Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2021

Jonathan, Douglas Borges e Kayque aparecem no BID e já podem estrear pelo Botafogo na temporada


Jonathan e Douglas Borges firmaram um contrato definitivo até o fim da temporada, e Kayque acertou a prorrogação de empréstimo

 

Kayque se destacou na reta final do Brasileirão quando recebeu oportunidades entre os profissionais (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


Nesta quinta-feira, os nomes de Kayque, Jonathan e Douglas Borges apareceram no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) e também no BIRA, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Assim, os três já estão regularizados para estrear com a camisa do Botafogo. O primeiro teve o contrato de empréstimo estendido por mais uma temporada, enquanto os dois últimos assinaram um contrato definitivo.

+ 'Pedro Castro estará disponível para o próximo jogo', diz Marcelo Chamusca



O volante Kayque chegou ao Botafogo do Nova Iguaçu, em setembro, para a disputa do Brasileirão sub-20, mas, ao fim da temporada, ganhou oportunidades no time profissional. O Glorioso ficou interessado em contar com o jogador para a disputa do Estadual e prorrogou o empréstimo até o dia 31 de maio.

Mais cedo, o Botafogo anunciou a chegada do lateral-direito Jonathan, que jogou a última temporada pelo Coritiba. O jogador de 28 anos assinou com o Glorioso até o fim de 2021.

Logo após o anuncio de Jonathan, o Botafogo oficializou a chegada do goleiro Douglas Borges, que tinha fechado vínculo com o Novorizontino para disputa do Campeonato Paulista. Contudo, ao saber do interesse do Glorioso, assinou a rescisão com o clube de São Paulo para acertar com o Alvinegro Carioca. Ele firmou contrato até o fim da temporada.


O arqueiro disputou o Campeonato Carioca de 2020 pelo Volta Redonda e foi eleito o melhor goleiro da competição. Permaneceu no Voltaço por boa parte da última temporada temporada, mas foi emprestado ao CRB, de Alagoas, para a reta final da série B.


E MAIS:
Ferj antecipa Botafogo x Resende, pelo Carioca, para o domingo
Globo define data para estreia de Renata Silveira, primeira narradora da emissora
Por curto intervalo para a Copa do Brasil, Botafogo entra em contato com FERJ para adiar jogo do Carioca
Botafogo anuncia contratação do goleiro Douglas Borges
Botafogo anuncia a contratação de Jonathan, lateral-direito ex-Coritiba


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Pedro Castro é apresentado no Botafogo e destaca polivalência: "Sou jogador do meio do campo"


Meia de origem, o jogador de 28 anos atuou como volante nas últimas temporadas pelo Avaí, mas afirma que também pode auxiliar na criação de jogadas se for preciso



Segundo reforço anunciado pelo Botafogo, Pedro Castro não se limita a uma função no meio de campo. Meia de origem quando foi revelado pelo Santos, o jogador chega com a experiência de volante, principalmente nas temporadas anteriores, quando esteve no Avaí. Segundo ele, tem a capacidade para atuar em qualquer uma das funções que Marcelo Chamusca colocar por ali.


- Costumo dizer que sou jogador do meio do campo, independente da função que o professor escolher me colocar na partida. Tanto de primeiro ou segundo volante, ou até mesmo mais avançado, vou dar o meu melhor. Tenho também a característica de ajudar no ataque e fazer aquele área a área. Essas são minhas características. No meu último clube (Avaí) atuei bastante como segundo volante e terceiro homem do meio-campo.



Pedro Castro foi apresentado virtualmente nesta quinta-feira — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- Lá no início da carreira eu era meia, mas de uns anos para cá eu tenho atuado como volante. Tanto de primeiro quanto de segundo volante. Estou aqui para somar e acredito na força do grupo. Se todo mundo ajudar e trabalhar certinho, o Botafogo só tem a ganhar.


Pedro Castro ainda não estreou com a camisa do Bota. Regularizado na última sexta-feira, ele foi citado por Marcelo Chamusca na entrevista coletiva depois do empate com o Boavista na estreia do Carioca. De acordo com o treinador, ele já estará à disposição para a partida contra o Resende, no próximo domingo, às 20h15 (de Brasília), no Nilton Santos.



Confira outras respostas da entrevista coletiva de Pedro Castro

Apresentação


- Gostaria de agradecer a Deus e ao Botafogo pela oportunidade. O Botafogo tem uma história tão bonita no cenário do futebol. Agradecer à diretoria e comissão técnica, que estão confiando no meu trabalho. O resto é dentro de campo e aproveitar as oportunidades que tiver.


Metas e objetivos

- Fico muito feliz com a oportunidade. Os objetivos que coloco na minha vida são os objetivos coletivos porque depois disso os individuais aparecem consequentemente. Estou aqui para ajudar da melhor maneira possível.


Importância de jogadores com experiência na Série B

- Quando apareceu a oportunidade de vir para o Botafogo eu fiquei muito feliz. Claro que a oportunidade de ficar mais próximo da família é importante na adaptação e isso ajuda bastante na vida de um jogador. A Série B é um campeonato bastante difícil, em que tem que ter muita competitividade e brigar bastante. Estou aqui para ajudar. Tive algumas passagens e até com acesso.


Perfil fora de campo

- Já fui um garoto também e tive pessoas mais experientes jogando ao meu lado. Estou aqui para ajudar da melhor maneira possível. Tanto dentro de campo quanto fora. Isso é importante para ajudar o Botafogo.


Como acha que pode ajudar dentro de campo

- Assisti ao jogo, vi que o Botafogo criou bastante, mas não conseguiu fazer o gol. É o início de um trabalho e a gente vai se conhecendo. Eu, que estou chegando agora junto com a comissão, vamos entender a forma de trabalhar. Vamos nos dedicar ao máximo para entender tudo o que o professor pediu. Vamos trabalhar bastante e nos conhecer para estar na melhor forma durante o campeonato.


O que representa jogar no Botafogo

- É uma honra enorme trabalhar no Botafogo. Hoje é o maior desafio na minha carreira. Encaro como um passo de cada vez. Estou muito motivado para poder ajudar da melhor maneira possível.


Tempo no Avaí e futuro no Botafogo

- Queria deixar claro que em momento algum eu disse que não era grato ao Avaí, pelo contrário, fui muito feliz lá. Joguei três anos consecutivos, tive acesso, título e prêmios individuais. Eu chego para ajudar a conseguir o acesso, que é o grande objetivo do Botafogo, subir para a Série A, de onde nunca deveria ter saído.


Preparação para o Estadual

- A gente começa pelo Estadual e acredito que é um passo de cada vez. Nosso objetivo é classificar entre os quatro e, depois, conquistar os objetivos da temporada, passo a passo.


Como acha que pode agregar ao Botafogo


- A gente pensa lá na frente, questão de Série B e acesso, mas tudo se resolve dentro de campo. Não é o campeonato fácil, é bastante difícil. O jogo é muito brigado, mas acredito que chegaremos bem preparados.



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo anuncia contratações do lateral-direito Jonathan e do goleiro Douglas Borges


Lateral estava no Coritiba, enquanto goleiro se destacou pelo Volta Redonda. Com a dupla, clube alvinegro chega a quatro reforços confirmados para a temporada



O Botafogo confirmou nesta quinta-feira o terceiro e o quarto reforços para a temporada de 2021, o lateral-direito Jonathan, que estava no Coritiba, e o goleiro Douglas Borges, ex-Volta Redonda. Os dois passaram nos exames, assinaram contrato e já treinam no Nilton Santos.


+ Contratações para 2021: veja quem chega e que vai embora




Aos 28 anos, Jonathan chega para uma posição que foi carente para o Botafogo na última temporada. Quatro atletas se revezaram e ninguém virou unanimidade no lado direito da defesa. Além disso, têm experiência na Série B. Nos últimos anos, jogou a competição pelo Atlético-GO e pela Ponte Preta. Na temporada passada, jogou 24 rodadas do Brasileirão pelo Coritiba.


Já o goleiro de 30 anos foi bem avaliado após a temporada de 2020 pelo Voltaço. Chega para encorpar as alternativas no setor, que têm Gatito e Diego Cavalieri na dianteira e Diego Loureiro como terceira opção. Recentemente, o clube dispensou Saulo.




Além dos dois, o atacante Ronald e o volante Pedro Castro também foram anunciados. O Bota tem negociações avançadas com outros três atletas: os zagueiros Joel Carli e Gilvan, o volante Matheus Frizzo e atacante Marcinho. E negocia também com Felipe Ferreira, meia da Ferroviária.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Análise: sem tempo para mudanças, Botafogo precisa achar caminho do gol na Copa do Brasil


Time tenta até com quatro atacantes, mas não sai do zero na estreia da temporada. Treinador não pode ser cobrado com menos de uma semana, mas torneio nacional bate à porta



O Botafogo deu o pontapé inicial na temporada de 2021 com praticamente os mesmos jogadores, menos de uma semana depois da última rodada do Brasileirão 2020. Sem tempo para grandes mudanças, o time tentou até com quatro atacantes em campo, mas manteve a dificuldade para marcar gols e vencer partidas que marcou os últimos meses.



Ronald fez a estreia pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Foram 60% de posse de bola e 17 finalizações, mas só quatro na direção da meta de Kléver. O time teve ao menos dois lances claros para abrir o placar, mas não conseguiu. Pelo contrário, passou perto de levar e poderia ter perdido não fosse a defesa heroica de Diego Loureiro, cara a cara, no segundo tempo. Nem mesmo o 4-2-4 lançado na reta final deu jeito.


Foi a estreia do novo técnico, Marcelo Chamusca. Que não pode ser cobrado pelo desempenho atual do time, já que deu o primeiro treino no último sábado, praticamente às vésperas do 0 a 0 com o Boavista. Acontece que faltam poucos dias para o mata-mata da Copa do Brasil, torneio que distribui premiações generosas a cada vitória. Passar pelo Moto Club-MA é importante para o ambiente e para os cofres alvinegros.



Bota terminou o jogo com quatro atacantes, mas não saiu do zero — Foto: Thayuan Leiras



- Queríamos a vitória para começar com o pé direito. Estamos começando um novo ciclo, de reestruturação. Temos grandes objetivos. Fizemos um bom jogo, com organização boa, mas temos que nos organizar mais defensivamente. Vamos melhorar gradativamente para conseguir os objetivos - disse o zagueiro Kanu.



Números do jogo

17 finalizações
4 finalizações certas
60% de posse de bola
441 passes certos
27 faltas sofridas



Caras novas com potencial

Após a partida, Chamusca disse que troca o pneu com o carro andando nesse início de trabalho. E o time, de fato, deu essa impressão. Ao mesmo tempo em que velhos problemas apareceram, sejam coletivos ou individuais, algumas caras novas dão a esperança de que podem render mais do que quem antecedeu na temporada que passou.



Ênio deu trabalho à defesa do Boavista — Foto: Vitor Silva/Botafogo


São os casos de Ênio e Ronald, por exemplo. O primeiro foi titular, aberto na ponta esquerda, e fez boas jogadas. Chegou perto, mas não marcou um gol que poderia ter dado a vitória. Mostrou velocidade e agressividade. Assim como o novo reforço, que entrou na ponta direita no segundo tempo. Mesmo com a falta de ritmo de jogo, mostrou dinâmica.


Correndo por fora, alguns garotos da base também se candidatam a subir de patamar no elenco. Como o lateral-esquerdo Hugo e os atacantes Matheus Nascimento e Rafael Navarro. Além de outras contratações que já chegaram ou estão perto disso.



Velhos conhecidos desapontam


Por outro lado, velhos vícios herdados da última temporada continuam a atormentar. As falhas defensivas apareceram, mas não foram decisivas como em outros jogos. No pelotão de frente, a dificuldade para fazer gols continuam, como mostra os números. O que mantém o rendimento ruim de um time que saiu de 2020 com menos de um gol por jogo de média.


Alguns jogadores voltaram a falhar ou fizeram partida discreta, como Kevin, Luiz Otavio e Matheus Babi. A indefinição desse início de ano contribui, já que não há garantia que muitos desses jogadores continuarão no elenco até o fim do ano. Luiz Otavio, por exemplo, tem contrato por apenas mais alguns meses. Assim como Bruno Nazário. Para outros nomes, o Bota busca interessados para fazer caixa e abrir espaço para nomes novos.


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro