Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

"Senta para não perder de mais": faixa da torcida do Botafogo faz alusão a jogo marcante; entenda


Clássico do Carioca de 1944 terminou antes do tempo regulamentar e foi decidido na Justiça, pois rubro-negros sentaram no gramado em protesto contra a marcação do quinto gol alvinegro





Fred Gomes


Além da importante vitória por 2 a 1diante do Flamengo, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, a torcida do Botafogo também repercutiu um outro assunto que rendeu muitos comentários nas redes sociais. Uma faixa provocativa na arquibancada do Nilton Santos relembrou um polêmico clássico do carioca de 1944 e que pouca gente conhece.


No dia 10 de setembro daquele ano, o Botafogo recebeu o Flamengo em General Severiano e não tomou conhecimento do rival, que, mais para frente, seria o campeão.


Após o quinto gol, os jogadores rubro-negros reclamaram de que a bola não havia ultrapassado a linha após bater no travessão e descer. Como o árbitro Aristide "Mossoró" Figueira apontou para o centro do campo, resolveram sentar no gramado em forma de protesto. A partida, então, acabou antes do tempo regulamentar e foi decidida na Justiça.




Jornais da época destacaram o polêmico clássico entre Botafogo e Flamengo — Foto: Reprodução


- Na época, o único que se recusou a sentar foi o Jaime de Almeida, que era pai do ex-técnico do Flamengo. O Flamengo entrou na justiça, perdeu e o resultado final foi mantido em 5 a 2. O técnico Flavio Costa não queria que os jogadores sentassem e que teria sido ordem dos dirigentes... Muita gente diz que não aconteceu, mas, na minha pesquisa, todas as matérias de jornais da época falavam do "senta" e que os torcedores do Botafogo gritavam "senta para não perder de mais" - disse por telefone o jornalista Paulo Cézar Guimarães, que publicou o livro "Jogo do Senta: a verdadeira origem do chororô".


Os gols do Botafogo foram marcados por Valsecchi, Valter, Heleno de Freitas (2) e Geninho. Segundo Paulo Cézar Guimarães, foi nesse dia que o jornalista Armando Nogueiro passou a torcer pelo clube.


- Foi nesse jogo que o Armando Nogueira escolheu o Botafogo. Ele tinha 17 anos e havia chegado há pouco tempo do Acre. Foi levado ao duelo por amigos flamenguistas, que tentaram influenciá-lo, mas ele se encantou com o Heleno de Freitas e decidiu ser botafoguense.


As equipes entraram em campo com as seguintes formações:


Botafogo - Ari; Laranjeira, Ladislau e Ivan; Papeti e Negrinhão; Lula, Geninho, Heleno de Freitas, Valsecchi e Valter.

Flamengo - Jurandir; Newton, Quirino e Biguá; Bria e Jaime de Almeida; Nilo, Zizinho, Pirillo, Sanz e Jarbas.


O famoso jogo do senta, onde o Flamengo sentou no campo pra não levar mais gols (o time sentou qdo o Botafogo fez o 5 a 2 no meio do 2o tempo.
Fred Gomes

Na entrada dos times, provocações ao Flamengo. #trnilton






Jogo do Senta é como ficou conhecida uma partida de futebol, válida pelo Campeonato Carioca e realizada em 10 de Setembro de 1944 (um domingo), entre Botafogo e Flamengo.

Torcida alvinegra levou uma faixa lembrando o famoso "Jogo do Senta", de 1944 (ver Google)

Hahahahah


A TORCIDA DO BOTAFOGO É A MELHOR E MAIS SINCERA!







Fonte: GE/Por Felippe Costa — Rio de Janeiro