Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Botafogo inicia temporada pensando em títulos


Botafogo inicia temporada trabalhando duro em busca de seus sonhos de conquista



O elenco do Botafogo se apresentou na última sexta-feira, dia 4, para a pré-temporada de 2013. Desde então, o grupo vem trabalhando duro no C.T. de General Severiano onde permanecerá até o dia 11. Em seguida, parte para a segunda etapa dos treinamentos a ser cumprida em Saquarema.

O grupo iniciou a temporada com quatro caras novas no elenco. Chegaram os atacantes Henrique e Anderson Aquino, o lateral Julio Cesar e o zagueiro André Bahia. Foram incorporados ainda os zagueiros Rodrigo Defendi e Bolivar, que deve assinar até amanhã.

Foram dispensados da apresentação os atacantes Loco Abreu, Willian, Caio e Jobson, o zagueiro Fábio Ferreira e o volante Somália, para negociarem diretamente suas transferências para outros clubes, já que não fazem parte dos planos para essa temporada. 

Quem também não se apresentou na sexta foi o meia Seedorf. O jogador chegou ao clube logo após o término da temporada européia e, de imediato, foi integrado ao elenco alvinegro sem ter o devido descanso. Pela dedicação demonstrada nesses seis meses de contrato, o jogador ganhou uma semana extra de férias, com retorno programado para o próximo dia 12. O jogador se recuperou de uma contusão sofrida no final do Brasileirão, cumpre um programa de recondicionamento físico prescrito pelo clube e não deverá ter problemas para cumprir a maratona de treinamentos.

Outro caso especial é o do atacante Rafael Marques que, apesar de estar fora dos planos, compareceu à apresentação. Existem especulações que o colocam no Guarani por empréstimo de um ano o que, além de aliviar a folha de pagamento do clube, evitaria um constrangimento desnecessário já no começo da temporada entre o técnico Oswaldo de Oliveira que o indicou e a torcida, decepcionada com a sua inoperância até aqui.

Além desses, o Alvinegro começa o ano com três desfalques. Bruno Mendes, Dória e Jadson estão à serviço da Seleção sub-20 que disputam o Sul-Americano.

Veja o resumo do que aconteceu nesse período, desde a apresentação, nos vídeos selecionados:

Botafogo inicia temporada com quatro novidades





Dirigente do Bota diz que Dória não acertou com a Juventus



Dirigente do Bota confiante em título em 2013



Renato nega qualquer intenção de sair do Botafogo



Renato se mostrou animado com novos reforços



Médico do Bota diz que Seedorf levou cartilha para Holanda



Andrezinho elogia os reforços de 2013



Fellype Gabriel elogia o clube por valorizar os jogadores da base



Fellype Gabriel: Só não dá para jogar de zagueiro



Vindo da base do Fogão, Fabiano disse em quem se espelha



Por BotafogoDePrimeira

Bolívar elogia Oswaldo e Antônio Carlos e quer levar estrela ao Bota


Zagueiro, que atuava pela direita no Inter, diz que não vê problema em jogar pela esquerda. Ele ainda torce por chegada de Dagoberto



Bolívar passou por temporada de desgaste no
Inter (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Aos 32 anos, o zagueiro Bolívar terá um novo desafio na carreira: vestir a camisa do Botafogo. No Rio de Janeiro para fazer exames médicos e assinar contrato válido por um ano, o defensor ex-Inter se disse satisfeito com a transferência e afirmou que quer acabar com o jejum do Alvinegro, que não ganha um título nacional desde 1995.

- É um grande clube, está numa carência de títulos, e no Inter eu pude ganhar títulos. Espero que possa levar a minha estrela para o Botafogo - disse à Rádio Brasil o jogador, que no Colorado conquistou duas Libertadores (2006 e 2010, esta como capitão), uma Sul-Americana (2008), uma Recopa (2011) e cinco Gauchões (2004, 2005, 2009, 2011 e 2012).

O General, como era chamado no Beira-Rio, muda de ares após uma temporada de desgastes internos e com a torcida. Começou 2012 no banco de reservas, recuperou sua posição, mas voltou a ser alvo de contestações, sobretudo após falhar na derrota para o Coritiba, na primeira rodada do returno do Brasileirão. Deixou a equipe titular e ficou 14 rodadas sem sequer frequentar o banco de reservas. Entrou em conflito com o então técnico Fernandão ao se recusar a ir para a concentração em jogo contra o Corinthians, depois que Juan - que ficaria no banco - se lesionou.

Bolívar disse que será uma satisfação grande trabalhar com Oswaldo de Oliveira, de quem teve ótimas referências.
O Kleber, que trabalhou com ele no Corinthians, o elogia muito. Só pelas entrevistas eu posso ver que ele é profissional, que conhece muito do futebol"
Bolívar, sobre Oswaldo de Oliveira

- O Kleber, que trabalhou com ele no Corinthians, o elogia muito. Só pelas entrevistas eu posso ver que ele é profissional, que conhece muito do futebol. Vai ser muito bom trabalhar com ele.

O Botafogo, que liberou Fábio Ferreira e Brinner, tem também como opções para o setor defensivo Antônio Carlos, Matheus e Dória, que está na seleção brasileira sub-20 e negocia transferência para o Juventus, além dos recém-contratados André Bahia e Rodrigo Defendi. Acostumado a jogar pela direita no Inter, ele garante não ter problema em atuar pela esquerda e vê com bons olhos a possível dupla com Antônio Carlos, titular na temporada passada.

- É uma boa. Sempre joguei contra ele. Conversávamos bastante nos jogos, ele como capitão do Botafogo e eu como capitão do Inter. É um artilheiro, é raro um zagueiro marcar tantos gols - comentou Bolívar, que não balançou a rede no Brasileiro de 2012.

Amigo do meia Andrezinho, o defensor fez mistério ao ser questionado sobre um possível reforço de Dagoberto, especulado no Botafogo, mas diz que torce pela chegada do atacante colorado.

- Quem dera. Dagoberto é um grande jogador. A gente nunca sabe, o futebol é rápido. É tudo para ontem, quem sabe ele não chega?

No top 10 do Troféu Armando Nogueira

Bolívar teve a sétima maior média entre os zagueiros no Troféu Armando Nogueira do Brasileiro de 2012. A sua nota 6,16 o deixou atrás da dupla atleticana Réver (líder, com 6,39) e Leonardo Silva, o são-paulino Paulo Miranda, o palmeirense Henrique, o gremista Gilberto Silva e o vascaíno Dedé.

O zagueiro, que participou de 16 jogos no nacional do ano passado, teve uma média baixa de faltas cometidas (1,63 por partida), apenas a 12ª do Inter. Por outro lado, tampouco se destacou nas roubadas de bola: teve média de 1,25, a décima do time. Recebeu dois cartões amarelos e não foi expulso.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Sorriso volta ao Botafogo no primeiro treino com bola



Jogadores mostram alegria no reencontro depois de muito suor. Lucas Zen, Anderson Aquino, Gilberto e Gabriel não participam da atividade



Jogadores treinam no Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Os jogadores do Botafogo voltaram a sorrir nesta segunda-feira depois de muito suor. No quarto dia de pré-temporada em General Severiano, eles trabalharam pela primeira vez com bola e demonstraram uma alegria ainda não vista. Antes, participaram de uma palestra com o técnico Oswaldo de Oliveira.

Divididos em quatro grupos de seis, eles trocaram de passes em quadrados marcados no campo, repetindo um treinamento tradicional em 2012. Lucas Zen ficou na academia fazendo exercícios físicos de sua recuperação da cirurgia no joelho esquerdo. Anderson Aquino, Gabriel e Gilberto trabalharam na fisioterapia.

Por enquanto, o grupo segue com 31 jogadores, mas ganhará na tarde desta segunda-feira o reforço do zagueiro Bolívar,ex-Internacional. A delegação viaja sexta-feira para Saquarema, onde fica até dia 18. A estreia no Campeonato Carioca, dia 20, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Insatisfeito com salário no Bahia, Neto se encanta por proposta do Botafogo




Lateral-direito já acertou bases com o Glorioso, que deve pagar pela rescisão; Clube de Salvador agora corre para formular aumento salarial ao jogador, porém pode ser tarde



Neto - Santos x Bahia (Foto: Miguel Schincariol)
Neto está vinculado ao Bahia ainda por
 contrato de risco (Foto: Miguel Schincariol)
Plano A do Botafogo para a lateral direita, Neto, do Bahia, está inclinado a jogar pelo Glorioso. Entre o Alvinegro e o jogador está tudo certo, com uma vantajosa base salarial já definida, oferta esta que é o trunfo alvinegro na disputa e atinge a questão central do caso. Neto está insatisfeito com o vínculo atual com o Bahia e exige valorização no salário após se destacar no Brasileirão-12. O clube baiano sabe disso e já propôs um reajuste, mas agora pode ser tarde.

Para entender a questão: Neto era considerado como dúvida quando deixou o Aris (GRE) para assinar com o Bahia, no meio de 2012, e por isso assinou um contrato de risco, com baixo salário. Porém, o jogador apresentou bom rendimento e agora quer ganhar mais. Ciente de que até mesmo a multa rescisória do jogador é baixa, o Botafogo se colocou no caminho do lateral-direito, acertou primeiramente com ele e agora está disposto a pagar a multa.

Na teoria, a ida para o Botafogo está encaminhada, mas por parte do jogador há toda uma questão de respeito ao Bahia e uma prioridade em escutar o clube, com o qual tem contrato vigente. O Tricolor baiano prometeu um salário maior em reunião na última quinta-feira, mas o Botafogo não sai da mente do atleta e balançou bem os pensamentos dele.

- Não tem como não ficar balançado, não é? O Botafogo é um clube grande, do Rio de Janeiro, e a proposta é muito boa - disse Neto, em Salvador, na Bahia, ao jornal "A Tarde".

O lateral-direito afirma que não quer deixar o Bahia, só que está seduzido pelas vantagens oferecidas pelo Glorioso.

- Conversei com o Paulo (Angioni, gestor de futebol do Bahia) e deixei claro que a minha intenção é ficar. Tenho contrato e o Botafogo teria que pagar para me levar. Agora, é preciso ver também que a proposta deles é viável para mim, pois é de dois anos de contrato, sendo que aqui no Bahia eu hoje tenho um contrato de risco - destacou Neto.

A reportagem do LANCE!Net entrou em contato com Paulo Angioni, que afirmou não ter recebido contato do Botafogo por Neto e colocou barreiras.
- A saída do Neto é difícil. Nós não pensamos em liberar o jogador - disse.

NETO NÃO TEM MÁGOA POR CONTRATO DE RISCO

Neto retornou ao Brasil aos 31 anos e admite que teve dúvidas ao assinar com o Bahia com um contrato de risco, mas diz que é grato ao Tricolor baiano pela chance.

- Fiquei com um pouco de receio antes de tomar a decisão de assinar, mas não me arrependi. Apesar de o Bahia ter feito esse contrato de risco comigo, agradeço muito ao clube por ter aberto as portas pra mim. Fiz uma aposta, mostrei minha qualidade e consegui me firmar na equipe titular - comentou Neto.

Antes de acertar com o Bahia, o lateral-direito havia atuado de 2007 até o primeiro semestre de 2012 pelo Aris, da Grécia. Porém, apesar do tempo longe de casa, o jogador conseguiu se readaptar bem ao país e fez muitos elogios para Salvador.

- Minha adaptação foi boa, eu curto cidades praianas. Sempre que posso vou à praia ou a restaurantes legais que tenham vista para o mar. Minha esposa e meu filho, que moram aqui comigo, também gostam muito da cidade - disse Neto, que é natural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

BRINNER VÃO VALE EM 'TROCA'

Na semana passada, o Botafogo emprestou ao Bahia o zagueiro Brinner, que estava na reserva no Glorioso. A transação ocorreu pelo bom diálogo entre as partes, mas engana-se quem acha que a transferência vai resultar em vantagens para levar Neto, disse o gestor de futebol do Bahia, Paulo Angioni, ao LANCE!Net.

- Não dá para comparar a busca pelo Brinner e pelo Neto, são coisas completamente diferentes. A relação do Bahia com o Botafogo é muito boa, madura, honesta e agradável, mas o Brinner era reserva e o Neto é titularíssimo por aqui, foi a melhor contratação do Bahia em 2012. Neto conquistou o respeito da comissão técnica, da torcida e da imprensa. Fez um Brasileiro muito bom e não pensamos em liberá-lo - disse Angioni.

BATE-BOLA COM PAULO ANGIONI, GESTOR DE FUTEBOL DO BAHIA

1. Existe alguma expectativa por um contato do Botafogo ou alguma reunião já planejada sobre o Neto?
- Por parte do Bahia, não há evolução no caso. Ninguém do Botafogo falou comigo. Neto tem contrato com o Bahia até dezembro de 2013 e o clube não foi procurado. Se procurarem o Bahia, digo que a saída do Neto é difícil, não é coisa fácil.

2. Como é a relação entre as diretorias do Botafogo e do Bahia?
- Nossa relação é muito boa, mas ainda não fui procurado. Se procurarem, vou conversar com o Botafogo.

3. Como você vê as declarações do jogador falando abertamente sobre uma possível saída do Bahia?

- Com toda essa situação, conversei com o representante dele para saber melhor desse interesse do Botafogo.  Ele me falou que uma pessoa que se disse ligada ao Botafogo tinha o procurado para ter o Neto. Diante disso, nos sentamos e expliquei para ele todo o conceito que o Bahia tem do jogador, toda a admiração pelo profissional. Deixei claro que queremos muito o Neto para a temporada.

4. Como encarar o fato de que o Botafogo deve pagar a multa rescisória para tirar Neto do Bahia?

- Não quero falar de hipóteses, de cláusula rescisória, de como o jogador pode sair. Por hoje, o Botafogo não me procurou. Então não posso falar sobre previsões, prefiro não responder sobre esse assunto. Hoje o Neto é do Bahia.


Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!  

Reforço na área: Botafogo acerta a contratação de Bolívar


Zagueiro, ex-Inter, chega ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para fazer exames médicos e assinar contrato com o Alvinegro por um ano



Bolívar, ex-Inter, acerta com o Botafogo
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
O Botafogo acertou na noite de domingo a contratação do zagueiro Bolívar, ex-Internacional. O jogador de 32 anos chega ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para realizar exames médicos e assinar contrato por um ano.

Bolívar encerrou no fim de 2012 uma passagem vitoriosa pelo Inter. Ele disputou 334 partidas e marcou dez gols. No Colorado, conquistou duas Libertadores (2006 e 2010, esta como capitão), a Sul-Americana (2008), a Recopa (2011) e cinco Gauchões (2004, 2005, 2009, 2011 e 2012).

Com a saídas de Fábio Ferreira e Brinner e as chegadas de Rodrigo Defendi, André Bahia e Bolívar, o Botafogo fecha seu elenco de zagueiros. Além do trio contratado, Oswaldo de Oliveira tem à disposição Antonio Carlos, Matheus e Dória, que está na seleção brasileira sub-20 e negocia transferência para o Juventus.

Para o sistema ofensivo, além de Anderson Aquino e Henrique, a diretoria alvinegra ainda busca a contratação de Dagoberto.

Por Thales SoaresRio de Janeiro