Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2019

Botafogo se aproxima de Alex Santana; Troca com Inter envolve Rodrigo Lindoso


Meia disputou o Campeonato Brasileiro pelo Paraná e é esperado no Rio nos próximos dias. Colorado tenta sanar carência e vê o volante como opção para o grupo



GUILHERME ARTIGAS/ESTADÃO CONTEÚDO



Botafogo e Inter negociam uma troca de jogadores. O Alvinegro tem conversas bem encaminhadas com o meia Alex Santana, que pertence ao Colorado e disputou o último Campeonato Brasileiro emprestado ao Paraná. Já o clube gaúcho trata pelo volante Rodrigo Lindoso.


+ Contratações e saídas do Botafogo para 2019
+ Contratações e saídas do Inter para 2019


O próprio Alex Santana havia revelado, em dezembro, a sondagem do Botafogo. Já a informação do avanço da negociação foi divulgada neste domingo pelo jornalista Thiago Franklin. O GloboEsporte.com confirmou a notícia e avançou no caso.


O martelo deve ser batido em breve. Alex, inclusive, é esperado no Rio nos próximos dias. Jogando pelo Paraná, o meia disputou 27 jogos e marcou quatro gols no Brasileirão. Dois deles no próprio Botafogo: tanto em Curitiba, quanto no Nilton Santos (reveja no vídeo abaixo).




Gol do Paraná! Alex Santana recebe na entrada da área, limpa e acerta o ângulo, 18 2º


Já o Inter busca no mercado um jogador de marcação para sanar carência da última temporada. Nesse caso, vê em Lindoso um jogador para virar opção a Edenílson ou Patrick, na segunda linha do meio-campo.


Até agora, o Botafogo anunciou quatro reforços para a temporada 2019 (Gustavo Ferrareis, Diego Cavalieri, Gabriel e Alan Santos), além da renovação do empréstimo de Jean. Já o Internacional anunciou três atacantes - Rafael Sobis, Guilherme Parede e Neilton - além das renovações de Wellington Silva e Rithely.



Rodrigo Lindoso, volante do Botafogo — Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO



Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá, Emanuelle Ribeiro, Fred Gomes e Diego Guichard — Rio de Janeiro

Pré-temporada será um momento de observação e adaptação para o treinador alvinegro, que perdeu peças importantes na janela de fim de ano. Veja como o treinador deve montar o time


O Botafogo iniciará a busca pelo bicampeonato estadual com mudanças importantes em relação ao time que terminou o Campeonato Brasileiro de 2018. Na janela de fim de ano, 14 jogadores deixaram o time e, até o momento, quatro foram anunciados - além da renovação do empréstimo do volante Jean. A diretoria ainda busca alguns reforços, mas, com pouco dinheiro para investir, Zé Ricardo terá que trabalhar com um elenco enxuto e manterá a base da última temporada.


+ VC ESCALA: monte o time do Botafogo para 2019



Zé Ricardo orienta o elenco na pré-temporada: base de 2018 deve ser mantida — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.


A ausência mais sentida será a de Igor Rabello. O zagueiro de 23 anos será substituído por Gabriel, contratado por empréstimo de dois anos em negociação que envolveu a venda de Rabello ao Atlético-MG. A tendência é que o defensor mineiro forme inicialmente dupla com o experiente Joel Carli. Nas laterais, Zé deve optar por Marcinho e Gilson.


Com a confirmação da permanência de Jean até o fim do ano, o meio de campo alvinegro deve ter, além do volante do Corinthians, Rodrigo Lindoso, Leo Valencia e João Paulo - após lesão grave na perna ainda no Estadual de 2018, o meia é uma das esperanças para este ano. Marcos Vinicius e os recém contratados Alan Santos e Gustavo Ferrareis correm por fora.


Na frente, Luiz Fernando e Kieza devem ganhar a preferência do treinador, que também tem Pimpão e Leandro Carvalho, voltando de empréstimo, como alternativa. Se manter o 4-3-3, esquema utilizado no último ano, Zé deverá optar por três jogadores no meio e três mais avançados. Assim, Jean, Lindoso e João Paulo disputam duas vagas.


Um pouco de tranquilidade para ir ao mercado

O elenco alvinegro retomou as atividades na última sexta-feira com uma boa notícia: todos os salários atrasados (inclusive 13º, férias e a imagem de novembro) foram quitados. A movimentação só foi possível devido às vendas de Matheus Fernandes (Palmeiras) e Igor Rabello (Atlético-MG).


Com os salários em dia, a diretoria agora se dedica a buscar contratações pontuais. Atualmente, o meia Vinícius e o lateral-direito Madson são os alvos. Madson viria por empréstimo de um ano junto ao Grêmio. Já Vinícius está livre no mercado após ter contrato com o Bahia encerrado.


Pré-temporada

A pré-temporada do Botafogo começou na última sexta e será realizada no Estádio Nilton Santos. Zé Ricardo terá alguns dias até a estreia no Campeonato Carioca (dia 20, diante da Cabofriense) para preparar o elenco e definir a melhor formação para iniciar a competição.


Além de Gabriel, que deve assumir a titularidade, o treinador pode promover a entrada de outras novas caras no time. As opções são os contratados Diego Cavalieri, Gustavo Ferrareis e Alan Santos; Arnaldo e Leandro Carvalho, jogadores que retornam de empréstimo; e os que subiram da base: Igor Cássio, Helerson, Jonathan, Wenderson e Rickson.


Outra estreia aguardada pela torcida é a de Alessandro: contratado em outubro passado para a disputa do Torneio OPG, o meia não foi inscrito a tempo e tem treinado desde então.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro