Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Escalação: Botafogo não terá Eduardo contra o Bragantino; veja relacionados



Meia foi substituído no clássico contra o Fluminense após sentir lesão




O Botafogo não terá Eduardo para enfrentar o Bragantino nesta quarta-feira (26), às 19h30, no Nilton Santos. O meia não foi relacionado para a partida, após se lesionar no clássico do último do domingo, o empate em 2 a 2 contra o Fluminense, no Maracanã.


+ Ex-CEO, Braga explica ação judicial contra SAF e Textor: "Tomei um calote de proporções bíblicas"


Como de praxe, o Botafogo não confirma a lesão e nem informa o problema, além de não projetar prazo de parada. Substituto de Eduardo no domingo, Del Piage também não consta na lista de atletas disponíveis para o embate com o Bragantino.





Eduardo Botafogo x Fluminense — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



Outra baixa no setor é Lucas Fernandes, que não joga desde a vitória sobre o São Paulo, em 9 de outubro. Por outro lado, Tchê Tchê, volta após cumprir suspensão, e Matheus Nascimento está recuperado de lesão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Provável escalação: Gatito Fernández; Daniel Borges (Rafael), Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Patrick de Paula e Gabriel Pires; Junior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares




🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo conquista 10 pontos em clássicos pela terceira temporada seguida



Aproveitamento é pior do que o do ano passado, quando jogou menos, mas melhor do que em 2020, quando teve a mesma pontuação com mais partidas disputadas




O empate em 2 a 2 com o Fluminense no domingo foi o último clássico do Botafogo na temporada de 2022. Com o ponto conquistado no Maracanã, o Bota chegou pela terceira temporada consecutiva com 10 pontos conquistados nos clássicos contra os rivais do Rio de Janeiro. O aproveitamento total da equipe alvinegra - que teve comando de Enderson Moreira, Lucio Flavio e Luís Castro - é de 37% nos nove jogos disputados.


Com o atual técnico Luís Castro, o desempenho do Botafogo foi próximo ao aproveitamento que teve em toda a temporada. Nas quatro partidas disputadas, o Bota venceu o Flamengo no primeiro turno, no Mané Garrincha, em Brasília, empatou com o Flu na rodada passada e perdeu dos dois rivais nas outras vezes que se encontraram.


+ Botafogo fecha com a Reebok para ser a nova fornecedora de material esportivo





Empate com o Fluminense fez o Botafogo ter aproveitamento de 37% em clássicos no ano — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



+ Sauer, Saravia e Matheus Nascimento treinam em dia de regenerativo no Botafogo


Coincidentemente, nos últimos três anos o Botafogo conquistou 10 pontos na soma das partidas do Brasileirão e do Carioca contra os três rivais no estado. A diferença está no aproveitamento que esses 10 pontos significam, já que o número de partidas varia. O da atual temporada ficou abaixo do que foi 2021, mas maior do que em 2020.





+ Análise: Botafogo supera baixas, mas deixa jogo escapar em seis minutos




Botafogo encaminha vitória, mas Flu reage com Matheus Martins (https://ge.globo.com/video/botafogo-encaminha-vitoria-mas-flu-reage-com-matheus-martins-11054384.ghtml)



+ De volta após três meses, Patrick lidera em passes no Botafogo



Campanhas no século

O levantamento conta apenas os clássicos que foram realizados neste século. Nesse recorte, o aproveitamento do Bota na atual temporada fica mais para parte de baixo da tabela do que na de cima. Os 37% de pontos conquistados deixam o atual Botafogo em 14º, dos 22 anos que o ge levou em consideração.


O maior aproveitamento está no Bota de Oswaldo de Oliveira, Seedorf e companhia que conquistou o Campeonato Carioca de 2013 e classificou o time para a Libertadores do ano seguinte. Aquele elenco ganhou sete clássicos, empatou cinco e perdeu apenas dois. No total, teve 61,9% de aproveitamento ao conquistar 26 pontos de 42 possíveis.


+ Luís Castro, do Botafogo, reclama do VAR em lance de pênalti: "Erro grave"




Botafogo troca 23 passes em mais de 1 minuto no primeiro gol sobre o Fluminense (https://ge.globo.com/video/botafogo-troca-23-passes-em-mais-de-1-minuto-no-primeiro-gol-sobre-o-fluminense-11052472.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


O pior, por outro lado, aconteceu em duas temporadas distintas, mas próximas. Nos dois anos que não venceu nenhum clássico, o Botafogo teve 11,1% de aproveitamento. Em 2003, quando estava na segunda divisão pela primeira vez, não jogou os clássicos no Campeonato Brasileiro e fez apenas três confrontos contra os rivais com um empate e uma derrota. Já em 2005, sem a justificativa dos poucos jogos, teve nove partidas, empatando três e perdendo seis.


Sem mais clássicos a disputar em 2022, o Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), quando recebe o Red Bull Bragantino, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos. O Bota é o 11º colocado, com 44 pontos e está a três do São Paulo, oitavo colocado. O Bragantino é o 13º, com 41.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro