Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Internacional arranca empate no fim, mas Bota reassume a liderança

 

Vitória fica nas mãos do Alvinegro até último lance do jogo com gols de Vitinho (dois) e Seedorf, mas Fabrício iguala. Scocco também faz dois


  • personagens 
  • Vitinho/Scocco
    Os atacantes de Botafogo e Inter mostraram faro de gol, anotando dois cada. Vitinho finalizou três vezes e guardou duas. Scocco converteu seus dois arremates.
  • irritação
  • Dunga
    Insatisfeito com o trabalho dos gandulas, o técnico chegou a correr atrás de um deles e agarrá-lo pelo braço. No fim, festejou xingando muito.
  • noite discreta
  • Seedorf
    Apesar de ter feito, de pênalti, um dos gols do jogo, o holandês não esteve brilhante. Ele errou nove dos 35 passes que tentou ao longo da partida.
Um jogo muito equilibrado, cheio de alternativas e emoção até o fim. O empate por 3 a 3 entre Botafogo e Internacional na noite desta quinta-feira, no Maracanã, deu bons exemplos de por que os dois times lutam na parte de cima da tabela. Vitinho (duas vezes) e Seedorf marcaram para o Botafogo. Scocco anotou seus dois primeiros gols com a camisa do Colorado, e Fabrício igualou no último lance. O público pagante foi de 11.033 torcedores, com renda de R$ 479.645,00.
O resultado, apesar do sabor amargo para a torcida alvinegra, devolveu a liderança ao time de Oswaldo de Oliveira, agora com 26 pontos, um a mais do que o Cruzeiro. O Colorado, que tem um jogo a menos que a maioria dos concorrentes, ocupa a oitava posição, com 21, mas apenas um ponto atrás do quarto colocado, o arquirrival Grêmio.

- Jogo difícil, estávamos perdendo. Conseguimos virar, tomamos a virada de novo.

Difícil jogar contra o Botafogo no Rio, brigando pela liderança. Mas conseguimos esse empate no fim - disse Fabrício, autor do gol salvador para o Inter.

Esta foi a terceira vez que o Botafogo deixa uma vitória escapar no final do jogo no Brasileiro (já havia acontecido contra Flamengo e Atlético-MG). Apesar da ducha de água fria, Seedorf procurou ver o lado bom, e preferiu ressaltar a recuperação da liderança.

- Os pontos podem fazer falta, mas o nosso time está lutando, crescendo. Jogamos contra um time muito talentoso, muito esperto. Tomamos a primeira posição de novo, o que é muito importante. Vai ficar essa imagem do gol no final, mas o time está de parabéns e a torcida também - disse Seedorf.

O Botafogo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra a Portuguesa, no Canindé. No mesmo dia, às 18h30m (de Brasília), o Internacional recebe o Atletico-MG no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS).

Vitinho, Botafogo x Internacional (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Vitinho marca duas vezes e Fabrício consegue empate no fim no Maracanã (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Vitinho abre o placar; Scocco: dois gols em um minuto

Antes da partida, os jogadores alvinegros entraram com camisas com o número 12 às costas, em homenagem à torcida e ao apoio que têm recebido neste Brasileiro. Todos eles se encaminharam às arquibancadas e deram suas camisas aos torcedores. Nesse ambiente, o time começou a toda velocidade e em menos de três minutos, já havia conseguido cinco finalizações. Logo depois, a recompensa: Seedorf cobrou escanteio curto para Vitinho, que avançou para a entrada da área e chutou colocado. Mesmo com muitos jogadores na sua frente, Muriel poderia ter defendido a bola, que foi parar dentro do gol.

A superioridade do Botafogo nos primeiros 15 minutos foi caindo gradativamente. Contra suas características, que levaram à briga pela liderança do Brasileiro, o time passou a marcar mais atrás, e a errar muito na saída de bola. Deu espaços e precisou abusar das faltas (foram 14, contra quatro do Colorado no primeiro tempo).

Aí entrou em ação Scocco. O argentino forma, ao lado do conterrâneo D'Alessandro, de Alex e Leandro Damião, um quarteto de ataque poderosíssimo. E a parceria com Damião rendeu frutos de forma fulminante. O empate aconteceu em cobrança de falta ensaiada, sofrida por ele mesmo na entrada da área depois de receber do camisa 9.

Menos de um minuto depois, novo passe preciso do centroavante, e Scocco aproveitou um vacilo da zaga, entrou livre e tocou na saída de Renan. O Alvinegro sentiu o golpe.

Virada botafoguense e empate no fim

D'Alessandro contra o Botafogo (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
D'Alessandro é cercado por Gabriel e Marcelo Mattos (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
O intervalo acabou sendo providencial para o técnico Oswaldo de Oliveira organizar seu time, e o Botafogo voltou novamente em cima do Inter. No entanto, apelava demais para as bolas levantadas na área, o que facilitava o trabalho da defesa gaúcha e, com os rebotes, armava contra-ataques perigosos para o time de Dunga. Seedorf começou a cair mais pelas pontas e Vitinho ocupou a faixa central. Foi por ali que ele encontrou Rafael Marques na área, em profundidade. O atacante foi derrubado por Muriel e o holandês cobrou com precisão: 2 a 2.

Empolgado com a igualdade, o Botafogo partiu em busca da virada e conseguiu aos 30 minutos. Novamente pelo setor central, Vitinho dominou, olhou para o gol e decidiu arriscar. Muriel pareceu não levar fé no potencial do garoto, mas a bola resvalou no travessão e entrou perto do ângulo. A torcida, em delírio, bradou: "Ah, Vitinho é melhor do que o Neymar". O Alvinegro conseguiu administrar bem as ofensivas do Inter até o minuto final, mas sucumbiu no último ataque. Em bola alçada na área, a zaga não conseguiu cortar, Fabrício aproveitou e completou para o gol.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Ladrão de bolas do Botafogo, Gabriel tem confronto com a lenda Willians


Jovem volante comanda o time em roubadas e promete tentar alcançar o líder absoluto da estatística no Brasileiro deste ano, seu rival na quinta-feira


Gabriel volta ao time depois de cumprir
suspensão contra o Goiás (Foto: Thales soares)
O volante Gabriel, de 21 anos, teve sua grande chance no futebol no ano passado, quando assumiu a posição de titular do Botafogo no começo do segundo turno do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, ganhou papel fundamental no sistema de jogo do técnico Oswaldo de Oliveira, desbancando, por exemplo, o experiente Renato. Nos números, apresenta como sua principal característica a precisão nas roubadas de bola.

No Campeonato Brasileiro deste ano, Gabriel acumula 22 roubadas de bola em 11 jogos disputados, com média de duas. No entanto, quinta-feira, no Maracanã, pela 14ª rodada da competição, vai encarar o maior ladrão de bolas do Brasil: Willians, do Internacional, que já tem 50 na competição em apenas nove jogos, com média de 5,56.

- Desde a época de Flamengo, o Willians já vinha se destacando na posição. Dá para se espelhar nele pela precisão no bote para roubar bolas. Também vem aperfeiçoando o passe, dando assistência e fazendo até gol. É um jogador que cresce bastante. Vou tentar alcançá-lo no decorrer do campeonato - afirmou Gabriel, que está entre os 20 melhores do Brasileiro em total de roubadas e na média.

Em um grupo que conta com jogadores experientes no setor de marcação, Gabriel procura conselhos para melhorar seu rendimento em campo. No entanto, diz que sua aptidão para roubar bolas vem desde as categorias de base.

- Sempre converso com o Marcelo Mattos, que é um grande roubador de bolas. Ele fala sobre posicionamento, pois se estiver bem posicionado a chance de roubar a bola é maior. Aconselha a não ir seco na jogada. Mas tenho essa coisa de roubar bola desde a base e gosto também de chegar no ataque, dar assistências e fazer gols. É uma posição na qual tenho que fazer o time andar, ser um motor, dando opção de passe - explicou.
Ele (D'Alessandro) é um jogador chato com a bola no pé, tem uma ginga de corpo que todo mundo
já conhece e vamos tentar neutralizar. Vou dar uma chegadinha no Bolívar e
perguntar como faz para pará-lo"
Gabriel

Nesse confronto com o Internacional, Gabriel terá pela frente o meia argentino D'Alessandro. Os dois se enfrentaram no Brasileiro do ano passado, em setembro, e o confronto terminou empatado em 1 a 1, no Engenhão. O volante do Botafogo saiu como recordista de roubadas no jogo, com seis, além de quatro desarmes e apenas duas faltas cometidas. O rival finalizou três vezes a gol e sofreu cinco faltas, maior marca do jogo.

- Ele é um jogador chato com a bola no pé, tem uma ginga de corpo que todo mundo já conhece, e vamos tentar neutralizar. Vou dar uma chegadinha no Bolívar e perguntar como faz para parar - comentou Gabriel, lembrando o drible de D'Alessandro conhecido como "La Boba".

Outra preocupação de Gabriel no momento é com o excesso de cartões amarelos. Neste Campeonato Brasileiro, ele já levou seis, custando duas suspensões, a última delas no empate em 1 a 1 com o Goiás, sábado, em Brasília. O volante garante estar consciente do que precisa fazer para evitar novas punições.

- Já fiquei triste por fica fora de dois jogos. Estou me cobrando bastante sobre isso e assumi a responsabilidade de tentar jogar mais e levar menos cartões. Em uma ou outra jogada não tem jeito, mas vou me conter ao máximo para roubar a bola sem fazer faltas e deixar o Oswaldo com mais opções para escalar o time - comentou Gabriel.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Brigando pela ponta, Botafogo tenta salvar honra carioca diante do Inter





Alvinegros assumem liderança do Brasileiro se não forem derrotados. Colorados vêm de vitórias sobre os outros três cariocas no campeonato



Na briga ponto a ponto com o Cruzeiro, o Botafogo tem uma boa chance de assumir a liderança do Brasileiro. Precisa de pelo menos um empate diante do Inter no Maracanã, às 21h desta quinta-feira. Nessa quarta, os mineiros foram derrotados pelo Grêmio e ficaram com os mesmos 25 pontos dos alvinegros. O desafio será frear o ímpeto dos colorados diante dos cariocas neste campeonato: foram três vitórias nos três jogos realizados, sobre Fluminense, Vasco e Flamengo.

O Botafogo não terá dois de seus principais jogadores, Jefferson e Lodeiro. Apesar disso, conta com o apoio de sua torcida no Maracanã, já que houve redução no preço dos ingressos de alguns setores, como Sul Inferior e Norte Inferior. O craque Seedorf está confirmado.

O Inter, numa sequência de três partidas sem vitória, continua sem Diego Forlán - que na última quarta-feira fez dois gols no amistoso do Uruguai com o Japão. Aposta na força do quarteto composto por Alex, D’Alessandro, Scocco e Leandro Damião. O primeiro tem boas lembranças do adversário e do Maracanã: ainda em sua primeira passagem pelo clube gaúcho, garantiu a vitória colorada em 2006, ao converter pênalti aos 45 minutos do segundo tempo.

O jogo será exibido pelo SporTV (menos RJ), para todo o país pelo PremiereFC 2, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.




Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira terá o retorno de Bolívar e Gabriel. Suspensos, os dois desfalcaram o time no empate com o Goiás, na última rodada. Por outro lado, Jefferson, na seleção brasileira, e Gilberto, suspenso, ficam fora. Renan e Edilson entram em seus lugares. O provável time tem Renan; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Vitinho, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

Inter: mais uma vez, Dunga precisa modificar a equipe. Ednei foi vetado pelo departamento médico. Sem ele, Jorge Henrique, ex-Bota, será improvisado no setor. No meio, Airton, que levou o terceiro amarelo, desfalca o time. Ygor entra no seu lugar para ser o parceiro de Willians. Na lateral esquerda, uma opção técnica: Kleber ficará como alternativa, com Fabrício retomando a titularidade. O provável time do Colorado tem Muriel; Jorge Henrique, Ronaldo Alves, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, Alex e D’Alessandro; Scocco e Leandro Damião.




Botafogo: o lateral-direito Lucas e o meia Cidinho, que se recuperam de lesão, Gilberto, suspenso, e Lodeiro e Jefferson, convocados pela seleção uruguaia e brasileira, respectivamente.

Inter: o departamento médico vetou Ednei, Cláudio Winck, Índio, Jackson, Josimar e Rafael Moura. Gabriel segue em recondicionamento físico. Diego Forlán, que defendeu o Uruguai na última quarta, está retornando ao Brasil. Airton levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão.



Botafogo: Dória, Julio Cesar, Lodeiro, Lucas, Renan e Vitinho.

Inter: Gabriel, Juan e Willians.



Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA). O árbitro participou de cinco confrontos: Santos 0 x 0 Flamengo, Botafogo 2 x 1 Cruzeiro, Atlético-PR 1 x 1 Grêmio, Corinthians 0 x 1 Atlético-MG e Fluminense 1 x 0 Cruzeiro. Ele tem média de quatro amarelos e ainda não puxou o cartão vermelho do bolso. Além disso, ainda não marcou pênaltis e tem média de 43 faltas assinaladas por duelo. O Brasileirão de 2013 tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas por confronto e média de dois pênaltis por rodada.



Botafogo: terceiro ataque mais eficaz da competição, com 21 gols marcados, conseguiu isso fazendo 180 finalizações, terceira maior marca da competição e com 67 finalizações certas, a sexta melhor eficiência em média por jogo. De todas as finalizações que conseguiu, 11,7% viraram gol, sétima maior marca. Terá pela frente a sexta defesa que mais gols sofreu, 18 em 12 jogos. Conta com Seedorf, o jogador que mais assistências deu na competição para ganhar. Das vitórias do Botafogo, cinco foram conquistadas em casa e o time ainda não perdeu como mandante.

Inter: também é o terceiro ataque mais eficaz da competição, com 21 gols marcados. Foram 163 finalizações, quinta maior média por partida, e 67 finalizações certas, terceira maior média. De todas as finalizações, 12,3% viraram gol, quarta maior marca. Enfrenta a quinta defesa menos vazada, com 13 gols sofridos em 13 jogos. D´Alessandro, o maior assistente da equipe, estará em campo. De suas cinco vitórias, o Inter conquistou duas fora de casa (contra São Paulo e Fluminense). Perdeu apenas um jogo como visitante.


*No Brasileirão do ano passado, vitória de virada do Botafogo por 2 a 1 em pleno Beira-rio, gols de Andrezinho e Fellype Gabriel. Veja: 




Por GLOBOESPORTE.COM Brasília

Taça BH: com mudança de técnico, Botafogo estreia contra o Criciúma


Um dia depois de anunciar demissão de Anthoni Santoro, time sub-20 entra em campo nesta quinta-feira, às 15h30 (de Brasília), em Manhuaçu (MG)



Martinez chegou ao Botafogo nesta temporada
(Foto: Reprodução / Facebook Oficial)
Um dia depois de anunciar a demissão de Anthoni Santoro do cargo de técnico do time sub-20, o Botafogo entra em campo para enfrentar o Criciúma nesta quinta-feira, às 15h30 (de Brasília), em Manhuaçu (MG). O time será comandado na competição por Alfredo Cintra, que era auxiliar, antes de Eduardo Húngaro, que integra a comissão técnica dos profissionais, reassumir o cargo de treinador.

O Botafogo conta no grupo com jogadores que participaram recentemente da conquista do bicampeonato da Spax Cup, na Alemanha. Outros são novidades, como o uruguaio Marcelo Martínez, de 18 anos, que defendeu o clube pela primeira vez na campanha do terceiro lugar na Weifang Cup, na China.

O Botafogo está no Grupo F, que conta ainda com Bahia, Coritiba, Criciúma, Manhuaçu e Tupi. Os dois primeiros colocados passam para as oitavas de final. Caso não consiga a classificação desta forma, o time pode tentar uma das quatro vagas por índice técnico.

Na história da competição, o Botafogo conquistou apenas um título. Em 1999, derrotou o Flamengo por 8 a 3 na decisão da Taça BH.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro