Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

Bota vence Lusa, ainda sonha e evita pesadelo imediato do Palmeiras


Alvinegro faz 3 a 0, aumenta série invicta e mantém esperança de ir à Libertadores. Portuguesa chega ao sétimo jogo sem vencer


o nome do jogo

Bruno Mendes

O atacante marcou seu sexto gol pelo Bota, teve um mal anulado e deu uma assistência para Vitor Júnior. Foi quem mais deu finalizações na partida: quatro.

estatística

opostos


Dono de 20 finalizações neste sábado, o Bota acumula 14 gols nos últimos cinco jogos. A Lusa, que concluiu sete vezes, passou em branco no mesmo período.

nervosinho

Cordeiro


O lateral Marcelo Cordeiro, da Portuguesa, reclamou bastante durante a partida e foi expulso ao protestar com o auxiliar, aos 19 minutos do segundo tempo.

A vitória por 3 a 0 sobre a Portuguesa, com mais uma boa atuação de Bruno Mendes, deixou vivo o sonho do Botafogo quanto à classificação para a Libertadores de 2013. São cinco pontos de diferença para o quarto colocado São Paulo, que neste domingo terá uma parada dura diante do Grêmio no Olímpico. Depois, restarão três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. O jogador de 18 anos, que foi contratado ao Guarani, fez um gol, teve um mal anulado e deu assistência para Vitor Júnior. Fellype Gabriel também marcou.

Quem sonha junto com os botafoguenses é a torcida do Palmeiras, que não verá o rebaixamento do time nesta 36ª rodada, mesmo em caso de derrota para o Fluminense. São sete pontos de distância para a Portuguesa, que soma 40 e está em 15º lugar. Bahia (também com 40 pontos) e Sport (36) são os outros concorrentes na briga para fugir da degola.

Seedorf, recuperado de uma lesão na coxa direita, entrou em campo aos 33 minutos do segundo tempo, substituindo Fellype Gabriel. O Botafogo, que mantém a quinta colocação, pegará o Sport no próximo domingo, às 19h30m, na Ilha do Retiro. O técnico Oswaldo de Oliveira minimizou as possibilidades de classificação para a Libertadores - antes desta rodada, eram de 1%, segundo o matemático Oswald de Souza.

- É muito difícil. A lamentar mesmo é o gol que sofremos no fim do jogo contra o Palmeiras (no empate por 2 a 2). Não fosse isso, ainda teríamos chances. Vamos continuar perseguindo, mas mesmo não chegando à Libertadores precisamos buscar o melhor desempenho possível.

A Portuguesa chegou à sétima rodada sem vitória - e à quinta sem marcar um gol sequer.

- Complica um pouco, mas temos que levantar a cabeça, trabalhar forte durante a semana e vencer o próximo jogo para sair logo dessa situação - lamentou o meia Diguinho.

Bruno Mendes marcou o primeiro gol da vitória do Botafogo sobre a Portuguesa (Foto: Wagner Meier / Agif)
Glorioso domina, e Bruno Mendes abre o placar

Com a autoridade de quem já sustentava cinco jogos de invencibilidade, o Botafogo se impôs diante da Lusa no Engenhão. E logo aos 11 minutos de bola rolando abriu o placar do seu estádio com Bruno Mendes. Fellype Gabriel deu belo passe para o meio da área, a bola resvalou na zaga e encontrou o garoto alvinegro sozinho para marcar o sexto gol dele nos últimos seis jogos.

Após o gol, o time carioca seguia melhor, mas a Portuguesa conseguia levar perigo em algumas oportunidades. Tanto que por volta dos 30 minutos, Oswaldo gritava para seus jogadores perderem menos bolas no meio-campo e melhorarem no combate. Deu certo, e o Botafogo passou a chegar e se movimentar mais.

Aos 38 minutos, Andrezinho ainda perdeu chance de ampliar. Fellype Gabriel levantou a bola na área, Lodeiro cruzou para o meio e, no bate-rebate, o meia não conseguiu chutar.

Bota tem gol anulado e pênalti não marcado. Lusa fica com um a menos

O Botafogo voltou do intervalo a todo vapor e teve duas boas chances logo no primeiro minuto da etapa final, primeiro com Fellype Gabriel, depois, com Dória.

Logo depois, Bruno Mendes marcou de novo, mas o bandeirinha assinalou impedimento, que não houve. O garoto havia recebido passe de Márcio Azevedo em condições legais.

Mas o erro de arbitragem não abalou o time alvinegro, que continuou buscanco o gol. Aos dez minutos, Bruno Mendes apareceu outra vez. Agora, perdendo um gol. Lodeiro fez o toque para trás da linha de fundo, e o atacante chegou atrasado, não alcançando a bola que passou rente ao gol.

Seis minutos mais tarde, o Botafogo teve motivos para reclamar mais uma vez da arbitragem. Valdomiro travou a perna de Lodeiro dentro da área, e o baiano Jailson Macedo de Freitas mandou o jogo seguir.

Aos 19 minutos, o time da casa teve sua vida facilitada pelo descontrole de Marcelo Cordeiro. O ex-botafoguense foi expulso diretamente ao ir para cima do auxiliar e deixou o campo vaiado pela torcida alvinegra.

Com vantagem numérica, o Botafogo não demorou para ampliar o placar. Aos 21, Renato cobrou falta na medida para Fellype Gabriel desviar de cabeça em bela jogada ensaiada do time de Oswaldo de Oliveira.

E o técnico, aliás, colocou o ídolo Seedorf em campo aos 34 minutos. O holandês entrou no lugar do aplaudido Fellype Gabriel.

E a entrada do craque deu sorte ao Botafogo. No mesmo minuto, Andrezinho arrancou em velocidade, passou por dois e foi derrubado por Dida. Pênalti para o Glorioso. O próprio meia foi para a cobrança, mas perdeu. Ele bateu no canto esquerdo, e o goleiro defendeu.

Aos 37, Seedorf teve sua primeira chance, mas desperdiçou. Ele recebeu na marca do pênalti após boa jogada de Lucas, chutou e a bola desviou na zaga.

No fim, Vitor Junior, que acabara de entrar, fechou a conta para o Glorioso. Com passe de Bruno Mendes, ele marcou o terceiro gol da partida e chorou na comemoração.



Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Com grande apresentação coletiva, Botafogo vence a Portuguesa



Time bate a Lusa por 3 a 0, no Engenhão, e mantém vivo o sonho de classificação à Libertadores de 2013. Time paulista se complica na luta contra o rebaixamento




Bruno Mendes primeiro gol do Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Bruno Mendes comemora o seu sexto gol
pelo Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Com uma boa apresentação coletiva o Botafogo venceu a Portuguesa, por 3 a 0, na noite deste sábado, no Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A estrela de Bruno Mendes brilhou mais uma vez e fez o seu sexto gol com a camisa alvinegra. Fellype Gabriel de cabeça, e Vitor Júnior, fecharam o placar.

Com a vitória, o Glorioso permanece na quinta colocação no Brasileirão. O time vai a 54 pontos pontos e mantém vivo o sonho de conseguir a classificação para a Copa Santander Libertadores de 2013. Com a derrota, a Portuguesa se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento. A Lusa também não tem sua posição na tabela alterada, permanece com os seus 40 pontos, na 15ª posição.

BRUNO MENDES BRILHA 

Com o Brasileirão se aproximando do fim, Botafogo e Portuguesa tinham objetivos distintos no confronto desta noite. O Alvinegro, mesmo que com chances remotas, sonham com a Libertadores de 2013. Por sua vez, a Lusa luta para se distanciar dos times que lutam contra o rebaixamento.

E para chegar à vitória, o Botafogo tinha em seu ataque a sensação do momento: Bruno Mendes. O atacante do Botafogo, que já havia marcado cinco gols em seis participações pelo clube, apresentou seu cartão de visitas ao goleiro Dida aos 12 minutos, numa finalização sem chance de defesa para o arqueiro da Lusa, colocando o Botafogo à frente no placar.

Mesmo com o meio-campo distante do ataque, os atacantes da Portuguesa Ananias e Bruno Mineiro imprimiam grande velocidade nas jogadas e a defesa alvinegra tinha grande trabalho para pará-los. Com Seedorf no banco de reservas, a criação de jogadas do Botafogo ficava por conta de Lodeiro, Andrezinho e Fellype Gabriel, tendo boa atuação.

A partir daí, o Botafogo melhorou. Mas com uma boa saída de bola com Jadson, substituindo Gabriel, suspenso, e Renato, o Alvinegro chegou mais algumas vezes ao, mas sem levar perigo para Dida. Os meias alvinegros também continuaram bem.

Já a Portuguesa apostava nos contra-ataques, levando constante perigo ao gol de Jeeferson. A sorte é que Ananias e Bruno Mineiro não estavam com a pontaria em dia.

SEGUNDO TEMPO: PRESSÃO E MAIS UM GOL ALVINEGRO

O Botafogo voltou para o segundo tempo disposto a ampliar o placar. No primeiro minuto Bruno Mendes recebeu na área e, com a tranquilidade de sempre, colocou na rede, mas o juiz anulou erradamente. Com as investidas ofensivas, o time se desguarnecia na defesa, e em um contra-ataque, quase que a Portuguesa empata.

Mas o Glorioso não se intimidou continuou no mesmo ritmo e criando chances de gol. Aos sete, Antônio Carlos cabeceou na trave. Aos 10, em bola rebatida, Renato chutou e Bruno Mendes, de carrinho, quase marcou.

A Portuguesa, acuada na defesa, começou a se perder em campo e apelar para as faltas. Marcelo Cordeiro, fez falta aos 16 e levou cartão amarelo. Na sequência, muito nervoso, o lateral da Lusa reclamou demais com a bandeirinha e foi expulso de campo. Logo em seguida, Renato bateu falta da esquerda e Fellype Gabriel de cabeça marcou. 2 a 0.

Com o gol, Fellype Gabriel coroou uma grande apresentação individual. Aos 34 minutos, o camisa 11 deixou o campo aplaudido pela torcida alvinegra. A alegria alvinegra era ainda maior porque em seu lugar entrou Seedorf, recuperado de uma lesão muscular na coxa direita.

Com um a menos a Portuguesa se perdeu em campo e não conseguia criar mais nada. Aos 35, Andrezinho fez grande jogada e foi derrubado por Dida. O próprio Andrezinho bateu, mas o experiente goleiro brilhou e defendeu a cobrança. Mas o goleiro nada pôde fazer quando Vitor Júnior apareceu a sua frente aos 45 e bateu em seu canto direito. 3 a 0 Botafogo.
O meia que acabará de entrar comemorou muito o seu terceiro gol no Brasileirão e foi às lágrimas. No primeiro turno Vitor se machucou justamente no jogo contra a Portuguesa no Canindé, o que o tirou por mais de dois meses do time. A partir daí, foi só esperar o apitou final do juiz e comemorar a grande vitória.

PRÓXIMOS JOGOS

Tanto Botafogo quanto a Portuguesa voltam a jogar no próximo sábado, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro viaja a Recife para enfrentar o Sport, às 19h30, na Ilha do Retiro. Já a Lusa recebe o Grêmio, às 21h, no Canindé.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3 X 0 PORTUGUESA

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 10/11/2012 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo de Freitas (BA)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Renda/Público:
 R$ 82.520,00 / 3.870 pagantes
Cartões Amarelos: Bruno Mineiro, Marcelo Cordeiro, Rogério, Dida e Gustavo (POR)
Cartões Vermelhos: Marcelo Cordeiro, 19'/2°T (POR)
Gols: Bruno Mendes, aos 12'/1ºT (1-0); Fellype Gabriel, aos 21'/2°T (2-0) e Vitor Júnior, aos 44'/2°T (3-0)

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Renato (Rodrigo Dantas, 43'/2°T), Andrezinho e Fellype Gabriel (Seedorf, 34'/2°T); Lodeiro (Vitor Júnior, 42'°2°T) e Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
PORTUGUESA: Dida, Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Rogerio (Zé Antônio, 36'/2°T), Héverton (Diego Viana, 25'/2°T) e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro (Diguinho, 17'/2ºT). Técnico: Geninho.


Leia mais no LANCENET!

Com xarás em fases opostas, Bota e Lusa lutam por objetivos diferentes


Alvinegro do promissor Bruno Mendes tenta ainda vaga na Libertadores. Portuguesa do agora apagado Bruno Mineiro quer se afastar do Z-4


Xarás, Bruno Mendes e Bruno Mineiro duelam neste
sábado (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Botafogo e Portuguesa fazem um jogo de contrastes neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. Nas últimas cinco rodadas, enquanto o Alvinegro se manteve invicto (três vitórias e dois empates) e marcou 12 gols, sendo cinco de seu promissor atacante Bruno Mendes, a Lusa ficou sem vencer (quatro empates e uma derrota), só marcou um gol e seu artilheiro, Bruno Mineiro, que só ficou fora de um jogo (contra o Náutico), parou de balançar as redes adversárias. Além disso, a quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o time carioca ainda luta para manter vivo seu distante sonho de voltar a jogar uma Taça Libertadores, o que não ocorre desde 1996, e o paulista tenta se afastar da zona de rebaixamento.

Com a entrada de Bruno Mendes no time, o Botafogo viu seu ataque voltar a funcionar, chegando a 53 gols, com a terceira melhor marca do Campeonato Brasileiro deste ano. O atacante marcou cinco gols na série invicta de cinco jogos na competição. No total, foram 12 nessa sequência, com dois de Seedorf, dois de Elkeson, um de Lodeiro, um de Dória e um de Gabriel.

Por outro lado, o jovem pode ser obrigado a já deixar o clube alvinegro por estar com seus direitos econômicos penhorados em dois processos judiciais contra o Guarani, seu clube de origem. No entanto, a diretoria do Botafogo soube se proteger e incluiu no contrato uma cláusula indenizatória no valor de seis milhões de euros (R$ 15 milhões). resta saber se o problema extra-campo vai afetar a cabeça de Bruno Mendes e prejudicar seu bom futebol.

Antes tranquila no Brasileirão, a Portuguesa viu o fantasma do rebaixamento voltar a rondar o Canindé. O time do técnico Geninho não vence há seis rodadas e vem ladeira abaixo na classificação do Campeonato - agora, apenas quatro pontos separam a Lusa da zona de degola. A sequência negativa, em muito, é um reflexo de um ataque assombrado. O setor ofensivo da Lusa até vem conseguindo criar boas chances de marcar, mas, quando os goleiros rivais não fazem grandes defesas, a pontaria descalibrada é o problema.
saiba mais
Classificação do Brasileiro

E Bruno Mineiro é o retrato disso. O atacante chegou a liderar a artilharia do nacional ao lado de Fred (do Fluminense) e Luis Fabiano (do São Paulo), mas acompanhou o time na má fase. Desde o dia 4 de outubro, quando fez três na goleada por 5 a 1 sobre o Sport, Bruno Mineiro não deixa sua marca. Ele, porém, mantém a tranquilidade e diz que só a calma pode dar fim ao jejum. Confiança não falta à principal arma da Lusa, que, mais uma vez, é a aposta de Geninho para fazer a diferença na luta contra o rebaixamento.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O canal Premiere transmite o jogo para todo o país pelo sistema pay per view.



Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira confirmou que Seedorf não estará entre os titulares para o confronto com a Portuguesa. No máximo, ficará no banco de reservas. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Andrezinho, Lodeiro e Fellype Gabriel, e Bruno Mendes.

Portuguesa: apesar da série negativa, o técnico Geninho deve manter a base do time. A única alteração será a saída do meia Moisés, que cumpre suspensão. O provável substituto é Héverton, que entrou no fim do jogo contra o Bahia. Assim, a provável formação inicial da Lusa neste sábado será Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Héverton; Ananias e Bruno Mineiro.



Botafogo: Marcelo Mattos, submetido a mais uma cirurgia no púbis; Lucas Zen, que se recupera do rompimento do ligamento do joelho esquerdo, e Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, estão fora do jogo.

Portuguesa: além do suspenso Moisés, o técnico Geninho não poderá contar com outros dois jogadores. O defensor Leandro Silva segue se recuperando de uma cirurgia no pé direito e tem previsão de retorno estipulado somente para 2013. O volante Ferdinando, por outro lado, sentiu um problema de tornozelo e foi poupado da viagem para o Rio de Janeiro.



Botafogo: Andrezinho, Dória, Elkeson, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.

Portuguesa: Dida, Diego Viana, Héverton, Rodriguinho e Valdomiro.



Jailson Macedo de Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG). Jailson Macedo arbitrou 13 jogos no Brasileirão, marcou 426 faltas (média de 32,7 por jogo), mostrou 58 cartões amarelos (média de 4,5 por jogo) e um vermelho (média de 0,08 por jogo) e marcou quatro pênaltis (média de 0,31 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,8 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Botafogo 3 x 1 Náutico (23ª rodada) e Portuguesa 0 x 2 Fluminense (24ª rodada).


Botafogo: o uruguaio Lodeiro vive o seu melhor momento desde que chegou ao clube. Ele é o líder de assistências do time no Brasileiro, com sete, tendo disputado apenas 14 jogos.

Portuguesa: O goleiro Dida assumiu a falha no gol da derrota diante do Bahia, mas vem evitando que a Lusa tenha resultados ainda piores. Ele salvou o time em três empates sem gols.



Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Nós não podemos mais ficar na segunda colocação no Campeonato Brasileiro. Isso é impossível, mas levamos em consideração qualquer outra possibilidade".

Léo Silva, volante da Portuguesa: “Vai ser mais um jogo difícil. O Botafogo em casa é um adversário complicado, e nós temos de focar muito nessa partida. Nós vamos ter dificuldades, mas os times também vão ter de suar para tirar pontos da gente”.



* O Botafogo não vence a Portuguesa pelo Campeonato Brasileiro há 12 anos (ou cinco jogos). A última vitória alvinegra foi uma goleada por 4 a 1 no dia 9/8/2000, no estádio Caio Martins, gols de Daniel, Valdson, Túlio e Tinga. Fabrício marcou para a Lusa. De lá para cá, a equipe paulistaobteve quatro vitórias (2 a 1, em 2001, no Jayme Cintra, em Junidiaí (SP); 2 a 0, em 2002, no Canindé; 1 a 0, em 2008, no Engenhão, e 3 a 1, em 2008, no Canindé) e mais um empate (1 a 1, em 2012, no Canindé).

* Em toda a história, somando jogos por diversas competições e amistosos, Botafogo e Portuguesa já se enfrentaram 54 vezes, com 25 vitórias do alvinegro carioca, dez empates e 19 triunfos da Lusa. O Botafogo marcou 91 gols e a Portuguesa, 77.

* Os dois times se enfrentaram pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro há 41 anos. Na oportunidade, dia 27/10/1971, a Lusa venceu por 3 a 1, no Pacaembu, gols marcados por Tatá (dois) e Cabinho, com Silva descontando para o Bota.

* Confira o histórico do confronto na Futpédia.




As duas equipes ficaram no empate na última vez que se enfrentaram, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano. No dia 12 de agosto, no Canindé, o placar ficou no 1 a 1. Os gols foram muito parecidos, ambos de cabeça. Elkeson abriu o marcador para o Alvinegro, aos 18 minutos de partida, e Bruno Mineiro empatou aos 38 do primeiro tempo. Veja os gols no vídeo ao lado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Bota tem proteção em caso de perda de Bruno Mendes por decisão judicial


Em cláusula no contrato com o jogador, clube terá direito a receber seis milhões de euros se houver a rescisão por motivos alheios à sua vontade


Bruno Mendes faz sucesso com a camisa do
Botafogo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)
O Botafogo soube se proteger ao contratar o atacante Bruno Mendes, que pertencia ao Guarani, foi comprado pelo grupo HAZ Sport Agency (R$ 7 milhões) e vinculado ao Macaé. Emprestado ao clube carioca, há uma cláusula indenizatória desportiva durante o empréstimo, que vai até 2013, no valor de seis milhões de euros (R$ 15 milhões). Ou seja, se por qualquer motivo alheio ao clube carioca acontecer a rescisão do atual compromisso, esse valor deverá ser pago pelos donos de seus direitos.

Esse valor é o mesmo estabelecido para o percentual a que tem direito o Botafogo em caso de negociação do jogador. Se isso acontecer também durante o período de empréstimo, o clube teria direito a 25% do valor líquido.

Quando acertou a contratação de Bruno Mendes, o Botafogo tinha conhecimento da situação em que o jogador se encontra. Seus direitos econômicos estão penhorados em dois processos judiciais contra o Guarani. O principal deles é do ex-zagueiro Andrei, como informou o GLOBOESPORTE.COM, que determina a anulação pela CBF do negócio jurídicorealizado entre Guarani e o grupo HAZ. O outro é movido pelo ex-funcionário Mauro Roselli, em 2006.

Bruno Mendes rescindiu seu contrato com o Guarani no dia 30 de agosto. No entanto, a CBF demorou a fazer seu resgistro justamente pelos pedidos de penhora existentes em outros processos contra o Guarani. Em documento enviado pela advogada Ana Lúcia Alves Cunha em defesa do jogador para a 4ª Vara de Trabalho de Campinas, com data de 14 de setembro, que incluía alegações relacionadas aos direitos existentes na Lei Pelé, ela pedia que um ofício fosse encaminhado para a CBF liberando o registro de seu contrato de trabalho com o Macaé e seu futuro empréstimo ao Botafogo, já que ação movida por Mauro havia brecado o negócio.

Com esse documento, a situação se resolveu e Bruno Mendes apareceu no dia 19 de setembro no Boletim Informativo Diário da CBF como jogador do Macaé. Dois dias depois, seu empréstimo ao Botafogo foi resgistrado no documento. No entanto, no dia 3 de outubro, a juíza Maria Lúcia Ribeiro Morando, da 4ª Vara do Trabalho de Campinas, pediu a notificação ao Macaé, através de carta precatória, e do Guarani para que fosse depositado, em conta judicial, o valor da negociação, ameaçando o presidente do clube paulista, Marcelo Mingone de abertura de inquérito por ter ignorado outras ordens judicial.

Por Thales SoaresRio de Janeiro


Botafogo recebe a Portuguesa sonhando em seguir na briga por G4



Equipe carioca ainda busca uma complicada vaga na Libertadores e recebe A Lusa, que tenta acabar de vez com a possibilidade de rebaixamento para Série B do Brasileirão



Apresentação Botafogo x PortuguesaNa busca para manter vivo o sonho de ir à Libertadores de 2013, o Botafogo recebe a Portuguesa, neste sábado, às 19h30, no Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na quinta colocação, o Alvinegro está a oito pontos do São Paulo, o último do G4, grupo dos quatro primeiros colocados e que garantem vaga automática à competição Sul-Americana.

A Portuguesa também encara o jogo como decisivo. Com 40 pontos, a equipe está em 15º lugar e ainda corre risco de rebaixamento. Um resultado positivo no Engenhão pode deixar o time paulista em situação bem mais confortável na tabela. A partida terá transmissão em tempo real do LANCE!NET.

FOGÃO AINDA ACREDITA

A grande briga do Botafogo nas últimas rodadas é para chegar ao G4. Invicto há cinco jogos, o time ainda corre atrás do São Paulo, oito pontos à frente. Apesar das dificuldades para conseguir a vaga na Libertadores, o técnico Oswaldo de Oliveira mantém-se confiante na possibilidade de atingir o objetivo.

- Estamos buscando e passando para os jogadores. A sensação de interesse deles tem crescido durante a semana. O importante é tentarmos. Ter essa vontade de buscar e tentar sempre o nosso melhor - afirmou.
Para a partida contra a Lusa, Oswaldo de Oliveira não sabe se poderá contar com Seedorf. A intenção do treinador é contar com o apoiador no banco de reservas. Para isso, o camisa 10 fará um teste na manhã de sábado para saber se terá condições de entrar em campo ou não. Com a lesão do holandês, Fellype Gabriel deverá iniciar o jogo no time titular.

Além deste problema, Oswaldo não terá Gabriel, já que o volante recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Palmeiras e cumprirá suspensão. Em seu lugar entra Jadson, que jogou 26 vezes no campeonato. No restante, a equipe será a mesma da última rodada.

LUSA PODE NÃO TER ARTILHEIRO

Pressionada por conta da sequência de seis jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro, a Portuguesa precisa vencer para se afastar da zona do rebaixamento. Nos últimos seis jogos, a Lusa empatou quatro e perdeu duas. Para o duelo, o técnico Geninho fará algumas alterações em relação à equipe que enfrentou o Bahia, na última rodada.

O volante Moisés, que recebeu o terceiro amarelo na derrota para o Tricolor baiano, terá de cumprir suspensão automática. Ferdinando, com dores musculares, está vetado e nem viajou ao Rio de Janeiro. Para o lugar de Moisés, Geninho confirmou a entrada do meia Héverton. Zé Antônio, que treinou entre os titulares, deve ocupar a vaga de Ferdinando.

Além desse dois desfalques importantes, a Portuguesa ainda pode não ter Bruno Mineiro. O artilheiro da Lusa na competição deixou o treino da última quinta-feira, com dores na região do púbis e é duvida para o jogo. Se for vetado pelo departamento médico, Diego Viana será o escolhido para formar dupla de ataque com o Ananias.

- Estamos cientes da necessidade de uma vitória diante do Botafogo. Vai ser um jogo difícil até pela qualidade que tem a equipe do Botafogo, mas temos que ter os pés no chão para conseguir os três pontos que serão muito importante para nossa caminha no campeonato – disse Geninho, ao L!NET.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X PORTUGUESA

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 10/11/2012, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Marcio Eustáquio Santos (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Dória, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Lodeiro; Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira

PORTUGUESA: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Zé Antônio, Héverton e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro (Diego Viana). Técnico: Geninho


Leia mais no LANCENET!