruz, o Botafogo já tem um plano B, velho conhecido da torcida. Trata-se do atacante Alex, criado nas divisões de base do clube e que retorna de empréstimo ao Dibba Al Fujairah (EAU), no fim de maio.

O jogador, de 22 anos, já externou a vontade dele de voltar ao Brasil, mesmo estando em alta no atual clube. Na semana passada ele fez o gol que evitou o rebaixamento antecipado do Dibba. Alex já marcou sete vezes na competição.

O Glorioso chegou a pedir o retorno dele antes do fim do empréstimo, mas os árabes recusaram. Ele atuou pelo Alvinegro entre abril de 2010 e fevereiro de 2012, quando foi emprestado ao Joinville. Alex tem contrato até 2014 com o Botafogo.

MEDALHÕES TAMBÉM EM PAUTA 

As situações de medalhões que estão atualmente no banco de reservas como Antônio Carlos, Renato e Andrezinho também serão analisadas nas reuniões. A tendência é a de que eles permaneçam no elenco para a disputa do Brasileiro mas, caso surjam propostas interessantes para ambas as partes, a saída deles não está descartada, principalmente pelos altos salários que recebem.

O pedido de liberação de Dória, Gabriel e Vitinho, convocados para a Seleção Brasileira sub-20, é um dos indícios de que possa haver algum tipo de movimentação.

Caso os garotos fiquem um mês com a Amarelinha, Antônio Carlos e Renato seriam beneficiados com a vaga no time e Andrezinho se tornaria a principal opção no banco de reservas para o setor de armação.

Somados, eles recebem cerca de R$ 700 mil por mês, valor considerado alto, principalmente em um período de vacas magras.


Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!