Páginas

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Contra o São Paulo, Botafogo bate recordes físicos em 2023; veja como as avaliações são feitas


Apesar do intervalo de menos de 72h entre os últimos jogos, os atletas estão com evolução nos números, de acordo com medição feita pelo GPS



Lucas Perri, Tiquinho e Eduardo foram os principais destaques técnicos do Botafogo na vitória sobre o São Paulo, na estreia no Brasileiro, mas também chamou atenção a determinação dos jogadores. Eles deixaram o suor no novo gramado sintético, e os números comprovam.


+ Botafogo chega a 90% dos pacotes vendidos do plano "Alvinegro" e 70% do "Glorioso"





Cada jogador recebe por um app no celular seus dados de treinos e jogos — Foto: Reprodução


No 2 a 1 do último sábado, o Botafogo alcançou os maiores números na temporada nos quesitos distância total e distância de alta intensidade (acima de 20 km/h). Na partida anterior, contra o Ypiranga, pela Copa do Brasil, em um campo pesado, o time havia batido um outro recorde em 2023: o de maior distância em sprints (acima de 25.2 km/h).


Os números viraram motivos de elogios, principalmente pelo fato de o time estar em um período de jogos com intervalo de menos de 72h.


- Os dados do GPS dos nossos jogadores... todos estão com manchas em vermelho. Tivemos uma grande intensidade. Todos ultrapassaram o que é normal em um jogo. Tivemos um compromisso de começar bem o Brasileirão e conseguimos ganhar o jogo. Correram muito - afirmou Luís Castro no último sábado.




Em 2023, Botafogo busca uma campanha melhor como mandante (https://ge.globo.com/video/em-2023-botafogo-busca-uma-campanha-melhor-como-mandante-11545158.ghtml)



A expectativa é de que o Botafogo consiga manter a alta intensidade e alcance mais uma vitória nesta quinta-feira, contra o César Vallejo, pela segunda rodada da Sul-Americana.





Exemplo das informações que são geradas durantes as partidas e são compartilhadas com os atletas e comissão técnica — Foto: Reprodução


Confira mais detalhes sobre como cada passo dos jogadores é levado em conta:


Além do acompanhamento em tempo real pelo GPS, o Botafogo tem uma ferramenta desenvolvida pela área de fisiologia para o tratamento rápido dos dados. Durante o jogo, a plataforma informa o desempenho de cada jogador e compara com os dados de partidas anteriores. Atualmente, o fisiologista do clube é Dailson Paulucio.


A comissão técnica recebe em tempo real durante os jogos os dados de distância total percorrida, as ações de força (acelerações e desacelerações), além das movimentações em alta intensidade (distâncias acima de 20 km/h) e dos sprints (distâncias acima de 25.2 km/h). No intervalo, por exemplo, o departamento de nutrição pode ofertar, de forma individualizada, quantidades necessárias de suplemento para reposição de energia. Os dados contribuem também para o técnico Luís Castro na tomada de decisões, como, por exemplo, na hora de fazer substituições.





Cada jogador tem seu perfil no app para receber as informações de treinos e jogos — Foto: Reprodução


O preparador físico Roberto Oliveira fica durante os jogos com um equipamento que recebe as informações sobre as demandas físicas dos atletas, e a plataforma também indica qual a carga que falta para cada um deles, de acordo com a necessidade individual. Assim, é possível colocar em prática trabalhos complementares logo após o jogo para jogadores que não entraram em campo. O objetivo é deixar todo o elenco no mesmo nível físico.


Um exemplo foi a finalíssima da Taça Rio. Na ocasião, Luís Castro iniciou a partida com um time formado na maioria por reservas, e, no fim, os dados do GPS mostraram que o rendimento físico da equipe foi semelhante a jogos anteriores, quando os titulares atuaram. Luís Castro e sua comissão recebem sempre esse relatório.





Luís Castro aplaude durante a vitória do Botafogo sobre o São Paulo — Foto: Vítor Silva/BFR


Na rotina dos dias de treinos também existe um controle rigoroso sobre a condição de cada atleta. Todos os dias, todos os departamentos do Núcleo de Saúde e Performance (chefiado por Marcos Cezar), que engloba medicina, fisioterapia, fisiologia, nutrição, preparação Física, psicologia e serviço social, dentro de suas especialidades, dão sua contribuição para que os jogadores possam render ao máximo em campo.


Após as avaliações na pré-temporada, são traçados os planos para cada jogador, de acordo com necessidades individuais. Os atletas mantém uma rotina de trabalhos preventivos e de equilíbrio e/ou manutenção de força prescritos pela preparação física. Também é muito importante para o sucesso dos processos a boa comunicação com a comissão técnica. Nestes primeiros meses de 2023, o Botafogo tem tido um índice de disponibilidade de jogadores acima de 95%, número comemorado internamente.





Jogadores do Botafogo no Nilton Santos depois da vitória sobre o São Paulo — Foto: Vítor Silva/BFR


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro