Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alecsandro e Loco Abreu: garantia de gols e de problemas na marca da cal



Artilheiros de Vasco e Botafogo vivem momentos parecidos na carreira



Ele é o artilheiro do time. Também cabe a ele ficar perto da área e ser a referência do ataque. Porém, ultimamente tem sofrido com uma das formas mais fáceis de se fazer um gol: de pênalti. Com a bola na marca da cal, foram muitos erros recentemente, embora no passado passasse segurança a seus torcedores nesse fundamento. Essa descrição cabe tanto a Alecsandro, do Vasco, como a Loco Abreu, do Botafogo, adversários deste domingo, na final da Taça Rio.



Com 12 gols, o atacante cruz-maltino divide a artilharia do Carioca com Somália, do Boavista. Loco Abreu tem nove e compartilha a terceira posição com o colega de equipe Herrera. Mas os números poderiam ser melhores não fossem os pênaltis desperdiçados. Alecsandro perdeu três seguidos, sendo um deles pelo Estadual (contra o Resende) e dois pela Libertadores (contra o Alianza Lima-PER). Já o uruguaio falhou em seis dos últimos sete tentados . Três foram em jogos da fase de classificação do Carioca (contra Resende, Bangu e Boavista), dois em disputas de pênaltis (contra o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara, e contra o Treze-PB, na primeira fase da Copa do Brasil) e um no Brasileiro do ano passado (contra o Atlético-MG). A postura de ambos em relação a isso, entretanto, é diferente.

Alecsandro decidiu ‘dar um tempo’ nas cobranças, como ele mesmo definiu. Abriu mão do posto de cobrador oficial. Nos treinos, porém, costuma cobrar alguns após as atividades. No dia em que Cristóvão pede para que todos exercitem esse fundamento, é o que mais se dedica, como  antes da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo. O técnico definiu que Diego Souza terá a missão de bater as penalidades, mas o meia divide o posto com Felipe e Fagner.

Montagem - Loco Abreu X Alecsandro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Loco Abreu e Alecsandro vivem momentos parecidos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


- Eu determino quem pode bater em cada jogo, e quem estiver melhor bate. No jogo contra o Flamengo, Diego Souza e Felipe eram os jogadores que eu havia indicado. O Felipe se sentiu bem e pediu para cobrar. Por isso, ele bateu - explicou o técnico Cristóvão Borges. 





Em General Severiano, mesmo com os seguidos pênaltis perdidos, Oswaldo de Oliveira continuou liberando Loco Abreu para cobrar. Porém, o treinador já avisou que isso pode mudar. Contra o Boavista, no último jogo da primeira fase, ele permitiu que o uruguaio cobrasse porque o time já estava classificado. Contra o Bangu, na semifinal da Taça Rio, a partida estava tranquila, e Loco já havia marcado três gols. Mas os erros em série do uruguaio levaram Oswaldo a garantir que outro atleta deve assumir a responsabilidade numa próxima oportunidade. Andrezinho e Herrera, se estiver em campo, são os principais candidatos.

- Sempre bati pênalti, estou acostumado, mas é uma decisão do treinador. Se houver mesmo essa mudança, estou preparado. Até pedi a bola ao Loco (contra o Bangu), mas ele estava confiante. Ele se cobra muito, e pênalti é mais psicológico do que qualquer coisa. Nem adianta treinar tanto. Claro que vale o jogador saber bater bem na bola, aumenta a possibilidade. Mas acho que a insistência dele é porque ele é forte nesse aspecto da cabeça. E quer superar logo esse momento - afirmou Andrezinho .




Oswaldo vai fazer esta semana o que já virou hábito em seus treinos. As cobranças de pênalti serão fechadas à imprensa - para que não se divulgue como cada atleta decidiu chutar - e vão seguir um ritual como o de um jogo oficial. Os jogadores ficam no centro do campo e caminham até a marca da cal, onde esperam o apito do "juiz". Cada um bate apenas um, para evitar o desgaste. No Vasco, os jornalistas podem assistir ao treino, mas pede-se que as câmeras sejam desligadas. Cada atleta treina até achar que deve parar, sob o olhar do técnico Cristóvão Borges. Alecsandro, por exemplo, treinou 19 cobranças antes da semifinal contra o Fla.

Respeito com artilheiros

Outra semelhança entre Alecsandro e Loco Abreu é o fato de ambos ainda inspirarem muito respeito nos advesários mesmo quando o assunto é a falta de eficiência na cobrança de pênaltis. Tanto em São Januário quanto em General Severiano há a certeza de que os artilheiros podem decidir o título para suas equipes. Gols em jogos decisivos são suas especialidades. Final da Copa do Brasil e semifinal e final de turno da competição regional já viram um desfile de seus gols.



-  Para mim, pênalti é mais do que bater na bola, pênalti é fator psicológico. Pode treinar e acertar todas as cobranças, mas no jogo errar. Nunca joguei com Loco. Não o conheço, mas pelo que vejo tem personalidade, tanto que continuou cobrando. É lógico que qualquer pessoa fica abalada com essa situação. Mas ele é um bom jogador e temos que ter cuidado - analisou o goleiro Fernando Prass. 
- Não podemos achar que vai ser como naquele 3 a 1 (vitória do Botafogo na Taça Guanabara). O Vasco tem muitas qualidades, principalmente ofensivas, e vai vir diferente. Felipe, com quem joguei no Flamengo, tem um passe decisivo, todos conhecem, e Alecsandro está marcando muitos gols. O clima é diferente e precisamos nos precaver - afirmou Andrezinho.
O jogo decisivo entre Vasco e Botafogo será disputado no próximo domingo, no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília). Quem triunfar, pega o Fluminense pelo título estadual.

Por André Casado e Thiago FernandesRio de Janeiro



Fábio Ferreira exalta poucos cartões da zaga



 

Zagueiro também falou de bons entrosamento e relação com o companheiro de defesa e "irmão" Antônio Carlos




Treino do Botafogo - Fábio Ferreira (Foto: Rafael Moraes)
 Fábio Ferreira fala dos poucos cartões recebidos
pela zaga alvinegra (Foto: Rafael Moraes)
Juntos desde janeiro de 2010, Fábio Ferreira e Antônio Carlos formam a zaga mais antiga do futebol brasileiro, um pouco mais velha que a zaga do Santos.


Apesar da fama de uma defesa faltosa, ambos os zagueiros levam poucos cartões.



- Temos fama de bater, levar cartão, mas visamos a bola. Uma hora ou outro vamos fazer uma falta mais dura.


No jogo passado eu levei um cartão e achei injusto. Nunca fui violento, em nenhum time que joguei - disse Fábio Ferreira.






Fabio Ferreira: 'Falam mais do meu cabelo do que do meu futebol'


O camisa quatro alvinegro lembrou que a boa relação com Antônio Carlos e o bom entrosamento entre os zagueiros pode ser a razão de tão poucas advertências.

- Ele é um irmão que não tive. Ele e o Somália, quando estava aqui. Frequento sempre a casa deles. É claro que não podemos ficar juntos o dia todo, já que ele é casado e eu solteiro. Cada um tem sua vida. Levamos esse entrosamento extra-campo para o jogo - concluiu.




Leia mais no LANCENET

Botafogo mantém contato com Seedorf, que está de saída do Milan



Proposta feita no ano passado ainda vale e expectativa é por uma decisão do holandês ao fim de seu contrato com o clube italiano, em junho




Clarence Seedorf Milan (Foto: Getty Images)
O holandês Seedorf está nos planos do Botafogo
desde o ano passado (Foto: Getty Images)
Sonho de consumo do Botafogo desde o ano passado, o meia holandês Clarence Seedorf, de 36 anos, jamais deixou de estar em pauta no clube. O contrato do jogador com o Milan vai terminar em junho e a diretoria do clube brasileiro espera esse prazo para intensificar as negociações e tentar trazer o reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ele só poderia atuar a partir de agosto, na abertura da janela de transferências internacionais.
O Botafogo mantém contato com o jogador e seus representantes por telefone e e-mail. O presidente do clube, Maurício Assumpção, chegou a viajar para a Itália no ano passado, quando conversou com Seedorf e fez uma proposta oficial, mantida até hoje. Há uma pequena diferença de valor entre o que o clube oferece e o desejo do atleta.
De acordo com pessoas próximas ao holandês, ele está animado com a chance de defender o Botafogo e morar no Rio de Janeiro, onde tem um apartamento no Leblon. Sua mulher, Luviana, é brasileira. Seedorf não tem uma boa relação com o atual técnico do Milan, Massimiliano Allegri. Na terça-feira, ele confirmou o atrito com o comandante. Nesta quarta, sequer foi relacionado na vitória sobre o Genoa por 1 a 0.
- Sou mais um no grupo, eu também tenho algumas emoções e estou vivendo intensamente estes últimos meses no Milan. No campo, no banco ou na arquibancada, quero dar o meu apoio, esperando que no final o campeonato nos reserve uma bela surpresa - afirmou Seedorf, em entrevista à agência "Ansa".
O fato de o jogador já ter se despedido do Milan é um ponto positivo para o Botafogo. Sem contrato, o clube espera que Seedorf aceite a proposta feita no ano passado. O caso é tratado com cautela, mas com expectativa de sucesso.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro


Maicosuel busca redenção na final contra o Vasco no domingo




Mago é a esperança de gols diante do Vasco


Maicosuel durante coletiva, nesta quarta-feira, em General Severiano
Maicosuel durante coletiva, nesta quarta-feira, em General Severiano Foto: Cezar Loureiro /



RIO - Os dois gols que marcou na vitória por 4 a 1 sobre o Vasco na semifinal da Taça Rio de 2009 são lembrados por Maicosuel como seu melhor momento no Botafogo. Por conta deles, admite que adquiriu uma condição de ídolo que ainda não conseguiu honrar como gostaria. Depois de longa inatividade por lesões, o camisa 7 vê diante do mesmo rival a chance de voltar aos seus melhores momentos. Mas, mesmo que saia campeão na final da Taça Rio, domingo, com o Vasco, Maicosuel se sente incapaz de retribuir tamanha acolhida.
- Por essa carência de títulos, pelos poucos gols que marquei, sempre vou ter esse sentimento de dívida com o Botafogo. 

Por toda a minha carreira. O status que tenho hoje no futebol é por causa desse clube - disse o atacante.
Conhecido como Mago, Maicosuel lamentar ter se afastado por conta de lesões.
- Ninguém gosta de ficar machucado. Essa final pode ser uma redenção para mim. Além de ajudar o Botafogo, tenho objetivos pessoais. Penso em seleção e em ter meu nome reconhecido mundialmente - contou o meia

Depois de um treino físico na manhâ de hoje em General Severiano, o time do Botafogo faz trabalho com bola à tarde, nesta quarta-feira, no Engenhão. Com uma torção no tornozelo esquerdo, Renato segue em tratamento e ainda não há prognóstico sobre seu aproveitamento no clássico. Um exame de imagem ao qual o volante foi submetido confirmou o estiramento dos
ligamentos do tornozelo.






Pedro Motta Gueiros - O Globo



Maicosuel: "Invencibilidade ajuda"


 

Jogador se diz muito feliz com a confiança depositada por Oswaldo de Oliveira


Dizem que retrospecto, resultados anteriores, que nada disso entra em campo ou importa quando a bola rola. Entretanto, o meio-campista Maicosuel acredita que o a longa invencibilidade alvinegra em 2012 serve para, no mínimo, impor respeito. 

“Ajuda, são 21 jogos de invencibilidade. É uma coisa boa. É sempre bom estar sempre vencendo, sem perder. É muito bom essa coisa de invencibilidade. Estamos sempre ganhando, sempre sorrindo e tendo boas semanas”, afirmou.

O Mago agradeceu a confiança depositada nele pelo técnico. 

“Fico feliz com a confiança que o Oswaldo deposita em mim. Lógico que sempre quero jogar, mas sei que temos boas opções. Estou tranquilo, tenho a confiança dele e isso é muito importante para mim”, finalizou o jogador alvinegro.

Bruno Giacobbo - Super Rádio Tupi
Thiago Veras - Super Rádio Tupi

Sem gols em 2012, Andrezinho diz que importante é ser campeão




Andrezinho tem uma meta no Botafogo: ser campeão, assim como foi no Internacional. Sem nenhum gol com a camisa do Glorioso, o meia afirmou que não está preocupado em balançar a rede. Para ele, o mais importante é  colecionar troféus nesta temporada.
"A questão do gol não me tira o sono. Não fazendo, mas sendo campeão, estou feliz. Trocaria qualquer gol por títulos", Declarou. O jogador ainda completou ao lembrar que quase marcou diante do arquirrival Flamengo. "Muitos me perguntam quando o gol vai sair, mas se as duas bolas na trave contra o Flamengo tivessem entrado, não teriam isso", disse.
O armador tem a primeira chance de levantar um caneco pelo Alvinegro neste domingo, quando enfrenta o Vasco pela final da Taça Rio. Andrezinho espera que time de General Severiano saia vitorioso para ir em busca do título estadual.
"Clássico é o jogo que todo jogador gosta. Os grandes aparecem, e temos de mostrar o mesmo estilo envolvente. Mas o objetivo maior é o Carioca. Não adianta ganhar a Taça Rio e ficar só nisso", concluiu.

Andrezinho e Herrera podem ser escalados por Oswaldo para bater pênaltis no lugar de abreu



O treinador Oswaldo de Oliveira permitiu que Loco Abreu cobrasse o pênalti na partida contra o Boavista, no último jogo da primeira fase, porque o time já estava classificado, e contra o Bangu, na semifinal da Taça Rio, pois a partida estava tranquila, e Loco já havia marcado três gols. Mas os erros em série do uruguaio levaram Oswaldo a garantir que outro atleta deve assumir a responsabilidade numa próxima oportunidade. Andrezinho e Herrera, se estiver em campo, são os principais candidatos.
 - Sempre bati pênalti, estou acostumado, mas é uma decisão do treinador. Se houver mesmo essa mudança, estou preparado. Até pedi a bola ao Loco (contra o Bangu), mas ele estava confiante. Ele se cobra muito, e pênalti é mais psicológico do que qualquer coisa. Nem adianta treinar tanto. Claro que vale o jogador saber bater bem na bola, aumenta a possibilidade. Mas acho que a insistência dele é porque ele é forte nesse aspecto da cabeça. E quer superar logo esse momento – afirmou Andrezinho.



Fellype Gabriel sonha, mas reconhece que marcar três de novo é improvável



Na vitória sobre o Vasco, na fase de grupos da Taça Rio, meia marcou todos os gols, mas deixa fama de carrasco de lado e só quer ser campeão



Não há como negar que apesar de qualquer qualidade e acerto de Fellype Gabriel em dois meses de Botafogo, a conquista da torcida veio através dos três gols marcados sobre o Vasco. O meia passou a ser tratado como uma peça capaz de ser decisiva, além da exaltada importância na movimentação tática de Oswaldo de Oliveira. Só que repetir o feito às 16h de domingo, pela final da Taça Rio, não passa tanto pela cabeça do camisa 11. Ainda mais se tiver de ser utilizado improvisado como volante no lugar de Renato, machucado. O sonho existe, mas, com os pés no chão, confessa que não é prioridade.
- Todo jogo eu penso em fazer meu melhor e, se tiver oportunidade, vou fazer os gols. Mas é difícil, né? Estou encarando como mais um clássico difícil e decisivo. Lógico que meus amigos cobram, cria a expectativa, tem esse negócio todo, mas estou bem focado na conquista do meu primeiro título pelo Botafogo - desconversou Fellype, a respeito também da fama de carrasco sobre o rival cruz-maltino, contra o qual já marcou em outras épocas, pelo Flamengo e pela Portuguesa.

Fellype Gabriel entrevista coletiva (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Fellype prega humildade sobre os três gols sobre
o Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com
Para o meia, estar presente neste momento já acaba com a frustração de ter perdido a fase decisiva da Taça Guanabara, mesmo com contrato assinado com o Glorioso. Ele não pôde ser inscrito no primeiro turno e aguardou quase um mês para entrar em campo.
- Participar destes jogos é o que buscamos no futebol, não pude estar na semifinal do turno. Vai ser bem diferente de tudo o que já enfrentamos até aqui. O Vasco fez uma grande partida contra o Flamengo, precisamos respeitar as qualidades. Sabemos de nossas responsabilidades e conhecemos bem a equipe deles.  Espero que tenhamos uma semana produtiva para conquistarmos o títulos, que é o que estamos esperando - disse.

Por André CasadoRio de Janeiro


Lesão de Renato não é grave, mas ele segue como dúvida no Botafogo




Na manhã desta quarta-feira, os médicos do Botafogo tiveram acesso ao exame de ressonância magnética realizado pelo volante Renato e a notícia foi positiva: o jogador não sofreu nenhuma lesão mais grave, apenas uma entorse no tornozelo esquerdo.

renato botafogo contusão (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Mesmo assim, ainda é incerta a sua presença no clássico contra o Vasco no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, pela grande decisão da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.
Renato continua fazendo tratamento, ele vem se submetendo a constantes sessões de fisioterapia para que o tornozelo esquerdo possa desinchar. Somente depois desta etapa que ele irá à campanha para treinar com bola, resta saber se a recuperação acontecerá até o próximo domingo. O técnico Oswaldo de Oliveira não quis confirmar, mas pretende esperar até sábado pelo jogador, que só não será escalada se estiver com dores.
Caso Renato não possa ser usado, o treinador vai ter que pensar em opções. Lucas Zen, hoje o reserva imediato, vem reclamando de dores no joelho direito, que o tiraram das duas últimas partidas da equipe. Gabriel e Jadson, as demais opções do plantel, foram promovidos recentemente das categorias de base e vistos com grande desconfiança.
Uma possibilidade seria recuar o meia Fellype Gabriel para jogar como segundo volante, auxiliando Marcelo Mattos na marcação. Neste cenário quem passa ao time titular seria Maicosuel, formando trio de meias com Elkeson e Andrezinho.
“Se o Oswaldo precisar de mim posso jogar como segundo volante sim, embora a minha preferência seja mesmo atuar mais adiantado, dando assistências e chegando para finalizar. Mas quero ser campeão e para isso jogo em qualquer lugar que o treinador definir”, disse Fellype Gabriel, que desempenhou a função com a saída de Renato no jogo contra o Bangu.
No treino da manhã desta quarta-feira, em General Severiano, Elkeson, Maicosuel e Herrera foram preservados, mas não são preocupação para a decisão contra o Vasco. Todos sentiram dores musculares e ficaram trabalhando na academia do clube. Os demais atletas foram a campo sob a supervisão do preparador Ricardo Heriques.
Nesta quinta-feira, o elenco volta a treinar na parte da manhã, no Engenhão, onde também acontecerá a atividade da próxima sexta-feira e o recreativo de sábado, que fecha a preparação para o clássico.

Gazeta PressRio de Janeiro (RJ)

By Zé Fogareiro em ANTES TARDE...



Veja o que disse o grande Zé Fogareiro no seu Blog, hj!

Fala, Zé! Tô fechadaço com essa decisão de domingo. E nem me importa se ela é pelo Carioca, já que é a Copa do Brasil que queremos de verdade. A questão é: temos mais um teste importante pela frente e é isso que nos torna mais fortes e confiantes. Vitória imprescindível, Fogão. Não dá mais pra titubear. Concentração máxima. A invencibilidade precisa ser mantida. Suem sangue pra mostrar empenho. Tenho certeza que a nossa comissão técnica e elenco estão 100% focados em atropelar o vasquinho, mais uma vez. Felipe Gabriel que o diga. Boas e recentes lembranças. Pelo menos nisso, estamos alinhados, né?! Mas tem um trabalho de bastidores que deveria estar muito mais quente do realmente está: as contratações, Zé. Aliás, quente não, deveria estar pegando FOGO. Literalmente. Quem está de férias é a mulambada, pô! Se tivesse um rótulo, com certeza o departamento de futebol do Botafogo teria o destaque: Agite antes de contratar.
Zé, é justamente no momento em que as aclamações por chegadas se acalmam, que a diretoria tem que surpreender, mostrar que está ativa. É evidente que o nosso elenco ainda carece de reforços. Temos deficiências pontuais. Vamos ficar igual ao ano passado? Quando no meio do Campeonato Brasileiro tivemos que sair à caça desesperadamente, tendo a felicidade de encontrar um lateral esquerdo com vontade de vencer na vida e um meia vindo da Bahia, na época motivado. O susto foi grande, a sorte também. Tá passando da hora do Anderson Barros levantar aquela bunda grande da cadeira, motivar ainda mais a torcida e, é claro, tornar o nosso time muito mais competitivo.
Muito bem, o que me faz esfregar a testa com preocupação e insatisfação é que toda vez que se fala de contratações no Botafogo, surgem os mesmos nomes de 10, 11 meses atrás. As novelas se reprisam quase que automaticamente. Não é possível que o mercado da bola não tenha novidades, Zé. Vira o disco. É frustrante ver que o departamento desse sujeito citado só trabalha com teimosia. Parece que uma simples contratação vira questão de honra: foi assim com Andrezinho, Márcio Azevedo, Felipe Gabriel, Elkesson, Maicosuel, as tentativas frustradas de Diego, acredite: do Ronaldinho Gaúcho e agora com o Seedorf. Não que o holandês não seja um bom reforço, mas é que precisamos de planos B, C, D… Bater sempre na mesma tecla é o primeiro indício de limitação de raciocínio. Abre o leque, Glorioso.
Por exemplo, basta uma chafurdada nas especulações de reforços, para o fato que mostrei ali em cima se repetir: na zaga, o falado e refalado japonês Tulio Tanaka, que tem já no primeiro nome um grande aval para brilhar no Fogão, é o mais ventilado e parece que, para o Brasileirão, deve vir. Especulações. O que dizer? Nada. Já que nunca conferi uma partida inteira dele, pelo menos que eu lembre. Mas é jogador de seleção, sério, dedicado, mas a negociação se arrasta porque o grandalhão é caro e não quer vir para General Severiano desvalorizado. A verdade é que só quem pode atestar a chegada dele é o Oswaldo, que tem o termômetro ajustado com relação ao futebol do samurai. Aliás, você já viu o vídeo dele na internet. Saca só: 




Veja a íntegra e Comente:


http://www.zefogareiro.com.br/antes-tarde-do-que-mais-tarde-ainda/

De olho na final, Botafogo tem treino físico marcado pela descontração



Uruguaio Loco Abreu volta a trabalhar com o grupo na manhã desta quarta-feira. Elkeson, Herrera e Maicosuel ficam fora da atividade, poupados


Com Loco Abreu de volta aos treinamentos no campo, o Botafogo continuou sua preparação para a final da Taça Rio, domingo, às 16h (de Brasília), contra o Vasco, no Engenhão. Na manhã desta quarta-feira, os jogadores fizeram novamente uma atividade física sob o comando do preparador Ricardo Henriques, em General Severiano, a exemplo da última terça, quando retornaram da folga.
O trabalho foi marcado pela descontração. Antes de pegar pesado com os jogadores, Ricardo promoveu uma brincadeira comum entre eles. De mãos dadas, um grupo tentava pegar os outros companheiros, que se uniam quando não conseguiam escapar.

Jogadores de mãos dadas na brincadeira antes do treino físico (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
Jogadores de mãos dadas na brincadeira antes do treino físico (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

A movimentação não contou com a presença de Elkeson, Herrera e Maicosuel, que foram poupados e trabalharam apenas na academia de General Severiano. A previsão é de que os três participem do treinamento na parte da tarde, também na sede.
O técnico Oswaldo de Oliveira ainda vive a expectativa sobre a situação de Renato. O volante fez um exame no tornozelo esquerdo para saber se há uma lesão grave no local, mas ainda não há detalhes sobre o resultado. Ele segue em sessões de fisioterapia para estar em campo domingo.

Veja o Vídeo da matéria ai e Comente!

Por André Casado e Thales SoaresRio de Janeiro