Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

Botafogo 'antecipa' mata-mata para avançar na Libertadores


Técnico Eduardo Hungaro revela filosofia que rege o grupo alvinegro na busca por vida longa na competição continental




Eduardo Hungaro em treino: mentalidade de
mata-mata (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)
Na Libertadores, jogo é guerra. Pontos corridos é mata-mata. É com esse pensamento que o Botafogo vem se guiando para chegar às oitavas de final da competição à qual voltou após 18 anos. Mesmo na fase de grupos, em que tem seis rodadas para decidir seu futuro, o grupo alvinegro tem planejada a disputa das partidas como se fossem confrontos eliminatórios.

- O Bolívar costuma dizer que a fase de grupos é a mais difícil da Libertadores. Estamos encarando cada jogo como um mata-mata. Por exemplo, vencemos o primeiro jogo contra o San Lorenzo em casa e depois vamos enfrentá-lo na Argentina. Empatamos o primeiro jogo com o Unión Española fora de casa. A Libertadores é uma competição tão forte, tão punitiva, que é importante já encarar essa fase como um mata-mata, e o nosso grupo tem entendido bem isso - observou o técnico Eduardo Hungaro.

Depois de dois tropeços fora de casa, o Botafogo se mostra confiante para manter a sequência de bons resultados no Maracanã e, diante de Independiente del Valle, nesta terça, e Unión Española, dia 2 de abril, encaminhar sua classificação para o verdadeiro mata-mata.

- O Botafogo é líder da chave. No primeiro jogo fora de casa, empatou, e depois perdeu jogando com dois a menos e sofrendo um gol nos acréscimos. Agora é aproveitar novamente o fator casa e buscar essas vitórias. Nosso grupo é muito equilibrado, e tenho a sensação de que essa classificação será decidida na última rodada - analisou o técnico.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

No reencontro com a torcida, Bota busca vitória sobre o Independiente


Após dois tropeços, Alvinegro aposta em apoio do público no Maracanã, onde tem média de público de 36.637 pagantes, para alcançar a liderança isolada do grupo



União faz a força: Bota tem 100% de aproveitamento
 no Maracanã pelo torneio (Foto: Vítor Silva / SSPress)

Foram dois jogos seguidos fora de casa, nos quais o Botafogo encontrou adversidades que saíram até mesmo do campo de jogo. Após atuar no Chile e no Equador, o Alvinegro voltou ao Rio de Janeiro com apenas um ponto na bagagem. Mas é exatamente atuar no Maracanã o principal combustível da equipe comandada por Eduardo Hungaro. A partida contra o Independiente del Valle, nesta terça-feira, às 22h (de Brasília), representará o reencontro com uma torcida que encheu o estádio na Libertadores e mostrou-se uma poderosa aliada. No local, o clube tem média de público de 36.637 pagantes na competição.

Foram dez mil ingressos vendidos antecipadamente até a véspera da partida. A promessa será novamente de um estádio cheio para empurrar o Botafogo, podendo, assim, compensar a ausência de dois titulares. O lateral-direito Edílson e o zagueiro Bolívar cumprem suspensão por terem sido expulsos no Equador e serão substituídos por Lucas e Dankler, respectivamente. Com quatro pontos somados, ao lado do San Lorenzo e Independiente del Valle, e seguido de perto pela Unión Española (com três pontos), o Alvinegro sabe que a vitória nesta terça poderá encaminhar a classificação para as oitavas de final.

Já o time equatoriano, que até a semana passada vivia o temor da eliminação precoce, tem a vitória no Maracanã como uma chance de ocupar a liderança isolada do Grupo 2. Assim, a expectativa é a de um Independiente del Valle tentando se fazer valer de sua força ofensiva para derrotar o Botafogo mais uma vez. No último domingo, com um time misto, a equipe derrotou o El Nacional pelo Campeonato Equatoriano por 4 a 2.


O uruguaio Dario Ubriaco apita o confronto, auxiliado pelos seus compatriotas Carlos Pastorino e Gabriel Popovits. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.



Botafogo: a lateral direita foi o principal problema para Eduardo Hungaro escalar o time. Edilson está suspenso, e Lucas sentiu dores musculares, ficando dois dias sem treinar. Junior Cesar chegou a ser improvisado no treino, mas o treinador confirmou a presença do camisa 2. Na zaga, Dankler substitui o suspenso Bolivar. A provável equipe: Jefferson, Lucas, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Ferreyra.


Independiente del Valle: o técnico Pablo Repetto, satisfeito com o desempenho do time na vitória da semana passada, deve repetir a mesma formação. O Independiente deve entrar em campo no Maracanã com Azcona, Núñez, Lamas, Fernando León e Pineida; Henry León, Rizotto, Sornoza e González; Daniel Angulo e Guerrero.






Botafogo: o zagueiro Bolivar e o lateral-direito Edilson, expulsos na semana passada contra o Independiente del Valle, desfalcam o Alvinegro. Entre os inscritos para a fase de grupos da Libertadores, não há ninguém machucado.


Independiente del Valle: não há ninguém suspenso e nem lesionado.






Botafogo: Ferreyra, Gabriel, Marcelo Mattos e Edílson.


Independiente del Valle: ninguém.



Botafogo e Independiente del Valle se enfrentaram pela primeira vez na história na semana passada, em Salgoquí, no Equador. No polêmico duelo, o time equatoriano venceu por 2 a 1, com um gol nos acréscimos. O Botafogo, que teve dois jogadores expulsos - Bolivar e Edilson, deixou o campo reclamando da arbitragem.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro