Páginas

domingo, 25 de outubro de 2020

Adversário do Botafogo na Copa do Brasil, Cuiabá tem cerca de dez desfalques para terça-feira


Sete atletas contratados durante a temporada já disputaram a competição e por isso não estão aptos a enfrentar o Bota; time não terá centroavante de origem disponível para a decisão


O Botafogo tem um "reforço" considerável para o jogo da próxima terça-feira contra o Cuiabá, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, às 21h30, no Nilton Santos. Não se trata de nenhuma contratação de última hora, mas de inúmeros desfalques que o adversário terá que superar.


Após a paralisação das competições por conta da pandemia do novo coronavírus, o Cuiabá anunciou alguns reforços para a temporada, sendo que sete deles já estavam inscritos na Copa do Brasil por outras equipes e, por isso, não estão à disposição do técnico Marcelo Chamusca.


Desfalques certos do Cuiabá na Copa do Brasil:


Zagueiros: Everton Sena (jogou pelo Grêmio Novorizontino-SP) e Luiz Gustavo (jogou pelo Goiás)
Atacantes: Felipe Ferreira (jogou pela Ferroviária-SP), Felipe Marques (jogou pelo Grêmio Novorizontino-SP), Élton (jogou pelo Sport), Jenison (jogou pelo Grêmio Novorizontino-SP) e Marcinho (jogou pelo Goiás)



Cuiabá não terá centroavante de origem para enfrentar o Botafogo — Foto: AssCom Dourado


Os desfalques podem interferir diretamente no esquema do Cuiabá. Sem Élton e Jenison, Chamusca perde os únicos atacantes de área disponíveis no elenco. Assim, o treinador, que gosta de jogar com dois atacantes de lado e um homem de referência, terá que mudar a formação da equipe ou improvisar alguém como centroavante.


Além desses sete nomes, o Cuiabá tem outros quatro jogadores no departamento médico. O lateral-direito Lenon se recupera de uma fratura no joelho enquanto o lateral-esquerdo Romário e os volantes Auremir e Rafael Gava se recuperam de lesões musculares. Everton Sena, Felipe Ferreira e Felipe Marques, que estão nos desfalques acima, também tratam lesão e provavelmente já não jogariam. Todos eles serão reavaliados antes da partida.


O Botafogo, por sua vez, não poderá contar com dois titulares lesionados.: o goleiro Gatito Fernandez, o atacante Kalou. O departamento médico também conta os laterais Marcinho e Lucas Barros, que não estarão à disposição para a partida. Último reforço contratado, o volante José Welison, que já jogou a Copa do Brasil pelo Atlético-MG em 2020, também não poderá disputar a competição. De qualquer forma, o jogador, em trâmite de contratação, ainda não estaria regularizado.


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo encaminha renovação de contrato com Keisuke Honda até o fim do Brasileirão


Vínculo será estendido sem custos adicionais para o clube alvinegro


O contrato de Keisuke Honda com o Botafogo será renovado pelo menos até o final do Campeonato Brasileiro, previsto para fevereiro de 2021. A princípio, o vínculo do japonês se encerraria no fim deste ano. A informação foi inicialmente publicada pelo "Canal do TF" e confirmada pelo ge.


A renovação é sem custos adicionais, pois o salário e os termos do contrato serão mantidos. Como o Botafogo tem eleição marcada para 24 de novembro, caberá ao presidente eleito negociar a permanência de Honda por mais tempo. Ao fechar com o clube em fevereiro passado, o japonês deixou clara sua vontade de manter ritmo para disputar as Olimpíadas do Japão, que aconteceriam em julho de 2020 e foram adiadas para o ano que vem.



Honda acerta renovação de contrato com o Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Keisuke Honda foi apresentado pelo Botafogo no dia 8 de fevereiro deste ano com festa de mais de 13 mil torcedores no Estádio Nilton Santos. Foi o único contato do meia de 34 anos com a torcida. Em razão da pandemia, os jogos têm acontecido com portões fechados desde o retorno das competições.


O japonês fez 18 jogos e dois gols pelo Botafogo e tem sido peça importante na equipe, tanto que o aproveitamento do time é melhor quando Honda está em campo.



Além de Honda, o Botafogo também fez acordo com o Hoffenheim, da Alemanha, para estender o empréstimo do meia Bruno Nazário e negocia com outros atletas para manter o elenco até o fim do Campeonato Brasileiro.




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo inicia plantio dos gramados, mas mudança para o novo CT segue sem data


Campo 3 começou a ser plantado na última semana, e campos 1 e 2 passarão pelo processo em seguida; dinheiro não é suficiente para continuidade das obras



O Botafogo iniciou na última semana o plantio da grama no campo 3 do centro de treinamentos que está sendo construído pelo clube em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Após a conclusão dos três primeiros campos, as obras serão paralisadas, e a continuidade depende de recursos a serem arrecadados pela próxima gestão. Não há previsão de quando será feita a mudança para o novo CT.


Depois de plantada a grama no campo 3 com o mesmo método utilizado em campos da Copa do Mundo no Catar, como informou inicialmente o blog “Fogo na Rede”, serão feitos os plantios também nos campos 1 e 2.


A última previsão do Botafogo dava conta de que os três campos, que correspondem à primeira etapa das obras, seriam terminados em agosto passado.



Gramado do campo 3 do CT do Botafogo começou a ser plantado; ainda falta concluir os campos 1 e 2 — Foto: Divulgação


O dinheiro usado para os campos foi cedido pelos irmãos Moreira Salles, que também bancaram a compra do terreno - o Espaço Lonier. Os cerca de R$ 25 milhões serão ressarcidos em um prazo de 30 anos, em 360 parcelas corrigidas pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor).


Além da construção dos campos, os R$ 5 milhões que restaram após a aquisição do espaço foram empenhados em taxas, impostos, registro de escrituras, levantamentos topográficos, projeto de arquitetura, retirada e transplantio de árvores, entre outros itens.


Internamente, há pessimismo sobre a conclusão do CT. Se no ano passado, o Botafogo trabalhava com a possibilidade de transferência das categorias de base para o local no início de 2020, agora pessoas ligadas ao clube acreditam que isso não deve acontecer nem em 2021. Sem infraestrutura de apoio, não há condições para abrigar atletas nesse momento e nenhuma previsão para a mudança.


Ha alguns meses, a esperança era de que a Botafogo S/A ficasse responsável pela finalização do CT. Agora, após complicações com o cenário imposto pela pandemia, até mesmo o projeto foi colocado em risco, e o clube estuda outras possibilidades para superar as dívidas, inclusive a recuperação judicial.


O CT torna-se então mais um desafio a ser abraçado pelo próximo presidente do Botafogo, que será escolhido em eleição marcada para o dia 24 de novembro.


O projeto do CT do Botafogo é da Tecnoplano, empresa portuguesa que tem no currículo os centros de treinamento da seleção de Portugal e do Benfica. A Greenleaf é a responsável pelo preparo dos campos. O local atenderá não só aos profissionais, mas também às categorias de base, que hoje treinam em General Severiano e no Caio Martins, em Niterói.


O Espaço Lonier possui 200.000 m² e sua estrutura já oferecia auditório, vestiários, restaurantes, além de um hotel com 40 quartos com capacidade para receber até 180 pessoas.



Fonte: GE/Por Davi Barros e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro