Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Botafogo prepara inauguração de estátua de Garrincha e farol em General Severiano



Sede do clube terá uma torre de iluminação de mais de 20 metros que vai projetar a estrela solitária na região em Botafogo



A sede do Botafogo de General Severiano terá novidades para os torcedores nos próximos meses. A diretoria planeja inaugurar na segunda metade de junho uma estátua em homenagem a Garrincha, que será representado com asas em referência ao apelido "anjo das pernas tortas". Além disso, um farol de 24 metros vai projetar a imagem da Estrela Solitária em quatro direções.


+ "Não caiu o mundo", diz Luís Castro sobre primeira derrota do Botafogo





Local onde ficará o Farol na sede do Botafogo — Foto: Reprodução


As intervenções fazem parte do projeto do novo Museu do Botafogo, que está em fase final de licenciamento de obras e de digitalização de acervo, e cujas obras devem começar em julho. A inauguração é prevista para o primeiro semestre de 2024.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ SAF Botafogo divulga balanço de 2022 com déficit de R$ 248 milhões


A estátua de Garrincha já está pronta. Foi batizada de ‘A coreografia de um anjo’ e está sendo guardada a sete chaves para ser inaugurada junto com o farol, ainda em construção. Ela é em tamanho natural, feita em estrutura metálica com acabamento em resina e ficará na entrada do museu, recebendo os visitantes.


- Queríamos homenagear o Garrincha com uma escultura, mas fugindo do tradicional busto de bronze. E já que diziam que ele fazia a alegria do povo, pensamos no que mais traz essa alegria popular e chegamos no carnaval como uma inspiração pra criação da peça - diz o botafoguense Ricardo Macieira, arquiteto, ex-Secretário Municipal de Cultura e curador do novo Museu do Botafogo, que encomendou a homenagem a Daniel Brand Marte, autor do projeto, e Glauco Campelo, escultor.





Goiás x Botafogo - Melhores Momentos



Farol que será inaugurado na sede do Botafogo — Foto: Reprodução


Já o farol terá 24 metros de altura e vai projetar a imagem da estrela solitária em quatro direções, a intervalos de 7 segundos.


- A ideia veio de forma natural a partir do que é o nosso escudo, a estrela que nos guia e nos ilumina como um farol faz. Não tenho dúvida de que será um marco na paisagem do Rio de Janeiro - disse Macieira.


O contrato do Botafogo com a empresa responsável pelas obras, englobando a estátua, o farol e o novo museu, foi assinado no final de 2021 com previsão de entrega do museu em dezembro de 2022, mas questões burocráticas e de adequação do projeto atrasaram o processo. A empresa responsável é a mesma que está tocando as obras do novo museu do Flamengo e já desenvolveu 17 museus em sete países, incluindo os de River Plate, Boca Juniors, Benfica e Juventus e o Museu da Conmebol.



Veja outras imagens




Estrutura do Farol que será inaugurado na sede do Botafogo — Foto: Reprodução




"Botafogo perde série invicta", lamenta Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-perde-serie-invicta-lamenta-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11617022.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Débora Gares — Rio de Janeiro

Análise: frustração é justificada, mas derrota não pode abalar as convicções do Botafogo



Na derrota para o Goiás, time não teve a eficácia de partidas anteriores e perdeu a chance de fazer história no Brasileiro e aumentar a vantagem na liderança




A frustração do Botafogo depois da derrota por 2 a 1 para o Goiás, domingo, na Serrinha, é mais do que justificada, mas o tropeço não pode desviar o time do rumo que penou para construir até agora no Campeonato Brasileiro e na temporada. É ajustar o que saiu errado e se preparar para encarar uma semana que promete ser desafiadora.


+ "Não caiu o mundo", diz Luís Castro sobre primeira derrota do Botafogo






Goiás 2 x 1 Botafogo - Melhores Momentos - 6ª rodada do Brasileirão 2023



O Botafogo já entrou em campo com a garantia de que manteria a liderança ao fim da rodada, depois que o Palmeiras empatou no sábado. O jogo contra o Goiás poderia ser histórico, já que nenhum outro clube conseguiu seis vitórias seguidas nas seis primeiras rodadas desde o início dos pontos corridos. Acabou que nada saiu como planejado.


O time perdeu a invencibilidade de 15 jogos, mas não pode esquecer a fórmula que o levou a alcançar esta marca: intensidade, empenho, uma defesa forte e capacidade de se adaptar aos diferentes estilos de adversários. Contra o Goiás, o Botafogo teve dificuldades que já havia tido mesmo em partidas que venceu, mas desta vez aconteceu o revés.


- Temos que olhar para o que fizemos menos bem e corrigir algumas coisas pra continuar o nosso caminho, que vai ser de coisas boas até o final da temporada. Vamos continuar dedicados e juntos, porque temos uma administração e torcida, e juntos fazemos uma forte família para abordar todos os momentos difíceis - disse o técnico Luís Castro.





Goiás x Botafogo/Tiquinho — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Luís Castro foi praticamente com a força máxima, apenas com a entrada de Gustavo Sauer na vaga de Junior Santos. Até conseguir abrir o placar, o time foi melhor do que o Goiás e criou chances, até que Gustavo Sauer foi atingido dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Tiquinho cobrou bem e fez seu sexto gol na competição.


Com Eduardo pouco inspirado, o Botafogo teve pouca criação no meio da campo, e as alas foram bem marcadas pelo Goiás. Assim, o time ficou preso e viu o adversário crescer. O empate ainda no primeiro tempo, aos 51, em uma jogada que teve início em uma bola parada.


No segundo tempo, o desempenho alvinegro não foi bom, e eficácia mostrada em partidas anteriores não apareceu. Das 15 finalizações na partida, apenas duas foram na direção do gol. Foi o Goiás que aproveitou melhor as poucas finalizações que teve - das 5 que teve no total, 4 foram na direção do gol.





Goiás x Botafogo: Luis Castro — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O gol de Maguinho, aos 11 minutos, complicou a vida alvinegra. A bola desviou em Segovia após cruzamento de Matheus Peixoto e encobriu Lucas Perri antes de chegar ao lateral do Goiás. Luís Castro lançou o time para frente, mas as chances claras não apareceram, e o resultado não se alterou.


Agora, o Botafogo tem mais dois desafios grandes nesta semana para tentar ultrapassar e confirmar que a derrota para o Goiás foi um caso à parte. O time enfrenta na quarta o Athletico, pela Copa do Brasil, em Curitiba, e no sábado no Fluminense, pelo Brasileiro, no Nilton Santos.




"Botafogo perde série invicta", lamenta Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-perde-serie-invicta-lamenta-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11617022.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro