Páginas

domingo, 12 de maio de 2019

Com nove pontos em quatro jogos, Botafogo tem melhor início de Brasileiro desde 2007


Há 12 anos, Alvinegro iniciou ainda melhor a competição com três vitórias e um empate



Vítor Silva/Botafogo



Depois das eliminações precoces no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, nem o mais otimista alvinegro esperava um bom início no Campeonato Brasileiro. Imagina então o melhor dos últimos 11 anos? Foi isso que o Botafogo de Barroca atingiu neste sábado ao bater o Fluminense e atingir a terceira vitória seguida em quatro rodadas da competição.


Quando foi apresentado, Barroca bateu na tecla da necessidade de resultados a curto prazo. Desde então foram nove pontos ganhos em 12 possíveis, aproveitamento de 75%. A última vez que o Botafogo conseguiu um desempenho melhor foi em 2007, quando conquistou 10 pontos ao bater Inter, Atlético-MG e Grêmio, além de empatar com o Flamengo.


- Continuamos com os pés no chão, sabendo do nível da competição e que só estamos conseguindo isso pelo mérito dos jogadores. Estou esticando a corda e cobrando. Eles estão respondendo. Assim vamos continuar porque ainda temos muita coisa a crescer.

''O compromisso é se exigir ao máximo, se cobrar ao máximo e trabalhar na plenitude pensando em ganhar todos os jogos. Vamos assim até a nona rodada, até a parada para a Copa América. E durante a parada poderemos planejar a médio e longo prazo'', disse Barroca.


Botafogo nas quatro primeiras rodadas do Brasileirão


2007 - 10 pontos
2008 - 4 pontos
2009 - 3 pontos
2010 - 7 pontos
2011 - 7 pontos
2012 - 6 pontos
2013 - 7 pontos
2014 - 4 pontos
2015 - Série B
2016 - 4 pontos
2017 - 7 pontos
2018 - 5 pontos
2019 - 9 pontos



Erik comemora vitória no clássico — Foto: Reprodução/Twitter



Antes do Fluminense, o Botafogo venceu Bahia e Fortaleza. O plano é manter o bom aproveitamento e o ritmo de jogo até a parada para a Copa América, e melhorar ainda mais esse início animador. O atacante Erik acredita que os números são resultados da persistência do elenco e diz que o time precisa curtir a boa fase.


- Precisávamos resgatar essa alegria, essa vontade de estar sempre vencendo. Agora a gente encaixou três vitórias seguidas, isso traz uma confiança muito grande. Devemos sempre acreditar e trabalhar no nosso máximo. É um grupo muito trabalhador, dedicado, e agora as coisas vêm acontecendo. Devemos aproveitar muito esse momento.


O Botafogo terá mais uma semana livre para treinar até o próximo jogo. O Alvinegro volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Goiás, no Serra Dourada.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro