Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Pedro Castro deve voltar a ser titular do Botafogo contra o Londrina, pelo Brasileiro; veja provável time


Meio-campista, que se recuperava de um desconforto na panturrilha, jogou o segundo tempo diante do Remo, no último domingo, mas já deve retornar ao onze inicial





Pedro Castro em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo deve ter uma mudança no time titular para enfrentar o Londrina, nesta quinta-feira, pela 4ª rodada da Série B, mas a equipe não deve ser tão diferente do que aquilo que o torcedor está habituado. Recuperado de um desconforto na panturrilha, Pedro Castro, provavelmente, será a única novidade no onze inicial do Alvinegro.


+ Organização da Copa América cobre escudo e símbolos do Botafogo nas arquibancadas do Nilton Santos


O meio-campista entrará no lugar de Guilherme Santos, fazendo dupla com Luís Oyama. Marcelo Chamusca deve manter o resto da escalação que iniciou a goleada por 3 a 0 sobre o Remo, no último domingo.


Provável Botafogo: Douglas Borges; Warley, Kanu, Gilvan, Paulo Victor; Luís Oyama, Pedro Castro; Ronald, Marco Antônio, Chay; Rafael Navarro.


O camisa 33, por conta do baixo ritmo de jogo, atuou por alguns minutos do segundo tempo contra o Leão Azul. Recuperado de dores, já retornará ao time titular do Alvinegro.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

De execrado a exaltado, Marcelo Chamusca vive montanha russa em 20 jogos pelo Botafogo



Eliminações no Carioca e na Copa do Brasil causaram impressão ruim, que fez torcedores perderem paciência. Técnico encontrou estabilidade com chegada de novos reforços




Três meses parecem pouco tempo, mas, na maratona do calendário brasileiro, é possível encaixar jogos suficientes para condenar ou aplaudir um trabalho. E até sair de uma situação para a outra, como é o caso de Marcelo Chamusca no Botafogo.


Apresentado no fim de fevereiro, o treinador estreou pelo clube em 3 de março, no Campeonato Carioca. Passado o Estadual e iniciada a Série B, já foram 20 partidas na nova casa em um intervalo de 113 dias. Tempo em que o profissional sobreviveu a campanhas na internet pela demissão para ser elogiado pelas boas atuações no campeonato nacional.



Nesta temporada, o Botafogo disputou, em média, um jogo a cada cinco dias, com oito vitórias, nove empates e três derrotas. O time marcou 28 gols e sofreu 12.




Chamusca vai do inferno ao céu em poucos meses e encontra estabilidade no momento certo — Foto: Infoesporte


Primeira impressão gera bronca

O início de Chamusca no Botafogo foi turbulento. Depois de boas apresentações nas primeiras partidas com direito a duas goleadas (Resende e Moto Club), as eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil causaram uma primeira impressão ruim, que fez os torcedores perderem a paciência rapidamente. Nas redes sociais, foram frequentes os pedidos de demissão do treinador antes da estreia na Série B.


O barulho externo passou a ecoar para dentro dos muros do Nilton Santos, e a demissão também foi debatida entre os dirigentes. A decisão foi pela continuidade. Um mês depois, a temperatura diminuiu, os bons resultados começaram a aparecer e a histeria perdeu espaço.


Douglas Borges (16 jogos), Kanu (16) e Jonathan (13) formam o pódio de jogadores mais vezes titulares com Chamusca. O técnico já utilizou 38 atletas em 20 jogos.


Mais do que as derrotas, o temor era pelo diagnóstico de falta de evolução da equipe na primeira parte da temporada. No Estadual, foram apenas cinco vitórias em 15 jogos. O momento mais crítico foi a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o ABC, clube da quarta divisão. Nem mesmo a despedida do Carioca com vitória sobre o Vasco amenizou o clima.


Chamusca se segurou pelo apoio do diretor de futebol Eduardo Freeland e pelo consenso de que o elenco ainda estava em formação e precisava de reforços. Venceu o argumento pela necessidade de tempo para formar um grupo quase do zero. Afinal, 18 jogadores chegaram e 21 saíram. Dos titulares de 2020, apenas o zagueiro Kanu continua para disputar a Série B.



Botafogo vence a segunda consecutiva na Série B (https://globoplay.globo.com/v/9601922/)


Time encontra encaixe

A chegada de novos reforços e o encaixe do time coincidiram com o bom início da Série B. Após o Carioca, seis contratações foram anunciadas, e duas das caras novas já são titulares: o volante Luis Oyama e o atacante Chay. Além deles, a expectativa é de que Rafael Moura, estreante do último domingo, também ganhe a posição.


Com os últimos movimentos no mercado, a diretoria corrigiu algumas falhas na montagem inicial do elenco. Principalmente para ter opções de volantes e atacantes de velocidade. Com a saída de Zé Welison, o Bota ficou sem jogadores defensivos no meio de campo. Mais à frente, os primeiros reforços não deram conta e o time ganhou novas opções.


A carência era tanta que Oyama foi titular dias depois de chegar ao Nilton Santos. Com ele em campo, Chamusca deixou de sobrecarregar nomes como Pedro Castro e Ricardinho. No ataque, Chay assumiu o lado esquerdo e liberou Marco Antônio para jogar na posição de origem, como meia.


- O Botafogo está em um crescimento. No jogo do Vila Nova a gente merecia um resultado melhor pelo que a gente mostrou e pelo que o Vila Nova também jogou. Contra Coritiba e Remo, o time cresceu, está consistente (...) A gente evoluiu na consistência defensiva e os jogadores começaram a crescer e se entender melhor. Nossa transição começou a entrar mais e a gente evoluiu na fase ofensiva - comemorou o treinador.




Chegada de novos reforços ajudou Chamusca a melhorar desempenho do Botafogo — Foto: André Durão/ge


A montanha russa que Chamusca embarcou parece ter encontrado um caminho de estabilidade no momento em que o Botafogo mais precisava. Os sete pontos em nove disputados nas primeiras partidas da Série B deixam o clube em situação confortável para enfrentar uma maratona de viagens a partir da quarta rodada, contra o Londrina, no Paraná. Os próximos compromissos serão desgastantes e com pouco tempo para treinos, o que promete mais emoção para o treinador.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Londrina e Botafogo voltam a se enfrentar na Série B do Brasileiro após 18 anos; relembre



Times jogaram pela última vez em 2003, com empate no Estádio do Café. Reencontro será na quinta-feira, no mesmo local, agora pela quarta rodada da Série B 2021


Após 18 anos, Londrina e Botafogo vão se reencontrar na Série B do Brasileiro nesta quinta-feira, às 19h, no Estádio do Café, pela quarta rodada da competição. A última vez que os times se enfrentaram foi em 2003, no mesmo palco e pelo mesmo campeonato (relembre abaixo como foi).




Em 2003, Botafogo empata com Londrina na Série B do Campeonato Brasileiro (https://ge.globo.com/video/em-2003-botafogo-empata-com-londrina-na-serie-b-do-campeonato-brasileiro-2045206.ghtml)



Naquele ano, o Botafogo disputava a Série B pela primeira vez - foi rebaixado em 2002, enquanto o Londrina estava no campeonato por mais tempo. A competição ainda não tinha o formato de pontos corridos. Os 24 times se enfrentavam em turno único na primeira fase.


O Botafogo era comandando por Levir Culpi e tinha nomes como o zagueiro Sandro, o volante Fernando, o experiente meia Valdo e o atacante Leandrão. No Londrina, os destaques eram o zagueiro André Turatto, o meia Valdeir e os atacantes Fumaça e Marcelo Silva - Roberto Fernandes era o técnico.


O confronto foi válido pela 14ª rodada. O Alvinegro era o líder e vinha de cinco jogos sem perder, enquanto o Tubarão estava em 10º e tinha perdido para o Palmeiras na rodada anterior, em São Paulo.


O Estádio do Café recebeu 7,9 mil pagantes e viu o Botafogo abrir o placar aos quatro minutos, em cobrança de falta de Camacho. O Londrina pressionou, principalmente com Marcelo Silva. Após levar perigo em cobrança de falta e até acertar a trave, ele aproveitou cruzamento de Fumaça e deixou tudo igual, aos 37 minutos.



No segundo tempo, aos dois minutos, Fernando acertou um belo chute de fora da área e colocou o Botafogo na frente mais uma vez. Sandro e Valdo, ambos em cobranças de falta, quase ampliaram para o Alvinegro.


O jogo caminhava para o fim quando Anderson Lobão sofreu pênalti para o Londrina. Ele mesmo cobrou, aos 44 minutos, e deixou tudo igual mais uma vez. No finzinho, Sandro quase fez o terceiro para o Botafogo, e Fumaça levou perigo pelo Tubarão. No fim, 2 a 2 no placar.


Na sequência da competição, o Londrina acabou eliminado na primeira fase, fechando na 10ª posição. O Botafogo conseguiu o acesso no quadrangular final, ficou com o vice-campeonato e retornou à Série A.




Londrina e Botafogo em duelo pela Série B 2003 — Foto: Reprodução/RPC



📈 Tabela da Série B do Brasileiro



Desta vez, Londrina e Botafogo se enfrentam em situações diferentes na Série 2021. O Tubarão busca a primeira vitória na competição e ocupa a 15ª posição, com dois pontos. Já o Alvinegro é o terceiro, com sete pontos, e chega embalado por duas vitórias.


A partida entre Londrina e Botafogo será na quinta-feira, às 19h, no Estádio do Café, pela quarta rodada da Série B. O ge acompanha em Tempo Real, com vídeos dos principais lances.



No histórico do confronto, Londrina e Botafogo se enfrentaram outras cinco vezes. Em 1957, em amistoso, empate por 1 a 1 no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), em Londrina. Em 1961, também em amistoso no VGD, o Botafogo aplicou um sonoro 8 a 1, com Didi, Amarildo, Zagalo e Garrincha no time.


Foram ainda três partidas pela Série A do Brasileiro. Em 1977, o Botafogo venceu por 3 a 0, no Maracanã. Em 1982, o Londrina ganhou por 3 a 1, em São Januário. No mesmo ano, os times empataram por 1 a 1, no Estádio do Café.



Ficha técnica: Londrina 2x2 Botafogo, Série B 2003

Londrina: Marcelo; Cassiano, Marcão, André Turatto e Fabinho (Anderson Lobão); Rocha (Gilsinho), Dário, Valdeir e Márcio Alan (Marcian); Marcelo Silva e Fumaça. Técnico: Roberto Fernandes.


Botafogo: Max; Márcio Gomes, Edgar, Sandro e Rodrigo Fernandes; Fernando, Túlio, Valdo e Marcelo Camacho; Leandrão e Edivaldo (Teti). Técnico: Levir Culpi

Gols: Marcelo Camacho (4-1º), Marcelo Silva (37-1º), Fernando (2-2º) e Anderson Lobão (44-2º)
Cartões amarelos: André Turatto e Valdeir (Londrina); Camacho e Teti (Botafogo)



Fonte: GE/Por Rodrigo Saviani — Londrina