Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Botafogo preserva Pedro Rosa, mas René Simões confia em recuperação


Treinador afirma que lateral-esquerdo precisa de mais tempo para adaptação e destaca boa atuação de Luis Ricardo, mesmo improvisado




Criticado pela torcida, Pedro Rosa será preservado
 pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Em meio a muitas possibilidades para promover um rodízio com o objetivo de preservar fisicamente seus jogadores, René Simões decidiu fazer uma alteração de ordem técnica para o jogo contra o Oeste. Muito criticado pela torcida no primeiro tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Mogi Mirim, Pedro Rosa perdeu a posição para o lateral-direito Luis Ricardo, que vai atuar improvisado do lado esquerdo. No entanto, o treinador fez o máximo para preservar o jogador recém-contratado do Volta Redonda, deixando claro que terá outras oportunidades.

René Simões admitiu que as vaias da torcida e a forma como Pedro Rosa reagiu a elas tiveram peso importante na decisão de promover a mudança na posição. No entanto, ressaltou que a atuação de Luis Ricardo contra o Mogi Mirim foi determinante para que fosse mantido contra o Oeste.

- Tenho certeza de que o Pedro não vai ficar desmotivado. O peso da camisa do Botafogo é grande, ela enverga varal, mas ele está tranquilo, vai se adaptar e dar alegrias. Para esse jogo ainda está muito em cima do que aconteceu. Então tem que baixar a poeira. Além disso, gostei muito da entrada do Luis Ricardo, deu uma dinâmica de jogo diferente. Não se pode fechar os para algo que aconteceu e que fez a equipe ir bem - explicou o treinador.

Na última sexta-feira, Thiago Carleto, titular da lateral esquerda, sofreu uma cirurgia no joelho e tem volta prevista para daqui a um mês. Além de Pedro Rosa, René Simões conta no elenco com Jean, promovido dos juniores, como especialista da posição.

- Claro que eu penso no individual e me preocupo com todos eles, mas ninguém está à frente do Botafogo. A coletividade é o ponto principal. Então, tiro o Pedro do time pela coletividade, pensando que assim o time vai melhorar - ressaltou René.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

René explica mudanças e defende rodízio: 'Time está sempre inteiro'


Treinador citou jogadores que poderiam se lesionar após jogarem 90 minutos na sexta passada, contra o Mogi



René Simões preparou Botafogo para
enfrentar o Oeste (Satiro Sodre/SSPress)
Mesmo em boa fase, o técnico René Simões não se furta em fazer mudanças na equipe do Botafogo. Fora uma ou outra alteração por motivos técnicos, ele garantiu que muitas das trocas são para evitar lesões, como no caso de Marcelo Mattos e Elvis, que não enfrentar o Mogi Mirim, sexta-feira, mas serão titulares diante do Oeste, na terça.

- No jogo passado, se coloco o Mattos ou o Elvis, eles provavelmente teriam estourado. Agora, se boto o Roger Carvalho, corro um risco alto de lesão. Ele ficou dois meses fora e jogou 90 minutos na sexta. Não vale a pena. Lulinha também. Isso está dando equilíbrio e o time está sempre inteiro. O padrão não quebra - afirmou René, dizendo que se fosse em condições normais, pouparia Pimpão:

- Se não tivesse os dez dias sem jogos, não começaria com Pimpão amanhã (terça-feira). Se fosse jogar sexta ou sábado, Pimpão não jogaria contra o Oeste.

Atualmente, apenas o lateral-esquerdo Carleto está no departamento médico, após artroscopia no joelho esquerdo. René sabe da importância de ter todos os jogadores liberados, mas mostrou-se resignado com possíveis problemas musculares:

- Ter um time forte na parte física é bom para fazer composições. Alguém vai estourar algum dia. Mas com opções, o problema é minimizado. Isso é muito importante.


Luiz Gustavo Moreira/RADAR - LANCENET! 

Além de Arão, outros nomes estão na lista para conversas sobre renovação


Rodrigo Pimpão e Renan Fonseca, além de Renan e Gilberto, estão na mira da diretoria alvinegra para temporada 2016



Gilberto é o titular da lateral direita
(Foto: Wagner Meier/ LANCE!Press)
O volante Willian Arão não é o único nome na lista da diretoria para tratar de uma permanência na próxima temporada. Em breve, os dirigentes chamarão outros jogadores para conversar sobre renovação.

O atacante Rodrigo Pimpão, artilheiro do Botafogo na Série B, com três gols – dois deles fundamentais para as vitórias sobre Paysandu e Paraná, também está na mira do departamento de futebol alvinegro. A exemplo de Arão, ele já pode assinar um pré-contrato com outro clube.

O zagueiro Renan Fonseca também é outro que agradou. Ele é titular absoluto do setor defensivo e já fez 28 jogos na temporada, ficando fora apenas de duas partidas pela Copa do Brasil, quando o técnico René Simões optou por escalar uma formação com jogadores reservas.

Dos jogadores que possuem mais tempo de casa, o goleiro Renan e o lateral-direito Gilberto são as prioridades. O primeiro vive ótima fase, mas sofre com a concorrência desleal com Jefferson, titular da Seleção Brasileira. Já o segundo vem em franca evolução e iniciou contatos com os dirigentes para tratar de uma permanência no Glorioso.


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET! 

Com Luis Ricardo na esquerda, Bota tem quatro mudanças contra o Oeste


Lateral-direito é improvisado no lugar de Pedro Rosa, barrado. Marcelo Mattos, Willian Arão e Elvis voltam à equipe para o jogo desta terça-feira, fora de casa




Luis Ricardo treina no Nilton Santos: lateral-direito será
improvisado diante do Oeste (Foto: Gustavo Rotstein)
Em time que está ganhando se mexe, sim. Essa foi a mensagem deixada por René Simões ao comandar um treino tático na manhã desta segunda-feira, no campo anexo do Estádio Nilton Santos. O treinador indicou quatro mudanças para o jogo contra o Oeste, nesta terça-feira, em relação à equipe que começou a vitória por 3 a 0 sobre o Mogi Mirim, na última rodada. A alteração mais significativa é a entrada de Luis Ricardo improvisado na lateral esquerda, barrando Pedro Rosa.

No setor de meio-campo, apenas Daniel Carvalho foi mantido. Voltam Marcelo Mattos e Elvis, que foram poupados contra o Mogi Mirim, e Willian Arão, que cumpriu suspensão na última rodada. Dessa forma, Diego Giaretta, que foi volante na sexta-feira, volta à zaga ao lado de Renan Fonseca.

A equipe treinou com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Luis Ricardo; Marcelo Mattos, Willian Arão, Daniel Carvalho e Elvis; Rodrigo Pimpão e Bill.

Sassá voltou a participar do treino e mostrou-se recuperado de uma lesão no pé esquerdo. Atualmente, Carleto é o único jogador entregue ao departamento médico. O lateral-esquerdo sofreu uma cirurgia no joelho na última sexta-feira e tem previsão de volta para daqui a um mês.

Líder da Série B do Brasileirão, com os mesmos 16 pontos do Náutico, mas levando vantagem no saldo de gols, o Botafogo enfrenta o Oeste nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio José Liberatti. O time paulista soma sete pontos e ocupa o 13º lugar.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE