Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

Fred x Loco: gols só dentro da área, mas com estilos bem diferentes


Tricolor não marca de cabeça, mas é perfeito nos pênaltis; alvinegro tem cinco finalizações certeiras pelo alto e três com cada pé



Duas referências de ataque, dois jogadores com faro de gol e com muito potencial para desequilibrar nas partidas finais do Campeonato Carioca. Estes são os artilheiros Fred, do Fluminense, e Loco Abreu, do Botafogo. Juntos, eles balançaram as redes 17 vezes neste estadual. O melhor desempenho é de Abreu, com 11 gols e média de 0,84 por jogo. Fred marcou seis, com média de 0,66 por partida.


Loco Abreu com os jogadores no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Os estilos do atacante uruguaio e do centroavante tricolor têm diferenças. Embora os dois tenham feito todos os seus gols de dentro da grande área, as formas de conclusão foram distintas. Fred não fez um sequer usando a cabeça, enquanto Abreu testou cinco bolas para as redes ao longo do estadual. Dos outros seis que o uruguaio marcou, fez três com cada pé. Já Fred foi bem nos pênaltis (converteu três, Loco fez apenas um e tem falhado ultimamente) e anotou apenas um de pé esquerdo.

Para o técnico Abel Braga, do Fluminense, as diferenças entre Fred e Loco Abreu não se limitam à forma de concluir a gol.
- Fred é um jogador que tem uma importância tática muito grande para a gente. Além de aparecer nos momentos decisivos com gols, ele ajuda a abrir espaço para os demais aparecerem. Qualquer zagueiro se preocupa em encarar um jogador como ele. J
á o Loco Abreu é uma referência. Ele tem uma colocação muito boa na área, não só na bola aérea, mas no posicionamento também. Tanto que os dois gols que ele fez contra o Vasco foram por baixo. O Botafogo tem duas jogadas como ponto forte. Uma falta ensaiada no segundo poste, e uma de velocidade com o Maicosuel. Sabemos que eles usam e temos de tentar neutralizar - disse Abel, em entrevista coletiva.


Já Oswaldo de Oliveira, comandante do Botafogo, acredita que os dois atletas são dignos de elogios.
- Queria os dois no meu time. Admiro o Fred desde quando ele jogava no Cruzeiro. O Abreu tem 12 gols em 14 jogos e, acima do que se esperava, tem mais gols com os pés do que com a cabeça. São dois jogadores de muito valor, muito perigosos dentro da área, que vão dar um calor especial a essa decisão - disse Oswaldo, referindo-se também ao gol marcado por Loco no jogo contra o Treze-PB, pela Copa do Brasil.
Fred e Loco Abreu começam a decidir o Campeonato Carioca com Fluminense e Botafogo às 16h deste domingo, no Engenhão.

Por Claudio Assis e Rodrigo SiricoRio de Janeiro

Elkeson deixa sondagens de lado e foca na final por título e Olimpíadas


Na pré-lista de Mano, camisa 9 sabe que brilhar contra o Flu pode garanti-lo na competição e assegura que não sabe nada sobre interesse europeu



Elkeson com o pai, Antonio  (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Mesmo que a fase ainda esteja longe de ser comparada àquela até agosto de 2011, Elkeson vive às voltas com sondagens do futebol europeu. Um dos intermediários da negociação que o levou ao Botafogo tem movimentado seu nome no mercado, com o intuito de receber uma proposta que atenda às expectativas da diretoria, que o comprou por R$ 5 milhões ao Vitória. O meia afirmou que não foi informado sobre qualquer avanço em negociação e não quer saber deste papo às vésperas da decisão do estadual, contra o Flu, prioridade de seu foco no momento.

Orgulhoso, o camisa 9, no entanto, admite que ser lembrado é importante para levantar seu moral. O Juventus, da Itália, e o Atlético de Madri, da Espanha, são os pretendentes que o observam. Na última temporada, o clube de Turim, que tinha representantes em Salvador, na última quarta-feira, para o jogo contra o Vitória, também cogitou investir na contratação.
- Claro que a gente fica feliz quando tem a possibilidade de haver ofertas do exterior, prova que o trabalho está sendo bem feito. Motiva, mas estou focado nesses jogos decisivos e não posso ficar pensando em proposta. Nem meus empresários falaram nada sobre isso comigo. É mais coisa da imprensa. Quero corresponder à altura contra o Fluminense e fazer um grande jogo - disse.
Elkeson tem consciência de que, caso seja importante na reta final do Carioca e o Botafogo ganhe o título, estará mais visado e também ficará mais perto de ir às Olimpíadas de Londres, em julho. O maranhaense de 22 anos está na pré-lista de Mano Menezes, que já o convocou ano passado.
- Essas partidas são sempre importantes para te dar confiança, fazer jogadas diferentes. Pode ser que ajude na minha às Olimpíadas, que é um sonho. Vamos ver. Sempre tem alguém olhando você em campo e, em clássico, todo jogador procura se destacar. Mas tenho que pensar no grupo e ser ajudado pelos companheiros também - comentou. 

Carrasco do Flu, Elkeson não promete gol, mas gosta da fama: 'Motiva mais'


Após altos e baixos, meia foi bem contra o Vitória, seu ex-clube, e ressalta o equilíbrio emocional que o grupo teve até aqui como um fator determinante

Quatro jogos contra o Fluminense, três gols. Um clássico decidido por seus pés e outros dois em que o Botafogo se apoiou em sua grande atuação para chegar muito perto da vitória. Os números de Elkeson diante do rival da final do estadual são imponentes. Justamente o Tricolor que tanto quis contratá-lo há exatamente um ano e perdeu a disputa. O meia mantém a humildade, indica que não acredita no destino, mas não tem nada contra a fama de carrasco.

Elkeson na coletiva do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Elkeson sonha com outros gols sobre o Tricolor, agora na final (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
- Fico feliz por marcar nos jogos contra o Fluminense, sem dúvida é uma motivação que vai existir. Estou tendo essa sorte logo num clássico, jogo tão importante para os dois lados e para mim, claro. Se marcar de novo, vou ficar feliz, será o importante deles. Mas assim como dar um passe, fazer uma jogada para o time. Tudo para não deixarmos passar a chance de conquistarmos o tão sonhado título - afirmou o camisa 9, que vive altos e baixos na temporada, mas vem alavancado por grande atuação diante do Vitória, seu ex-clube, no empate em 1 a 1 com gol seu.

- Foi importante, sim, ganhei mais confiança. Tanto eu, como Maicosuel, Fellype Gabriel e Loco estamos preparados para ajudar a equipe ofensivamente e fazer a diferença - disse, sem querer prometer novo gol e nem desempenho de gala para repetir os últimos Botafogo x Fluminense.
- Prometer não dá, apenas que vou fazer o meu melhor para conseguir chegar à vitória. Acho que temos trabalho bem com essa cobrança desde o começo do ano. O equilíbrio emocional, a tranquilidade maior para jogar e deixar tudo do lado de fora. O acompanhamento que a nossa psicóloga (Maíra Ruas) faz nessas horas decisivas nos ajuda bastante - confessou.

'Já foi uma vitória chegar até aqui'

Sobre este aspecto, Elkeson lembrou o tratamento que o clube teve desde janeiro, com mais desconfiança no sucesso por causa das estrelas dos rivais e da queda brusca de rendimento na reta final do Brasileirão do ano passado, tanto por parte da torcida quanto da mídia.
- Primeiro, quero ressaltar o nosso grupo, o conjunto que formamos. Viemos sofrendo desde o início do ano com algumas coisas, não foi fácil. Porém, sabíamos que tínhamos condições de chegar onde chegamos, e já foi uma vitória. A vinda do Oswaldo nos ajudou a crescer e atingir esse patamar. O elenco do Fluminense também é muito bom, tem outras características, mas vamos jogar de igual para igual - aposta o jogador.

Por André CasadoRio de Janeiro

Os bastidores da conquista da Taça Rio pelo Botafogo


O programa multimídia do Fogão traz imagens exclusivas e os bastidores da conquista da Taça Rio!




Comentário do torcedor MatsubaraPele


O Loco disse que falta mais um passo no final do vídeo, mas na verdade faltam dois: o Carioca e PRINCIPALMENTE a Copa do Brasil. Nós torcedores botafoguenses e apaixonados esperamos que essa seja a mentalidade de todos da diretoria, comissão técnica e jogadores. Nós merecemos voltar ao topo do futebol brasileiro, lugar de onde jamais deveríamos ter saído.

Botafogo acerta com Vitor Junior


Clube acerta empréstimo de meia até o fim do ano junto ao Corinthians


Vitor Junior acertou com o Botafogo (Crédito: AGIF)
Vitor Junior acertou com o Botafogo (Crédito: AGIF)

Buscando dar continuidade ao planejamento para a temporada de 2012, o Botafogo acertou o empréstimo de Vitor Junior, de 25 anos, junto ao Corinthians. O jogador permanece no Glorioso até o fim do ano, com opção de compra ao fim do contrato. 

O atleta já vinha treinando no clube desde segunda-feira, quando foi liberado pelo Corinthians para as atividades. 

Nome completo: Vitor Silva Assis de Oliveira Júnior 
Clubes: Cruzeiro, Dinamo Zagreb (CRO), Koper (ESL), Sport,Santos, Kawasaki Frontale (JAP), Atlético-GO, Corinthians e Botafogo 
Data de nascimento: 15/09/1986 
Altura :1,69m 
Peso: 65kg 


Botafogo de Futebol e Regatas





Após semana de treinos, Vitor Júnior finalmente é oficializado no Botafogo



Ex-meia do Corinthians, que já vinha treinando no clube desde segunda-feira, ficará no Alvinegro até o final do ano e deve ser regularizado até terça


Vitor Junior, Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
Vitor Júnior já treina com o grupo do Botafogo
(Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
O Botafogo oficializou na tarde deste sábado a contratação do meia Vitor Júnior, de 26 anos. Como anunciado ao longo da semana, o jogador chega por empréstimo do Corinthians e fica no clube até o final do ano, com opção de compra ao fim do contrato.

Vitor Júnior já vinha treinando no Botafogo desde segunda-feira. Ele deve ser apresentado na segunda-feira, junto com o lateral-direito Lennon, contratado junto ao Vila Nova-GO. O técnico Oswaldo de Oliveira espera que os novos reforços sejam regularizados até terça, a tempo de ficarem à disposição para a partida contra o Vitória, na quarta, pela Copa do Brasil.

O novo reforço já passou por vários clubes. Canhoto na posição - algo que o elenco só possui com o jovem Jeferson - iniciou sua carreira nas categorias de base do Internacional, passando depois por Cruzeiro, Dinamo Zagreb (CRO), Sport, Santos, Kawasaki Frontale (JAP) e foi um dos destaques do Atlético-GO nos anos de 2010 e 2011 antes de parar no clube paulista, onde teve poucas chances.

O Botafogo ainda não fechou o ciclo de contratações para o Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. A diretoria alvinegra busca no mercado um zagueiro e um lateral-esquerdo.



Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro 

Musa cogitou não ser gandula na final: 'Cheguei a temer a pressão'



Fernanda Maia aceita trabalhar na decisão do Carioca, mas espera que se fale mais sobre o jogo do que sobre ela


A liberação veio na sexta-feira. Com o aval da Federação, a gandula Fernanda Maia recebeu o convite para trabalhar no primeiro jogo da final do Carioca. Mas o sim não veio tão rapidamente como em dias normais. Após participar indiretamente da jogada que resultou no primeiro gol de Loco Abreu na decisão, Fernanda dividiu os holofotes com a conquista do Botafogo diante do Vasco. Ao longo da semana, esteve em diversos programas de televisão e deu tantas entrevistas como os próprios jogadores. Com isso, cogitou não gandular para evitar novas polêmicas. No entanto, achou que ao fazer isso estaria dando armas para falarem mal dela. E, por fim, resolveu aceitar e estará novamente na beira do gramado do Engenhão neste domingo, a partir de 16h.


- Realmente estava na dúvida. Tudo o que aconteceu ao longo da semana foi muito diferente e intenso. Cheguei a temer a pressão que ficaria em cima de mim nesse jogo. Além disso, não acho justo tirar o foco do espetáculo, que é uma final de campeonato. Mas ao mesmo tempo imaginei que a minha ausência poderia gerar outros tipos de comentários então resolvi aceitar e vou fazer o meu trabalho como sempre fiz. Só quero que se fale mais sobre o jogo dessa vez e não da Fernanda - afirmou, por telefone.

Durante a semana, a diretoria do Fluminense manifestou na Federação sua preocupação com os gandulas. O Tricolor espera o mesmo tratamento por parte dos profissionais. Contra o Vasco, Fernanda repôs a bola rapidamente e a consequência da jogada foi o gol de Loco Abreu, do Botafogo. A polêmica foi ainda maior porque a gandula é botafoguense assumida. No entanto, ela garante que não há qualquer tipo de favorecimento e que irá repôr a bola da mesma maneira para as duas equipes.
- Não tem isso. A reposição é rápida com o Fluminense também. A cobrança em cima de nós, por parte da Federação em dia de clássico, é muito grande. Em final é ainda maior. Nunca favoreci ninguém e nunca vou favorecer - disse Fernanda, acreditando que a cobrança em cima dos gandulas será ainda maior.
- O foco não está só em mim e sim em todos. Na mesma semana teve o caso polêmico lá no Internacional também. Mas foi o que eu disse. Não estou com medo e nem um pouco nervosa - finalizou.

Por Rafael CavalieriRio de Janeiro

Elkeson deixa sondagens de lado e foca na final por título e Olimpíadas


Na pré-lista de Mano, camisa 9 sabe que brilhar contra o Flu pode garanti-lo na competição e assegura que não sabe nada sobre interesse europeu


Mesmo que a fase ainda esteja longe de ser comparada àquela até agosto de 2011, Elkeson vive às voltas com sondagens do futebol europeu. Um dos intermediários da negociação que o levou ao Botafogo tem movimentado seu nome no mercado, com o intuito de receber uma proposta que atenda às expectativas da diretoria, que o comprou por R$ 5 milhões ao Vitória. O meia afirmou que não foi informado sobre qualquer avanço em negociação e não quer saber deste papo às vésperas da decisão do estadual, contra o Flu, prioridade de seu foco no momento.
Orgulhoso, o camisa 9, no entanto, admite que ser lembrado é importante para levantar seu moral. O Juventus, da Itália, e o Atlético de Madri, da Espanha, são os pretendentes que o observam. Na última temporada, o clube de Turim, que tinha representantes em Salvador, na última quarta-feira, para o jogo contra o Vitória, também cogitou investir na contratação.
- Claro que a gente fica feliz quando tem a possibilidade de haver ofertas do exterior, prova que o trabalho está sendo bem feito. Motiva, mas estou focado nesses jogos decisivos e não posso ficar pensando em proposta. Nem meus empresários falaram nada sobre isso comigo. É mais coisa da imprensa. Quero corresponder à altura contra o Fluminense e fazer um grande jogo - disse.
Elkeson tem consciência de que, caso seja importante na reta final do Carioca e o Botafogo ganhe o título, estará mais visado e também ficará mais perto de ir às Olimpíadas de Londres, em julho. O maranhaense de 22 anos está na pré-lista de Mano Menezes, que já o convocou ano passado.
- Essas partidas são sempre importantes para te dar confiança, fazer jogadas diferentes. Pode ser que ajude na minha às Olimpíadas, que é um sonho. Vamos ver. Sempre tem alguém olhando você em campo e, em clássico, todo jogador procura se destacar. Mas tenho que pensar no grupo e ser ajudado pelos companheiros também - comentou. 

Carrasco do Flu, Elkeson não promete gol, mas gosta da fama: 'Motiva mais'


Após altos e baixos, meia foi bem contra o Vitória, seu ex-clube, e ressalta o equilíbrio emocional que o grupo teve até aqui como um fator determinante

Quatro jogos contra o Fluminense, três gols. Um clássico decidido por seus pés e outros dois em que o Botafogo se apoiou em sua grande atuação para chegar muito perto da vitória. Os números de Elkeson diante do rival da final do estadual são imponentes. Justamente o Tricolor que tanto quis contratá-lo há exatamente um ano e perdeu a disputa. O meia mantém a humildade, indica que não acredita no destino, mas não tem nada contra a fama de carrasco.

Elkeson na coletiva do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Elkeson sonha com outros gols sobre o Tricolor, agora na final (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
- Fico feliz por marcar nos jogos contra o Fluminense, sem dúvida é uma motivação que vai existir. Estou tendo essa sorte logo num clássico, jogo tão importante para os dois lados e para mim, claro. Se marcar de novo, vou ficar feliz, será o importante deles. Mas assim como dar um passe, fazer uma jogada para o time. Tudo para não deixarmos passar a chance de conquistarmos o tão sonhado título - afirmou o camisa 9, que vive altos e baixos na temporada, mas vem alavancado por grande atuação diante do Vitória, seu ex-clube, no empate em 1 a 1 com gol seu.




- Foi importante, sim, ganhei mais confiança. Tanto eu, como Maicosuel, Fellype Gabriel e Loco estamos preparados para ajudar a equipe ofensivamente e fazer a diferença - disse, sem querer prometer novo gol e nem desempenho de gala para repetir os últimos Botafogo x Fluminense.
- Prometer não dá, apenas que vou fazer o meu melhor para conseguir chegar à vitória. Acho que temos trabalho bem com essa cobrança desde o começo do ano. O equilíbrio emocional, a tranquilidade maior para jogar e deixar tudo do lado de fora. O acompanhamento que a nossa psicóloga (Maíra Ruas) faz nessas horas decisivas nos ajuda bastante - confessou.

'Já foi uma vitória chegar até aqui'



Sobre este aspecto, Elkeson lembrou o tratamento que o clube teve desde janeiro, com mais desconfiança no sucesso por causa das estrelas dos rivais e da queda brusca de rendimento na reta final do Brasileirão do ano passado, tanto por parte da torcida quanto da mídia.
- Primeiro, quero ressaltar o nosso grupo, o conjunto que formamos. Viemos sofrendo desde o início do ano com algumas coisas, não foi fácil. Porém, sabíamos que tínhamos condições de chegar onde chegamos, e já foi uma vitória. A vinda do Oswaldo nos ajudou a crescer e atingir esse patamar. O elenco do Fluminense também é muito bom, tem outras características, mas vamos jogar de igual para igual - aposta o jogador.

Por André CasadoRio de Janeiro

Papo e jogadas aéreas sob a batuta de Loco: o dia alvinegro antes da final



Comissão técnica apresenta mais de uma hora de vídeos do Flu e define estratégias para o primeiro jogo da decisão. No campo, três poupados



Loco Abreu com os jogadores no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Loco esteve bastante animado no treino deste
sábado (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O último dia de preparação do Botafogo para o início da decisão do Campeonato Carioca teve ênfase no papo e nas bolas áereas. Antes de ir ao gramado, a comissão técnica se reuniu com os jogadores por mais de uma hora - um pouco mais longo do que o comum - para discutir as estratégias para a partida contra o Fluminense, neste domingo, às 16h, no Engenhão, e passar vídeos com as principais jogadas do rival. Apenas às 10h25m é que a bola rolou.
Depois de um aquecimento com bobinho, Oswaldo de Oliveira observou uma atividade focada nos cruzamentos para a área. Muito animado, Loco Abreu manteve a contagem de seu grupo (composto por outros três, dois cruzando e mais um na conclusão) até determinado momento, elogiando e incentivando os companheiros. Quando o argentino Herrera acertou um belo voleio no ângulo, o capitão vibrou como numa partida. O aproveitamento no geral foi bom.
Na sequência, cobranças de pênaltis e faltas. A média, nestes quesitos, já não foi tão positiva. Quatro daqueles que começaram a semana lesionados comprovaram mais uma vez que estão 100% prontos. Em ação desde quinta, Jefferson, Renato, Fellype Gabriel e Loco Abreu estão confirmados. Já Andrezinho, Lucas  Zen e Jobson seguem fora. Neste sábado, o zagueiro Fábio Ferreira, o lateral Márcio Azevedo, o volante Marcelo Mattos, poupados, ficaram na academia.

Ajuda do médico e saída na van
Em trabalho específico de saída de bola com agilidade, o goleiro Jefferson teve a companhia do chefe do departamento médico, Luiz Fernando Medeiros, que recebia seus lançamentos.
No fim da movimentação, por volta das 12h10m, novamente a van que tem ficado à espera do time no campo anexo encheu. Primeiro, o motorista levou Jefferson, depois Fellype Gabriel e, na sequência, cerca de dez jogadores.

jogadores na van do Botafogo durante treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Na carona: jogadores do Botafogo deixam o treino de van (Foto: André Casado / Globoesporte.com)


Por André CasadoRio de Janeiro



Jobson tem nova lesão e para por dez dias no Bota


Ainda não há previsão para o retorno do atacante aos jogos


Jobson, do Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Jobson jogou seis partidas desde seu retorno (Foto: Wagner Meier)
A nova lesão de Jobson vai deixá-lo mais dez dias fora dos treinos. Porém, ainda não há previsão para voltar a jogar. O médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros, projetou o retorno do atacante nas atividades para os próximos dias.
- Ele teve aquela lesão no glúteo e depois veio o problema da suspensão. Foi reintegrado ao elenco e na semana passada sofreu uma nova lesão. Desta vez é na coxa direita, no músculo que dá força ao chute, mas não é nada grave. Precisa de um trabalho de fisioterapia e musculação. É preciso ter calma neste momento - avaliou o médico alvinegro Luiz Fernando Medeiros.
Jobson jogou seis partidas e marcou um gol desde seu retorno ao time, no dia 11 de março, contra o Bangu, em Moça Bonita. A última vez que entrou em campo foi no dia 1º de abril, contra o Fluminense, no Engenhão, e a partida terminou 1 a 1.


Leia mais no LANCENET!  

Pacotão de Notícias do Dia...


Loco está perto de primeira artilharia pelo Botafogo

Atacante precisa fazer um gol para empatar com Somália e Alecsandro entre os principais goleadores do Estadual


As imagens de Bangu 2 x 4 Botafogo (Foto: Cleber Mendes)
Loco Abreu já conquistou sete artilharias
na carreira (Foto: Cleber Mendes)
  
Falta um gol para Loco Abreu ser mais goleador do que nunca com a camisa do Botafogo. Se marcar diante do Fluminense, o camisa 13 terá alcançado a primeira artilharia em uma competição pelo Glorioso, clube que defende desde janeiro de 2010. A busca é pelo 12º gol no Estadual.
Na frente de El Loco estão apenas Somália, do Boavista, e Alecsandro, do Vasco, ambos de time já eliminados. E motivos não faltam para acreditar que o uruguaio, enfim, vai sair do quase pelo Alvinegro. Ele marcou cinco vezes nos últimos dois jogos, é o artilheiro do time neste ano, com 12 gols, e tem média de 0,8 no Estadual, com 13 partidas disputadas. Além disso, o atacante é decisivo.
Quando se trata de final pelo Botafogo, El Loco não tem deixado de marcar. Nas três que disputou até aqui - Taça Guanabara-2010, Taça Rio-2010 e Taça Rio-2012 - ele deixou o seu quatro vezes. O técnico alvinegro, Oswaldo de Oliveira, já se anima só de imaginar o atleta em campo.
- Loco é um grande jogador. Ele tem qualidade, marcou mais com os pés do que com a cabeça, por exemplo. É um atleta perigoso na área - disse Oswaldo.
Para Abreu, conquistar a artilharia é uma estatística especial. Inclusive, ele destaca todas que conseguiu na carreira em seu site oficial. Motivo de orgulho para o jogador na carreira e motivação de uma idolatria que o camisa 13 conseguiu ao atuar no futebol mexicano e uruguaio.
São sete artilharias conquistadas por Abreu como profissional. Em solo brasileiro, ele constrói a passos largos uma bonita história. Somados dois gols feitos pelo Grêmio, em 1998, o atacante tem 65 tentos no país e se coloca como o sexto estrangeiro que mais marcou. Petkovic lidera essa lista, com 169. El Loco pode até demorar, mas não é de desistir de feitos grandiosos.


Campeões do mundo frente a frente na final do Carioca



Oswaldo de Oliveira e Abel Braga fazem parte do seleto grupo de brasileiros que conquistaram o Mundial da Fifa


HOME Abel Braga e Oswaldo campeões mundiais (Fotos: Vipcomm e Paulo Whitaker/Reuters)
Abel beija o talismã Gabiru, em 2006. Oswaldo levanta o Mundial de 2000 

Celso Roth tentou, não conseguiu. Muricy Ramalho, com ninguém menos que Neymar à disposição, também não. A decisão deste domingo entre Fluminense e Botafogo colocará frente a frente Oswaldo de Oliveira e Abel Braga, dois técnicos que, ao lado de Paulo Autuori, formam o trio de treinadores brasileiros que já venceram a principal competição de clubes do planeta desde que a Fifa começou a organizar o Campeonato Mundial, em 2000.
Apesar de ter uma carreira bem mais curta que o adversário da decisão, Oswaldinho foi o primeiro a sentir o gosto de chegar ao topo do mundo na esfera dos clubes. Em 2000, à frente do Corinthians, conseguiu levantar a taça com menos de um ano de carreira como treinador, dentro do Maracanã, após derrubar o Vasco na decisão por pênaltis.
– Para mim, é ótimo ser campeão do mundo, eu me sinto premiado. Fui o primeiro a conquistar o mundial da Fifa, é um motivo de orgulho e vaidade – admitiu o alvinegro.
Já para Abel Braga, a conquista do mundial veio mais como a coroação de um longo trabalho. Em 2006, a vitória do Internacional sobre o poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Deco fez com que o treinador finalmente alcançasse o patamar do primeiro time dos técnicos brasileiros.
Para a decisão do Carioca, o técnico tricolor prega respeito ao colega que estará no outro banco de reservas no Engenhão. Até porque ele sabe que não há como ignorar o título que possuem em comum:
– Vimos o grande jogo que eles fizeram contra o Vasco e sabemos das dificuldades. Temos convicções, eu e o Oswaldo, e existe o respeito recíproco. Fluminense e Botafogo são dois grandes times, serão dois grandes jogos na decisão.


Amigos, Bruno e Lucas fazem duelo à parte na final


Montagem - Bruno, do Fluminense e Lucas, do Botafogo
Bruno foi reserva de Lucas no Figueirense
Laterais-direitos se destacaram no Figueirense e vieram para o Rio de Janeiro serem titulares em seus clubes
Amigos, antigos companheiros de clube e desta vez rivais. A final do Campeonato Carioca, neste domingo, vai colocar frente a frente Lucas, do Botafogo, e Bruno, do Fluminense. Um já foi reserva do outro nos tempos de Figueirense. Agora, são titulares absolutos da lateral direita em dois grandes clubes do futebol brasileiro. A trajetória parecida coloca ambos como candidatos a serem protagonistas da decisão.
Até as médias equiparam a dupla. Bruno fez 13 jogos no Carioca, Lucas 18, porém o primeiro deu duas assistências e o segundo três, mantendo a mesma média de 0,2 por jogo. E não é só isso. Quando o assunto são dribles, os dois disputam cabeça com cabeça. O tricolor leva um ligeira vantagem, são 20 dribles em 13 jogos, enquanto Lucas distribuiu 21, mas em cinco jogos a mais.
Mesmo assim, essa rivalidade fica apenas dentro das quatro linhas. Os tempos de Figueirense ainda são relembrados. Em 2010, quando o clube de Santa Catarina retornou à elite do futebol brasileiro, Lucas era o dono da camisa 2 e Bruno aguardava sua oportunidade. O destaque como titular levou Lucas ao Glorioso e o hoje lateral do Flu aproveitou a chance. Fez um grande Campeonato Brasileiro e garantiu seu passaporte para defender o Tricolor.
Responsável por ajudar na ascensão dos dois nos tempos de Figueirense, o técnico Márcio Goiano destacou a forma parecida da dupla jogar, porém ressaltou uma variação:
- Os dois possuem um grande potencial, mas uma diferença os separa: o Lucas vai mais à frente. O Bruno também é agressivo, mas dá uma marcação melhor na defesa. São dois excelentes jogadores em função da agressividade. Ambos vão à linha de fundo e têm muita personalidade.
Mais uma semelhança os aproxima agora: o sonho de ser campeão carioca. Só um será feliz nessa.

Chegada como titulares
Outra semelhança entre Bruno e Lucas foi o status com o qual deixaram o Figueirense. Ambos saíram contratados para serem titulares em suas novas casas. Bruno vingou rapidamente e se tornou absoluto na lateral direita. Já Lucas teve a concorrência de Alessandro durante um ano, mas viu o companheiro deixar o Botafogo e hoje reina pelo lado do campo.
A diretoria do Fluminense não teve dúvidas em contratar Bruno assim que Mariano seguiu rumo ao Bordeaux, da França, em dezembro de 2011. O jogador foi a primeira opção tricolor, que obteve êxito no negócio em cerca de uma semana.
Lucas, por sua vez, encarou Alessandro em disputa leal. Seu companheiro atuava pelo Alvinegro desde 2007, mas era contestado por parte da torcida. Já Lucas soube conquistar a massa e agradou



Leia mais no LANCENET!
 

Show em Preto e Branco pode pintar de novo contra o Flu


Botafogo da baile em casa e chama o Vasco para dançar.


Essa montagem de imagens feita em homenagem à conquista da Taça Rio 2012 pelo Botafogo, diante do Vasco, fez grande sucesso de visualizações no blog. Tanto que resolvemos reproduzi-la nessa véspera de decisão como homenagem à imensa torcida alvinegra que compareceu àquele primeiro espetáculo e apoiou o time do começo ao fim rumo à conquista do taça.

O que se espera para esse domingo, diante do Fluminense, é que ela lote novamente as arquibancadas do Engenhão e produza um novo grande espetáculo digno de registros como o que ora reproduzimos nesse momento, incentivando e empurrando o time rumo à vitória nessa primeira partida da decisão. A união time&torcida é fundamental nessa retafinal de campeonato.

Precisamos estar juntos na busca desse ideal, torcendo numa só corrente, os que lá estarão e uma imensa nação de alvinegros espalhados por todos os recantos desse país e do mundo. Unidos pela conquista desse Cariocão. Eu acredito!

Veja as imagens de Botafogo x Vasco
 
Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)

























 Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)

Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)



























Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)
Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)

Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)
Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)

Botafogo x Vasco (Foto: Alexandre Loureiro)


Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)
























Botafogo x Vasco (Foto: Paulo Sergio)


Botafogo x Vasco (Foto: Paulo Sergio)
Botafogo x Vasco - Loco Abreu levanta a taça (Foto: Paulo Sergio)


Domingo tem mais. Até lá! Fogão na cabeça...


Fotos: Lancenet


Montagem e Texto: Felip@odf