Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Escalação do Botafogo: Chay, Oyama e Daniel Borges devem entrar no time titular contra o Coritiba


Time vai a campo na noite do próximo sábado, às 21h (de Brasília), no Nilton Santos pela segunda rodada da Série B; jogadores entram nos lugares de Marco Antônio, Romildo e Warley



O Botafogo deve ter novidades para a partida contra o Coritiba, neste sábado. A tendência é de que Marcelo Chamusca promova a entrada de três jogadores com relação ao time que empatou em 1 a 1 com o Vila Nova. Daniel Borges, Oyama e Chay devem entrar no lugar de Warley, Romildo e Marco Antônio.


Com isso, a provável escalação do Botafogo é:


Douglas Borges; Daniel Borges, Kanu, Gilvan, Paulo Victor; Oyama, Pedro Castro e Ricardinho; Ronald, Chay e Rafael Navarro.




Luís Oyama deve ser titular no Botafogo neste sábado — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Para o jogo deste sábado, Marcelo Chamusca não poderá contar com cinco jogadores que estão no departamento médico: Diego Cavalieri (lesão no pé direito), Gatito Fernández (edema ósseo no joelho), Jonathan (desconforto muscular), Kayque (lesão na coxa) e Matheus Frizzo (recuperação de gastroenterite). Não há nenhum jogador suspenso ou pendurado.



Se confirmada a escalação, esta será a estreia de Luís Oyama como volante do Botafogo. Além dele, Chay, Barreto, Daniel Borges e Rafael Moura foram contratados após o fim do Campeonato Carioca. Somente o centroavante ainda não foi regularizado. O Botafogo ainda aguarda questões burocráticas para anunciar o atacante Diego Gonçalves.





Série B já começou, mas Botafogo segue reforçando o elenco (https://globoplay.globo.com/v/9574601/)


O próximo jogo do Botafogo será contra o Coritiba na noite do próximo sábado. A partida pela segunda rodada da Série B está marcada às 21h (de Brasília), no Nilton Santos. Com um ponto após o empate em 1 a 1 na estreia com o Vila Nova, o Botafogo ocupa a nona colocação. Já o Coritiba está em terceiro, pois venceu o Avaí por 2 a 0.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Cinco anos após primeira tentativa, Botafogo dá fim a busca por atacante e confia em Rafael Moura


He-Man já foi pauta do Alvinegro em janelas de transferência no passado, mas diretoria confia na experiência e liderança do camisa 9 para liderar equipe na Série B





Rafael Moura treinando no Estádio Nilton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Rafael Moura era um nome que entrava em pauta no Botafogo em praticamente todas as janelas. O He-Man era um nome certo no "bolão dos sondados" pelo clube. De fato, o Alvinegro tem um histórico de tentativas para tentar contar com o atacante. A assinatura, porém, ocorreu apenas em 2021: ele chega com a expectativa de liderar o sistema ofensivo do time na Série B.


+ Liderança, bom na bola aérea e fora do auge físico: como Rafael Moura chega ao Botafogo


Mesmo aos 38 anos, a diretoria confia que ele pode liderar o ataque do Glorioso rumo à elite nacional novamente. Ele chega ao Alvinegro com metas: se bater um número pré-definido de gols, participações diretas em jogadas que terminaram em bolas na rede e aparições em partidas, terá contrato renovado automaticamente para a próxima temporada.

A questão física foi o principal entrave para concluir a negociação. Rafael Moura não está no auge neste sentido, mas vem de uma temporada com 41 partidas e 12 gols marcados pelo Goiás. Neste contexto, o He-Man atuou por 2921 minutos na última temporada, o que resulta em 32 jogos completos - e alguns "quebrados".


E MAIS:
Rafael Moura revela parentesco com Heleno e vibra com o Botafogo
Oyama se impressiona no Nilton Santos e revela papo com Jefferson
Brasil, Argentina, Uruguai... Nilton Santos será palco da Copa América
Barreto confia no acesso: 'O Botafogo tem que subir, é time de Série A'
Compare os times do Botafogo nas estreias no Carioca e do Brasileirão


Em comparação com os atacantes do Botafogo no ano passado, Matheus Babi, que marcou 11 gols, teve 3296 minutos totais na última temporada; Pedro Raul, que balançou as redes em 12 oportunidades, esteve envolvido em 2826 minutos, até menos que Rafael Moura no Goiás.

Tais números, claro, foram levados em consideração e o nome de Rafael Moura foi aprovado. O Botafogo buscava um atacante alto, com porte físico e com características de jogo aéreo para complementar o sistema ofensivo, hoje formado por Rafael Navarro e Matheus Nascimento. A expectativa é que o He-Man também ajude na evolução dos dois garotos.



NÃO É DE HOJE...


A primeira investida do Botafogo por Rafael Moura foi em 2016. O Alvinegro tinha acabado de retornar à Série A e buscava um nome para a posição após a saída de Álvaro Navarro, um dos destaques da equipe na reta final da campanha de 2015.

+ Aluguel, visibilidade e estrutura: os motivos do 'sim' do Botafogo para a Copa América no Nilton Santos

O Glorioso, contudo, perdeu a corrida para o Atlético-MG, que fechou a contratação do He-Man. À época, Rafael Moura estava com 32 anos e estava livre no mercado após deixar o Internacional.

No fim de 2017 - já visando a temporada seguinte -, com a saída de Roger para o Internacional, um dos nomes buscados pela diretoria do Botafogo foi o de... Rafael Moura. O jogador, contudo, não se entendeu nos termos financeiros com a diretoria do Alvinegro e acabou fechando com o América-MG.

O último contato havia sido no decorrer da temporada 2019. Após a saída de Kieza, Rafael Moura foi o "nome da vez" pela terceira vez para a diretoria do Botafogo, mas o He-Man acabou fechando com o Goiás.

Cinco anos e quatro tentativas depois, Rafael Moura assinou com o Botafogo. O jogador foi anunciado e já começou a treinar com o grupo comandado por Marcelo Chamusca. A diretoria tenta regulariza-lo para a disputa da Série B.


Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Com mais opções, Botafogo dá passo atrás e aproveita Matheus Nascimento também na base


Joia de 17 anos está à disposição do time sub-20 para a reta final da Copa do Brasil e fica fora das primeiras rodadas da Série B. Com Navarro e ataque mais recheado, clube prega cautela



Depois de ser obrigado a pular etapas, o Botafogo dá um passo atrás no trabalho de lapidar a grande joia do clube nos últimos anos, Matheus Nascimento. Muito utilizado em jogos do profissional desde o fim da temporada 2020, o jovem terá mais tempo na base para se promover.


O motivo da mudança vem das novas opções que o técnico Marcelo Chamusca ganhou no elenco. Rafael Navarro voltou de lesão, Chay e Rafael Moura chegaram ao elenco e Diego Gonçalves está para ser anunciado. Com o setor de ataque mais encorpado, o clube entende que pode preservar o garoto, que precisa de mais tempo para se desenvolver.





Matheus Nascimento jogou as últimas duas partidas do Botafogo na Copa do Brasil Sub-20 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Isso não quer dizer que o garoto está fora dos profissionais. Ele continua integrado ao elenco no dia a dia de treinos e está à disposição de Chamusca. O time de cima segue como prioridade. Só que o clube, agora, tem opções avaliadas como mais prontas para assumir a responsabilidade na Série B. A avaliação é de que Matheus precisa de tempo de jogo, de preferência longe do peso e dos holofotes da equipe principal.


Já na reta final do último Brasileirão, devido às deficiências do elenco, o Bota teve de recorrer ao jovem, então com 16 anos, para ser titular do time. O atacante fez nove partidas na temporada passada, seis como titular. A situação se manteve no início de 2021, com as saídas de Pedro Raul e Matheus Babi.



Matheus Nascimento marcou o quarto gol na goleada por 4 a 0 em cima do Macaé


Depois que Navarro se machucou, Matheus emplacou sete partidas seguidas. O primeiro gol veio nesse período, contra o Macaé. No total, entrou em campo 12 vezes. A situação mudou a partir das finais da Taça Rio, contra o Vasco, quando o concorrente mais velho voltou de lesão. Desde então, a joia reforçou o time sub-20 na reta final da Copa do Brasil da categoria e já fez um gol. Com um 2 a 0 de vantagem, a equipe está muito perto de avançar à decisão.


Agora, a ideia é que Matheus trabalhe no dia a dia para fazer um processo "normal" de transição. Como acontece com outros atletas até mais velhos, como Ênio, Hugo e Romildo. Antes, o garoto subiu direto do sub-17 para o profissional, avanço que o Botafogo tentará administrar melhor a partir de agora.


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro