Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2015

Botafogo tem semana decisiva para futuro de peças-chave do atual elenco



De olho em 2016, clube define tem reuniões essa semana para definir o futuro do lateral-direito Luis Ricardo e dos atacantes Navarro e Ronaldo



Navarro terá a sua situação definida em uma reunião na próxima quinta-feira (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

Determinado a manter uma base sólida de jogadores e formar um elenco competitivo na próxima temporada, o Botafogo terá uma semana decisiva pela frente. Nos próximos dias, haverá uma série de reuniões que devem definir o futuro de alguns jogadores considerados fundamentais na boa campanha do Glorioso na Série B, que tem contratos encerrados este mês. Na pauta estão as definições do lateral-direito Luis Ricardo e dos atacantes Navarro e Ronaldo.

Emprestado pelo São Paulo, Luis Ricardo já declarou seu desejo de permanecer no Botafogo e é uma das prioridades da diretoria alvinegra. A situação do lateral deve ser resolvida essa semana. O seu empresário vai se reunir com a diretoria do Tricolor Paulista, na terça-feira, para tentar viabilizar a continuidade de Luis Ricardo no time alvinegro.

Outra situação que deve ser resolvida esta semana é renovação de Navarro. Inicialmente o Botafogo manifestou interesse na permanência do atacante, entretanto, a pedida salarial muito alta e fora da realidade do clube afastou o uruguaio de uma possível permanência em General Severiano. Apesar disso, na próxima quinta-feira, haverá uma última reunião entre a diretoria alvinegra e o empresário do camisa 9, Gerardo Cano, para tentarem novamente um acordo de renovação com o artilheiro do time na Série B.

A permanência de Ronaldo também deve selada até a próxima sexta-feira. O atacante já conseguiu a liberação do Yokohama, do Japão, (dono dos direitos econômicos de Ronaldo) e acertou as bases salariais com o Botafogo. O único entrave são garantias que o clube japonês pede, caso haja o interesse futuro na compra do jogador.

Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Panorama atual e perspectivas do Botafogo na formação do elenco 2016




2016 pode ser o ano de afirmação de Luis Henrique
 
no Botafogo
Depois de alcançar os dois principais objetivos da temporada em 2015, o Botafogo tem pela frente o desafio de fazer uma campanha convincente na Série A em 2016 e se fortalecer cada vez mais para afastar o risco de descer novamente - grande temor da torcida após o acesso e a conquista do título com antecedência.


A situação financeira do clube, que era caótica no começo da gestão do presidente CEP, continua crítica mas deve melhorar um pouco com a perspectiva de se encontrar um patrocinador master para estampar na camisa no novo ano. A falta de um patrocinador forte na temporada que se encerra foi a causa da montagem de um time apenas modesto que, felizmente, acabou dando liga em campo. Paralelo a isso, há previsão de aumento das cotas de televisionamento com uma maior exposição da marca Botafogo na TV aberta, coisa que não aconteceu nessa competição por ação e obra da principal patrocinadora (TV Globo), ficando as poucas exibições entregues às redes de menor penetração como a Rede TV e a TV Brasil nos poucos jogos marcados para as tardes de sábado.


Nessa campanha vitoriosa, o Botafogo sobrou em relação aos seus adversários mesmo tendo montado um time de jogadores, em sua maioria, desconhecidos. Apesar de alguns tropeços inexplicáveis diante de adversários de menor expressão, principalmente jogando em casa, no geral o time foi bem cumprindo os objetivos para o quais foi concebido.


Veja o quadro abaixo com os números da campanha sem computar o último jogo - empate de 0 a 0 contra o América-MG.


Montagem do Programa Bem Amigos com o
 resumo da campanha do Botafogo 
Foram 37 jogos com 21 vitórias, 8 empates e 8 derrotas - um aproveitamento de 64%. Tivemos o ataque mais positivo da competição, com 60 gols marcados, e a defesa menos vazada, com 30 gols sofridos o que dá um saldo de 30. Com essa campanha, o Botafogo passou 30 rodadas na liderança das 38 disputadas. São os números absolutos de um campeão incontestável.


Com esse panorama, seguimos traçando os planos para o ano que se avizinha. Logo após o último jogo de 2015, no Nilton Santos, o Botafogo anunciou uma lista de dispensa com 11 jogadores deixando claro a intenção da diretoria de reformular elenco como era o desejo da torcida. Era consenso que este grupo não era forte o suficiente para a disputa de um campeonato duro como será o Brasileirão e a Copa do Brasil do próximo ano, com os adversários cada vez mais estruturados.


Nessa primeira leva, foram embora os zagueiros Alisson e Diego Giaretta; os laterais Pedro Rosa e Carleto; os volantes Bazallo, Guilherme Camacho e Serginho; e os meias Daniel Carvalho, Diego Jardel, Lulinha e Tomas Bastos.


Os que ficaram (sem a garantia que permanecerão no próximo ano), formam a base do que será o Botafogo em 2016. Alguns seguem com a situação pendente em negociações que se arrastam por semanas a fio, como são os casos de Renan Fonseca, Willian Arão, Neilton e Navarro.


Dos que ficaram, Jefferson é o nosso capitão e será o pilar dessa base como foi do elenco formado para jogar a Série B. O melhor do Brasil terá em Helton Leite um bom substituto em franca evolução. Já Renan pretende deixar General Severiano para dar sequência à carreira em outro clube - que seja feliz.


Luis Ricardo, que atuou como lateral direito e como meia na campanha de 2015, segue nos planos para o próximo ano mas ainda não fechou. Depende da posição do São Paulo, dono do seu passe. O jogador não é unanimidade entre os torcedores. Na lateral esquerda, por enquanto, vamos de Jean que teve seu contrato renovado por mais dois anos sob o descrédito da grande maioria da torcida, já que não foi bem nas oportunidades que teve em 2015.


Rodrigo Lindoso, que ganhou a posição de titular e a confiança de Ricardo Gomes nas últimas partidas, já fechou e terá a companhia de Fernandes, que também teve o seu contrato estendido e está garantido até 2017. Neilton, que manifestou a intenção de permanecer no Glorioso, tinha a situação muito bem encaminhada junto ao Cruzeiro, detentor de seu passe, mas entrou em compasso de espera após a saída do treinador Mano Menezes para a China. A raposa aguarda fechar com um novo treinador para só depois voltar às negociações com o Botafogo. O negócio pode melar!


Os zagueiros Renan Fonseca e Roger Carvalho receberam propostas do clube pra ficarem mas ainda não responderam. Roger deixou o acordo encaminhado, enquanto Renan tem propostas de São Paulo e Fluminense mas deseja fazer carreira no Glorioso. Enquanto não acertam, o Botafogo se precaveu trazendo o zagueirão argentino Joel de Carli para ser titular, o primeiro "reforço" de 2016.


Depois da dispensa de Daniel Carvalho (muito lamentada pela torcida), o meia Elvis parecia certo por mais um ano mas, até o momento, não foi procurado pelo clube e o prazo para o acerto está se encurtando já que o seu vínculo com o jogador se encerra no final do ano. A tendência é que não fique.


Essa semana o atacante Ronaldo, autor do gol do acesso, renovou o contrato por mais um ano e segue no grupo para compor o elenco - tem potencial para evoluir e se tornar útil na campanha. Teremos ainda o retorno de Henrique Almeida que disputou a série A pelo Coritiba. O atacante teve bom desempenho nesse final de temporada, sendo um dos destaques do time do Coxa. Pode virar moeda de troca em futuras transações ou mesmo ser efetivado no grupo de 2016. Já as negociações com o atacante uruguaio Navarro, que foi o titular da posição na campanha da Segundona, parece que vai dar em água e a tendência é que o clube vá atrás de um novo centroavante. Nomes como Alecsandro (Palmeiras), Kieza (Bahia) e Hernane Brocador (Sport) foram especulados pela imprensa com negativas veementes por parte do clube.


Pela movimentação nos bastidores - que, diga-se de passagem, está muito aquém dos nossos anseios até o momento - e considerando a manutenção dos jogadores da base que subiram em 2015 com mais os recém promovidos (Saulo como 3o. goleiro, Diego e Jean para as laterais, os zagueiros Igor Rabello e Emerson; o volante Diérson; o meia Fernandes e dos atacantes Sassá, Luis Henrique, Ribamar e Vinícius Tanque), teremos que trazer no mínimo 1 lateral esquerdo, 1 volante (já que Arão se nega a aceitar a renovação do contrato e a novela promete ter muitos capítulos), 2 meias de armação (já que não temos nenhum) e até 2 atacantes, caso Neilton e Navarro não fiquem, todos para o time titular.


Por enquanto, o time conta com a seguinte formação: Jefferson (Helton Leite), Luiz Ricardo (Diego), Renan Fonseca (Emerson), Joel Carli (Roger Carvalho), Jean (falta o titular); Rodrigo Lindoso (Diérson), Fernandes (falta um reserva), (faltam dois meias titulares); Neilton (Ronaldo) e Navarro (Luis Henrique) com grandes chances para Sassá (que foi muito bem nesse ano até lesionar o joelho), o que, diga-se de passagem, é um elenco bem modesto até mesmo para a disputa do Carioca. Nem se fala, para a disputa das competições nacionais.


Mas até a reapresentação no dia 2 de janeiro, deveremos ter muitas novidades com a vinda de cinco ou seis jogadores de peso pra encorpar essa base (assim espero). Do contrário, o esforço para subir para a elite corre sérios riscos de ter sido em vão. Infelizmente a realidade é essa e parece, pela movimentação, que a diretoria está ciente disso e continua trabalhando pra suprir as evidentes carências.


O time vai realizar a pré-temporada em Vitória-ES e o primeiro compromisso oficial de 2016 será a estreia no Campeonato Carioca diante do Bangu no último fim de semana de janeiro. E, por aqui, o nosso compromisso é ir atualizando a situação assim que pintarem novidades no elenco.


Saudações a todos que acreditam e fiquem a vontade para comentar!


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Promessas, joias, revelações e também decepções: o balanço do Bota 2015



GloboEsporte.com reúne todos os jogadores que vestiram a camisa alvinegra na temporada ao menos uma vez e mostra a situação de cada um





Ao total, 50 atletas vestiram a camisa do Botafogo
em 2015 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo iniciou a temporada com menos de uma dúzia de jogadores no seu elenco. Depois de um 2014 conturbado, dispensou grande parte dos jogadores e foi ao mercado em busca de outros nomes. Trouxe do próximo clube outros tantos, que foram integrados da base. Ao fim do ano, 51 atletas vestiram a camisa alvinegra e foram relacionados para, ao menos, uma partida.


Muitos brilharam ao longo do ano, tiveram importância na campanha do Carioca e da Série B e tornaram-se peças valorizadas. Alguns não completaram a temporada e foram negociados no meio do caminho. Outros vieram no meio do campeonato e corresponderam. Outros, nem tanto. Uns foram afastados. Outros se firmaram.


O GloboEsporte.com faz um balanço de todos os jogadores que passaram pelo Botafogo em 2015, desde os titulares absolutos até aqueles que nunca entraram em campo - mas ocuparam o banco de reservas em, pelo menos, uma oportunidade. Confira:


GOLEIROS

Jefferson: a grande estrela do Botafogo em 2015
 (Foto: Adalberto Marques/AGIF/Estadão Conteúdo)
Helton Leite - Reserva de Jefferson, atuou em oportunidades apenas em que o goleiro titular não esteve em campo. Foram seis partidas como titular nesta temporada, sendo outras 35 no banco de reservas.


Jefferson - Goleiro da seleção brasileira, Jefferson foi a grande contratação da temporada para o Botafogo. Sem ter certeza se permaneceria para a temporada, em virtude de valores atrasados, o atleta aceitou a nova proposta e assinou até 2017. Foi o craque do ano e motivo de orgulho para os torcedores. Atuou em 40 partidas, todas como titular absoluto.


Renan - Revelado pelo Botafogo, Renan atuou em 16 oportunidades na temporada - ficou 26 jogos na reserva. Perdeu espaço para Helton Leite no segundo semestre. Na reta final, sentiu uma lesão muscular e não atuou.


ZAGUEIROS

Alisson, em jogo contra o Madureira. Foi
dispensado (Foto: Dhavid Normando / Estadão)
Alisson - O zagueiro foi contratado por empréstimo junto ao Paraná no começo da temporada. Atuou em sete partidas como titular - nenhuma na Série B - e entrou no decorrer de outras duas. Não correspondeu, perdeu espaço e integrou a lista de dispensas do Botafogo na última semana.


Dankler - Entrou apenas uma vez em campo, no começo da temporada. Ficou outras duas vezes no banco. O atleta não integrava os planos do técnico René Simões e foi afastado do grupo principal em março. Um mês depois, foi apresentado no Joinville por empréstimo.


Diego Giaretta - Foi o terceiro atleta que mais entrou em campo pelo Botafogo, 49 vezes - em outras 10 oportunidades, ficou no banco de reservas. Polivalente, foi utilizado como zagueiro, lateral-esquerdo e volante. Marcou dois gols, contra Figueirense (Copa do Brasil) e Vitória (Série B). Porém, também acabou na lista de dispensas do Botafogo neste fim de ano.


Emerson - Egresso da base, Emerson fez sua primeira temporada como profissional em 2015. Entrou em campo em três oportunidades - nenhuma na Série B. O zagueiro recebeu elogios de Ricardo Gomes e deve receber mais chances em 2016.


Renan Fonseca ficou fora de apenas um jogo na
 temporada (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
Igor Rabello - Zagueiro da base, foi relacionado apenas uma vez neste ano para um jogo dos profissionais. Não entrou em campo. Em 2016, o Botafogo já anunciou que o atleta fará parte do grupo para a disputa da Série A.


Renan Fonseca - Titular absoluto durante toda a temporada, Renan Fonseca foi o atleta que mais atuou pelo Botafogo, com 59 partidas. Ele só não atuou os 90 minutos em um jogo (contra o Macaé) e esteve suspenso em outro (contra o Santa Cruz). Ainda não tem sua situação definida no clube.


Roger Carvalho - Titular no começo da Série B, acabou perdendo espaço para Giaretta e recuperou-o a partir da 22ª rodada. Atuou 30 vezes na temporada como titular, entrou duas vezes no meio do jogo e ficou no banco outras nove vezes. O Botafogo tem interesse na sua permanência para 2016, mas sua situação ainda não está definida.


LATERAIS


Diego - Outro garoto da base. Fez seu primeiro ano como profissional em 2015 e teve boas atuações. Disputou sete partidas - cinco como titular. Ficou no banco outras 17 vezes.


Erick - Lateral-direito da base, recebeu apenas uma oportunidade no grupo principal. Foi relacionado para a partida contra o Capivariano, pela Copa do Brasil, mas não entrou em campo.


Gilberto foi negociado com a Fiorentina no
decorrer da Série B (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Gilberto - Titular absoluto até então, Gilberto foi negociado com a Fiorentina no decorrer da Série B. O acordo gerou R$ 1,7 milhão aos cofres alvinegros, clube detentor de 50% de seus direitos. Atuou em 27 partidas, tendo ficado em quatro no banco.


Jean - Garoto da base, foi promovido aos profissionais em janeiro deste ano. Atuou em seis partidas como titular, entrou no decorrer em uma oportunidade e foi banco outras oito vezes. Teve seu contrato renovado por mais dois anos nesta semana.


Luis Ricardo - Contratado em janeiro, mas regularizado apenas em fevereiro, Luis Ricardo chegou para disputar posição com Gilberto. De fato, o atleta veio a tornar-se titular absoluto apenas após a saída do companheiro para a Fiorentina - chegou a atuar em algumas partidas pelo lado esquerdo. Atuou em 39 partidas na temporada - cinco entrando no meio. O Botafogo tem o interesse em manter o jogador, mas as negociações ainda não foram finalizadas.


Carleto viveu altos e baixos no Bota este ano.
Foi dispensado (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Pedro Rosa - Foi contratado do Volta Redonda na reta final do Carioca para ser reserva de Carleto. Nunca teve muitas oportunidades. Foi titular quatro vezes e ficou no banco em uma. Integra a lista de dispensas do Botafogo da última semana.


Thiago Carleto - Viveu altos e baixos no ano. Contratado no começo do ano, foi titular em boa parte da temporada. Atuou 44 vezes - ficou no banco outras três. Mas era um dos principais alvos da torcida na hora das críticas. Marcou quatro gols e deixou o clube na última semana, antes mesmo da lista de dispensas ser anunciada pelo Botafogo.


VOLANTES

Airton - Teve um ano conturbado no Botafogo. Foi afastado ainda durante o Carioca, em março, ficou sem clube em junho - encerrou-se o contrato com o Benfica, clube que detinha seus direitos -, mas foi recontratado pelo Alvinegro em setembro, sem atuar. Disputou três partidas como titular na temporada, entrou em uma e ficou em 10 no banco.


Andreazzi - Cria da base alvinegra, não teve muitas oportunidades em 2015. Atuou em duas partidas como titular e ficou em outras cinco no banco. Em agosto, foi afastado do elenco e passou a treinar em separado com outros atletas fora dos planos do clube. Foi negociado esta semana e atuará pelo Boavista até o fim do Carioca.


Bazallo foi apresentado com Navarro, mas sequer
 entrou em campo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Bazallo - Apresentado no fim de julho junto de Navarro, seguiu o caminho oposto do conterrâneo. Em cinco meses de Botafogo, não atuou em uma partida sequer. Foi banco apenas duas vezes: contra Paraná e Sampaio Corrêa. Integra a lista de dispensas do clube.


Camacho - Foi contratado para a Série B, sem ter disputado o Carioca. Teve uma boa sequência como titular na reta final da competição. Porém, não foi o suficiente para manter o interesse do Botafogo em sua permanência. Integra a lista de dispensas do clube.


Dierson - Jogador da base, foi integrado aos profissionais no meio do Carioca deste ano. Teve cinco oportunidades como titular - quatro vieram na sequência, na Série B -, em outras duas entrou no decorrer e ficou no banco em outras oito.


Marcelo Mattos - Titular absoluto no Carioca e no começo da Série B, Marcelo Mattos teve o contrato rescindido em junho em virtude do salário ser maior do que o teto estipulado pela diretoria. Transferiu-se para o Vitória em seguida. No Alvinegro, foi titular em 17 partidas.


Rodrigo Lindoso teve contrato renovado por
 mais dois anos (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Rodrigo Lindoso - Foi contratado por empréstimo junto ao Madureira em julho. Engrenou sua titularidade a partir da partida contra o Macaé, no returno. Os bons resultados em campo vieram acompanhados da renovação de contrato ao fim da temporada. Assinou vínculo de dois anos, mas parte de seus direitos econômicos seguem vinculados ao Madureira.


Serginho - Outro jogador contratado no decorrer da Série B. Chegou do Guarani em julho. Disputou 10 partidas como titular e ficou no banco em outras 12. Fez parte da equipe no começo, mas perdeu a vaga para Lindoso. Integra a lista de dispensas do Botafogo.


Willian Arão - Contratado no começo da temporada, o volante se valorizou no decorrer do ano. Foi um dos principais jogadores da campanha rumo ao título da Série B e ao acesso à primeira divisão. Suas boas atuações, no entanto, renderam interesse de outros clubes, especialmente o Flamengo. No momento, Arão e Botafogo encontram-se em imbróglio. Sem chegar a um acordo para sua permanência, o Alvinegro utilizou-se da cláusula do contrato que fala em renovação automática com o pagamento de R$ 400 mil. O volante devolveu o dinheiro, que, hoje, encontra-se depositado em juízo. O Bota entrou com ação no TRT, e o caso não está resolvido.


MEIAS

Carvalho foi o garçom do time na Série B, mas não
 teve contrato renovado (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Cidinho - Conviveu com lesões por mais de dois anos. Ao retornar, atuou em apenas uma partida - entrando no decorrer dela - e ficou em outras duas no banco. Em agosto, foi afastado do elenco e passou a treinar em separado com outros atletas fora dos planos do clube.


Daniel Carvalho - Depois de quase três meses treinando no Botafogo após ter aposentado-se do futebol, o meia foi apresentado como jogador alvinegro. Foi um dos principais jogadores do ano, sendo o garçom do time, com 11 assistências, e tendo iniciado outras oito jogadas que acabaram em gol. Marcou duas vezes em 32 partidas. Não teve o contrato renovado e deixou o clube antes mesmo da partida contra o América-MG.


Diego Jardel - Foi contratado no começo da temporada. Foi titular 21 vezes no ano, mas nunca se firmou por completo, perdendo espaço para outros atletas da posição. Integra a lista de dispensas do Botafogo.


Elvis - Caso semelhante ao de Diego Jardel. Contratado no começo da temporada, foi titular em 18 oportunidades, entrando em campo outras 11 vezes. Nunca se firmou por completo, oscilando entre time e reserva. No entanto, ainda não tem situação definida no clube.


Cria da base, Fernandes teve seu vínculo
aumentado no Bota (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Fernandes - Outra cria da base alvinegra, Fernandes foi alçado ao grupo principal em janeiro deste ano, a pedido de René Simões. Firmou-se, especialmente, na Série B, quando atingiu seu melhor momento no segundo semestre. Foi titular em 19 jogos, entrou no decorrer de 15 e ficou no banco por 12 vezes. O bom futebol fez o Botafogo aumentar seu vínculo até 31 de dezembro de 2018 e aumentar seu salário. A multa rescisória para clubes do exterior também passou de R$ 35 milhões para quase R$ 60 milhões.


Gegê - Da base, teve mais oportunidades no começo do ano, mas perdeu espaço, sendo, inclusive, afastado por três jogos em virtude de uma negociação que não se concretizou com o Figueirense. Pela Série B, foi titular nas três partidas comandadas por Jair Ventura. E só. Tem contrato até 31 de dezembro e situação indefinida. 


Jeferson Paulista não entrou em campo nenhuma
 vez e foi afastado (Foto: Satiro Sodré / SS Press)
Jeferson Paulista - Esteve no banco de reservas em apenas duas oportunidades no ano - não entrou em campo nenhuma vez. Em agosto, foi afastado do elenco e passou a treinar em separado com outros atletas fora dos planos do clube.


Leandro - Garoto das categorias de base, foi relacionado uma única vez entre os profissionais no ano. Em 2016, será diferente. O Botafogo já anunciou que o integrará ao grupo principal.


Lulinha - Apresentado em maio, entrou em campo 20 vezes, sete como titular. Nunca se firmou no time principal. Marcou três gols - sendo um deles na vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, partida seguinte à demissão de René Simões - e deu uma assistência. Integra a lista de dispensas do Botafogo.


Mauro Gabriel - Meia da base, foi relacionado para apenas um jogo na temporada, contra o Náutico, mas não entrou em campo. Com 18 anos, o atleta tem uma multa rescisória de R$ 30 milhões.


Octávio - Revelado na base, o meia retornou ao Botafogo em junho após um período de empréstimo à Fiorentina e renovou contrato até fim de 2017. Atuou em oito partidas como titular e entrou no decorrer de outras três, ficando 12 vezes no banco.


Tomas - Chegou ao clube em janeiro, mas nunca se firmou. Apesar de ter sido titular 24 vezes, oscilou com a reserva. Integra a lista de dispensas do Botafogo.


ATACANTES

André Luis - Foi promovido dos juniores em 2015, disputou uma partida como titular e só. Foi afastado, junto de outros jogadores, no fim de maio e passou a treinar em separado no aguardo de uma negociação.

Sem ser aproveitado no Bota, foi emprestado ao
 Coritiba e valorizado (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Bill - Contratado em janeiro, foi titular da equipe até ter seu contrato rescindido no fim de junho, em virtude de problemas dentro e fora de campo. Bill atuou em 28 partidas e marcou 11 gols, sendo um dos principais artilheiros do ano. Seu desempenho na Série B, porém, sofreu críticas, uma vez que marcou somente dois gols em nove partidas. Hoje, joga na Coreia do Sul.


Henrique - Hoje "Henrique Almeida", o atacante iniciou o ano em baixa, mas encerrou-o em alta. Fora dos planos do Botafogo, deixou de treinar com o time principal em março. Foi emprestado ao Coritiba em julho. Artilheiro do time no Brasileiro, com 12 gols, despertou o interesse do Alvinegro pelo seu retorno ou por sua negociação em definitivo. Ainda não há definição sobre sua situação.


Jobson - O atacante iniciou a temporada no fim da fila de René Simões, mas foi conquistando seu espaço e acabou titular no Carioca. Poucos dias antes da final, no entanto, recebeu a notícia de que estava punido pela Fifa por quatro anos por ter-se recusado a realizar um exame antidoping na Arábia Saudita, em 2014. Longe dos gramados desde então, ele será julgado em janeiro de 2016.


"Xodó" alvinegro, Luis Henrique brilhou na
estreia com dois gols (Foto: Estadão Conteúdo)
Luis Henrique - Tratado como uma "joia" pelo Botafogo, o garoto de 17 anos fez sua estreia na goleada sobre o Sampaio Corrêa, quando marcou dois gols. Atuou em outras oito partidas como titular, mas foi preservado em sua maioria, especialmente pelo técnico Ricardo Gomes. Disputou o Mundial Sub-17 com a seleção brasileira, sendo eliminado nas quartas de final. Em 2016, deve ter mais oportunidades.


Murilo - Chegou ao clube no fim de 2014 com status de "joia mal aproveitada", mas entrou em campo apenas três vezes - uma como titular - e não fez gol. Passou a treinar em separado com outros atletas no fim de maio.


Navarro - Anunciado em julho, logo se firmou no ataque e se tornou artilheiro da equipe na Série B, marcando 9 gols. A negociação para sua permanência em 2016 ainda não está finalizada. O atleta diz que quer seguir no Botafogo, mas há um impasse salarial. O uruguaio atuou 14 vezes.


Pimpão deixou o Bota em julho. Saiu com 9 gols
 marcados (Foto: Miguel Schincariol - Ag. Estado)
Neilton - Assim como Navarro, também chegou ao Botafogo em julho, emprestado do Cruzeiro. Marcou seis gols em 17 partidas disputadas - 15 como titular. Sofreu uma lesão na coxa no período. Conquistou boa parte da torcida, que quer sua permanência. Os clubes ainda estão em negociação, uma vez que boa parte do salário foi paga pelo Cruzeiro este ano e o panorama deve se alterar para que o atacante siga no Rio.


Rodrigo Pimpão - Foi titular até deixar o clube em julho. Atuou em 25 partidas na temporada e marcou nove gols - sete na Série B. O Emirates Club pagou a multa rescisória do atleta (US$ 500 mil) e contratou o atleta.


Ronaldo - Foi o herói do acesso do Botafogo à Série B, ao marcar o gol sobre o Luverdense na vitória por 1 a 0. Foi contratado em setembro com status de artilheiro da Copa do Brasil pelo Ituano. Foi titular em três partidas, marcando apenas um gol - justamente o mais importante. As partes chegaram a um acordo para sua permanência, e o atacante deve renovar por um ano.


Sassá ficará fora dos gramados até maio se
 recuperando de cirurgia (Foto: Vitor Silva/ SSPress)
Sassá - Atleta da base, Sassá virou o medalhão da sorte do Botafogo a partir do jogo contra o Vitória, quando marcou no último minuto dos acréscimos e deu os três pontos ao time. Teve ainda um hat-trick contra o Náutico. Uma lesão no joelho esquerdo, porém, o tirou do campo no seu melhor momento. O atacante precisou de uma cirurgia e só volta a jogar em maio de 2016.


Tássio - Foi contratado em janeiro para fazer sombra a Bill, mas conviveu com lesões, disputou apenas seis jogos, marcou um gol e acabou afastado do elenco principal desde o fim de maio. Em agosto, acertou com o Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos.


Vinícius Tanque - Garoto de 20 anos vindo da base, disputou apenas quatro partidas - todas entrando no meio - e não marcou nenhum gol.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE