Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Análise: Botafogo inicia em ritmo lento, mas cresce com mexidas; defesa pouco sofre


Alex Santana é a principal figura alvinegra e leva equipe ao ataque no segundo tempo




Melhores momentos: Cruzeiro 0 x 0 Botafogo pela 10ª rodada do Brasileirão



Eduardo Barroca disse que ficou satisfeito com a postura do Botafogo no 0 a 0 com o Cruzeiro, no Mineirão, neste domingo. Foi o primeiro empate do treinador à frente da equipe. De fato não faltou coragem, e os cariocas tentaram vencer até o fim, mas a atuação esteve longe de encher os olhos. O clássico disputado em Belo Horizonte foi ruim tecnicamente, sobretudo no primeiro tempo.


Primeiro tempo sem objetividade

Foi também na primeira etapa o pior momento alvinegro no jogo. Apresentou muita posse de bola (foi com 63% para o intervalo), mas só rodava para um lado e para o outro. Não criou nenhum perigo para Fábio. E defensivamente correu riscos de sofrer o gol, sorte que David, Fred e Dedé não aproveitaram. No caso do último, méritos para Marcinho, que atrapalhou o zagueiro cruzeirense.



Thiago Neves e João Paulo; Cruzeiro x Botafogo — Foto: Agência i7



Diego Souza recua, Alex Santana flutua, e time cresce

Para falar do primeiro tempo no Mineirão, um parágrafo bastou. No segundo, porém, houve boa evolução. Antes mesmo de promover a estreia de Victor Rangel, Barroca resolveu recuar Diego Souza e colocar Alex Santana para explorar o corredor do lado esquerdo.


Deu certo. Os dois se entenderam bem e criaram jogadas. Alex se movimentava em diagonal e, por vezes, disparava em direção à área. Assim iniciou jogada que terminou em bom chute de Bochecha. E da mesma maneira apareceu para finalizar e servir Pimpão, que perdeu a grande chance do jogo.


Já com Rangel em campo, Diego passou a voltar mais tanto para ajudar na marcação quanto para criar desde a intermediária defensiva. Deu bons passes e se saiu bem na posição onde obteve maior destaque na carreira.


Laterais se destacam em seus pontos fracos

Se Marcinho e Gilson sempre chamaram atenção por serem incisivos ofensivamente, ambos com bom passe, cruzamento e finalização, neste domingo eles ficaram um pouco mais presos e não sofreram. É verdade que David e Pedro Rocha criaram uma boa oportunidade cada pelos flancos, mas foi só.


Resumo da partida

Apesar de ter competido até o fim em busca da vitória, o Botafogo não fez uma grande partida. "Pensadores" do meio-campo, Bochecha e João Paulo não tiraram nenhum coelho da cartola. Sem grande inspiração, a transpiração de Alex Santana sobressaiu, mas foi insuficiente. Não foi mau resultado, porém cabia mais.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro