Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2019

São Paulo x Botafogo é o jogo de abertura do Brasileirão, dia 27 de abril. Veja a tabela detalhada


Morumbi é o palco do primeiro jogo do principal campeonato do país. CBF divulga horários e datas das partidas válidas pelas nove primeiras rodadas




Renato Pizzutto/BP Filmes


São Paulo x Botafogo será o jogo de abertura do Campeonato Brasileiro-2019. O clássico está marcado para sábado (27 de abril), às 16h, no Morumbi, com transmissão exclusiva do canal Premiere. Juntos, os clubes têm oito títulos da divisão de elite do futebol nacional, depois da unificação dos troféus anteriores a 1971 pela CBF. Seis vezes campeão, o São Paulo ergueu a taça pela última vez em 2008, quando conquistou seu terceiro título consecutivo, dirigido por Muricy Ramalho. Duas vezes ganhador, o Botafogo levantou o troféu pela última vez em 1995, com a geração de Túlio Maravilha e Donizete Pantera.


Confira a tabela do Campeonato Brasileiro


No mesmo sábado de São Paulo x Botafogo (27 de abril), vão acontecer outras três partidas, com destaque para Flamengo x Cruzeiro, às 21h, no Maracanã. O clássico terá transmissão exclusiva do Premiere. Pouco antes, às 19h, na Arena Condá, a Chapecoense receberá o Internacional (Premiere). E, em Belo Horizonte, no mesmo horário, o Atlético Mineiro pegará o Avaí (Sportv e Premiere).


Para o primeiro domingo do campeonato, outras seis partidas estão confirmadas. Uma das atrações é Grêmio x Santos, com a volta do horário das 11 horas da manhã, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, com transmissão exclusiva do Premiere. Athletico x Vasco, às 16h, na Arena da Baixada, será o confronto mostrado pela TV Globo para o Rio e boa parte do Brasil. Para os torcedores paulistas, Bahia x Corinthians é o jogo da TV aberta, na Fonte Nova, em Salvador, também às 16h, mesmo horário de Ceará x CSA, na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo Premiere.


Os campeões das Séries A e B em 2018 vão se enfrentar logo na rodada de abertura. Palmeiras x Fortaleza será às 19h de domingo, na Arena Palmeiras, com transmissão do Esporte Interativo/TNT. Decacampeão brasileiro, segundo o ranking unificado da CBF, o Palmeiras terá como adversário o tricolor cearense, que volta à Série A pela primeira vez desde 2006. No mesmo horário, o Fluminense receberá o Goiás, no Maracanã, em jogo do Sportv e do Premiere.


A CBF também divulgou nesta quarta-feira a tabela detalhada das nove primeiras rodadas do campeonato, com datas, horários e locais dos jogos. São as marcadas até a parada para a Copa América, que começará no dia 14 de junho. Da quinta à oitava rodadas (a partir de 18 de maio), porém, falta a entidade definir os estádios de 14 das 40 partidas previstas. São referentes aos times que mandam os jogos nos seis estádios (Morumbi, Arena Corinthians, Maracanã, Fonte Nova, Mineirão e Arena do Grêmio) cedidos para a Copa América. Deverão estar à disposição da Conmebol 30 dias antes do início da competição continental.



Na nona rodada, não há partidas previstas para esses seis locais. Entre os 14 confrontos com indefinição de estádio, estão Corinthians x São Paulo, na sexta rodada, e Fluminense x Flamengo, na oitava.




Tabela detalhada da Série A rodadas 1 a 9 (parte 1) — Foto: Reprodução


Tabela detalhada da Série A rodadas 1 a 9 (parte 2) — Foto: Reprodução




Tabela detalhada da Série A rodadas 1 a 9 (parte 3) — Foto: Reprodução



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Zé Ricardo acredita em Botafogo diferente após dias sem jogos: "Equipe vibrante"


Alvinegro foi eliminado do Carioca antes das semifinais e volta aos campos na próxima quinta-feira pela Copa do Brasil



Tempo para se preparar o Botafogo teve de sobra. Após ser eliminado do Campeonato Carioca e ter tempo para ajustes, o Alvinegro carioca enfrenta o Juventude na próxima quinta-feira, às 21h30, pela Copa do Brasil. Antes do treino desta quarta, o técnico Zé Ricardo falou como o time se prepara para o confronto.


- O torcedor vai encontrar uma equipe vibrante, que quer valorizar a posse de bola e o ataque. Sem se descuidar da defesa. Tivemos tempo para fazer os ajustes. Esperamos que o rendimento físico esteja melhor. A equipe do Juventude é perigosa e temos que ter paciência.



Zé Ricardo em coletiva no Nilton Santos — Foto: Edgard Maciel de Sá/GloboEspote.com


Outro assunto comentado pelo treinador foi a eliminação do Botafogo no Carioca. A equipe não teve um bom desempenho e se despediu da competição antes das semifinais da Taça Rio.


- A gente ficou chateado com a eliminação no estadual. Sabemos que ficamos devendo. Apesar das questões negativas, nos últimos 11 jogos o Botafogo venceu sete, empatou três e perdeu apenas um. Não é desculpa, a maioria dos times enfrenta problemas. O período serviu para melhorar aspectos, mas não teve tudo de ruim. Entendemos que tivemos bom rendimento em alguns jogos e agora temos que dar continuidade a isso. É o que queremos e o que a torcida espera


O treinador preferiu não revelar como time entra em campo contra o Juventude, no Nilton Santos.


- Tínhamos que buscar alguma coisa positiva nos dois últimos jogos. Agora queremos acelerar a parte física. Isso não quer dizer que vamos manter a equipe que atuou as duas últimas partidas. Vou deixar esse detalhe para amanhã, do outro lado temos um treinador muito experiente



Veja outros pontos da entrevista de Zé Ricardo

Período sem jogos

- Foi uma fase de ajustes, melhoras em todos os aspectos. Essa foi a busca. Certamente amanhã a gente deve apresentar algumas melhoras, principalmente no quesito físico, técnico e tático. É um jogo importante para a gente materializar esses dez dias em um jogo.


Juventude, adversário na Copa do Brasil

- Sem o gol qualificado, o que muda é a questão de não valer tanto jogar a primeira em casa ou fora. Juventude, assim como nós, não fez um bom estadual. Mudou treinador. Marquinhos Santos é muito qualificado, com passagens por seleções de base. Já deu uma outra cara ao time. Primeiro jogo contra o Grêmio não levo muito em conta, jogador expulso com 18 minutos. Ali estava 0 a 0 ainda. Sofreu gols e teve de se expor.


No jogo da volta, já vimos uma equipe bem mais forte defensivamente e conseguiu um resultado importante fora de casa. Tem jogadores interessantes, conheço alguns. Marcelo Carné, Moisés, Rafael Jataí... Tem dois atacantes de beirada rápidos. O Bryan Rodriguez é um centroavante de força. O time merece nosso respeito e cuidado. Após esse tempo parado, precisamos do resultado.


Eliminação do estadual 

- A gente também ficou chateado com a eliminação no estadual. Sabemos que ficamos devendo. Mas também que em alguns momentos nesses meses tivemos bons momentos. Tentamos potencializar esses momentos, mostrar aos atletas que somos capazes. Demos atenção a todos os setores da equipe. Tivemos problemas de atletas que estavam em recuperação no Carioca. Quanto mais treinassem e jogassem, chegariam ao ritmo ideal.


Amanhã temos expectativa boa para ter o resultado. Sabemos que o torcedor está chateado. Mas vai encontrar uma equipe vibrante, que quer valorizar a posse de bola e o ataque. Sem se descuidar da defesa. Tivemos tempo para fazer os ajustes. Esperamos que o rendimento físico esteja melhor. A equipe do Juventude é perigosa e temos que ter paciência.



Pressão

- Aumenta a pressão em cima de todo mundo. Sabemos como funciona o futebol brasileiro. Equipe grande como o Botafogo tem que esperar coisas grandes na temporada. Esperamos fazer um grande jogo com a ajuda da torcida, sabendo pressionar o Juventude. Sabemos que temos que tomar as rédeas do jogo.


Retrospecto contra o Juventude

- Não acho que enfrentar o Juventude mexe com o psicológico do time. Por mais que usem isso para promover a partida. Os jogadores estão bem conscientes de que isso não tem que entrar em campo. Esperamos sair com um grande resultado para levar a Caxias.


Carli e Léo Valencia

- Carli fez uma cirurgia. Pelo que temos de expectativa é para a estreia do Brasileiro. Já o Valencia acredito que um pouco antes, está em fase final. Não vai para essa partida, mas quem sabe para o segundo jogo.


Diferença de desempenho entre o estadual e as Copas

- A gente busca respostas, assim como a imprensa e a torcida. Fato é que tivemos um planejamento forte para início de Sul-Americana, onde pegamos um adversário muito difícil, e também na Copa do Brasil. No ano passado o clube caiu na primeira fase e não queria ser surpreendido novamente. Isso certamente afetou o início do estadual.


Não foi colocado para os atletas, mas não consigo perceber se afetou de alguma forma. Algumas coisas no futebol nós não vamos conseguir responder. Vamos tentar manter esse ritmo nas copas. Vai ser um jogo difícil, mas estamos esperançosos de conseguir um bom resultado.


VAR

- Acredito que a nossa educação ainda atrapalha o VAR. Vemos lá fora, independente da marcação, ela é aceita e pronto. Aqui todos reclamam, fazem pressão... Parece que não é absoluto. Achava que iria ajudar bastante, mas precisamos melhorar não só a arbitragem, como também as comissões técnicas e os jogadores. Culturalmente temos muita dificuldade para aceitar uma marcação do árbitro, tentam sempre ludibriar os juízes.


Temos ótimos árbitros, mas muitas vezes são tão pressionados que fica difícil dar seguimento ao jogo. Há que haver uma conscientização de todos nós, dos atletas, da arbitragem, da CBF e das federações... E até a imprensa, como uma ajuda principalmente com os torcedores. A decisão precisa de uma serenidade maior. É difícil ser árbitro. Se não houver uma força conjunta para o bem do futebol brasileiro, vamos ter problemas.


Pontos a serem melhorados

- Acho que a gente precisava melhorar um pouco de tudo. Saída de bola, manutenção da posse, definição no ataque, posicionamentos... Procuramos trabalhar de forma bem integral e didática. Esperamos que o resultado comece a aparecer a partir de amanhã.


Diego Souza

- Diego Souza tem a possibilidade de jogar em mais de uma posição. Estamos explorando isso, jogador inteligente que impõe respeito. Queremos potencializá-lo. Colocar ele no menor tempo possível em forma. Sequência de jogos no Carioca e os treinos acreditamos que demos um passo. Posicionamento é o dos últimos jogos, mas temos estimulado variações com ele e com os outros jogadores.


Ronaldinho Gaúcho

- Na hora do treino ele (Ronaldinho Gaúcho) estava gravando a propaganda e não o encontrei. Ontem foi um dia especial, recebemos as categorias sub-11 e sub-12, tivemos uma integração muito especial. Viram o fim do treinamento, fizemos um grande jogo. Foi uma energia muito boa, mas por pouco não encontrei o Ronaldinho.


Tempo para ajeitar a casa

- Temos a expectativa de ter dado um passo com esses 10 dias de trabalho. Mas os resultados que vão dar a certeza disso. A realidade não é o treinamento. Ali se ajusta muita coisa. Mas o jogo dá uma realidade do que é melhor para a equipe. Certeza que o torcedor pode ter é que estamos trabalhando muito em busca desse melhor encaixe. Queremos um Botafogo vibrante. Temos que ter a consciência e a responsabilidade de que precisamos dar algo a mais.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro

Defesa frágil, técnico novo, ataque rápido: como chega o Juventude contra o Botafogo


Equipes se enfrentam nesta quinta, às 21h30, no Rio de Janeiro; GloboEsporte.com destaca informações sobre o adversário alvinegro na terceira fase da Copa do Brasil




O Botafogo já passou por Campinense (2 a 0) e Cuiabá (3 a 0) na Copa do Brasil. Na terceira fase da competição mata-mata, o Alvinegro terá o Juventude pela frente, e o jogo de ida está marcado para esta quinta-feira, às 21h30, no Nilton Santos. Contexto feito, vem a pergunta: como chega o próximo adversário do time de Zé Ricardo?


O Juventude eliminou o Palmas (1 a 0) e o América-MG (2 a 1) nas primeiras fases da Copa do Brasil, mas vem de goleada no Campeonato Gaúcho, que custou a eliminação do time nas quartas de final: 6 a 0 para o Grêmio no dia 24 de março, pelo jogo de ida. Na volta, o Tricolor garantiu a classificação com um empate em 0 a 0.



O Juventude foi goleado pelo Grêmio por 6 a 0: jogo da tesoura e expulsão de Genílson — Foto: Reprodução


Aproveitamento

Em 2019, o Juventude disputou 15 jogos - 13 pelo Campeonato Gaúcho e dois pela Copa do Brasil. Venceu seis, empatou três e perdeu seis, alcançando um aproveitamento de 46,6%.


Técnico novo

Marquinhos Santos foi apresentado como técnico do Juventude no dia 12 de março e, com menos de um mês de casa, tem pela frente o Botafogo, que está bem nas competições mata-mata. Luiz Carlos Winck foi demitido após a derrota para o Caxias por 3 a 0 em casa, pela nona rodada do Gauchão.


Com Marquinhos, que comanda seu primeiro time no Rio Grande do Sul, o Alviverde tem uma vitória, dois empates e uma derrota, a goleada por 6 a 0 para o Grêmio.



Marquinhos Santos é técnico do Juventude há menos de um mês — Foto: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude



Formação

O Juventude costuma jogar no 4-2-3-1, com dois volantes (Rafael Jataí e Moisés) e quatro jogadores de características ofensivas. Mesmo fora de casa, o técnico Marquinhos Santos tem mantido esse esquema tático.


Destaques

O principal nome do time gaúcho é o centroavante uruguaio Braian Rodríguez, tratado como grande reforço para a temporada. Jogou no Grêmio entre 2015 e 2016 e estava no futebol chileno. Na Copa do Brasil, o jogador tem um gol (contra o Palmas) e uma assistência (diante do América-MG).



Braian Rodriguez, centroavante do Juventude — Foto: Arthur Dallegrave / E.C. Juventude


Outro jogador de destaque é o meia-atacante Denner, de 19 anos. Revelado nas categorias de base do Juventude, é um dos mais promissores da atual geração. Fez dois gols no Gauchão e está sendo monitorado por equipes da Série A.


O Alviverde ainda tem dois jogadores cariocas, formados no Flamengo: o goleiro titular Marcelo Carné e o atacante Paulo Sérgio, que está voltando de lesão muscular e disputa vaga com Braian Rodríguez.


"Tenho amigos botafoguenses que falam que poderiam torcer por mim em todos os clubes, menos no Juventude. É um jogo que tem uma carga emocional grande", revelou Carné em entrevista recente.



Ponto fraco: defesa

O time de Caxias do Sul tem a pior defesa do Gauchão: sofreu 21 gols em 13 jogos. Depois de garantir a classificação para a fase mata-mata em último lugar, terminou o estadual com um saldo negativo de 11 gols.



Ponto forte: ataque veloz

O Juventude tem atacantes ágeis e que podem surpreender nos contra-ataques: Breno e Dalberto são bastante velozes e, caso o Botafogo não consiga neutralizá-los, podem fazer a diferença quando o time alviverde recuperar a bola. Dalberto, inclusive, tem participação nos três gols marcados pelos gaúchos na Copa do Brasil.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Rodrigo Cordeiro — Rio de Janeiro