Páginas

domingo, 19 de dezembro de 2021

Botafogo é o campeão com maior recuperação na história da Série B por pontos corridos


Time estava com metade dos 26 pontos do líder Náutico quando Enderson Moreira chegou e levou a equipe ao título da competição, conquistando 73% dos pontos em disputa



Ao vencer a Série B de 2021, o Botafogo conseguiu um feito histórico: a maior recuperação de um time campeão desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2006. Quando Enderson Moreira chegou, o time estava com 13 pontos em 12 jogos, metade do que tinha o então líder Náutico e ocupava a 15ª colocação.


Naquele 20 de julho em que Enderson foi anunciado, o clube tinha acabo de perder por 2 a 0 para o Goiás, estava a dois pontos da zona de rebaixamento e a 10 do G-4. A tabela estava um pouco desregulada, e o Guarani, quarto colocado, tinha um jogo a mais (a partida do Botafogo contra o CSA no Nilton Santos tinha sido adiada). Mesmo assim, a situação era difícil para o time que precisava subir e sem precedentes para quem queria ser campeão.



>>> CEO da XP exalta venda do Cruzeiro a Ronaldo Fenômeno, e diz: "Botafogo será o próximo" <<<





Jogadores do Botafogo comemoram título da Série B com Enderson Moreira — Foto: Vitor Silva/ge


>>> Personagem oculto no Botafogo: Ricardinho foi consultado e "deu aval" para vinda de Enderson <<<


Então, Enderson chegou. O técnico conquistou 57 dos 78 pontos em disputa nos 26 jogos restantes da competição. Foram 17 vitórias, seis empates e três derrotas, o equivalente a 73,1% de aproveitamento. Na história da Série B por pontos corridos, só um time foi melhor nas últimas 26 partidas: o Corinthians campeão de 2008 ganhou um ponto a mais. Na ocasião, o time paulista terminou a competição com 85 pontos, o melhor de todos os tempos. Mas essa não foi a maior recuperação porque o clube já era líder depois de 12 jogos.



Quem esteve mais perto da recuperação conquistada pela equipe alvinegra foi o Atlético-MG em 2006. Em 14º, com 15 pontos conquistados até então, o Galo estava a oito pontos do líder Náutico. A arrancada atleticana também foi impressionante, mas ficou atrás do que o Botafogo conquistou por apenas um ponto. No fim do campeonato, terminou com 71 pontos, um a mais do que o time carioca.


>>> CEO do Botafogo participa do "Grande Círculo" e conta planos para estádio: "Transformar em arena multiuso" <<<




Com multa milionária, Matheus Nascimento é o futuro do Botafogo (https://ge.globo.com/video/com-multa-milionaria-matheus-nascimento-e-o-futuro-do-botafogo-10140290.ghtml)


>>> Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube <<<



A tendência é que Enderson Moreira continue no clube para a próxima temporada. O técnico tem cláusula de renovação automática, mas o acordo demorou a ficar encaminhado por causa de alguns pedidos do técnico, como time competitivo, manutenção do estafe do futebol e salários em dia. A expectativa é que confirmação seja nos próximos dias e tanto treinador quanto clube já manifestaram o interesse da continuidade.


O Botafogo se reapresenta para a próxima temporada no dia 3 de janeiro, a primeira segunda-feira do novo ano. Com ou sem Enderson, o clube busca ajustar o elenco para a próxima temporada, mas tem a arrecadação do dinheiro referente à Série A a partir do segundo trimestre como dificuldade.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro