Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

'Plano B' de Seedorf no Botafogo poderia ter sido David Beckham


Carlos Alberto Torres afirma que foi procurado por empresário influente durante negociação entre Botafogo e Seedorf, e que meio-campista inglês tinha desejo de jogar no Brasil


Beckham (Foto: AFP)Beckham revelou desejo de jogar no Brasil, em maio (Foto: AFP) O ex-lateral-direito do Botafogo, Carlos Alberto Torres, afirmou nesta quinta-feira que o inglês David Beckham poderia ter sido o "plano B" do Botafogo, caso a negociação de Clarence Seedorf não desse certo. Em entrevista ao programa "Bate-Bola", da ESPN Brasil, o Capitão do Tri revelou que foi procurado pelo empresário de Beckham.

Carlos Alberto, que estava na Holanda para assistir a um amistoso entre Holanda e Bulgária, em maio, mês em que as negociações entre Alvinegro e Seedorf estavam em andamento. Torres afirmou que Beckham tinha o desejo de atuar por uma temporada no Brasil e ainda revelou que chegou a comunicar o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção sobre a procura:

- Quando a negociação estava perto fechar, falei com o presidente - eu e ele temos um relacionamento muito legal. Eu estava em Amsterdã em maio e um empresário influente, de um jogador famoso, me procurou no hotel, dizendo que havia um jogador interessado em jogar por um ano no Brasil: era o Beckham. Caso não desse certo com o Seedorf, ele tinha esse jogador para vir ao Brasil.

Beckham, que foi companheiro de Seedorf no Milan, já defendia o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, equipe pela qual ainda joga até hoje. Carlos Alberto afirmou que a possível vinda do camisa 7 inglês seria importante para o Botafogo, mas o final feliz e o acerto com Seedorf tornaram impossível a transferência de Becks ao futebol brasileiro.

- Em termos de marketing, seria uma excelente contratação, sem dúvida alguma. Ele tinha até convites para jogar na China, mas tinha o desejo de vir ao Brasil. Mas aí o Botafogo fechou com o Seedorf e essa situação não deu em nada - disse.

A informação foi confirmada pelo próprio presidente alvinegro, Mauricio Assumpção. Ele disse que Beckham realmente estava interessado em atuar pelo futebol brasileiro, depois de quase cinco anos nos Estados Unidos.

- Foi exatamente isso que aconteceu, realmente existia esse interesse - afirmou Mauricio.

Leia mais no LANCENET! 

Processo contra o Guarani pode tirar o xodó Bruno Mendes do Botafogo


Justiça do Trabalho pede anulação do negócio em ação do ex-zagueiro Andrei, pois direitos econômicos do atacante estão penhorados



Atacante Bruno Mendes treina no Botafogo
(Foto: Fernando Soutello / Agif)
O Botafogo pode sofrer em breve uma derrota na Justiça do Trabalho, sem nem mesmo ser parte no processo, que culminaria na saída Bruno Mendes, de apenas 18 anos, novo xodó da torcida, autor de cinco gols em seis jogos no Campeonato Brasileiro. Tudo por causa de uma ação do ex-jogador Andrei contra o Guarani, clube que revelou o jovem atacante.

No processo iniciado em 2005, na 9ª Vara do Trabalho de Campinas, Andrei penhorou os direitos econômicos de Bruno Mendes, mas não recebeu qualquer montante relacionado à negociação com o grupo HAZ Sport Agency, no valor de R$ 7 milhões. Em decisão do dia 22 de outubro, o juiz Maurício Bearzotti de Souza determinou que a CBF cancele o registro do jogador. O Guarani deveria ter depositado R$ 516.563,19 em favor do ex-zagueiro.

- Declaro a fraude à execução e, consequentemente, anulo o negócio jurídico consistente na comercialização dos direitos econômicos do atleta Bruno Mendes. Aplico à Reclamada multa por ato atentatório à dignidade da Justiça, ora fixada em 10% do valor atualizado da execução. Determino que (a CBF) cancele o registro do atleta Bruno Mendes no Boletim Informativo Diário (BID), relativamente ao clube que adquiriu os respectivos direitos econômicos junto à Reclamada - escreveu o juiz.

Bruno Mendes foi registrado pelo grupo com contrato até setembro de 2017 no Macaé. Então, o Botafogo acertou o seu empréstimo até dezembro de 2013. O jogador teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF no dia 21 de setembro. Nove dias antes, já havia uma decisão da Justiça na qual o Guarani era intimidado a depositar o valor do processo.
Declaro a fraude à execução e, consequentemente, anulo o negócio jurídico consistente na comercialização dos direitos econômicos do atleta Bruno Mendes"
Decisão da Justiça

- O juiz deu várias chances para o Guarani resolver isso. Mesmo depois da decisão do dia 22 de outubro, ainda colocou um prazo de 24 horas para que o depósito fosse feito e isso não aconteceu. Não sei se a CBF já recebeu o ofício, mas assim que receber, terá 24 horas para cumprir a decisão - afirmou o advogado Daniel Calichio, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Terça-feira, o presidente do clube carioca, Maurício Assumpção, se reuniu com o agente Gustavo Arribas e ouviu que é interesse do grupo a permanência do atacante por mais tempo no Botafogo. Já há clubes europeus interessados na contratação do jogador, como o Juventus, da Itália, segundo um de seus observadores no Brasil afirmou.

Curiosamente, Andrei também tem um processo em curso contra o Botafogo na 4ª Vara do Trabalho de Niterói. A ação foi iniciada em 2002, um ano depois de o ex-jogador ter defendido o clube carioca, e está em fase de execução.

- É apenas uma enorme coincidência - afirmou o advogado, lembrando que o pedido da penhora dos direitos de Bruno Mendes aconteceu no dia 19 de julho, muito antes da ida do jogador para o Botafogo.

Por Edgard Maciel de Sá e Thales Soares Rio de Janeiro



Especulação não enche os olhos de Dória: 'Me identifico com o Bota'


Com nome cogitado no Juventus, da Itália, zagueiro completa 18 anos de nesta quinta-feira e encara situação como um presente por suas atuações


Dória completou 18 anos de idade nesta quinta-feira. Mesmo tão jovem, o jogador assumiu a condição de titular da defesa do Botafogo, algo incomum para a posição. Com isso, já começou a fazer parte de especulações internacionais, inclusive com seu nome sendo cogitado no Juventus, da Itália.

Este ano, o zagueiro foi integrado aos profissionais, ganhou a vaga de titular e marcou o primeiro gol, na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão. Confiante, acredita na recuperação do Botafogo, que tem oito pontos a menos do que o São Paulo, hoje o último classificado para a próxima Libertadores.

Doria no treino do Botafogo: interesse do Juventus como presente (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)
- A gente trabalha e busca sempre ser lembrado por nossas atuações. Ter o nome cogitado em uma equipe como o Juventus é um presente no dia do meu aniversário. Mas no momento penso no Botafogo e me desligo dessa situação. Tem uma empresa e o Botafogo para cuidarem de mim. Estou concentrado apenas na busca pela Libertadores - afirmou Dória.

Com contrato até abril de 2015, Dória não faz planos de deixar o Botafogo no momento. Por enquanto, segue concentrado na busca por uma vaga na Libertadores, ainda que as chances sejam irrisórias.

- Eu me identifico com o clube e estou visando um futuro melhor para mim aqui. Quero disputar o Sul-Americano Sub-20 e pretendo manter meu trabalho para ser lembrado. O projeto no Botafogo é bom e só tenho a melhorar na minha carreira defendendo de toda a forma possível a camisa do Botafogo - disse Dória.

Por Thales SoaresRio de Janeiro


Dória faz 18 anos, visita escolinha e revela história do seu primeiro gol


Descoberto no Rio Cricket, em Niterói, zagueiro do Botafogo deixa a adolescência consciente de suas responsabilidades como homem e jogador


Completar 18 anos é um marco na vida de qualquer adolescente. E a vez de Dória chegou. Nesta quinta-feira, as brincadeiras serão inevitáveis até mesmo em casa. Os pais Hélio e Lourdes sofrem vendo o filho, zagueiro titular do Botafogo, crescer em um meio no qual a pressão é intensa e, às vezes, cruel. A festa de aniversário será apenas domingo, dia seguinte ao jogo com a Portuguesa, no Engenhão, quando o time estará de folga, mas os efeitos já começam a ser sentidos.

No pequeno quarto que divide com o irmão Henrique, de 13 anos, Dória ainda tem uma série de jogos de videogame, onde se diverte como criança. No campo, porém, ele se apresenta como gente grande, enfrentando grandes atacantes do futebol brasileiro. A rotina de ainda viver nos dois mundos é acelerada, e o reconhecimento na rua aumenta a cada dia.

Doria posa com a garotada da escolinha onde começou a jogar (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

A convite do GLOBOESPORTE.COM, Dória voltou ao local onde começou a levar o futebol mais a sério. Em uma escolinha comandada por Marcelo Fernandes, que passou a cuidar de sua carreira, no Rio Cricket, ele se desenvolveu e encontrou crianças que perseguem o mesmo sonho. Algumas o reconheceram rapidamente, outras demoraram um pouco mais. Depois, autógrafos e o cumprimento de vários conhecidos.

- Estou me acostumando. Outro dia, um fiscal de ônibus por onde passo todo dia me parou para perguntar se eu era jogador. Alguns adolescentes da minha idade me reconhecem falam comigo. Fico feliz - comentou Dória.

Dória dá autógrafo para pequeno torcedor
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
As aulas para aprender a dirigir e conseguir a carteira de habilitação ainda não começaram. Ele só deve se dedicar a mais um benefício dos 18 anos apenas nas férias. Por enquanto, se preocupa em ajudar o Botafogo a tentar alcançar a vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Algo difícil, mas não impossível. O São Paulo tem oito pontos de vantagem, faltando apenas quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.

- Com 18 anos, vem mais responsabilidade. O pessoal brinca comigo, diz que não pareço ter a idade que tenho. Mas eu também brinco. Falei para o meu pai que iria comprar um apartamento para me mudar e morar sozinho. Ele nem dormiu direito nesse dia - contou Dória, que ainda vai de carona para os treinos com o goleiro Jefferson, que também mora em Niterói.
Com 18 anos, vem mais responsabilidade. O pessoal brinca comigo, diz que não pareço ter a idade que tenho. Mas eu também brinco. Falei para o meu pai que iria comprar um apartamento para me mudar e morar sozinho. Ele nem dormiu direito nesse dia"
Dória

A preocupação com o futuro existe. Dória completou o ensino médio em dezembro de 2011, com apenas 16 anos. Consciente da necessidade de estudar para ter uma melhor formação, mira em exemplos dentro do grupo, como o holandês Seedorf.

- Ele fala várias línguas. O português dele é até melhor do que o nosso. Tem que aprender a falar direito mesmo - disse Dória.

O começo foi difícil. Desde pequeno, o zagueiro correu atrás do sonho. Com dois amigos, aos 11 anos, encarou uma viagem para Curitiba, onde fez um teste no Atlético-PR. Ficou uma hora na rodoviária esperando a chegada de um responsável do clube. Voltou para o Rio sem fazer a segunda fase.

- Ficamos morrendo de preocupação. Ele ligou de lá preocupado porque tinha perdido uma touca. Imagina se isso era problema. Ele sozinho na rodoviária, pequeno daquele jeito, e preocupado com a touca do amigo que pegou emprestada - revelou Lourdes.

Depois dessa preocupação, Dória foi parar na escolinha de Marcelo no Rio Cricket. Aos 13 anos, começou a se desenvolver até se tornar o zagueiro que conquistou rapidamente a confiança da torcida do Botafogo. Companheiro de quarto de Antônio Carlos, procura tirar lições para o seu futuro como jogador.

- Os torcedores falam comigo na rua, dizem para eu não ir embora, que tenho que ficar no Botafogo muito tempo. Converso muito com o Antônio Carlos, que é meu companheiro, também com Jadson, Gabriel, que são mais novos como eu - disse Dória.



O primeiro gol como profissional já saiu. Na goleada de 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão, ele completou de cabeça uma cobrança de falta de Andrezinho (veja o vídeo). Por trás da bola na rede, há sempre uma história a ser contada e o zagueiro também tem a sua.

- Na concentração, o Altamiro (Bottino, fisiologista) pegou amostra de sangue de alguns jogadores. Eu, Seedorf, Bruno Mendes e Gabriel fomos. Mais ninguém. Falei que só os que haviam feito o exame fariam os gols. No fim do jogo, o Bruno Mendes correu para falar comigo e nem lembrava mais dessa história. Falei e deu certo. Os quatro fizeram os gols - vibrou o zagueiro.

Com menos de um ano de profissional, Dória tem metas, e a primeira delas é entrar na lista de convocados para o Sul-Americano Sub-20. Por enquanto, ainda não foi chamado para vestir a camisa das seleções de base, mas controla sua expectativa.

- Estou tranquilo e espero a oportunidade. Tenho que mostrar no clube o meu futebol para ser lembrado. Mas procuro não ficar pensando nisso ou então acabo esquecendo de jogar - comentou Dória, mais uma vez mostrando a consciência de um adulto para realizar os sonhos de criança.

Por Thales SoaresRio de Janeiro