Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

Botafogo exibe pertences que marcaram carreira de Loco Abreu


Camisa usada na seleção uruguaia, chuteira da cavadinha contra Gana e troféu da Taça Rio de 2010 serão levados para homenagem ao uruguaio em Copacabana




No fim da tarde desta terça-feira, o uruguaio Loco Abreu será homenageado pela torcida do Botafogo em evento na praia de Copacabana. A diretoria alvinegra marcará presença e já exibe, em General Severiano, algumas peças que fizeram parte da carreira do centroavante. O atleta deixou o clube em 2012.

A camisa número 13, a chuteira usada contra Gana e a Taça Rio conquistada em 2010 (Foto: Pedro Venancio)

Estão expostas na sede a camisa e a chuteira usadas por Loco Abreu nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando o Uruguai venceu nos pênaltis Gana. Na partida, o centroavante cobrou com cavadinha a última penalidade, que classificou a Celeste às semifinais.

Com o mesmo estilo o atacante cobrou o pênalti que deu a conquista do Campeonato Carioca ao Botafogo no mesmo ano, contra o Flamengo, no Maracanã. O troféu da Taça Rio está exposto ao lado dos pertences de Loco Abreu e irão mais tarde para o evento em Copacabana.

Por Pedro Venancio Rio de Janeiro

Loco Abreu lamenta saída do Bota e diz que erro vetou sonho de jogar Copa



Torcedores do Botafogo agradecem ao ex-atacante do clube Loco Abreu Wagner Meier/Agif

Personalidade forte, polêmico e arrependido. Principalmente a última palavra é a que melhor define Loco Abreu recentemente. Com contrato junto ao Nacional-URU, o uruguaio hoje vê como errada a decisão de deixar o Botafogo em 2012, por se recusar ser utilizado no banco de reservas pelo então técnico Oswaldo de Oliveira. Segundo o camisa 13, foi essa escolha que pôs um fim ao seu sonho de disputar a Copa do Mundo no Brasil.

Em 2012, o Botafogo era comandado por Oswaldo de Oliveira, que não gosta de utilizar um centro-avante. A explicação era a falta de mobilidade e precariedade na marcação. Assim, Loco Abreu perdeu espaço no Alvinegro. Os dois conversaram e o treinador disse que contava com o uruguaio, mas não no time titular. O atacante se irritou e pediu para deixar o clube.

"Mágoa não [com Oswaldo], mas errei em sair. No momento, achei ruim o que o Oswaldo me falou, que eu não poderia ser titular em todos os jogos. Eu não concordava e com certeza errei por agir muito rápido, me precipitei. Poderia ter ficado mais tempo, com as situações que ocorreram surgiriam chances para jogar. hoje, humildemente, assumo meu erro", disse Loco Abreu à Rádio Globo.

Desde então, passagens apagadas por Figueirense, Nacional-URU e Rosário Central-ARG. A sequência de atuações sem costume destaque resultou na ausência de Loco Abreu na lista final de Oscar Tabárez para a Copa do Mundo. O camisa 13 acredita que teria mais chances se tivesse continuado no Botafogo e vê a escolha de voltar ao time do coração como decisiva para o 'corte'.

"O que eu acho que atrapalhou minha situação foi estar no Uruguai. Infelizmente o nível está muito baixo no país. O carinho que tenho pelo Nacional me fez voltar, mas disseram que eu estava errado. E estava. Eu errei ao sair do Botafogo, o nível no Brasil é melhor e o treinador precisa de jogadores disputando em alto nível. Acho que isso foi o que mais atrapalhou", afirmou o atacante.

Se a Copa do Mundo já ficou no passado, o Botafogo não. Ciente da idolatria que tem junto aos torcedores, Loco Abreu mostra que ainda não esqueceu o time da estrela solitária e sonha em voltar. Mas não apenas como treinador, o que deverá fazer após se aposentar. "Como jogador, não?", indagou, deixando claro sua pretensão de voltar a vestir a camisa do Glorioso.

Do UOL, no Rio de Janeiro

Já pensando na eleição, Botafogo quer manter Dória até o fim do ano


Venda do zagueiro para um clube brasileiro - Santos tenta a contratação dele com a ajuda de um investidor - poderia causar uma revolta da torcida e dos sócios





TORNEIO DE TOULON - Dória e Marquinhos (Foto: Divulgação/ CBF)
Dória foi bicampeão do Torneio de Toulon
recentemente (Foto: Divulgação/ CBF)
Jogador mais valioso do elenco do Botafogo, o zagueiro Dória é constantemente assediado por clubes que desejam contar com o futebol dele. 
Porém, qualquer um que apresentar uma proposta ao Glorioso, ouvirá um pedido, caso as conversas avancem: que jovem de 19 anos fique em General Severiano até o fim do ano. O grande motivo para isso é a proximidade da eleição presidencial, marcada para novembro.

Segundo a apuração do LANCE!Net, uma possível venda do jogador, num momento complicado, dentro e fora de campo, poderia colocar a torcida e os sócios contra a diretoria. As coisas ficariam ainda piores para o candidato que for apoiado pelo atual presidente, Mauricio Assumpção (hoje, o nome mais forte é do empresário Durcésio Mello), se Dória for vendido para um clube brasileiro, rival do Botafogo em competições domésticas.

Por isso, há o receio de aceitar a última proposta recebida. A Elenko Sports quer comprar os 40% dos direitos econômicos do zagueiro que pertencem ao Glorioso e repassá-lo ao Santos. Mas o pedido pela manutenção do atleta e o vazamento do negócio travaram as conversas, por enquanto.
Pessoas próximas ao jogador consideram boa uma transferência imediata para o futebol europeu, onde ele terá condições de evoluir ainda mais.

Com uma multa rescisória de 20 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões) e contrato até o fim de 2017, Dória tem os direitos econômicos divididos entre Botafogo (40%), Vergette Sports (40%) e DIS (20%).

PROPOSTAS REJEITADAS

No ano passado, Dória recebeu duas propostas de clubes russos, no valor da antiga multa rescisória, fixada em dez milhões de euros – R$ 31 milhões. Porém, entendendo ser muito cedo para deixar o Brasil, o defensor preferiu permanecer.

Procurada pela reportagem, a diretoria de futebol do Botafogo negou que tenha recebido propostas por Dória nas últimas semanas.


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET! 

Botafogo só vai negociar renovação de lateral Edílson após fim do recesso


Camisa 33 tem sido um dos principais jogadores do time no Campeonato Brasileiro e tem vínculo com o Alvinegro até o fim de 2014. Clube ainda não conversou com ele



Edílson tem feito boas partidas pelo Botafogo
 (Foto: Satiro Sodre/SS Press)
Um dos destaques do Botafogo no Campeonato Brasileiro, Edílson tem contrato com o clube apenas até o fim de 2014. E se não tiver o vínculo renovado, poderá assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de julho. O jogador de 27 anos está nos planos do Alvinegro, que no entanto ainda não iniciou as negociações.

- Estamos esperando o fim do recesso para conversar com o Edílson sobre a renovação de contrato - afirma o gerente executivo do clube, Aníbal Rouxinol.

Edílson, que chegou ao clube no início de 2013, ganhou a posição após a lesão de Lucas, no meio do Campeonato Brasileiro do ano passado e tem sido um dos principais jogadores do time nesse ano, mostrando bons números em vários fundamentos.

O técnico da equipe, Vágner Mancini, tem colocado o jogador ora como lateral-direito, ora como volante, barrando jogadores como Jorge Wagner e Gabriel. No último jogo do time, contra o Corinthians, o camisa 33 fez o gol de empate do Alvinegro.

A reapresentação dos jogadores está marcada para o dia 16 de junho.

Por Pedro Venancio Rio de Janeiro