Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Dever de casa: se repetir média no Niltão, Botafogo fará pontuação que já salvou 10 times desde 2008


Com cinco jogos no estádio até o fim do ano, Alvinegro chega a 44 pontos caso mantenha aproveitamento de 59,5% como mandante, podendo escapar do Z-4 sem pontuar fora



Satiro Sodré/SSPress/Botafogo


De volta à briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro depois de quatro anos, o Botafogo conta com um trunfo importante para evitar nova degola: o Estádio Nilton Santos. Com apenas uma derrota em seus domínios (para o Atlético-MG), o Alvinegro soma seis vitórias e sete empates como mandante na competição, um aproveitamento de 59,5%.


Restando cinco jogos no Niltão (contra Bahia, Corinthians, Flamengo, Internacional e Paraná), o time de Zé Ricardo pode até mesmo se livrar do risco de queda sem sequer precisar pontuar mais fora de casa. E talvez nem precise vencer todas como mandante. Se mantiver a média em seu estádio, o Botafogo, atualmente com 35 pontos, fará de oito a nove pontos, chegando a 43 ou 44.


A pontuação ainda ficaria abaixo dos protocolares 46 pontos, previstos pelos matemáticos para garantir 100% de permanência na Série A. Mas outros 10 times já se salvaram do rebaixamento com esse número ou menos na tabela nos últimos 10 anos: Vitória (43) em 2017; Figueirense (43) e Coritiba (44) em 2015; Palmeiras (40) e Chapecoense (43) em 2014; Cruzeiro (43) em 2011; Atlético-GO (42), Avaí (43) e Flamengo (44) em 2010; e Náutico (44) em 2008.


Fonte: GloboEsporte.com


Repetir a média nas últimas rodadas em casa significa:


Vencer três dos cinco jogos = 9 pontos
Vencer dois jogos + empatar três = 9 pontos
Vencer dois jogos + empatar dois = 8 pontos

Não é comum, mas já teve time sendo rebaixado com pontuação igual ou maior que essa: aconteceu com o Figueirense em 2008 (44 pontos) e Coritiba em 2009 (45 pontos), por exemplo. Por isso, o ideal é ganhar quatro dos cinco jogos, fazer 47 pontos e garantir a permanência matemática na Série A.

– Temos que fazer o dever de casa, onde temos só uma derrota para o Atlético-MG. Isso mostra que somos fortes jogando em casa, com o apoio do nosso torcedor. Queremos fazer bons jogos e sair vitoriosos, contando com o apoio da torcida, que é fundamental – afirmou Gilson.


Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, do site "Infobola", o risco de queda do Botafogo está em 9%. Comparado aos rivais, o do Fluminense está em 3%, e do Vasco, em 23%.


O primeiro dos últimos cinco jogos em casa será neste sábado, às 16h (de Brasília), contra o Bahia. Para a partida, o técnico Zé Ricardo não poderá contar com seu capitão, Carli, e Matheus Fernandes, ambos suspensos, além de Leo Valencia, que segue machucado. Por outro lado, terá o retorno de Marcinho, de suspensão, e Jean, recuperado de lesão.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Fred Gomes e Thiago Lima — do Rio de Janeiro