Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2024

Efetivar ou não? Os prós e contras de o Botafogo permanecer com Fábio Matias no comando; vote



Interino vai completar um mês no cargo na próxima sexta-feira




A pausa para a Data Fifa é também um período de decisões para o Botafogo, mas fora de campo. A direção do clube usa os dias sem jogos para definir quem será o novo treinador e também o novo diretor de futebol, após a saída de Tiago Nunes e André Mazzuco, respectivamente.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp






ge Botafogo analisa planejamento do clube para diretor e treinador (https://ge.globo.com/video/ge-botafogo-analisa-planejamento-do-clube-para-diretor-e-treinador-12448609.ghtml)


O técnico foi demitido no último dia 22 de fevereiro e o auxiliar técnico Fábio Matias passou a ocupar o lugar de forma interina. A ideia da direção, manifestada inclusive em entrevistas por diferentes dirigentes, é trazer um profissional de fora para comandar a equipe.


Porém, o elenco vem dando respostas dentro de campo desde que o gaúcho assumiu a liderança do vestiário. Com ele na beira do campo, são sete partidas com seis vitórias e um empate, sendo esse último que garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores fora de casa com um jogador a menos.


Em meio ao debate se Matias deve ou não ser efetivado no comando da equipe, o ge reuniu três argumentos pela permanência, e três contra e pede o seu voto sobre o tema. Confira:


Prós

Conhecimento do elenco

Fábio Matias chegou ao clube em janeiro. Por mais que não seja um período tão extenso de trabalho no Glorioso, ele já participou de toda a pré-temporada com o grupo, fez observações e conhece bem os jogadores que tem à disposição.


O profissional que vier de fora, ainda que seja de um time do Brasil, terá que passar por esse processo de conhecer os jogadores em meio a partidas decisivas de Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro nos próximos meses.


Boa fase

Os resultados em campo não deixam questionamento sobre o gaúcho. São seis vitórias e um empate em sete partidas como comandante. A única vez que não venceu, foi no jogo da volta contra o Bragantino pela terceira fase da Conmebol Libertadores.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo protocola Recuperação Extrajudicial e inicia plano para quitar R$ 443 milhões de dívidas cíveis


O empate em 1 a 1 no Nabi Abi Chedid, no entanto, garantiu a vaga na fase de grupos. Vale lembrar que o time ficou com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo. Damián Suárez foi expulso quando a partida ainda estava 0 a 0.


Custo-benefício

A promoção de auxiliar técnico para treinador principal certamente implicaria em um aumento salarial para Fábio, mas nem de perto colocaria ele entre os treinadores mais caros do país, já que será o primeiro trabalho efetivo à nível profissional.


Ao ter um técnico com salário mais baixo, o Glorioso poderia usar o dinheiro que gastaria em outras frentes para qualificar a estrutura.




Giba Perez analisa calendário do Botafogo com Libertadores e Copa do Brasil (https://ge.globo.com/video/giba-perez-analisa-calendario-do-botafogo-com-libertadores-e-copa-do-brasil-12448524.ghtml)



E aí, torcedor? Vote na enquete abaixo! 👇

Fábio Matias deve ser efetivado como treinador do Botafogo?
VOTE AQUI



Contras

Falta de experiência no profissional

O treinador de apenas 44 anos tem mais de duas décadas trabalhando no futebol e muitos anos como técnico em divisões de base. No entanto, ele nunca treinou um time profissional na carreira.


Contra o Sampaio Corrêa, no último domingo, Matias completou 50 partidas de futebol profissional, mas sempre em períodos temporários como interino ou disputando competições profissionais com times de base.


Exemplo com Lúcio Flávio

A última experiência do Botafogo em efetivar um treinador interino não foi nada positiva: no ano passado, Lúcio Flávio ficou no cargo após duas vitórias no Brasileirão, mas o time caiu de rendimento e perdeu a liderança.


Há uma natural desconfiança da torcida por causa disso, apesar dos contextos diferentes entre Fábio Matias e Lúcio Flávio no clube. De qualquer forma, o Alvinegro trata a questão com cautela porque considera o paulista um comandante com potencial e não quer "queimá-lo".


Comissão técnica

O modelo de trabalho do Botafogo desde a contratação de Luís Castro, em 2022, é que o treinador que chega traga profissionais para a comissão técnica. Parte do sucesso do português se explica também pelos auxiliares que o cercavam.


Como foi contratado para ser um auxiliar técnico, Matias teria ainda que montar a comissão técnica ou trabalhar apenas com os profissionais que já estão no clube.





Fábio Matias - Botafogo x Bragantino — Foto: André Durão



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro