Páginas

sábado, 5 de setembro de 2015

Ricardo admite deficiência tática e diz que Botafogo venceu com o "coração"


Alvinegro conseguiu marcar gol da vitória no última lance após sofrer gol de empate aos 47 minutos. Técnico aproveita para elogiar garra da equipe em pronta reação






O Botafogo precisou mostrar poder de reação para derrubar o Vitória, dentro do Barradão, na tarde deste sábado. Depois de mostrar um sono profundo das duas equipes no primeiro tempo, a partida ganhou em emoção na etapa final, principalmente no apagar das luzes. O Bota levou o gol de empate aos 47 minutos, mas conseguiu o gol da vitória dois minutos depois, com Sassá(confira os melhores momentos no vídeo acima). Um triunfo que, na visão de Ricardo Gomes, mostra o tamanho do coração da equipe alvinegra. Apesar de admitir que a performance técnica e tática não foi das melhores, o técnico pontuou com elogios à garra do time que se mantém na liderança da Série B do Brasileiro.


- Foi um jogo de muita disputa. Taticamente não foi nossa melhor atuação, mas por vezes você precisa de muito coração, ganhar na raça, e foi o caso de hoje. Começamos tímidos e, até os 20 minutos, o Vitória tomou conta. Nos recuperamos ainda antes do intervalo e tivemos as melhores oportunidades, duas vezes com o Lulinha. Na segunda etapa foi um jogo ainda mais disputado, mas técnica e taticamente não foi bom. Mas algumas vezes tem que ganhar assim, na raça. E foi o que aconteceu - disse o técnico.

Ricardo Gomes exaltou a entrega dos jogadores do Botafogo para bater o Vitória (Foto: Twitter do Botafogo)

Mais uma vez decisivo marcando o primeiro do Botafogo, Álvaro Navarro também foi elogiado por Ricardo Gomes. Contudo, o técnico contrabalançou freando uma euforia em torno do uruguaio e afirmou que a responsabilidade não pode ser jogada em cima de apenas uma peça do elenco.


- Referência, não. Ele está numa forma extraordinária, mas é um todo. Não acredito num só jogador. Quero que o Navarro faça três gols todo jogo, mas não é sempre que acontece. Hoje ele fez um gol espetacular. Desde que chegou o Navarro surpreendeu, eu não o conhecia. Não é muito habilidoso, mas conhece do jogo e tem um posicionamento muito bom e por isso está sempre bem colocado na área.


O Botafogo segue líder isolado na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos. O próximo compromisso dos alvinegros é na terça-feira, às 19h, contra o Paraná, no Engenhão.


CONFIRA OUTRAS RESPOSTAS DE RICARDO GOMES

Substituições que fizeram diferença

As mexidas foram mais pelas circunstâncias do jogo. Precisávamos de alguém de velocidade na frente, e o Navarro estava sentindo. O Fernandes, que foi bem, cansou, e o Camacho era o mais próximo que eu tinha dele. O Elvis só não começou por causa do adutor, estava em fase de recuperação. Acho que o Sassá vai melhorar bastante nessa nova posição.

Gol da vitória no último lance do jogo

Pensamos 24 horas no Botafogo. Somos profissionais e ganhamos para isso. Mas isso ainda é um jogo, e por vezes você faz tudo certo e não tem resposta positiva. Tentamos diminuir a margem de erro, mas não controlamos tudo. Hoje tivemos um vacilo e logo depois marcamos o gol. Vai dizer que isso foi trabalhado? Não foi. É um jogo, e por vezes as cartas vêm, outras, não. Se fosse empate, nosso discurso seria de que o time foi corajoso mas deixou dois pontos aqui. Ainda bem que não controlamos tudo. Caso contrário não estaríamos aqui trabalhando por isso.

Nova formação do meio-campo

Gostei. Temos ainda três meias que não atuaram: Daniel Carvalho, Diego Jardel e Gegê. Então tenho condições de fazer esse time andar bem. Mas tudo vai depender do jogo e do adversário. Por isso o dia a dia é importante, apesar de termos de pensar na próxima partida. Hoje com o Elvis corri um risco, pois tive a informação de que ele está perto de ter um problema muscular. Mas eu achava que nesse jogo ele era extremamente importante. Deu tudo certo hoje, mas já estamos pensando no Paraná.

Ausência de Luís Henrique da viagem a Salvador

Gosto muito dele, mas é um garoto de 17 anos. Olha o nosso calendário: fica no banco, viaja, trabalha pouco e fica no banco de novo. Isso tem um tempo limite e já passou. Ontem falei com ele em relação a isso. Tem 17 anos e está em formação. A torcida gosta dele e eu também, mas está em formação e não pode ficar no banco o campeonato todo, porque vai ser mais fraco em 2016. Temos que pensar no Luís Henrique. Acho que ele ainda vai dar a resposta que a torcida espera, mas tem que ser com cuidado. Uma coisa é lançar um jogador de defesa de 17 anos, outra é lançar alguém que tem a responsabilidade de fazer a diferença na frente. Se ele estiver em forma, mas o tempo inteiro no banco, não vai resolver.

Sassá como centroavante

Gosto bastante dele assim. Mas eu não inventei nada. O Jair (Ventura) já fazia isso com ele em 2012, nos juniores. Então estou pegando informações.

Por Gustavo RotsteinSalvador, BA/GE

Sassá garante triunfo do Botafogo sobre o Vitória no último minuto


Jogo, que até então não tinha grande emoção, teve dois gols nos acréscimos do segundo tempo. Cariocas mantém liderança isolada da Série B




Montagem de capa do GE
Vitória e Botafogo fizeram um jogo equilibrado no Barradão. A partida mostrou duas equipes com dificuldades na criação e a maior parte do tempo não houve muita emoção. Mas os times resolveram tirar o fôlego do torcedor já nos acréscimos do segundo tempo. Os cariocas tiveram tudo para vencer a partida com o voleio de Navarro, que significou a vantagem no placar até os 47 minutos da etapa final. Foi quando a zaga falhou, e o Vitória empatou, com Guilherme Matthis, de cabeça. O empate até seria justo. Tudo indicava que terminaria assim. Mas no último lance da partida. Sassá, o substituto de Navarro, aos 49, em contra-ataque fulminante, garantiu a liderança isolada: 2 a 1. A maior parte do jogo transcorreu sem grandes emoções, mas os minutos finais compensaram com sobras.

Com o resultado, o Botafogo segue líder isolado na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos. O Vitória, por sua vez, com 39 pontos, também segue na vice-liderança, mas pode ser ultrapassado. O Paysandu representa uma ameaça para os baianos: o time, com 37 pontos, enfrenta o Boa Esporte às 21h. Se vencer, fica com a segunda posição, por ora do Vitória, e tira o Bahia do G-4. O próximo compromisso dos alvinegros é na terça-feira, às 19h, contra o Paraná, no Engenhão. O próximo jogo dos rubro-negros é contra o Criciúma, na terça-feira, às 19h, no Heriberto Hülse.




Nos primeiros minutos, jogo morno, com muitos toques para o lado e pouca objetividade de ambas as partes. Nenhum lance de perigo para qualquer um dos lados aconteceu até os 20 minutos. Uma finalização somente, da equipe baiana, de cabeça e longe do gol. Se a criatividade não ajudava, Diego Renan resolveu tentar na força, e mandou um petardo da intermediária que enfim assustou um dos goleiros na partida. O panorama durou até os 32, quando algo pareceu acordar o Botafogo. Três boas jogadas seguidas, e a melhor chance desperdiçada por Lulinha que girou, olhou e perdeu.

A etapa final começou um pouco mais movimentada, com as equipes buscando mais o ataque. E por pouco, em duas oportunidades, o Vitória não abriu o placar com Robert. Na primeira, de cabeça, na pequena área, errou. Em seguida, cara a cara com Helton Leite, o goleiro levou a melhor. Valeu a máxima "quem não faz, leva". O Botafogo, que quase não ameaçava, saiu do zero. Giaretta cruzou pela esquerda, Diego Renan disputou com Elvis no alto e a bola sobrou limpa para Navarro emendar em belo voleio: 1 a 0. Parecia que seria o suficiente para decidir a partida. Mas, aos 47 minutos, em falha da zaga, Guilherme Matthis, de cabeça, empatou. Mas Sassá não esmoreceu com o revés nos acréscimos. No último lance da partida, Camacho deu um chutão da defesa, e o atacante partiu em velocidade. Pegou a zaga baiana de surpresa, ganhou na corrida de Gulherme Matthis e marcou o segundo gol do Botafogo. Liderança garantida.


Por GloboEsporte.com Salvador, BA/GE

Com liderança da Série B em disputa, Vitória e Botafogo jogam no Barradão


Com um de olho na afirmação e outro na recuperação, líder e vice jogam pela ponta da tabela em Salvador. Partida marca reencontro do Alvinegro com Marcelo Mattos



Montagem de capa do GE
Não chega a ser uma final antecipada, mas o duelo entre Vitória e Botafogo, neste sábado, às 15h, no Barradão, em Salvador, vale muito. A liderança da Série B, por exemplo, está em jogo. Mas a partida vale ainda mais. Para os baianos, um triunfo significaria a recuperação após três tropeços. Para os cariocas, um pouco mais de paz e afirmação depois da goleada sobre o Atlético-GO.

Desfalques em massa, cansaço, saída de jogadores. Não faltaram justificativas para a queda de rendimento do Vitória no segundo turno. Com a pior campanha no returno – duas derrotas e um empate -, o Leão não somente perdeu a liderança da competição, como também a “gordurinha” que tinha na ponta da tabela e viu os adversários diretos ficarem bem próximos no G-4. Contra o Botafogo, o técnico Vagner Mancini terá ao seu lado, além do conhecimento sobre o clube que treinou recentemente, o fator casa e o retorno de, pelo menos, três titulares. Boas notícias para quem não pode mais se dar ao luxo de perder pontos contra adversários diretos na competição.


Com 39 pontos, o Botafogo reassumiu a liderança da Série B, na última terça-feira, e não quer deixá-la escapar novamente. O técnico Ricardo Gomes, porém, tem problemas. Machucados, Neilton, Carleto e Daniel Carvalho estão fora. No treino desta sexta, o treinador fechou parte da atividade e não revelou os substitutos.


A partida também marcará o reencontro do Botafogo com velhos conhecidos. Um deles é Marcelo Mattos. Dispensado pelo clube carioca no primeiro semestre, o volante, que atuou no Alvinegro por cinco anos, enfrentará o antigo clube pela primeira vez. Hoje no Vitória, Vagner Mancini era o treinador do clube carioca no rebaixamento para a Série B, no ano passado.


Anderson Daronco (RS) apita o jogo, auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS). O Premiere transmite a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.





Vitória: o técnico Vagner Mancini terá o retorno de jogadores importantes. Guilherme Mattis, Ramon e Pedro Ken estão confirmados. O meia Escudero, por sua vez, voltou a treinar com o grupo na sexta-feira, mas ainda será avaliado. Embora Mancini tenha fechado o último treinamento, a tendência é que promova o retorno do quarteto ao time titular. O provável time do Vitória será: Gatito Fernández; Diogo Matheus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Marcelo Mattos, Flávio, Pedro Ken e Escudero (Jorge Wagner); Rhayner e Elton.


Botafogo: com três titulares lesionados, Ricardo Gomes terá de mudar a equipe. O treinador não confirmou a escalação, mas o Botafogo deve ir a campo com a seguinte formação: Helton Leite, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Renan Fonseca, Diego Giaretta (Jean); Serginho, Willian Arão, Tomas e Elvis (Octávio ou Diego Jardel); Sassá (Lulinha) e Navarro.






Vitória: novo reforço, Norberto ainda não tem condições de jogo. Elton, com uma lesão no joelho, e Fernando Miguel, em recuperação de um edema na coxa esquerda, também estão fora. Luiz Gustavo e André Castro fazem tratamento em razão de problemas musculares. Maracás, Gustavo, José Welison e Josué se recuperam de cirurgias.

Botafogo: os problemas são muitos. Com lesões musculares, Daniel Carvalho, Carleto e Neilton estão fora. Elvis é dúvida. O meia viajou para Salvador, mas não está confirmado. Outro desfalque é Jefferson, que segue com a seleção brasileira.




Vitória: Amaral, Diego Renan, Elton, Flávio, Mansur, Marcelo, Rhayner e Roberto Fernández


Botafogo: Carleto, Giaretta, Élvis, Fernandes, Renan Fonseca, Sassá, Serginho e Willian Arão


Por GloboEsporte.com Salvador/GE