Páginas

quinta-feira, 9 de março de 2023

Luís Castro balança no cargo, e Botafogo avalia demissão



Treinador perde prestígio de outrora, atuações recentes não agradam diretoria e mudanças são estudadas caso desempenho não melhore


Luís Castro já não convive com o mesmo prestígio em relação ao que chegou como treinador do Botafogo. Os desempenhos recentes do time fazem o português balançar no cargo e uma demissão não é descartada.




Botafogo perde para a Portuguesa e é eliminado do Carioca (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-para-a-portuguesa-e-e-eliminado-do-carioca-11433443.ghtml)


+ Análise: Botafogo faz vexame e invenção de Luís Castro não dá certo


O comandante passará por dias decisivos à frente do comando da equipe. Se o desempenho e o dia a dia não melhorarem praticamente de forma imediata, há a possibilidade de uma mudança e a saída de Luís Castro. A diretoria não está feliz com o desempenho e o dia a dia recente do treinador para com o time.


Os últimos jogos foram determinantes para o português perder status internamente. Entende-se que o time não está performando e a justificativa pela falta de reforços não se mantém diante do nível dos adversários enfrentados - Sergipe e Portuguesa-RJ, por exemplo, disputam a Série D do Brasileirão. Era esperado que o Botafogo fizesse melhor contra estes adversários.





Luis Castro durante Vasco x Botafogo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


A multa rescisória em caso de demissão também é algo que pesará para a decisão. Caso seja demitido, John Textor, acionista majoritário da SAF, terá que pagar mais de R$ 10 milhões a Luís Castro e a comissão - o valor diz respeito aos vencimentos que o português tem para receber até o fim do contrato, que se encerra no fim do ano.


As próximas partidas, portanto, serão fundamentais para o futuro. O trabalho está sendo reavaliado, mas se os resultados não melhorarem é muito provável que o "casamento" termine de forma precoce.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GEPor Sergio Santana — Rio de Janeiro

Torcida do Botafogo perde a paciência, cobra reforços e xinga Luís Castro após queda no Carioca



Treinador foi chamado de "burro" em derrota para a Portuguesa-RJ; diretor André Mazzuco também é cobrado



O "casamento" da torcida do Botafogo com Luís Castro já não está tão firme quanto outrora. O treinador foi um dos principais alvos de críticas e xingamentos no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, durante a derrota por 1 a 0 para a Portuguesa, no jogo que decretou a eliminação do clube no Campeonato Carioca.





Botafogo 0 x 1 Portuguesa - Melhores momentos - 11ª rodada do Cariocão 2023


+ Luís Castro explica formação e assume culpa por eliminação do Botafogo no Carioca

+ Botafogo terá que vencer a Taça Rio para garantir vaga na Copa do Brasil de 2024


Entre os termos, o mais ecoado vindo das arquibancadas foi "Burro! Burro! Burro!". A torcida ficou na bronca principalmente quando o treinador chamou Gabriel Pires e Lucas Piazon para entrar no jogo, aos 28 minutos do segundo tempo.


O português, que já teve status de unanimidade dentro e fora do clube, já não vive o mesmo nível após o desempenho recente.




O clima hostil não limitou-se apenas ao português. Torcedores "acharam" um dos camarotes onde André Mazzuco, diretor de futebol, estava e também não pouparam o dirigente. Entre as canções, os botafoguenses pediram a chegada de jogadores.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Nem mesmo John Textor, acionista majoritário da SAF, escapou da raiva dos torcedores. O norte-americano tem sido cobrado ultimamente pelos problemas financeiras e pouca atividade no mercado de transferências.




"Botafogo não cansa de surpreender negativamente", critica Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-nao-cansa-de-surpreender-negativamente-critica-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11432110.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo faz vexame e invenção de Luís Castro não dá certo



Treinador faz formação pensando em fazer seis gols, mas time não cria suficiente nem pra ameaçar uma bola na rede em derrota contra a Portuguesa



O Botafogo foi eliminado de forma vexatória do Campeonato Carioca. A derrota para a Portuguesa pode ser classificada desta forma em todos os sentidos: pela forma como o time atuou, pela forma como se comportou taticamente, no contexto de uma formação completamente diferente e pelo fato de que, diante do empate do Volta Redonda, o clube precisava apenas de uma vitória simples para a classificação.





Botafogo 0 x 1 Portuguesa - Melhores momentos - 11ª rodada do Cariocão 2023


+ Luís Castro explica formação e assume culpa por eliminação do Botafogo no Carioca

+ Botafogo terá que vencer a Taça Rio para garantir vaga na Copa do Brasil de 2024


O revés começou antes mesmo do apito inicial. Luís Castro optou por uma formação com três zagueiros, dois volantes, dois alas, dois meias e um atacante - um 3-2-2-2-1, defina como quiser. De qualquer forma, foi um esquema que o treinador mal trabalhou durante a semana de treinos e isto foi visto em campo: a equipe sentiu a diferença e muitos jogadores ficaram sem função, com dificuldade de entender o posicionamento.


O esquema, voltado totalmente para o ataque, tinha uma justificativa: o Botafogo entrou em campo empatado em 19 pontos com o Volta Redonda, mas o rival tinha uma vantagem de quatro gols no saldo. A formação foi pensada para o time já colocar cinco bolas na rede de uma vez, mas a equipe não criou o suficiente para sonhar com um mísero gol.





Luís Castro, técnico do Botafogo, na partida contra o Madureira — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Fato é que a única finalização da equipe de Luís Castro no primeiro tempo foi um chute de Adryelson que passou ao lado da trave após bate-rebate dentro da área. A invenção foi tanta que o treinador, ao fazer três substituições no intervalo, admitiu que a invenção na formação tática inicial não deu certo.


A etapa final, com o usual 4-3-3, mostrou um Botafogo que chegava com mais frequência ao ataque, mas nada de encher os olhos. A única chance clara de gol foi em jogada de Carlos Alberto, em lance isolado no lado direito. Coletivamente, a equipe ficou longe de ameaçar o goleiro Dida.


O resultado foi um reflexo daquilo que foi apresentado em campo. Um Botafogo pouco criativo, dependendo de lampejos individuais e sem sinergia entre os jogadores. O que resta é uma vaga na Taça Rio para tentar uma vaga na Copa do Brasil de 2024 e tentar o "menos pior".




"Botafogo não cansa de surpreender negativamente", critica Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-nao-cansa-de-surpreender-negativamente-critica-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11432110.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Luís Castro explica formação e assume culpa por eliminação do Botafogo no Carioca


Botafogo foi eliminado do Campeonato Carioca após perder para a Portuguesa



O Botafogo foi eliminado de forma precoce do Campeonato Carioca ao ter sido derrotado pela Portuguesa por 1 a 0 a noite desta quarta-feira no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Após a partida, o treinador Luís Castro assumiu a culpa pelo resultado negativo. Agora, o clube é obrigado a vencer a Taça Rio para garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2024.








Botafogo 0 x 1 Portuguesa - Melhores momentos - 11ª rodada do Cariocão 2023


+ Atuações do Botafogo: Victor Sá é o pior em eliminação no Carioca


- 100% responsabilidade minha, 0% dos jogadores. Sempre passei pelos momentos difíceis olhando de frente. Nunca ter sido despedido na minha carreira não significa que eu não tenha passado por momentos difíceis. Eles foram ultrapassados e assumidos por mim como minha responsabilidade. Sou o único responsável pela derrota.





Luís Castro, técnico do Botafogo, no jogo com o Nova Iguaçu — Foto: Jorge Rodrigues/Agif


O português entrou com uma formação totalmente diferente na partida. Com três zagueiros, o técnico colocou Carlos Alberto e Victor Sá de alas, com um meio-campo povoado atrás de Matheus Nascimento. Não deu certo e Luís Castro voltou atrás no intervalo, retornando ao 4-3-3 usual.


- Jogamos com uma linha de três, jogamos com dois homens abrindo na largura máima, Carlos Alberto e Victor, e um homem à frente da linha. Depois Marlon e Lucas muito perto do Matheus. Quisemos chegar ao gol cedo para dar conforto à equipe e tirá-la da instabilidade que vivemos desde o jogo do Vasco. A equipe não estava tranquila em campo, então mudamos para o 4-3-3. Tivemos uma ou outra oportunidade para empatar, mas não conseguimos, muito fruto da instabilidade que vivemos nesse momento.


Perguntado se algum membro da diretoria deveria aparecer neste momento de dificuldade, Luís Castro negou a possibilidade e, novamente, voltou a assumir a responsabilidade.


- É uma questão complexa, mas não vou fugir. É uma verdade que acabamos o campeonato passado (Brasileirão) em ascendente, exceto no última (rodada), quando não chegamos à Libertadores, e esse trajeto foi fruto de muito trabalho em uma época em construímos uma equipe que nos deu garantias de uma época de sucesso. Eu vou responder, e vão dizer que estou a me desculpar, eu não quero me desculpar de nada, quero assumir todas as responsabilidades que dizem respeito ao Botafogo. Me trazem as questões, e tenho que responder as questões... Respondendo, os laterais foram diferentes, dois do trio foram diferentes, os três homens de frente foram diferentes, o que significa que sete jogadores foram diferentes do último jogo e que com continuidade poderia dar uma resposta - afirmou.


- E para dar uma resposta, podem dizer que estou a me desculpar por ter sete diferentes do ano passado. É verdade ou mentira? Ok, temos que dar continuidade, mas tivemos problemas que nos atiraram para essa situação. Não estou dizendo que se os tivéssemos seria diferente, mas temos vivido momentos difíceis. Você pergunta se na coletiva outras pessoas deveria assumir, não, sou eu quem tem que assumir, eu que acabei de perder um jogo e tenho que responder por isso - completou.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Mais declarações de Luís Castro

Mudança tática

- Tivemos um sistema inicial em que tentamos ter muitas unidades no ataque, a equipe não se sentiu confortável, tivemos que mudar para o sistema que jogamos habitualmente. Nos trouxe mais paz, controlamos mais, mas a Portuguesa baixou, foi natural assumir, somos mais fortes também, deveríamos ter ganho o jogo pelo que foi desenvolvido, mas não conseguimos


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Fred Huber — Rio de Janeiro