Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2023

Luís Castro assume responsabilidade por má atuação do Botafogo: "Culpado sou eu"



Técnico fala em "mau momento" após classificação dramática contra o Sergipe com gol de Adryelson aos 54 do segundo tempo



O Botafogo se classificou de forma heroica na Copa do Brasil contra o Sergipe ao empatar o jogo aos 54 do segundo tempo, gol de Adryelson, no Batistão em Aracaju, mas Luís Castro não ficou satisfeito com a atuação da equipe e assumiu a responsabilidade.





Sergipe 1 x 1 Botafogo - Melhores momentos - 1ª fase da Copa do Brasil 2023


- O culpado sou eu, não são meus jogadores. Temos tentado colocar a equipe a jogar ao melhor nível e não temos conseguido. Quando não se consegue, só há uma forma, continuar a trabalhar e tentar melhorar a equipe através do treino. Assumo totais responsabilidades pelo time não jogar como eu gostaria que estivesse e como os torcedores queriam - afirmou o técnico.


Perguntado sobre a falta de reforços do Botafogo nesta janela de começo de temporada, o treinador português optou por não entrar no tema e falou em "não usar como refúgio" a falta de contratações para o mau momento da equipe.


- Não falo mais em reforços, já falei o que tinha para falar e não vou me refugiar em falta de reforços para justificar o mau momento que estamos vivendo. Vínhamos bem, há três jogos não estamos bem. Estávamos crescendo antes, mas nos últimos três jogos não estamos num bom momento. Houve um conjunto de incidências contra o Vasco que abaixou o nível da equipe, depois contra o Flamengo baixou mais um pouquinho e hoje tivemos uma atuação muito abaixo - afirmou o treinador.





Luís Castro — Foto: Reprodução



Classificado para a segunda fase, o Botafogo agora enfrenta o Brasiliense no Rio de Janeiro. Antes, a equipe volta a campo pelo Campeonato Carioca, neste domingo, às 16h, contra o Resende, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES). Na quinta colocação, o Glorioso precisa vencer os últimos dois jogos para avançar à segunda fase e torcer contra Volta Redonda, Vasco ou Fluminense. Confira outras respostas de Castro:


Atuação

- Sergipe foi melhor que nós ao longo de todo o jogo, a não ser a parte que realmente sufocamos. Em qualquer escanteio poderíamos ter feito o gol. Sergipe jogou melhor e merecia vencer o jogo. Quando perco, cumprimento todos, porque acho que o futebol é feito das relações que fazemos ao longo do caminho.


- Infelizmente aconteceram coisas lamentáveis, depois junto ao túnel houve a tentativa de agressão, dois dirigentes do Sergipe me insultaram, não entendi, só fiz o meu trabalho, não fui mal educado.


Modelo de jogo

- Sabíamos o que queríamos fazer, não conseguimos, mas sabíamos o que tínhamos que fazer. Tínhamos que ter a bola, levar a bola aos dois corredores, no movimento dos dois corredores ia abrir espaço no corredor central. Só que nós, em função do que foi a pressão do Sergipe, sempre que iniciávamos o jogo por um corredor, e alguns jogadores não conseguiram fazer a circulação rápida, o Sergipe fechou as zonas de pressão onde sempre conquistavam a bola e a partir disso iam rápido para o ataque, com grande desenvolvimento e grande velocidade.


- Nós não conseguimos controlar o Sergipe, que poderia ter arrumado a eliminatória. Não o fez no tempo próprio e permitiu que conseguíssemos correr atrás da eliminatória, empatássemos o jogo no fim. Claramente houve uma falta de adaptação ao que o Sergipe nos fez, foi uma equipe rápida, com muita mobilidade e que não conseguimos controlar.


- Foi um jogo horrível, porque quando conquistávamos bolas, o Sergipe voltava a nos pressionar. Jogo muito difícil, não conseguimos levar a bola pelos dois corredores, nunca conseguimos levar a bola para o corredor central, normalmente chegávamos à baliza por cruzamentos. Em determinado momento lançamos uma linha de três, com Marçal, Cuesta e Adryelson, e projetamos o Victor Sá pela direita, Luis Henrique pela esquerda e colocamos unidades por dentro.


- Foi através dessas muitas unidades das áreas que conseguimos escanteios, e antes disso já poderíamos ter chegado ao empate, mas não conseguimos. Nossa estratégia no fim foi essa, arriscar tudo, felizmente fomos premiados em um jogo que não merecíamos a qualificação.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Sérgio Santana — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Adryelson é herói, mas Rafael e Matheus são piores em atuação lamentável



Zagueiro salva eliminação que seria vexatória com gol no último minuto; dupla vai mal, enquanto Lucas Perri se salva



Lucas Perri [GOL]: a situação só não foi pior pela grande atuação do goleiro. O camisa 1 fez, no mínimo, três defesas em situações de um contra um diante dos atacantes do Sergipe. O goleiro até se aventurou na área e quase marcou um gol. Um dos poucos que se salvou. Nota: 7,5.


Rafael [LAD]: jogo para ser esquecido. Errou praticamente tudo que podia errar. Levou bola nas costas em praticamente todas as jogadas de perigo do Sergipe, não ajudou no ataque e ainda cometeu a falta que gerou o gol adversário. Nota: 2,0.



Adryelson [ZAG]: o herói do Botafogo. Cometeu erros que não são costumeiros durante o jogo, mas apareceu na hora que tinha que aparecer, com um gol de atacante no último minuto da partida. Nota: 7,0.


Victor Cuesta [ZAG]: o que se salvou da linha defensiva. Não sofreu com as bolas nas costas e o Sergipe pouco fez pelo seu setor. Nota: 6,0.


Marçal [LAE]: pilhado, nem sempre foi a melhor opção nos ataques do Botafogo. Errou muitos cruzamentos e foi afobado em muitas jogadas no lado esquerdo. Nota: 3,5.


Tchê Tchê [VOL]: não esteve no mesmo nível dos últimos jogos, mas foi o "menos pior" diante de uma trágica atuação coletiva. Foi o responsável por criar uma das melhores chances do Botafogo no segundo tempo, desperdiçada em uma cabeçada de Matheus Nascimento na pequena área. Nota: 4,5.




Sergipe x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Lucas Fernandes [VOL]: até tentou dar passes, driblar e fazer o meio-campo jogar, mas ficou envolvido na marcação do Sergipe e no entorno ruim por parte do Botafogo. Em geral, uma atuação apagada. Nota: 4,0.


Gabriel Pires [VOL]: pesado em campo, não deu o ritmo que o meio precisava diante da marcação do Sergipe. Demorou para soltar a bola e não foi dinâmico. Nota: 3,0.


Carlos Alberto [ATA]: sumido do jogo, assim como todo o ataque do Botafogo na partida. Teve uma chance clara de marcar ainda no começo, mas desperdiçou com uma finalização fraca. Não aproveitou a chance de titular. Nota: 3,5.


Matheus Nascimento [ATA]: desperdiçou todas as chances promissoras que teve. Perdeu um gol na cara no segundo tempo, finalizando uma cabeçada para fora na pequena área, e prendeu muito a bola diante do jogo físico da defesa do Sergipe. Nota: 2,0.


Victor Sá [ATA]: sumido no primeiro tempo, atuou como lateral-direito na maior parte da etapa final, na tentativa de abafa de Luís Castro. Totalmente sacrificado, fez o que pôde, mas também não se destacou. Nota: 4,0.


Entraram

Lucas Piazon [ATA]: ficou meio "sem função" em campo. Atuou como ponta, volante, meia... No fim, deu um cruzamento preciso no escanteio que gerou o gol de Adryelson. Nota: 7,0.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Marlon Freitas [VOL]: foi mais participativo no meio-campo e tratou a posse com mais carinho, mas faltou caprichar na hora que foi ao ataque. Nota: 4,5.


Gustavo Sauer [ATA]: entrou, mas parece que nem esteve em campo. Praticamente não tocou na bola, não apareceu em nenhuma jogada de perigo e ficou preso na marcação do Sergipe. Nota: 2,0.


Luís Henrique [ATA]: foi o melhor dos que entraram. Driblou, incomodou e gerou espaços pelo lado esquerdo do ataque. Nota: 5,5.


Danilo Barbosa [VOL]: teve a função de evitar contra-ataques por parte do Sergipe diante do abafa final do Botafogo. Não apareceu muito no setor ofensivo. Nota: 4,0.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Sergipe

Sergipe x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Tudo o que você precisa saber sobre a partida da primeira fase da Copa do Brasil 2023



O Sergipe recebe o Botafogo nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena Batistão, em Aracaju. No duelo em partida única válida pela primeira fase da competição nacional, o Botafogo tem a vantagem do empate. Com isso, o Sergipe precisa da vitória para avançar de fase. Clique aqui e acompanhe os principais lances em Tempo Real.







Confira os bastidores da Arena Bastião, palco da partida Sergipe X Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-os-bastidores-da-arena-bastiao-palco-da-partida-sergipe-x-botafogo-11410192.ghtml)


O Sergipe venceu seis das sete partidas que disputou na Arena Batistão neste início de temporada. Além da força em Aracaju, os alvirrubros contam com a solidez defensiva de ter a meta menos vazada do Campeonato Sergipano e da Copa do Nordeste, ao lado de Sport e Fortaleza. Quando o assunto é balançar as redes, a equipe tem média um pouco superior a um gol por partida.


O Botafogo chega pressionado após perder clássicos seguidos para Vasco e Flamengo, respectivamente, no Campeonato Carioca. Mesmo assim, o time comandado por Luís Castro foi recebido na chegada em Aracaju. Para o jogo, o treinador deve ir com força máxima para espantar qualquer "fantasma de crise".


Transmissão: SporTV e Premiere.


Tempo Real: o ge acompanha a partida em Tempo Real (siga clicando aqui).





Sergipe x Botafogo — Foto: ge



Escalações prováveis

Sergipe - Técnico: Rafael Jaques


O treinador não terá nenhum desfalque. Apesar do rodízio contínuo para prevenção de lesões, Jaques deve manter a base da defesa e os jogadores de ataque que mais têm jogado.


O provável time titular tem: Dida, Augusto Potiguar, Pablo, André Penalva e Ian; Diego Aragão, Fabiano e Wescley; Ronan, Afonso e Igor Bahia.




Quem está fora: ninguém.


Botafogo - Técnico: Luís Castro

O provável time titular tem: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Cuesta, Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Gabriel Pires (Marlon Freitas); Carlos Alberto (Gustavo Sauer), Matheus Nascimento, Victor Sá (Luís Henrique).




Quem está fora: Patrick de Paula e Eduardo (lesionados); Tiquinho Soares (suspenso pelo TJD-RJ)


Arbitragem

Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistente 1: Alex dos Santos (CBF/SC)
Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro (CBF/SC)
Quarto árbitro: Jackson Ribeiro de Souza Sobrinho (CBF/SE)


Fonte: Por Redação do ge — Aracaju

Tiquinho suspenso por 30 dias? Veja o que o Botafogo pode fazer para revogar a ação



Camisa 9 sofreu suspensão preventiva do TJD-RJ por expulsão contra o Flamengo, em jogo do Campeonato Carioca



O Botafogo não poderá contar com Tiquinho Soares contra o Sergipe, nesta quinta-feira, na estreia da Copa do Brasil, porque o atacante está suspenso "de última hora". O atacante foi denunciado pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) pela expulsão contra o Flamengo, no último domingo, e pegou uma suspensão preventiva de 30 dias, o que deixando inelegível para o duelo.













Confira os bastidores da Arena Bastião, palco da partida Sergipe X Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-os-bastidores-da-arena-bastiao-palco-da-partida-sergipe-x-botafogo-11410192.ghtml)


+ Diretor da SAF do Botafogo vê na Recuperação Extrajudicial o melhor caminho: "Só benefícios"


A decisão pegou toda a comissão do clube de surpresa. Tiquinho treinou como titular durante a semana e até viajou para Aracaju, palco da partida, com o resto do elenco. A Procuradoria do TJD-RJ entrou com o pedido na quarta-feira e este foi acatado pela advogada Renata Mansur, presidente da entidade.


Tiquinho foi denunciado nos artigos 254-A (praticar jogada violenta), 243-F (ofensa à honra) e recebeu uma liminar mediante o Art.35 pela expulsão contra o Flamengo, no último domingo pelo Carioca, quando deu uma cabeçada no árbitro Tarcizo Caetano Pinheiro, como registrado na súmula pelo próprio. O julgamento estava marcado para a próxima segunda-feira, mas a liminar adiantou a pena de Tiquinho.


Mas por que Tiquinho terá que cumprir a suspensão na Copa do Brasil sendo que a ação foi no Estadual? A punição de Tiquinho foi em dias corridos e, pela lei desportiva, quando isto acontece o jogador precisa cumpri-la de forma imediata, independentemente das competições. Se a punição ocorresse por número de partidas, aí sim o jogador teria que cumprir no torneio em questão que a infração foi cometida.





Tiquinho Soares em Boavista x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O Botafogo pode recorrer, mas não mais no TJD-RJ. O clube precisa procurar instâncias maiores dentro da justiça - ou seja, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que está acima da entidade que denunciou Tiquinho.


O Departamento Jurídico do clube prepara uma ação contra a Procuradoria do STJD para a manhã desta quinta-feira, mas, pelo pouco tempo hábil, não há garantias que saia uma medida preventiva para tirar a suspensão e, desta forma, fazer Tiquinho elegível para a partida contra o Sergipe. De qualquer forma, o Botafogo trabalha para liberar o camisa 9 da punição.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Basicamente, a única forma que o clube possui para conseguir superar a liminar é buscando o STJD com uma medida urgente. Esta saindo ou não, vale ressaltar, o julgamento da próxima segunda-feira segue marcado e, aí sim, as ações Tiquinho serão analisadas para um resultado final. O camisa 9 pode pegar, na teoria, de um a seis jogos de suspensão - excluindo a liminar.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Aracaju