Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Luís Castro diz ver vaias com normalidade após derrota do Botafogo: "Estamos muito pressionados"


Com time na zona do rebaixamento, treinador não vende ilusão ao torcedor: "Nesse momento lutamos para ficar na Série A"







Melhores momentos: Botafogo 0 x 1 Avaí, pela 11ª rodada do Brasileirão 2022



O Botafogo perdeu para o Avaí, a quarta derrota consecutiva no Brasileirão, na noite desta segunda-feira. Ao entrar na zona de rebaixamento, a equipe foi vaiada no Nilton Santos. E o técnico Luís Castro disse entender a reação da torcida.


- Era importante ganhar, não a fizemos e é uma situação horrível para nós. O adversário nos desestabilizou e a equipe nunca conseguiu se encontrar. Não vou dizer que é normal, mas é importante a equipe ter peso e experiência para essas situações. O que posso dizer é que se já estávamos pressionados, agora estamos mais, não há o que esconder. Se as coisas começassem mal e tivéssemos melhorados seria melhor, mas aconteceu o contrário. Precisamos que todos deem seu melhor - afirmou Luís Castro.

+ Atuações do Botafogo: Oyama e Tchê Tchê são os piores em péssima noite do time





Luís Castro observa Botafogo x Avaí no Nilton Santos — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


Especialmente após a partida, o público presente mostrou a sua insatisfação. Além das vaias, a torcida gritou "olé" enquanto o Avaí trocava passes.


- Nunca nenhum torcedor fica contente quando o time está numa situação dessas. Vejo com normalidade. Não há nenhum torcedor do Botafogo que esteja contente com a situação que está no momento. É normal o que acontece. Não pode ter ninguém dentro do estádio que goste do resultado, principalmente no segundo tempo. O primeiro tempo o time esteve coesa, compacta e foi bem na frente por dentro e por fora. Acho normal aquilo que acontece (pressão da torcida) - completou o treinador português.




Torcida do Botafogo protesta contra o time durante jogo contra o Avaí no Nilton Santos (https://ge.globo.com/futebol/video/torcida-do-botafogo-protesta-contra-o-time-durante-jogo-contra-o-avai-no-nilton-santos-10665623.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


Com 12 pontos, o Botafogo está na 17ª colocação. Enfrenta o São Paulo, quinta-feira, no Nilton Santos. Após um período de euforia da torcida, especialmente com as contratações da SAF, o treinador pregou pés no chão. Disse que não venderá ilusões:


- Eu acho que todos que analisam futebol com profundidade, as equipes e os jogadores em seu todo, aquilo que conseguimos em determinados momentos não está totalmente de acordo com as valias dessas equipes. Elas conseguem muitas vezes potenciar suas valias através da dimensão psicológica, assim como em alguns momentos do campeonato essa questão põe as equipes pra baixo. Temos que encontrar um ponto de equilíbrio, naturalmente o Botafogo não vai perder sempre, vai chegar o ponto de virada. Estamos num momento em que a equipe está mais desacreditada mentalmente. Não vender ilusões é não deixar de fazer análises profundas só pelos resultados. Tenho convicção que a equipe vai continuar na Série A, mas vender a ilusão de que se pode ser campeão, chegar à Libertadores, eu prefiro não vender. Nesse momento lutamos para ficar na Série A.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



Mais respostas de Luís Castro

O que quer dizer quando fala sobre o ambiente ruim?


O ambiente que eu falo é o que o resultado cria dentro da equipe. A torcida apoiou ao longo do jogo, apesar dos momentos de desagrado. Não é isso que estou falando. A minha preocupação está na equipe, a diferença é que muitas coisas que aconteciam antes não acontecem agora. Tínhamos 30 jogadores à disposição, agora temos pouco mais de 20. Vínhamos de uma sequência de vitórias, agora temos uma sequência de derrotas. Tínhamos semanas livres de trabalho para uma equipe em transição, conseguíamos trabalhar o que dava errados nos jogos, hoje tudo é diferente. Esta é a análise da equipe técnica, isso que está acontecendo. O Matheus Nascimento, que entrou no segundo tempo, vem de três jogos em seis dias pela Seleção sub-20, jogou ontem à noite e entrou hoje a 20 minutos do fim, porque não tinha condições de jogar mais tempo, assim como aconteceu com outros jogadores. Não estou justificando, porque temos que ganhar dentro dessas condições. Não perdemos por causa disso, perdemos porque não conseguimos transformar em gol o volume que tivemos no primeiro tempo.



Botafogo sofreu gols em oito dos últimos 10 jogos. Como melhorar isso?

Temos que fazer o que fizemos hoje, jogar com um bloco mais compacto, que provoque mais dificuldades no adversário, e fizemos isso. Tivemos dois chutes no nosso gol, um que deu gol e outro no fim do jogo. Conseguimos chegar várias vezes ao gol do adversário, temos que aumentar nossa agressividade, ser mais forte no um contra um e não dar tanto espaço entrelinhas. A falta que resultou no gol, tínhamos três jogadores nosso contra um deles e ele conseguiu passar, temos que fazer as faltas bem mais longe do nosso gol.


Substituições


A substituição do Oyama é porque estávamos jogando com um volante, o segundo volante Tchê Tchê estava mais adiantado, e o Chay como 10 perto do Erison. Para o lugar do Oyama tínhamos o Kayque ou o Barreto. Coloquei o Romildo no lugar do Tchê Tchê. Íamos mexer de novo no meio-campo, mas não quis abdicar do 10 e optei pelo Matheus Nascimento. No banco não tinha mais ninguém para o ataque. Abdicamos de um lateral-direito defensivo para ter mais gente na frente. Ficamos sem espaço para substituições, na ponta já tínhamos colocado o Chay e não tinha mais pontas. Poderíamos ter tirado o Erison, mas não tinha mais homens de ataque, tivemos dificuldades. Não gosto de fazer substituições por fazer, os homens que tínhamos no banco eram pra fazer funções iguais de quem estava no campo. Não faço diferenciação de jogadores, o elenco tem que estar unido e focado para desempenhar melhor a tarefa.


Por que o Patrick não está jogando?


Falar sobre questões individuais é algo que não gosto de fazer em momentos mais delicados, porque todos os que não jogaram passam a ser os melhores e os que jogaram tinham que ser substituídos. O futebol é isso, o treinador é o pior e se tivesse outro estaríamos ganhando. Futebol é não estar de acordo, é estarmos juntos na vitória, mas quando perdemos tem que trocar tudo. E vai continuar a ser assim o futebol. O que posso dizer é que todos os jogadores devem trabalhar bem e, como todos fazem isso, é uma questão de escolha. Jogadores que não jogaram bem hoje já fizeram vários jogos bem. Nosso desempenho não foi bom no segundo tempo. Se tivéssemos ganhado, as perguntas seriam sobre evolução e sobre o próximo jogo. Todos somos horríveis quando perdemos e somos fantásticos quando vencemos.


Mensagem para o torcedor

Dignidade e trabalho orientam minha vida e vou sempre fazê-lo, mesmo que eu seja xingado por todos. Nada me desvia do meu caminho, o trabalho que faço é muito pensado. Não ganho sempre, tenho temporadas ruins, como todos os trabalhadores. Uma coisa que não muda é a forma como encaro meu trabalho, podemos não jogar bem, mas lutamos até a exaustão. O futuro do Botafogo passa por conseguirmos nos levantar após as derrotas. Enquanto houver energia vamos seguir em frente. Ser botafoguense não é só quando se ganha, se não o clube não teria resistido a tantos anos de ausência de sucesso, resistiu porque sabem ser Botafogo e foram escolhidos. Temos que saber viver no insucesso e nos levantar.

🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Erison, imposição e Luís Castro: o que ficar de olho no Botafogo contra o Avaí


Botafogo deve contar com retorno do artilheiro, que treinou normalmente; em má fase, time anseia por mudança de postura





Erison em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Chance de recolocar o trem nos trilhos. Pressionado, o Botafogo mede forças com o Avaí Às 19h desta segunda-feira no Estádio Nilton Santos. O jogo é válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.


+ Botafogo x Avaí: prováveis times, desfalques e onde assistir ao duelo pelo Brasileirão


Sem vencer há quatro jogos, a equipe comandada por Luís Castro chega pressiona para a partida. Se perder, o Glorioso termina a rodada no Z4 do Brasileirão. Por outro lado, fica perto do G6 com uma vitória sobre o Leão da Ilha.


O LANCE! mostra cinco fatores que precisam ser observados no Botafogo na partida. Confira!


Erison: o atacante ficou fora na derrota para o Palmeiras por dores no joelho, mas treinou normalmente no fim de semana e deve ficar à disposição de Luís Castro. É um 'reforço caseiro' que vem à calhar para o Alvinegro.

Luís Castro: a estratégia utilizada pelo Glorioso não deu certo nos últimos jogos. O treinador português, até agora, não se adaptou ao que o jogo oferece e mudou a formação inicial do Botafogo. Ainda com dificuldade de configurar o sistema ofensivo, o português pode realizar mudanças para chegar a um cenário positivo no time.


E MAIS: Botafogo tem confronto entre o 'céu e o inferno' contra Avaí
Ex-Seleção de Futebol de Areia comemora Marçal no Botafogo
Diretor do Molenbeek fala sobre visita ao Botafogo
Philipe Sampaio se recupera e fica à disposição do Botafogo
VÍDEO: alvo do Botafogo, Zahavi finaliza treinamento em Dubai


Kanu e Cuesta: o Botafogo tem uma das piores defesas do Brasileirão após a goleada sofrida para o Palmeiras. O time só não levou gol contra o Flamengo neste Brasileirão e o sistema defensivo tem sido colocado em xeque diante das dificuldades apresentadas.


Imposição: a postura do Botafogo é algo que vem à tona. O time não consegue se manter em um padrão de intensidade/qualidade nos dois tempos de uma partida. Com todo o contexto negativo, a tendência é que a equipe já comece com uma imposição desde o início do jogo.

Victor Sá: assim como o Botafogo, o Avaí também levou 15 gols em dez partidas no Brasileirão. As laterais do campo são um problema para o time comandado por Eduardo Barroca, o que pode resultar em um cenário positivo para Victor Sá, que não marca há nove jogos.



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)



Botafogo x Avaí: veja onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o confronto da 11ª rodada do Brasileirão





Tudo que você precisa saber sobre Botafogo x Avaí — Foto: Editoria de Arte/ge



Botafogo e Avaí se enfrentam na noite desta segunda-feira, às 19h (de Brasília), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ge acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos - clique aqui para seguir.


+ Veja a classificação do Brasileirão


A partida desta segunda pode mudar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Em duelo direto, os dois times buscam evitar terminar a rodada no Z-4. Quem vencer consegue se distanciar e coloca o adversário entre os quatro últimos colocados. Em caso de empate, a equipe catarinense é quem fica por lá.


O Botafogo de Luís Castro vem de três derrotas seguidas e conquistou apenas um ponto nos últimos quatro jogos. Caso não vença a partida contra a equipe catarinense, o time do português chegará a um mês sem vitórias.


Após anotar mais uma derrota, dessa vez diante do Atlético-GO na rodada anterior, o Avaí quer voltar a vencer para se distanciar da zona de rebaixamento. Foi o quarto revés nos últimos cinco jogos e a partida no Rio de Janeiro é ainda mais complicada porque o Leão da Ilha ainda não venceu fora de casa na Série B.


Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Transmissão: Premiere, com narração de Eduardo Moreno e comentários de Pedrinho, PVC e Sandro Meira Ricci.


Tempo real: clique aqui para seguir todos os lances do jogo no ge.




PC Vasconcellos analisa Botafogo x Avaí (https://ge.globo.com/video/pc-vasconcellos-analisa-botafogo-x-avai-10657944.ghtml)


Escalações prováveis

Botafogo - técnico: Luís Castro


O Botafogo entra pressionado para a partida contra o Avaí nesta segunda. No pior momento do time desde que Luís Castro assumiu, o clube evita chegar ao quinto jogo seguido sem vitória. Sem Saravia, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico português deve colocar Hugo na lateral esquerda e Daniel Borges na direita. No ataque, ainda há dúvida sobre a presença de Erison por causa da lesão no tornozelo que o tirou da partida contra o Palmeiras.


Time provável: Gatito Fernández; Daniel Borges, Kanu, Cuesta e Hugo; Oyama (Kayque), Tchê Tchê (Del Piage) e Lucas Fernandes; Erison (Chay), Victor Sá e Vinícius Lopes.


Quem está fora: Carlinhos, Diego Gonçalves, Gustavo Sauer e Rafael (departamento médico); Saravia (suspenso).


Pendurados: Chay, Kanu, Philipe Sampaio e Víctor Cuesta.





Provável escalação do Botafogo para o jogo com o Avaí — Foto: ge


+ Mais notícias sobre o Botafogo


Avaí - técnico: Eduardo Barroca

O comandante avaiano deve manter a base titular que vem jogando a Série A. Para isso, Barroca conta com o retorno de Arthur Chaves e Cortez, que estavam não jogaram a última rodada por suspensão.


Pendurados: Eduardo, Jean Cléber, Pottker e Raniele.


Quem está fora: Bressan, Galdezani e Jean Pyerre (lesionados); Diego Matos (suspenso).


Time provável: Douglas Friedrich; Kevin, Rodrigo Freitas, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Raniele, Bruno Silva e Eduardo; William Pottker, Muriqui e Bissoli.




Provável escalação do Avaí para o jogo com o Botafogo — Foto: ge


+ Leia mais notícias sobre o Avaí


Arbitragem


Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Árbitro assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP)
Árbitro assistente 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Quarto árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Árbitro de vídeo (VAR): Vinicius Furlan (SP)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro