Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Corinthians negocia a contratação de Pedro Raul, do Botafogo, para 2021


Antes com situação encaminhada para o futebol japonês, atacante entrou no radar do Timão e pode mudar de equipe no Brasil; troca de jogadores é uma possibilidade




Foto: Vitor Silva/Botafogo



Com complicada situação financeira e esportiva, o Botafogo pode ver Pedro Raul atuando por outro clube brasileiro na próxima temporada. O Corinthians intensificou as buscas pelo jogador nos últimos dias e negocia a vinda do atacante de 23 anos para 2021, após o término do atual do Campeonato Brasileiro.

Antes, Pedro Raul tinha situação encaminhada para jogar no futebol japonês na próxima temporada. O Corinthians, contudo, chegou no radar da negociação e o estafe do atacante considerou melhor que o jogador permanecesse no Brasil. Agora, as partes tentam costurar um acordo.

O principal entrave para o acordo é uma cláusula que Pedro Raul possui com o Botafogo, que possui 70% dos direitos econômicos do atleta. Por ter atuado em 60% dos jogos do Alvinegro como titular, o atacante tem direito a ganhar 1,5 milhão de euros (9 milhões de reais, na cotação atual).



Como Corinthians e Botafogo passam por situações complicadas, uma das partes da negociação passa por Pedro Raul abrir mão de parte desta bonificação, tentando facilitar a parte financeira das duas instituições.


Além disto, o Corinthians também cogita envolver jogadores na negociação e, assim, mandar atletas do atual plantel para o Botafogo, como uma forma de tentar convencer o clube de General Severiano a aceitar a proposta e, assim, liberar o atacante para o Parque São Jorge.

Pedro Raul é o artilheiro do Botafogo na temporada, com 12 gols marcados. No meio do ano passado, o atacante chegou a atrair o interesse de Grêmio e Internacional, mas as sondagens da dupla gaúcha não foram adiante.


Fonte: LANCE/Fábio Lázaro e Sergio Santana
Rio de Janeiro (RJ)

Gatito quer fazer parte de reconstrução do Botafogo; lesão gera choque de versões no clube


Com contrato até o fim do ano, goleiro garante que fica para a Série B. Paraguaio reclama de antigos integrantes do DM, mas documento enviado à seleção paraguaia rebate





Gatito Fernández quer jogar a Série B no Botafogo



Depois de notícias, especulações e até bate-boca público, Gatito garantiu: quer ficar no Botafogo para a Série B. Em recuperação de lesão, o goleiro afastou rumores sobre saída e afirmou que trabalha para voltar a campo pelo clube alvinegro na temporada de 2021.


- Sim, eu fico, fico no Botafogo. Meu contrato é até o fim desse ano. Falaram tantas coisas nesse momento, que se o Botafogo caísse eu iria sair do clube, coisa que nunca falei, não existe no meu contrato. As pessoas dentro do clube sabem que eu vou ficar, porque meu pensamento está no clube. Meu comprometimento com o clube é o mesmo que eu tenho desde que cheguei em 2017 - disse ao ge e à TV Globo.


- Eu quero fazer parte dessa reconstrução - completou o goleiro.




Gatito quer ficar na Série B — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Recuperação problemática

Para ajudar a reerguer o Botafogo, Gatito precisa, primeiro, ter condições de voltar a jogar. O jogador se recupera de um edema ósseo no joelho direito desde o fim de setembro. A recuperação mais longa do que o esperado teve idas e vindas e chegou a render acusações do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro. O paraguaio deu a própria versão do ocorrido.


- Não sabia da gravidade da minha lesão, nunca explicaram para mim que a lesão era de muito cuidado. Não grave, mas de cuidado. Tanto que fui para a seleção e já me sentia bem. Me falaram no clube que tinha que ficar parado de 12 a 15 dias, o que eu já tinha feito. Fui para a seleção e, no aquecimento, voltei a sentir as dores que eu tinha. No intervalo, tomei injeção, porque no primeiro tempo a dor foi grande, como já tinha feito no Botafogo quando machuquei o punho em 2018 - explicou.


- Pode ter sido erro meu ter ido para a seleção, mas não sou médico, não sabia da gravidade da lesão. Jogador sempre quer jogar. Assim como já joguei várias vezes em vários clubes onde passei machucado, inclusive no Botafogo. Se eu soubesse da minha lesão, que poderia prejudicar a minha carreira, eu não me arriscaria a jogar um ou dois jogos pela seleção, sendo que perderia muito mais - continuou.




Atuação contra o Peru complicou recuperação — Foto: Norberto DUARTE / AFP



Gatito revelou ainda que já havia tomado injeção para suportar a dor no jogo em que saiu lesionado, em 23 de setembro, contra o Vasco, pela Copa do Brasil. Desde então, o jogador não entrou mais em campo pelo Bota, mas jogou pelo Paraguai em 8 de outubro.


A versão do atleta vai de encontro à comunicação entre o clube, a federação paraguaia e a Conmebol. No dia 25 de setembro, o goleiro realizou exames e ficou sete dias em repouso e com restrição de carga de treinamentos. Depois, foi orientado a ficar mais 14 dias em observação para fazer outro exame no dia 16 de outubro, como mostra a carta enviada pelo Bota à qual o ge teve acesso.




Comunicação do Botafogo com a federação paraguaia — Foto: Reprodução


Ao invés de aguardar até o dia 16, Gatito treinou normalmente com a seleção e entrou em campo contra o Peru no dia 8. Com dores, levou infiltração para suportar todo o jogo e voltou ao Brasil com a lesão agravada. Na época, o departamento médico era conduzido pela equipe de Christiano Cinelli, que deixou General Severiano na última semana. Agora, a área de saúde é de responsabilidade do coordenador científico Altamiro Bottino, e a diretoria busca reposições.


Com a situação confusa aliada às acusações de alguém que comandou o Botafogo na temporada de 2020, Montenegro, o ge questionou o Bota sobre a condição de momento do jogador e os detalhes da recuperação. Gatito poderia ter jogado mesmo no sacrifício? As injeções prejudicaram a recuperação? E a seleção paraguaia? Quais são os próximos passos? O clube não respondeu até a publicação.



🎧 OUÇA O PODCAST GE BOTAFOGO #94 SOBRE O ROMBO FINANCEIRO PARA A SÉRIE B:


Planos para o futuro

Do boletim médico para os bastidores: a situação contratual de Gatito ainda é discutida internamente. No planejamento para a próxima temporada, a diretoria calcula gastos e estuda individualmente a situação dos jogadores mais caros do elenco, e o goleiro está entre eles.


Diferentemente de nomes como Cícero, Kalou e Pedro Raul, o Bota quer continuar com o paraguaio, visto como ídolo do clube. A ideia é manter a folha salarial em cerca de R$ 2,5 milhões mensais com o futebol, o que, para os dirigentes, permite alguns poucos atletas mais valorizados, e o camisa 1 é prioridade.


Outras situações podem influenciar, como as conversas com Kalou e propostas que podem livrar o clube da dívida de quase R$ 10 milhões com Pedro Raul. Os alvinegros também esperam boas ofertas por Matheus Babi, Kanu e Marcelo Benevenuto, o que ainda não aconteceu.



Mais da entrevista com Gatito

Negociou para sair?

Meus representantes entraram em contato com Montenegro e a comissão que estava levando o Botafogo no ano passado. Eles conversaram com eles para saber o que estava acontecendo com a minha situação no clube, porque eu tinha quase 10 meses de salário atrasado (nove meses de imagem e quatro meses de CLT). Então, eles falaram que, no caso de não conseguir ficar em dia comigo, que se chegasse futura proposta me deixassem sair, óbvio. Desde que seja bom para o clube também.


Declarações de Montenegro

Me surpreendeu pela gravidade da palavra que ele usou, a palavra covarde. Porque não é a primeira vez que ele me ataca. Vou fazer cinco anos de clube e é a terceira vez que ele me ataca. Nunca quis responder, não sou de criar polêmica. Mas acho que passou do limite com relação a minha pessoa.


Recuperação


Hoje em dia eu estou usando muletas, evitando ter carga no joelho, só fazendo fisioterapia. Dentro de algumas semanas, vou fazer exame para saber quanto já melhorou do edema.



Fonte: Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro, Rodrigo Cerqueira e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Quem se salva no desastre? Apesar de ano trágico, Botafogo tem pontos positivos


Jogadores formados na base se mostram como principais ativos para a próxima temporada do clube que foi o campeão brasileiro a ter a queda mais precoce para a Série B



É difícil encontrar um botafoguense que não critique o planejamento do Botafogo para esta temporada. As muitas contratações (25), o grande número de jogadores utilizados (57) e a quase constante troca de técnicos na temporada escancaram as decisões tomadas no calor do momento que levaram o clube para a Série B em 2021. Mas, quase que por ironia do destino, as coincidências que unem o início e o fim da temporada podem amenizar o desastre.


Os principais nomes do Botafogo em 2020 estavam em campo na estreia do Campeonato Carioca, contra o Volta Redonda, fora de casa. Enquanto parte do elenco realizava a pré-temporada no Espírito Santo, ainda com Alberto Valentim no comando, Bruno Lazaroni escalava um time reserva nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara.


Entre os titulares daquela equipe estavam Kanu e Caio Alexandre. Os dois se consolidaram na equipe profissional e são os poucos que se salvam ao fim da temporada. Podem ser considerados os principais jogadores do Botafogo em 2020.


+ Tulio liga demissão no Botafogo à pressão externa



Kanu e Caio Alexandre se salvam no péssimo ano do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O ge elenca nomes que saem como notícias positivas da temporada trágica do Botafogo. Foram também os meninos da base que mostraram mais dedicação em campo e solidariedade com o momento delicado enquanto o clube caminhava para o rebaixamento.



LEIA MAIS:


+ O que levou o Botafogo a ser o primeiro time rebaixado em 2020?
+ Especial: Ruim em campo, pior fora dele
+ Botafogo terá seu rebaixamento mais difícil


Kanu

O zagueiro chegou a ficar perto de sair em janeiro, quando recebeu proposta do Cruz Azul. Os mexicanos, porém, não aceitaram as condições da contraproposta feita pelo Botafogo. O defensor, um dos líderes do elenco, ganhou visibilidade, apesar da queda e do fato de o Botafogo ter a segunda pior defesa do campeonato, e chama atenção de clubes brasileiros e do exterior.


Antes da temporada 2020, Kanu havia disputado quatro jogos pelo Botafogo. Agora, com 23 anos, ele tem 48 partidas e foi o segundo jogador que mais vestiu a camisa alvinegra. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, ficou de fora apenas do clássico com o Flamengo, no Nilton Santos, porque estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.


O jovem começou a temporada um pouco na sombra de Marcelo Benevenuto. Com a volta de Gabriel para o Atlético-MG e a saída de Carli, coube ao camisa 14 tomar as rédeas da defesa alvinegra. Após um bom Campeonato Carioca, Marcelo caiu bastante de rendimento e viu o companheiro de zaga confirmar o status de líder.


Benevenuto tinha tudo para ser outro destaque positivo, mas o comportamento fora das quatro linhas decepcionou. Flagrado em noitadas, o zagueiro chegou a ser barrado após atrasar para um treino.


+ Montenegro rompe silêncio, chama Gatito de covarde e lista erros
+ Gatito diz que Montenegro "deu aula" de como não fazer futebol



Caio Alexandre

O volante de 20 anos começou a ganhar espaço ainda com Alberto Valentim. Em sua primeira temporada na equipe profissional, Caio foi o jogador com mais partidas pelo Botafogo. Com bom passe e qualidade na saída de jogo, o jovem marcou cinco gols na temporada e se credenciou como o jogador mais regular e que recebeu a melhor média de atuações entre quem ainda está no clube e participou de mais da metade dos jogos.



Caio também é outro que abre os olhos do mercado do futebol. Enquanto a situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro ainda era indefinida, as negociações pelo jogador não caminharam muito. Porém, a tendência é de que tenha novidades nas próximas semanas.



Romildo e Rafael Navarro são dois dos que podem se destacar mais pra frente em 2021 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Garotada da base

Quase que de maneira imposta por Eduardo Freeland, barrando jogadores como Babi, Marcelo e Lecaros, Eduardo Barroca teve que escalar alguns jovens oriundos da base nas últimas rodadas. O técnico, que foi campeão brasileiro sub-20 com o Botafogo em 2016, passou a dar mais chances a Romildo, Rafael Navarro, Sousa, Matheus Nascimento e Cesinha. A situação teve continuidade com sua demissão, na última semana.


Além de Matheus Nascimento, os quatro garotos que vieram das divisões de base do clube mostraram bom futebol, principalmente no empate com o time reserva do Palmeiras. A impressão que ficou é de que, caso tivessem sido utilizados com maior antecedência, a entrega teria sido maior e o rebaixamento poderia ser adiado.


Mas como o "se" não existe, cabe ao clube encontrar a melhor forma de utilizar os "crias" no futuro. Mais baratos do que contratações, os jovens jogadores mostraram que podem ser aproveitados no time que precisará voltar para a primeira divisão em 2022.


Matheus Babi e Pedro Raul

Por mais que não houvesse unanimidade sobre qual dos dois deveria ter sido o titular do Botafogo ao longo de 2020 e nem tenham se destacado muito para isso, Matheus Babi e Pedro Raul tiveram certa proeminência e devem ser negociados pelo clube. Os artilheiros alvinegros na temporada, com oito e 12 gols, respectivamente, foram apostas do comitê de futebol e, mesmo com o retorno técnico abaixo do esperado, devem dar retorno financeiro ao clube.


Matheus Nascimento


Matheus Nascimento é a grande aposta do Botafogo para o futuro — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Por fim, a principal joia do Botafogo. O garoto de 16 anos atuou bem quando teve Rafael Navarro ao seu lado nas últimas partidas do clube. Centroavante e capitão nas divisões de base da seleção brasileira, o adolescente ainda tem muito a evoluir, mas o futebol que mostrou nas últimas rodadas faz com que ele pareça ter mais anos de experiência do que aparenta dentro das quatro linhas.


Na derrota para o Grêmio, foi a primeira vez que ele ficou os 90 minutos em campo e o primeiro gol como profissional parece ser questão de tempo. O camisa 39 mostra desenvoltura nas ações ofensivas e bastante vontade mesmo sem a bola. Foi assim que saiu o gol de empate na partida contra o Palmeiras em que roubou a bola de Lucas Lima no círculo central e rolou para Navarro acertar um chutaço. Foi elogiado por Renato Gaúcho na última segunda e já atrai olhares além de General Severiano.



Até agora não há definição sobre negociação envolvendo nenhum dos jogadores. Por ter 16 anos, o único que não tem chance alguma de sair em 2021 é Matheus Nascimento. Kanu, Caio Alexandre, Matheus Babi e Pedro Raul, por outro lado, são os que mais movimentam o mercado.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro