Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Yaya Touré e Montenegro conversam por telefone, e Botafogo espera resposta nesta sexta-feira


De Londres, marfinense conversa com representante do clube, ouve proposta mais uma vez e promete anunciar decisão depois de reunião com a família



O tão esperando encontro entre Botafogo e Yaya Touré ainda não aconteceu, mas uma conversa pelo telefone nesta quinta-feira aumentou a expectativa sobre o acerto com o jogador. De Londres, ele manteve contato por telefone com o representante alvinegro Carlos Augusto Montenegro, que está em Paris, e prometeu dar uma resposta nesta sexta-feira.


O marfinense informou ter gostado dos números, mas ainda precisa ter uma última conversa com a família sobre a mudança antes de anunciar a decisão. Ele também ainda tem dúvidas sobre questões burocráticas, como o sistema tributário brasileiro.



Volante fez história no Manchester City — Foto: Getty Images


Marcada para as 8h (de Brasília) desta quinta, a reunião presencial seria uma maneira de encerrar as tratativas e formalizar ou não o acordo, mas o atleta não apareceu. Montenegro chegou à capital francesa nesta madrugada. Na última noite, o representante do atleta no Brasil, Marcos Leite, também viajou para a Europa.


Dirigentes do clube seguem otimistas na contratação, mas o imprevisto aumentou a ansiedade em General Severiano. Por outro lado, foi considerada animadora e conversa que o marfinense teve com o técnico Paulo Autuori. Nas palavras do treinador, Touré ficou "muito animado". Ele pediu um salário fixo acima do teto de R$ 150 mil estipulado pelo clube para esta temporada.



Por isso, a diretoria correu atrás de investidores, entre eles Felipe Neto e Marcelo Adnet, para ajudar a bancar a negociação. Os valores são maiores em comparação com o contrato firmado com o japonês Honda, por exemplo. A proposta ainda prevê variáveis que podem aumentar o pagamento, como participação em patrocínios, venda de camisas e aumento do número de sócios-torcedores.


Fonte: GE/Por Davi Barros, Fernando Saraiva, Igor Rodrigues e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Autuori confirma conversa e revela empolgação de Yaya Touré com o Botafogo: "Muito animado"


Técnico considera contato positivo e diz que não escondeu os problemas do país: "O papo foi reto, quis mostrar a realidade do Brasil". Treinador dedica classificação a Espinosa e Valentim


O técnico Paulo Autuori confirmou nesta quarta-feira que conversou com o volante Yaya Touré, possível reforço do Botafogo. No contato, informado pelo GloboEsporte.com, o treinador revelou que o marfinense "está muito animado" com a possibilidade de jogar no Brasil, mas também ouviu sobre os problemas do nosso futebol.




Touré pode acertar com o Botafogo nesta quinta — Foto: Reprodução / Facebook


- Falei com ele. É importante o treinador falar com o jogador. Assim como quando estava no Athletico-PR também conversei com o Lucho González. Para trazer um jogador desses, é importante o treinador mostrar que confia, que vai vir para jogar. Tirando isso, só vou falar dele quando estiver concretizado - disse.


- O papo foi reto, quis mostrar a realidade do Brasil como país, a do Rio como cidade. O ridículo calendário brasileiro que temos, e como o jogador às vezes não consegue se preparar corretamente. Mostrei a situação real. Porque amanhã ou depois, se concretiza, ele sente que nós não falamos a verdade. Isso tem que ser falado de maneira real. Ele falou que está muito animado e ficou feliz com a nossa conversa - completou.



Melhores momentos: Náutico 1 (3) x (4) 1 Botafogo pela Copa do Brasil


Após o contato, Autuori espera pelo desfecho da negociação, que pode sair nesta quinta-feira. Representante do Botafogo, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro está a caminho de Paris, onde tem encontro marcado com Touré e os representantes do atleta. Cresceu o otimismo na diretoria, que espera que o contrato seja assinado nas próximas horas.


A confirmação da conversa entre técnico e possível comandado foi dada por Autuori após a classificação do Botafogo à terceira fase da Copa do Brasil. Depois do empate contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, o comandante dedicou a conquista da vaga ao gerente de futebol Valdir Espinosa e ao ex-técnico do clube, Alberto Valentim, demitido há duas semanas.


- Quero dedicar essa passagem a duas pessoas. Primeiro ao nosso querido Valdir Espinosa. Campeão, é sua. Feliz em saber que está bem. Esperamos você. A outra é Alberto Valentim. Eu não fiz absolutamente nada, apenas aproveitei o que o Alberto fez de bom. Todo treinador, esteja a ganhar ou não, deixa coisas positivas.




Paulo Autuori em Náutico x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Com atenções voltadas para Touré e a classificação na bagagem o Botafogo volta ao Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira. O próximo jogo é no dia 1º de março, contra o Boavista, pela primeira rodada da Taça Rio. Na Copa do Brasil, ainda sem data confirmada, o Alvinegro terá pela frente o vencedor do duelo entre Paraná e Bahia de Feira.


Outras respostas do treinador


Análise do jogo

Jogo difícil. Já sabíamos. O Náutico está animado por tudo que tem feito. Sabíamos que é uma equipe competitiva, que joga com algumas movimentações que já sabíamos. Não podemos tomar aquele gol, pois já sabíamos que ia acontecer. Sofremos, mas gostei da equipe. Subiu a marcação, foi agressiva. Tentou finalizar mais do que tem feito. Jogou mais no campo do adversário.


Pênaltis

Estava tudo definido. Jamais entro em uma situação como essa no "vamos, vamos". Temos os batedores, os outros que podem bater. Com o Gatito, o Flavio (Tênius, preparador de goleiros) informou tudo a ele. Parabéns a ele e à equipe, foi um jogo difícil.




Gatito foi herói de partida disputada — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press


Cícero no ataque

Tínhamos uma estratégia clara e era um jogo importante. Precisava de alguém com força mental, vivência, experiência. Se entra um jovem, pode ser julgado. Assim é o futebol brasileiro, acontece esse desperdício.


Estreia de Honda

Vamos aguardar. Hoje, trouxemos o Cortez, contava com ele porque estava treinando muito bem, mas ontem eu soube que não poderia jogar. Prefiro ser mais prudente para falar sobre a estreia dele. Só quando tivermos a confirmação em termos administrativos.


Elogio ao time


Eles me mostraram algumas coisas que a gente tentou orientar. Foi pouco tempo para treino. Tinham alguns dias, e colocam o jogo em uma data como essa, que quase não temos voos por conta do Carnaval. Fizeram de uma hora para outra. Essas coisas precisam ser faladas. Só falar se o jogador jogou bem ou jogou mal ou se o técnico mexeu bem ou mexeu mal é fácil. É preciso tocar em pontos importantes.


Avanço na Copa do Brasil

Importante para o clube. Os valores envolvidos na Copa do Brasil são significativos. Como a maioria dos clubes está em dificuldade, a Copa do Brasil fica ainda mais importante. E acho lindo que estamos desacreditados. Temos que trabalhar, e eles trabalharam. Ainda precisamos agregar mais coisas. Se não mudarem outra data, só vamos jogar contra o Boavista.


Fonte: GE/Por Davi Barros — Recife

Atuações do Botafogo: novidades no time não encaixam, e Gatito salva contra o Náutico


Veja as notas dos jogadores alvinegros na classificação contra o Náutico, pela segunda fase da Copa do Brasil. Goleiro é herói em disputa de pênaltis, e testes de Autuori não funcionam



Gatito

Decisivo mais uma vez na disputa de pênaltis, defendeu duas cobranças e acertou o lado em quatro batidas. Durante o jogo ainda fez uma boa defesa pouco depois do primeiro gol da partida. Nota: 7,5


Alex Santana

Melhor partida dele no ano. Ditou o ritmo no meio de campo do Botafogo e parecia presente a todo instante nas intermediárias para dar volume. Apesar de envolvido no lance do gol do Náutico, foi o melhor do time. Nota: 7,5


Cícero


Improvisado como centroavante, não deu conta do recado na função. Porém, mostrou qualidade na movimentação ao sair com frequência da posição e abrir espaços para as infiltrações dos pontas. Nota: 6,0


Ruan Renato

Não foi melhor que o companheiro de zaga, mas só porque Marcelo tem um início de ano espetacular. Em sua estreia no time titular, Ruan Renato mostrou segurança e qualidade no lado esquerdo da defesa. Náutico não teve muitas chances por ali. Nota: 6,5



Alvinegro levou vaga na terceira fase nos pênaltis — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Veja as notas

Gatito Fernández [GOL]: 7,5

Barrandeguy [LAD]: 5,5

Marcelo [ZAG]: 7,0

Ruan Renato [ZAG]: 6,5

Guilherme Santos [LAE]: 5,0

(Luiz Fernando [ATA]: 6,5)

Thiaguinho [VOL]: 5,0

Alex Santana [VOL]: 7,5

Danilo Barcelos [MEI]: 6,0

Bruno Nazário [MEI]: 7,0

Luis Henrique [ATA]: 5,5

(Warley [ATA]: 6,0)

Cícero [ATA]: 6,0

(Pedro Raul [ATA]: 6,5)


Fonte: Ge/Por GloboEsporte.com — Recife

Herói da noite no Botafogo, Gatito divide méritos com o time e vibra: "Classificação importante"


Goleiro defende duas cobranças na disputa de pênaltis e valoriza preparação para o duelo contra o Náutico. Próximo rival na Copa do brasil será Paraná ou Bahia de Feira, pela terceira fase


Herói da noite no Botafogo, Gatito dividiu com o restante do time os méritos da classificação alvinegra na Copa do Brasil. O time carioca levou a melhor sobre o Náutico nos pênaltis depois do 1 a 1 disputado no tempo normal, e o paraguaio valorizou o resultado.



Gatito em Náutico x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- Feliz de avançar na Copa do Brasil. Ainda mais contra um time muito bom e fora de casa. Acho que esse regulamento favorece o time da casa. mas jogamos com ele e conseguimos uma classificação importante. É muito bom passar e dou parabéns também aos meus companheiros que bateram os pênaltis, tiveram muita qualidade - disse.



Melhores momentos: Náutico 1 (3) x (4) 1 Botafogo pela Copa do Brasil


Gatito saiu de campo depois de defender duas cobranças na disputa de penalidades. O zagueiro Ronaldo Alves e o atacante Paiva foram as vítimas da vez. O goleiro contou como foi a preparação para o duelo.


- Dificulta, porque tem muitos jogadores dentro de campo, além dos que estão fora. Temos uma noção de quem vai vir, mas dificulta. Nos preparamos muito durante a semana, e por isso estamos levando para casa essa classificação - completou.


Agora, o Botafogo espera pelo vencedor de Paraná e Bahia de Feira. Um dos dois será o rival na terceira fase da Copa do Brasil. Antes o time do técnico Paulo Autuori volta as atenções para o Campeonato Carioca. A próxima partida é no dia 1º, contra o Boavista, na estreia da Taça Rio.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Recife