Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Botafogo encaminha acerto com César Farías, da seleção boliviana, para ser novo treinador


Treinador venezuelano já aceitou proposta e negocia saída da seleção para assinar contrato até o fim de 2021. Chegada pode acontecer após as próximas rodadas das Eliminatórias



O Botafogo está perto de ter um novo treinador. O clube encaminhou acerto com César Farías, técnico que comanda a seleção boliviana. O profissional já aceitou a proposta alvinegra e negocia a saída da equipe da Bolívia.


A negociação ainda não está fechada, mas o Bota tem confiança de que vai poder anunciar o novo comandante à torcida em breve. Para isso, falta a liberação da direção da Federação Boliviana de Futebol, com quem Farías se reúne nessa segunda-feira para negociar a multa rescisória. Com o aval, o contrato será assinado até o fim de 2021.


A federação boliviana negocia, ainda, a data para liberar o atual treinador. Isso porque as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 voltam a ser disputadas nos próximos dias 12 e 17. Há chance de o novo comandante chegar ao Bota apenas após essas partidas. Após a publicação do ge, a diretoria alvinegra confirmou a negociação com o treinador.


+ Farías fez imersão no Brasil e visitou cidade de Garrincha



César Farías, provável novo técnico do Botafogo — Foto: Javier Mamani/Getty Images


O clube alvinegro estava em busca de um comandante desde a última quarta-feira, quando dispensou Bruno Lazaroni. A princípio, a diretoria priorizou um técnico brasileiro, mas após algumas sondagens e negativas, as negociações tomaram rumo diferente. Antes de acertar com Farías, o clube consultou nomes como Roger Machado, Daniel Garnero e Marcelo Guimarães.


A chance no futebol brasileiro é um objetivo de carreira do técnico venezuelano. Recentemente, o treinador visitou o Brasil e marcou presença em alguns estádios do Nordeste, além de ver a final da Taça Guanabara no Maracanã. Antes, nos anos de 1990, quando ainda sonhava em ser técnico, fez uma imersão entre clubes grandes e pequenos do Rio.


- Foi uma época em que conheci distintos perfis no Rio de Janeiro. Fui a clubes grandes, da capital, e também nos pequenos, nas categorias de base. Visitei Pau Grande, vi a casa de Mané Garrincha, e conheci Antônio Lopes, no Vasco, com aquele time que seria campeão da Libertadores, vi Paulo Autuori, no Flamengo, que tinha ideias bastante avançadas para a época. Foi uma linda experiência - disse ao ge em outubro.


César Farías é técnico da seleção boliviana desde 2018, quando se destacou no futebol local no comando do The Strongest. Antes, passou pelo Cerro Porteño, do Paraguai, Tijuana, do México, por clubes venezuelanos e pelas seleções do país natal.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo busca renovações de contratos para não desfalcar elenco até o fim do Brasileirão


Primeiros atletas a terem vínculos estendidos foram os meias Bruno Nazário e Keisuke Honda; clube faz outros contatos e acredita em acordos com demais jogadores



Em busca de reforços no mercado, o Botafogo se divide em outra frente: as renovações de contratos que terminam em dezembro, antes do fim do Brasileirão. Com jogadores importantes na lista, o clube tenta manter todo o elenco ao menos até fevereiro de 2021, quando termina a atual temporada.


Entre os principais atletas, estão na relação o goleiro Diego Cavalieri, o lateral-esquerdo Guilherme Santos, o volante Luiz Otavio e o goleiro Saulo. Todos têm vínculos até dezembro de 2020. A diretoria já começou a fazer os contatos para mantê-los ao menos até o início de 2021 e acredita que não terá problemas.



Lista de pendências

Diego Cavalieri
Cícero
Guilherme Santos
Helerson
Lucas Campos
Luiz Otavio
Marcinho
Saulo



Diego Cavalieri é um dos jogadores que conversam com o Botafogo para renovação do contrato — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O lateral-direito Marcinho também está nesse grupo, só que a negociação é mais complexa. A diretoria praticamente jogou a toalha e deve perder o jogador ao final do ano. Mas, as conversas seguem com os representantes do atleta, e o martelo deve ser batido quando o lateral voltar a jogar. Em recuperação de cirurgia no joelho, o defensor ainda está na fase de transição e não treina com bola.


Outro que está em situação especial é o volante Cícero. Ele tem contrato até o fim do ano, mas com uma cláusula que exige a renovação automática por mais uma temporada caso atinja uma meta de jogos no Brasileirão. Como o campeonato vai passar de 2020, os termos estão sendo debatidos.


Do elenco profissional, há ainda Helerson e Lucas Campos, que estão na mesma situação. Mas são jogadores que foram afastados recentemente, não estão nos planos e devem ser liberados. O Bota recebeu contatos de outros clubes, mas nenhuma situação avançou. Completam a lista alguns atletas da base que também têm as situações analisadas.


Recentemente, o clube tirou dois nomes importantes dessa lista de pendências: renovou até fevereiro com Honda e Bruno Nazário. No caso do camisa 4, há expectativa de que o vínculo seja estendido novamente ao fim do campeonato. Já o camisa 10 pertence ao Hoffenheim, da Alemanha, e está emprestado.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo termina o primeiro turno como um dos piores mandantes do Brasileirão


Clube carioca tem apenas duas vitórias e 33% de aproveitamento no Nilton Santos



O 2 a 2 com o Ceará, em casa, no último sábado, está longe de ser surpreendente para o Botafogo. Pelo contrário: nesse Campeonato Brasileiro, o clube carioca acumula tropeços que comprometem a campanha. Tanto que termina o primeiro turno como um dos piores mandantes da competição.


O empate da 19ª rodada decretou um aproveitamento de 33% no Nilton Santos. Foram duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O time ainda tem um jogo para fazer no primeiro turno, mas é fora de casa, contra o São Paulo, em data a definir.



Time acumulou mais um tropeço em casa — Foto: André Durão


Z-4 dos mandantes

Athletico-PR
Vitórias: 3
Empates: 3
Derrotas: 4
Aproveitamento: 40%


Coritiba
Vitórias: 3
Empates: 2
Derrotas: 4
Aproveitamento: 40%


Goiás
Vitórias: 2
Empates: 2
Derrotas: 4
Aproveitamento: 33%


Botafogo
Vitórias: 2
Empates: 4
Derrotas: 4
Aproveitamento: 33%


Nesse quesito, o Bota está empatado com o Goiás, o último colocado na tabela do Brasileirão. Só que o rival ainda joga na rodada, nesse domingo, contra o Vasco, e pode melhorar o aproveitamento.


- Fizemos jogos muito bons no Brasileiro, que não conseguimos vencer. Outros não tão bons. Hoje fizemos uma partida boa. A vitória deixa o ambiente mais leve, e é isso que nós estamos em busca - disse o técnico interino Flávio Tenius.


Com 20 pontos, o Botafogo subiu para a 14ª posição, mas pode ser superado por alguns concorrentes nesse domingo. Vasco, Bragantino e Bahia ainda jogam na rodada e podem passar o clube alvinegro em pontos.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro