Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Guarani x Botafogo: prováveis times, desfalques e onde assistir


Em partida válida pela última rodada do primeiro turno da Série B do Brasileirão, as equipes buscam a vitória para terem chances de chegar ao G4





Botafogo e Bugre se enfrentam nesta quarta-feira, em Campinas (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Na noite desta quarta-feira, às 19h, Guarani e Botafogo se enfrentam no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em partida válida pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo é um confronto direito, e as equipes buscarão a vitória para terminar o primeiro turno da competição no G4.


> Rafael Moura, do Botafogo, recebe segunda dose da vacina contra a Covid-19



Hoje, o Botafogo é o oitavo colocado, com 28 pontos na tabela, enquanto o Guarani ocupa a sétima colocação, com 29. Dessa forma, as equipes precisam de uma vitória, além de uma série de combinações de resultados, para terem chances matemáticas de alcançarem a zona do acesso para a Série A.


Pelo lado do Guarani, o jogo também é a chance de melhorar o desempenho dentro de casa na Série B. Até aqui, o Bugre é o sétimo pior mandante da competição. Já o Botafogo é o quinto pior visitante da segunda divisão e busca apenas a segunda vitória fora do Rio de Janeiro no campeonato.


E MAIS:
Oyama explica que Botafogo encara Brasileirão jogo por jogo: 'Não existe ansiedade aqui'
Nilton Santos, estádio do Botafogo, vira área de especial interesse turístico, cultural e desportivo
Com confronto direto, saiba o que o Botafogo precisa para terminar a rodada do Brasileirão no G4


FICHA TÉCNICA
Guarani x Botafogo


Data-Hora: 18/08/2021, às 19h
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
​Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)
Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Onde assistir: Premiere e tempo real do LANCE!


GUARANI (Técnico: Daniel Paulista)
Rafael Martins (Gabriel Mesquita); Diogo Mateus, Ronaldo Alves (Ian Carlo), Carlão e Bidu; Bruno Silva, Tony e Andrigo; Bruno Sávio, Júlio César e Lucão do Break.

Suspensos: Thales e Índio
Pendurados: Diogo Mateus, Bruno Silva, Júlio César e Eliel da Silva
​Fora: Rodrigo Andrade, Júnior Todinho e Régis

BOTAFOGO (Técnico: Enderson Moreira)
​Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Carli (Gilvan) e Hugo (Jonathan Silva); Luís Oyama e Pedro Castro (Barreto) e Marco Antônio; Chay, Diego Gonçalves e Rafael Navarro.

Suspensos: -
​Pendurados: Rafael Navarro, Luís Oyama e Diego Gonçalves
Fora: Guilherme Santos, Gatito Fernández e Ronald (lesionados), Jonathan e Diego Cavalieri (em transição).



Fonte: LANCE! Campinas (SP)

Rafael Navarro recusa proposta e renovação com o Botafogo emperra


Após valores iniciais, estafe do atacante faz pedida fora da realidade financeira do Botafogo, que tenta contornar; jogador é líder de assistências no Brasileirão





Rafael Navarro em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Compasso de espera. Antes confiante, o Botafogo agora adota cautela quanto a renovação de Rafael Navarro, que tem contrato acabando em dezembro. O atacante recusou a última proposta salarial oferecida pelo Alvinegro e as conversas estão emperradas.


+ Só falta assinar: Botafogo encaminha renovação de Juninho, do sub-20


A diretoria conversa com o jogador sobre a questão contratual há alguns meses. Recentemente, as partes haviam chegado a um "denominador comum" quanto ao possível novo salário de Rafael Navarro, mas isto mudou: com as recentes atuações do atacante e o fato dele ser o maior assistente da Série B do Brasileirão, o estafe pediu mais dinheiro.

A questão é que as novas cifras colocadas na mesa pela equipe do camisa 99 são fora da realidade financeira do Botafogo. O clube, recentemente, ofereceu um valor maior do que o acordado anteriormente mas ainda menor que a nova pedida de Navarro: recebeu uma recusa.


O Botafogo ainda luta por um acordo. O clube continua em contato com os representantes de Rafael Navarro para tentar diminuir a pedida salarial. Um ponto que o clube tenta carregar consigo é que o jogador, por conta da conexão criada com o clube, não deseja sair com rusgas.

Rafael Navarro é um dos destaques do Botafogo na Série B do Brasileirão. Ele tem seis assistências e é o líder da competição neste quesito. Além disto, marcou quatro gols no Campeonato Brasileiro.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Com quatro jogos a menos, Enderson supera campanha de Chamusca com o Botafogo no Brasileirão


Novo treinador tem 15 pontos em seis jogos, deixando campanha de antigo comandante, que teve dez partidas, na Série B do Brasileirão para trás





Enderson Moreira é o treinador do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A maré do Botafogo parece ter mudado de direção. Com cinco vitórias nos últimos seis jogos, o Alvinegro pode terminar o primeiro turno da Série B do Brasileirão no G4. Este é o período correspondente desde a chegada de Enderson Moreira, que já conquistou mais pontos que Marcelo Chamusca, antecessor como treinador do Alvinegro.


+ Brasileirão e base: veja quais são os jogos e onde assistir o Botafogo na semana


O Botafogo fez seis jogos com o novo técnico: são cinco vitórias e uma derrota - ou seja, 15 pontos conquistados. O número já é superior aos da "Era Marcelo Chamusca": com o antigo treinador, foram 13 pontos ganhos divididos em três vitórias, quatro empates e três derrotas.



Ou seja, dos 28 pontos conquistados pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro, a maioria saiu sob o comando de Enderson Moreira. Mesmo com menos jogos e um período menor no Alvinegro, o novo técnico já estabeleceu uma nova marca positiva neste sentido.


Com quatro compromissos a nos, Enderson já superou Chamusca no número de vitórias e em pontos conquistados. Desde que o treinador estreou pelo Alvinegro, nenhum time fez mais pontos que o Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro.




CAMPANHA COM CHAMUSCA

Vila Nova 1 x 1 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Coritiba
Botafogo 3 x 0 Remo
Londrina 2 x 2 Botafogo
Náutico 3 x 1 Botafogo
Sampaio Corrêa 2 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 0 Vitória
Avaí 1 x 1 Botafogo
CRB 2 x 1 Botafogo
Botafogo 3 x 3 Cruzeiro


CAMPANHA COM ENDERSON

​Confiança 0 x 1 Botafogo
​Botafogo 2 x 0 CSA
Botafogo 2 x 0 Vasco
Botafogo 2 x 0 Ponte Preta
Operário 1 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 0 Brasil de Pelotas



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Com confronto direto, saiba o que o Botafogo precisa para terminar a rodada do Brasileirão no G4


Botafogo enfrenta o Guarani, que tem um ponto a mais na tabela do Campeonato Brasileiro, e, dependendo de combinação de resultados, pode terminar rodada em terceiro





Botafogo vem de vitória sobre o Brasil de Pelotas no Brasileirão (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A última rodada do primeiro turno da Série B do Brasileirão é a personificação de como o campeonato está embolado até aqui. O Botafogo, atual 8º colocado, pode terminar na 3ª posição. Em fato, até mesmo o Operário, atualmente em 10º lugar, pode ficar em um das quatro primeiras posições ao fim dos jogos.


+ Brasileirão e base: veja quais são os jogos e onde assistir o Botafogo na semana


O Botafogo tem pela frente um confronto direto: enfrenta o Guarani, 7º colocado com um ponto a mais em relação ao Alvinegro, nesta quarta-feira no Brinco de Ouro às 19h. É um jogo de seis pontos, mas que, dependendo da combinação de outros resultados, pode também gerar mais cinco posições.

Por conta deste equilíbrio, outras cinco partidas da rodada vão atrair o interesse do Botafogo quanto possíveis mudanças na classificação. Atualmente, o Alvinegro, com 28 pontos, pode ultrapassar Guarani (29), Náutico (30), Avaí (30), Sampaio Corrêa (30) e Goiás (31), mas também pode ser ultrapassado por Vasco (28) e Operário (28).


Além do duelo do Glorioso, a 19ª rodada marca mais dois confrontos diretos pelo G4: Sampaio Corrêa x Avaí e CRB x Operário. Qualquer resultado, por conta da proximidade das equipes, vai impactar na tabela.


O cenário perfeito para o Botafogo, com tudo dando certo, é terminar em 3º lugar. A pior história possível indica o Alvinegro terminando a rodada na 11ª colocação, fora da primeira página do Campeonato Brasileiro. Saiba o que precisa acontecer para o Alvinegro entrar no G4:



(Reprodução/CBF)




PARA ENTRAR NO G4...

O Botafogo precisa necessariamente vencer, já que a diferença para o Sampaio Corrêa, primeiro clube no G4, é de dois pontos. Além disto, o Alvinegro precisa torcer por uma série de combinação de resultados. Confira:

- O Náutico não pode vencer o Cruzeiro. A partida será no Aflitos;
- O Goiás precisa perder para o Brusque. A partida será no Augusto Bauer;
- O Vasco pode até vencer, mas precisa tirar uma diferença de 2 gols no saldo. O Cruz-Maltino enfrenta o Londrina em São Januário;
- Em Sampaio Corrêa x Avaí, o cenário ideal seria um empate. Apesar de, desta forma, as equipes também chegarem a 31 pontos, o Alvinegro ultrapassaria por conta do número de vitórias (9 x 8). O Alvinegro não consegue passar um hipotético vencedor. O jogo será em São Luís do Maranhão;
- A diferença de saldo entre Botafogo e Operário é de nove gols. Se as equipes tiverem o mesmo resultado, é improvável que o Fantasma passe o Glorioso.


Vale lembrar que o primeiro critério de desempate na Série B são o número de vitórias. Do 3º ao 10º colocado, todas as equipes têm oito triunfos. O saldo de gols vem logo depois para desempatar a posição das equipes.




Time do Botafogo no Brasileirão (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


JOGOS QUE INTERESSAM AO BOTAFOGO

Náutico x Cruzeiro - Terça - 19h - Aflitos
Sampaio Corrêa x Avaí - Terça - 21h30 - Castelão
CRB x Operário - Quarta - 21h30 - Rei Pelé
Vasco x Londrina - Quarta - 21h30 - São Januário
Brusque x Goiás - Quinta - 19h - Augusto Bauer


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Com Joel Carli e Lucas Mezenga à disposição, Botafogo não tem pressa em contratar zagueiro


Argentino voltou a ser titular no último domingo, enquanto jovem da base foi escalado em três dos últimos oito jogos; soluções caseiras dão espaço para clube priorizar outras posições




Se há pouco mais de um mês o Botafogo tinha urgência na contratação de um zagueiro, o cenário mudou nas últimas semanas e a procura cessou à medida que o clube ganhou duas opções caseiras para a posição. Com Lucas Mezenga desempenhando bem e Joel Carli voltando a ter minutagem, outros setores passam à frente na lista de prioridade de reforços.


No fim de junho, o Botafogo foi ao mercado e identificou possíveis nomes para a zaga. A saída de David Sousa para o futebol belga desencadeou a necessidade de reforçar o setor. Naquele momento, Joel Carli ainda não havia atuado com a camisa alvinegra na temporada.


+ Semana será decisiva por renovações de Chay e Navarro





Kanu e Carli formaram a dupla de zaga do Botafogo contra o Brasil de Pelotas — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Depois de um processo lento de recondicionamento físico desde que foi contratado, o xerife ainda teve que lidar com uma lesão na coxa direita em julho. Com Marcelo Chamusca, Carli não teve espaço nos 27 jogos do treinador à frente do Botafogo. A situação mudou com a chegada de Enderson Moreira, que mandou o zagueiro à campo nos minutos finais da vitória sobre a Ponte Preta e o escalou como titular no triunfo diante do Brasil de Pelotas, no último domingo.


A atuação segura do argentino na defesa gerou elogios. Carli ainda marcou o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 no Nilton Santos (vídeo abaixo). Comissão técnica e diretoria avaliam que o veterano pode ganhar mais espaço e ser útil ao time além do vestiário.





Carli marca o gol do Botafogo na vitória sobre o Brasil de Pelotas (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-37-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-joel-carli-do-botafogo-contra-o-brasil-rs-9771138.ghtml)


Antes da volta do xerife, no entanto, outra solução caseira foi vista com bons olhos no clube. O zagueiro da base, Lucas Mezenga, foi titular em três oportunidades e desempenhou bem, dando confiança a Enderson e aos colegas. Mesmo com 19 anos, a avaliação é que o atleta pode dar conta do recado caso precise ser acionado.





Lucas Mezenga e Gilvan formaram a dupla de zaga do Botafogo contra o CSA — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Isso não significa que o Botafogo desistiu de vez de trazer um zagueiro, mas que não precisa mais ir ao mercado com a pressa de antes. Em caso de boa oportunidade, o clube não descarta reforçar a zaga, mas vê outras posições com mais urgência. Porém, até pela situação financeira, as negociações estão suspensas por enquanto. Hoje, o setor com mais opções é o meio-campo, e o Bota está satisfeito com a qualidade e a quantidade de volantes que tem no elenco.


Com os quatro zagueiros à disposição, o time volta a campo às 19h da próxima quarta-feira para enfrentar o Guarani, no Brinco de Ouro, pela última rodada do primeiro turno da Série B.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro