Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Botafogo x Cruzeiro: Luis Oyama sente desconforto muscular, e Chay é relacionado


Meio-campo alvinegro deve ser formado por Barreto, Matheus Frizzo e Pedro Castro




O Botafogo terá um desfalque importante contra o Cruzeiro, às 16h30 deste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela 11ª rodada da Série B. Luis Oyama sentiu um desconforto muscular e não está à disposição. Por outro lado, o atacante Chay, que sentiu dores na coxa na última partida, está relacionado.


A reportagem apurou que Oyama já vinha sentindo dores na região do púbis, mas o problema se agravou nesta sexta-feira, e o volante não conseguiu treinar. Ele passará por avaliação do departamento médico para confirmar a origem do desconforto. Assim, o meio-campo do Botafogo deve ser formado por Barreto, Matheus Frizzo e Pedro Castro.


Quem também não enfrenta o Cruzeiro é o atacante Ronald. Ele ficou apenas quatro minutos em campo contra o CRB, na última terça, e saiu sem conseguir sequer colocar o pé no gramado. O Botafogo descartou fratura, e o jogador fará exame no tornozelo direito ainda nesta sexta-feira para saber a gravidade da lesão.


+ Time com mais viagens na Série B, Botafogo foca em recuperação e conversa





Luis Oyama está fora contra o Cruzeiro — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Já o atacante Chay realizou exame na última quinta-feira, não teve lesão constatada na coxa direita e foi relacionado pelo técnico Marcelo Chamusca. O lateral-esquerdo Guilherme Santos volta após suspensão, e o volante Romildo e o atacante Ênio também estão na lista.




Ronald machucou o tornozelo contra o CRB (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-32-min-do-2o-tempo-ronald-sente-dores-no-tornozelo-e-sai-do-jogo-9666000.ghtml)



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️




Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Time com mais viagens na Série B, Botafogo foca em recuperação e conversa com os jogadores


Além de ser o único time com seis jogos fora de casa na Série B até o momento, clube alvinegro é também o único com duas viagens casadas na competição; treinos precisam ser adaptados



Marcelo Chamusca falou, em suas últimas coletivas, sobre o calendário desgastante e o pouco tempo que teve para treinar o time nas dez primeiras rodadas da Série B. O técnico tem razão em reclamar? A programação tem sido mais exaustiva para o Botafogo? Levantamento feito pelo ge aponta que o elenco alvinegro é o que mais viajou até o momento na competição.


O Botafogo é o único time com seis jogos fora de casa na Série B até o momento. Além disso, é também o único clube com duas viagens casadas na competição. Em ambas as vezes, o elenco viajou do Sul ao Nordeste: primeiro, para enfrentar Londrina e Náutico, e depois para jogar contra Avaí e CRB, respectivamente.


+ Botafogo tem início de extremos na Série B


O que pesa contra a preparação não são apenas os jogos longe do Rio, já que o Botafogo também perdeu sua casa na reta inicial da Série B. Como o clube cedeu o Estádio Nilton Santos para a Copa América nas últimas semanas, a equipe teve que jogar em Volta Redonda. O elenco viajou duas vezes para a Cidade do Aço, o que exigiu concentração e um deslocamento de mais de 500 quilômetros por terra.



A programação do último jogo realizado em Volta Redonda, por exemplo, foi intensa. O Botafogo enfrentou o Vitória no Raulino de Oliveira, pela oitava rodada, às 21h30 de uma quarta-feira. Na madrugada de quinta, o elenco retornou ao Rio de Janeiro e, na sexta, já viajou para Florianópolis, onde enfrentou o Avaí no sábado, pela rodada seguinte. O time não treinou.


+ Exame não aponta lesão, mas Chay é dúvida contra o Cruzeiro





Viagens em sequência na Série B prejudica preparação do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- Eu não consegui treinar para esse jogo, não vou conseguir treinar para o jogo em Maceió, não vou conseguir treinar para o jogo do Cruzeiro. Como eu vou fazer treino para que os atletas possam melhorar? Tem que melhorar na conversa, trabalhando o mental do jogador, mostrando imagens - afirmou Chamusca na ocasião.


O Botafogo teve apenas uma sequência de jogos no Rio de Janeiro, contra Coritiba e Remo. Foram jogos com semana inteira de preparação e terminaram em vitória alvinegra. O time só voltará a ter dois confrontos seguidos em casa nas 15ª e 16ª rodadas da Série B, contra Vasco e Ponte Preta, respectivamente. Por outro lado, os alvinegros estão entre as seis equipes que tiveram jogo adiado na competição e, portanto, uma semana cheia de treinos.



Número de viagens dos times na Série B:


Avaí: 5
Botafogo: 6 (+ 2 para Volta Redonda)
Brasil de Pelotas: 4
Brusque: 5
Confiança: 5
Coritiba: 5
CRB: 5
Cruzeiro: 5
CSA: 3
Goiás: 5
Guarani: 4
Londrina: 5
Náutico: 4
Operário: 4
Ponte Preta: 5 (mas 1 contra o Guarani)
Remo: 4
Sampaio Corrêa: 4
Vasco: 4
Vila Nova: 4
Vitória: 4


Para minimizar o desgaste físico dos jogadores, além de logística e planejamento com antecedência de todas as viagens, o Botafogo investe na recuperação, com o suporte dos departamentos de fisioterapia e fisiologia. O clube separa um quarto do hotel só para reabilitação.


+ Botafogo acerta parceria para gestão da loja virtual


Os dados apontam que o maior desgaste acontece 48 horas após o jogo, justamente quando o time teria tempo para fazer um treino mais intenso, ou pior, quando está prestes a entrar em campo novamente. Por isso, Chamusca diz que a preparação tem sido feita na conversa. O treinador, com o apoio do departamento de análise de desempenho, prepara vídeos dos jogos do Botafogo para indicar onde se deve melhorar, inclusive com observações individuais sobre as fases do campo, e também sobre os adversários.





Botafogo perde para o CRB e fica longe do G4 da Série B (https://globoplay.globo.com/v/9667377/)


Já os treinos no campo são dedicados aos ajustes, com mecânicas de ataque e defesa, além de posicionamento e muita orientação. O trabalho de finalizações, por exemplo, requer mais dos atletas fisicamente e não pode ser tão exigido. Enquanto o técnico orienta os titulares, o restante do grupo trabalha com os auxiliares técnicos Lucio Flavio e Caio Autuori.



É nessa pegada que Chamusca prepara o time para o próximo compromisso. Depois da derrota para o CRB na última terça-feira, em Maceió, o Botafogo receberá o Cruzeiro, às 16h30 do próximo sábado, no Estádio Nilton Santos. Será o segundo jogo da equipe alvinegra em sua verdadeira casa nesta Série B.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro