Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Guilherme pode ser o alvo


Com a carência de gols, Botafogo procura solução para o seu ataque




Notícias veiculadas hoje na imprensa dão conta de que o Botafogo estaria em negociação com o atacante Guilherme do Atlético Mineiro, numa tentativa de amenizar o problema criado pela própria diretoria com os empréstimos dos atacantes Alex (já vendido ao exterior), Caio e Loco Abreu e a venda de Herreira e Maicosuel. 

Mostrando falhas crônicas  de planejamento, o clube desmontou uma base formada a dois anos e agora amarga uma carência de finalizadores que parece não ter fim.  

O técnico Oswaldo Oliveira bancou a saída dos jogadores achando que poderia suprir as ausências com o improviso de Elkeson como centro avante e a chegada do desconhecido Rafael Marques, atacante escolhido por ele dentre tantas opções no mercado.

Como a solução imaginada não vem dando o resultado esperado, isso acaba por interferir na produção do time que oscila entre a apatia irritante à correria desvairada para desespero da torcida que, após os fracassos nas últimas competições, acreditava num ano mais promissor.

A derrota de ontem por 2 a 1 para o Palmeiras deixou evidente a falta de pontaria do ataque botafoguense o que pode ter acelerado a busca por uma solução ao “som” dos constantes protestos de uma torcida que já não tolera a incompetência de dirigentes, comissão técnica e jogadores.

O nome da vez seria o de Guilherme, atacante do Atlético Mineiro que não faz parte dos planos do treinador Cuca para esse final de temporada

“O elenco realmente não está fechado e estamos procurando reforços para alguns setores que ainda estão carentes”, confirmou o técnico Oswaldo de Oliveira, sem citar nomes ou posições.

A
 Carreira 

Guilherme Milhomen Gusmão nasceu em Imperatriz no dia 13 de Abril de 1988. Foi o destaque do time do Cruzeiro na Copa São Paulo de Juniores de 2007, na qual o clube mineiro sagrou-se campeão, vencendo o São Paulo na final. No mesmo ano foi promovido ao time principal. Começou o ano de 2008 como titular absoluto sendo um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro e ajudando o Cruzeiro a alcançar o 3° lugar. 

No início de 2009, o camisa 11 cruzeirense foi negociado com o Dínamo Kiev. Em sua estreia, Guilherme marcou 3 gols. Apesar do bom início, não se firmou no time ucraniano e acabou sendo emprestado ao CSKA Moscou. Já na Rússia, o atacante teve boa passagem. 

No dia 20 de março de 2011, foi confirmada a sua contratação pelo Atlético Mineiro, pelo presidente Alexandre Kalil, via Twitter. O Atlético pagou 6 milhões de euros por 60% dos direitos econômicos do jogador, se tornando a contratação mais cara da história do futebol mineiro. 

Guilherme, que começou sua história no Atlético com atuações nada memoráveis, permaneceu no clube para a temporada de 2012. O jogador veio ao Atlético com o intuito substituir o grande ídolo da torcida atleticana Diego Tardelli, o que inicialmente não ocorreu devido às fraquíssimas atuações pelo clube na temporada de 2011.

No início da temporada de 2012, o jogador conseguiu reverter a má impressão através de excelentes atuações no Campeonato Mineiro, principalmente nas finais contra o América levando o Atlético à vitória do campeonato regional, de forma invicta. Em sua estreia no Brasileirão contra o Figueirense, Guilherme voltou a ser decisivo ao sair do banco de reservas e fazer o último gol da virada heroica de 4x3 contra o Figueirense em Florianópolis. 

Veja alguns gols de Guilherme



Por Felip@odf/Botafogo de Primeira


Em busca do primeiro gol, Rafael Marques treina finalizações


Atacante, que ainda não marcou pelo Botafogo, participou de treinamento de finalizações, nesta quinta-feira


Rafael Marques - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)
Rafael Marques fez trabalho técnico
no Engenhão (Foto: Paulo Sérgio)
O atacante Rafael Marques, que disputou sete jogos pelo Botafogo e não marcou nenhum gol, fez um treinamento técnico nesta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão. O jogador, acompanhado pelo centroavante Willian, treinou finalizações, e não foi bem.

Apesar do insucesso na atividade em separado, o camisa 20 fez o gol da vitória dos reservas em cima dos juniores, em um treino tático, minutos antes. O jogador veio para o Botafogo contratado ao Omiya Ardija-JAP, onde não balançava as redes há oito jogos. Somados, são 15 jogos que o reforço alvinegro não faz um gol.

O jogador convive com as vaias dos torcedores. Oswaldo de Oliveira, que indicou o jogador ao clube, tem pedido paciência e tempo para o atleta mostrar o seu melhor futebol pela equipe. No entanto, na quarta-feira, na derrota de 2 a 1 para o palmeiras, os torcedores não deram trégua e gritaram incessantemente o nome de Loco Abreu, ídolo e ainda com vinculo com o clube, e que está emprestado ao Figueirense até o final de 2013.


Leia mais no LANCENET!

Lodeiro participa de coletivo contra juniores e se destaca


Meia mostra habilidade e boa movimentação em seu primeiro treinamento com a equipe no Engenhão



Apresentado pelo Botafogo no início da semana, o meia Lodeiro participou de seu primeiro treinamento coletivo no clube, nesta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão. A atividade foi contra o time de juniores, que se prepara para disputar a Taça BH da categoria, a partir do dia 15, desde mês.

Nos profissionais, lodeiro se destacou com bons passes e se aproximando do ataque. Também participaram do treinamento Vitor Júnior, Rafael Marques e o volante Amaral. Já os titulares ficaram na academia.

Lodeiro participou de seu primeiro coletivo
no Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)

Lodeiro está a disposição de Oswaldo de Oliveira para a partida de domingo, contra a Portuguesa, às 18h30, no Canindé, pelo Campeonato Brasileiro.

Outra novidade ficou Matías Tellechea, de 19 anos, contratado para as categorias de base do clube. Ele foi revelado pelo Cerro Largo, do Uruguai. Ele irá disputar a competição com os juniores.

Leia mais no LANCENET!

Sem tempo para treinar e com novos jogadores, Oswaldo reclama



Demonstrando cansaço ao falar sobre excesso de jogos e falta de tempo para adaptar reforços, treinador diz que confia em melhora


Botafogo x Palmeiras - Campeonato Brasileiro - Oswaldo (Foto: Bruno de Lima)
    Oswaldo de Oliveira reclama do calendário
    do futebol Brasileiro (Foto: Bruno de Lima)
Após mais uma derrota em casa, 2 a 1 para o Palmeiras, nesta quarta-feira, o treinador do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, voltou a reclamar da falta de tempo para adaptar os novos contratados pelo clube.

- É muito difícil trabalhar com o campeonato em andamento. Aconteceram algumas coisas que não estavam no planejamento. A chegada de novos atletas precisa de adaptação -afirmou Oswaldo, elogiando o esforço que os atletas têm feito para acelerar o processo de integração ao estilo de jogo e à equipe:

- Esses jogadores estão procurando muito e se esforçando, mas é um tipo de dificuldade - analisou o treinador, que ressaltou a sua confiança na capacidade do grupo de reagir no campeonato. Apesar dos reforços, ele acredita que o time ainda necessita ser mais enriquecido:
- O nosso grupo é qualificado. O grupo precisa ser enriquecido, deveria mais, mas vamos crescer com o passar dos jogos - disse.

Como sempre reclama de calendário e falta de tempo para treinar o seu time, Oswaldo de Oliveira mostrou certo cansaço para falar do assunto.
- O jogador chega e tem que colocar para jogar. O Lodeiro, por exemplo, fez um treino, o Amaral três ou quatro, e quando colocarmos, eles precisarão de treino, de adaptação... a gente fala, fala, e volta nesse mesmo ponto - lamentou.

O Botafogo disputou nove jogos em 31 dias. E serão mais cinco partidas nos próximos quinze dias. Oswaldo perdeu os atacantes Loco Abreu, Herrera e Maicosuel que foram negociados. Além deles, o treinador não está podendo contar com Marcelo Mattos e Lucas Zen na posição de volante, ambos para a posição de volante.
Só após o Estadual vieram, contratados: Vitor Júnior, Lennon, Rafael Marques, Lodeiro e Amaral.


Leia mais no LANCENET!



Não temos poder de conclusão


Opinião do Torcedor


 Roberto Botafogo




ONTEM FICOU CLARO QUE NÃO TEMOS PODER DE CONCLUSÃO. 

NÃO TEMOS UM ANDRÉ LIMA, UM LUÍS FABIANO, UM BARCOS, UM WELLINGTON PAULISTA, UM BORGES, UM FRED ENTRE OUTROS, QUE SÃO JOGADORES QUE RESOLVEM.

DOMINAMOS O JOGO, TIVEMOS MAIOR POSSE DE BOLA E MAIS FINALIZAÇÕES, POREM PARAMOS NA LIMITAÇÃO DOS JOGADORES DE FRENTE...

SEM UM CENTRO AVANTE DE OFÍCIO, NÃO VAMOS CHEGAR NEM NA LIBERTADORES.

TODOS OS OUTROS TIMES JOGAM COM ATÉ DOIS OU TRÊS ATACANTES DE OFÍCIO, NÓS NADA...

O SEEDORF JOGOU MUITO ONTEM, NOSSA ZAGA É MUITO LIMITADA, O FELIPE GABRIEL JOGA UM JOGO E SOME CINCO...

E, NÃO POSSO DEIXAR DE FALAR... O LOCO FAZ MUITA FALTA, SEJA DENTRO DE CAMPO, SEJA FORA PORQUE É LÍDER NATO, ATACANTE NATO, BOTAFOGUENSE NATO. VIRAM O QUE ELE FEZ ONTEM EM FLORIPA?


OSWALDO, TE APOIEI QUANDO PRECISOU, MAS MUDANÇAS SÃO FUNDAMENTAIS. COLOCA O JEFFERSON PAULISTA PRA JOGAR, COLOCA O TIME COM ATACANTES DE OFICIO...

ASSIM NÃO DÁ...


Por Roberto Botafogo/BotafogoDePrimeira

Um bando de peladeiros


Opinião do Torcedor



Barcos, Botafogo x Palmeiras (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)
Barcos chuta para marcar o seu primeiro gol
 no jogo (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)
Ontem, mais uma vez, vimos o que é um time ter um centro avante de verdade. Caímos diante do Palmeiras pela segunda vez na semana, com dois gols de Barcos. Como amamos o Botafogo, muitas vezes ou quase sempre, somos ludibriados por promessas da vinda de jogadores que não passam de peças publicitárias enquanto amargamos decepções, uma após a outra...

FORA MAURÍCIO ASSUNÇÃO e sua comissão técnica!
FORA OSVALDO DE OLIVEIRA, RAFAEL MARQUES, RENATO, ANTÔNIO CARLOS, FÁBIO FERREIRA e quem mais quiser ir junto!

Esse meio campo do Botafogo é uma piada... Renato não passa de uma barata tonta: não marca, não arma, não dá um chute a gol. É um peso morto, uma eminência parda que nunca é barrado. Seu rendimento caiu tanto na temporada que já merecia tomar um chá de banco. O garoto Jadson é o único que tem se dedicado nos jogos. Vi isso ao vivo no jogo aqui em Goiânia e ontem, quem assistiu pela TV, viu que só o menino corria e chegava junto...

Rafael Marques é um fracasso. Já teve chances de sair jogando e não mostrou nada que pudesse credenciá-lo pra ocupar aquela posição. Ontem, durante a transmissão de mais uma derrota para o Palmeiras, a equipe de jornalismo da Band, diante da inoperância de nosso “centro avante”, divulgou um levantamento da trajetória do atacante trazido do Japão pelo treinador que bem pode explicar a situação: em mais de 80 jogos, o jogador marcou menos de 20 gols.

O que falar do sistema defensivo do Botafogo? A zaga parece de time amador... Dá até pena de ver o Jefferson sendo vazado jogo após jogo com esses zagueiros entregando o ouro... O time se apresentou totalmente perdido, não tem coordenação dentro de campo. Parece um bando de peladeiros, sem querer ofender os peladeiros. Às vezes correndo, às vezes andando... É muito triste de ver tudo isso...

Por Tiago Madureira/BotafogoDePrimeira

Loco provoca torcida do Fla com beijo no escudo do Bota



Atacante ouviu insultos, mas respondeu com símbolo do rival



Loco Abreu beija escudo do Botafogo (Frame: Reprodução)
Loco Abreu beija escudo do Botafogo (Frame: Reprodução)
Loco Abreu deixou o Botafogo no início de julho rumo ao Figueirense. Mas o atacante uruguaio mostrou nesta quarta-feira, contra o antigo rival Flamengo, que o carinho pelo clube alvinegro ainda continua bem vivo. Já no final da derrota no Orlando Scarpelli, por 2 a 0, o atacante foi provocado pela torcida do Fla. E como era Loco Abreu, o sentimento reascendeu e isso não passou sem resposta. O atacante levantou a camisa do Figueira, exibiu o escudo do Botafogo que costurou na camisa que costuma usar por baixo e ainda tascou um beijo na estrela solitária.

Abreu ainda trocou mais provocações com os rubro-negros, fazendo gesto de uma cavadinha, relembrando a decisão por pênaltis do Carioca-2010. Só que o árbitro Leandro Pedro Vuaden não perdoou e mostrou cartão amarelo para o uruguaio. Ele contestou, mas a satisfação pela confusão com os flamenguistas pareceu ter sido maior.

Leia mais no LANCENET!

Barcos novamente decide contra o Botafogo, e Palmeiras vence por 2 a 1

Como no primeiro jogo da Copa Sul-Americana, atacante argentino faz dois gols, e Verdão melhora sua posição na zona de rebaixamento do brasileiro

Barcos novamente atormentou a vida do Botafogo. Como na primeira partida entre os dois times na Copa Sul-Americana, o atacante argentino fez os dois gols que deram a vitória ao Palmeiras sobre o Alvinegro, por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Andrezinho descontou para a equipe carioca. O resultado colocou o time paulista ficar na porta de saída da zona de rebaixamento, mas ainda na parte de dentro, em 17º, co 13 pontos. O Botafogo permaneceu em sétimo, com 23 pontos.

Pouco antes do fim do jogo, parte da pequena torcida alvinegra presente ao estádio pediu a saída do técnico Oswaldo de Oliveira. Apenas 3.550 pessoas pagaram ingresso (5.053 presentes) e proporcionaram uma renda de R$ 102.755. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará a Portuguesa, neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Canindé. No mesmo dia e horário, o Verdão volta a jogar no Engenhão, contra o Fluminense.

A iniciativa de buscar o gol partiu do time da casa. Não que os visitantes atuassem recuados, mas a presença alvinegra no ataque era maior e mais perigosa. Logo aos 4 minutos, Elkeson perdeu ótima chance após falha feia do goleiro Bruno, que saiu muito mal do gol. Porém, no setor defesnivo, o Botafogo deixava espaços perigosos, que acabaram sendo bem aproveitados pelo Palmeiras. Aos 15, Barcos, que já havia feito dois no Alvinegro em Barueri, pela Copa Sul-Americana, recebeu lançamento de Arthur que Obina deixou passar, dominou dentro da área, driblou Antonio Carlos e chutou forte no canto direito de Jefferson para abrir o marcador.

Barcos, Botafogo x Palmeiras (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)
Barcos chuta para marcar o seu primeiro gol no jogo (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)
O Botafogo tentou reagir, mas Andrezinho chutou muito fraco, aos 15, e facilitou a defesa de Bruno. A resposta alviverde foi imediata, um minuto depois: Obina entrou livre no meio da zaga alvinegra e diante de Jefferson bateu forte, para fora. Como na partida passada entre as duas equipes, o time carioca criava muitas chances e as desperdiçava. Assim foi aos 18, quando Elkeson deu belo lençol em Maurício dentro da área e bateu forte, mas o goleiro do Palmeiras fez grande defesa a escanteio.

Depois da falha inicial, Bruno passou a ser um dos principais responsáveis pela manutenção do placar. ele fez outra grande defesa aos 24 em cabeçada á queima-roupa de Elkeson, após cobrança de escanteio feita por Seedorf. Acuado, o Palmeiras se arriscava muito a levar o empate. Aos 29, o Botafogo perdeu o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que se machucou e foi substituído pelo estreante Lima.

Algumas paralisações na partida - uma para atendimento de Márcio Azevedo e outra de Barcos - deixaram o jogo morno. A partida só voltou ao ritmo anterior a partir dos 39, com a equipe da casa pressionando em busca da igualdade. E ela quase veio aos 44: Fábio Ferreira recebeu livre na pequena área, dominou a bola, mas chutou pessimamente de canhota, jogando a chance para fora.

Bota empata, mas Barcos reaparece e dá vitória ao Palmeiras
Como era de se esperar, o Botafogo voltou para a segunda etapa como terminou a primeira: em cima do Palmeiras. Mas a primeira grande oportunidade foi para a equipe paulista, novamente com Barcos, em contra-ataque, aos 4. Jefferson foi mais rápido e fora da área cortou o lançamento e evitou o segundo do adversário. Os defeitos defensivos alvinegros permaneciam e o risco de levar mais um gol também. No ataque, o time carioca errava muitos passes e tinha muitas dificuldades de criar boas oportunidades.

Botafogo x Palmeiras, Seedorf (Foto: Wagner Meier / AGIF)
Seedorf tenta passar por Marcos Assunção (20) e Henrique (3) (Foto: Wagner Meier / AGIF)
Quando acertou um cruzamento da linha de fundo, feito por Lima, Andrezinho só escorou na pequena área para empatar a partida, aos 13. Foi só levar o gol que o Palmeiras adiantou a marcação e deu a opção de contra-ataques ao Botafogo, que continuava mais presente no campo ofensivo. Só que Barcos parece que se especializou em fazer gols no Alvinegro: aos 27, Fernandinho deu um drible desconcertante em Lennon, entrou na área e tocou para o camisa 9 alviverde limão só empurrar a bola para o gol vazio: 2 a 1.

Quatro minutos depois, o atacante argentino chegou a fazer um gol espetacular, com um toque por cima de Jefferson, mas a arbitragem invalidou o lance marcando erradamente impedimento. Sorte do Botafogo, que escapou de levar o terceiro. Novamente em vantagem, o Palmeiras voltou a apostar nos contra-ataques para conquistar os três pontos. Já o Botafogo, com o vaiado atacante Rafael Marques, que entrou no lugar de Lennon aos 32, tentava mais na base da vontade do que da organização o gol do empate.

A pressão alvinegra foi grande, Andrezinho colocou a bola na trave esquerda de Bruno, aos 47, mas faltou tranquilidade e técnica ao time para alcançar ao menos o empate. Melhor para o Palmeiras, que conseguiu a sua terceira vitória no Brasileirão. Para o Botafogo, vaias dos poucos torcedores que foram ao Engenhão.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro