Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

René Simões entra na Justiça para cobrar horas extras do Botafogo


Vice-jurídico rebate e diz que Botafogo honrou todos seus compromissos



René Simões pede horas extras pelos jogos que
 atuou fora do Rio (foto:Luiz Henrique/Figueirense)
O ex-técnico do Botafogo, René Simões, entrou nesta terça-feira na Justiça do Trabalho contra o clube alvinegro. Demitido em julho após a eliminação para o Figueirense na Copa do Brasil, o técnico cobra em juízo as verbas de vínculo empregatício, nulidade do contrato de imagem, danos morais e indenizações pelos prêmios que deixou de receber.


O ponto mais curioso do processo, entretanto, é o fato do ex-treinador pedir horas extras pelos jogos que esteve no comando do time em jogos fora do Rio de Janeiro.

O vice-presidente jurídico do Botafogo, Domingo Fleury, recebeu a notícia do porcesso com espanto. Para o dirigente alvinegro, o Botafogo não tem o que temer, pois honrou seus compromissos com René Simões.

- Isso é absurdo. Ele cobra horas extras por todos os jogos em que o Botafogo teve de pernoitar fora do Rio. Nunca vi isso no futebol. Faz parte do trabalho do treinador acompanhar a equipe. Temos certeza de que o Botafogo vai sair vitorioso nesta situação. Na minha opinião, ele deu um tiro no próprio pé. Quem vai querer contratá-lo agora? Parte parte do trabalho do técnico acompanhar o time.

Procurado pela reportagem do Lance!, René Simões não quis comentar o assunto.


Diego Lopes e Paulo Victor Reis  LANCENET! 

Com visita de criançada, Gomes fecha treino, e Luis Ricardo vira dúvida


Com dores musculares, lateral não vai a campo mais uma vez e preocupa para o jogo contra o Sampaio Corrêa. Crianças de projeto social presenciam atividade





Jefferson é assediado por crianças de
projeto social (Foto: Marcelo Baltar)
O Botafogo viveu um dia diferente. No treino desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, os jogadores foram recepcionados por cerca de 50 crianças do projeto social da ONG “Onda Solidária”, de São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. Com recepção calorosa, a garotada teve contato e posou para fotos com os atletas. Jefferson foi o mais assediado.


No treino, no entanto, pouco foi possível observar. Ricardo Gomes permitiu que a imprensa acompanhasse apenas os primeiros minutos da atividade, enquanto os atletas se aqueciam. Quando o treinador se reuniu com os jogadores, os jornalistas precisaram deixar o local.


No entanto, foi possível perceber, mais uma vez, a ausência de Luis Ricardo. Com dores musculares, o lateral realizou um trabalho à parte na academia e é dúvida para a partida contra o Sampaio Corrêa, na sexta. Caso não vá a campo nesta quarta, Luis dificilmente viajará para o Maranhão. 

Ricardo Gomes conversa com jogadores durante treino no Nilton Santos (Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.com)

Por outro lado, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Navarro foram a campo e não devem ser problemas para o jogo de sexta. Com o provável retorno de Roger Carvalho, Diego Giaretta deve ser deslocado para a lateral, uma vez que Carleto está suspenso.


O Botafogo volta a treinar nesta quarta-feira, às 17h30, no Nilton Santos. Em seguida, a delegação embarca para São Luís, onde treina na quinta. Na sexta, o Alvinegro enfrenta o Sampaio Corrêa, às 21h, no Castelão.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Bota tem 99% de chances de subir e 79% para ser campeão da Série B


Vitória, Paysandu e Bahia também estariam na Primeira Divisão se competição terminasse hoje, mas outros sete times continuam na briga por um lugar no G-4





A cada rodada que passa, o Botafogo fica mais próximo de conseguir o principal objetivo traçado para a temporada: retornar para a Primeira Divisão. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, após a vitória sobre o Macaé por 2 a 1, no Engenhão, em partida válida pela 28ª rodada da Série B do Brasileiro, as chances de o Glorioso subir passaram de 97% para 99%. Além do acesso, a probabilidade de o Alvinegro ser campeão também cresceu de 71% para 79%. Com 55 pontos, o clube aumentou de oito para 10 pontos a diferença para o quinto colocado (América-MG), enquanto a distância para o vice-líder (Vitória) subiu de cinco para seis pontos.


Pelos cálculos de Tristão, o time que somar 64 pontos praticamente garantirá o seu acesso. Na Segunda Divisão, qualquer time a partir dos 70 pontos tem muita probabilidade de ser campeão, mas se o Botafogo fizer 74 pontos dificilmente não ficará com a taça. Na opinião do matemático, o próximo confronto, contra o Sampaio Correa, é uma ótima oportunidade para o Glorioso antecipar tanto a sua classificação, como a conquista do título.


- O jogo será fora de casa, contra um adversário que ainda briga pelo G-4. Em caso de vitória, o Botafogo alcança a média ideal de dois pontos por partida - 58 pontos em 29 rodadas. Caso consiga manter essa média, a tendência é o clube garantir o acesso e ser campeão com antecedência. No entanto, se perder o time terá que vencer três partidas seguidas na sequência para novamente ter a chance de ter média de dois pontos por jogo ao término da 32ª rodada.


O Vitória aproveitou o confronto direto contra o Paysandu em casa para assumir a segunda colocação, com 49 pontos. Além dos três pontos, o triunfo por 3 a 1 deixou o Leão baiano com 76% de possibilidades de voltar para a elite do futebol brasileiro. Na rodada anterior, essa porcentagem era de 64%. Com a derrota, o time paraense segue com 47 pontos, mas caiu para o terceiro lugar. Mesmo assim, as chances de o Papão disputar a Série A em 2016 ainda são de 54% - na 27ª rodada eram de 67%, o que mostra que num campeonato equilibrado qualquer resultado, positivo ou negativo, pode fazer toda a diferença no final. Fechando o grupo dos clubes com maiores probabilidades de conseguir uma das quatro vagas na Primeira Divisão do ano que vem aparece o Bahia, que não passou de um empate por 2 a 2 diante do Luverdense, no Mato Grosso. Embora tenha a mesma pontuação do Paysandu (47), a possibilidade de o Tricolor de Aço subir diminuiu de 47% para 44%. Tal diferença é explicada pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.


Faltando apenas 10 rodadas para o término da competição, outras sete equipes continuam na briga por um lugar no G-4: América-MG (37%), Santa Cruz (34%), Sampaio Correa (29%), Bragantino (13%), Náutico (11%), Luverdense (2%) e CRB (1%). No entanto, só Vitória (10%), Paysandu (4%), Bahia (3%), América-MG (2%), assim como Santa Cruz e Sampaio Correa (1%) ainda podem conquistar o título.


Na outra ponta da tabela, Mogi Mirim, último colocado, com 22 pontos, e ABC, penúltimo, com 23 pontos, chegaram a 97% de risco de rebaixamento após as derrotas para CRB e Náutico, respectivamente. Outro clube bem ameaçado é o Boa Esporte (95%), que foi superado por 2 a 1 pelo Bragantino fora de casa. Na sequência aparece o Ceará, 17º colocado, que mesmo contando com o apoio do seu torcedor, ficou no empate por 1 a 1 diante do Oeste e tem 74% de chances de cair, contra 68% na rodada anterior. O resultado só não foi pior, pois o Macaé, primeiro time fora do Z-4, perdeu para o líder Botafogo, diminuindo a diferença entre ambos de seis para cinco pontos. Embora a probabilidade seja menor, outros seis times ainda não escaparam definitivamente do rebaixamento: Macaé (23%), Oeste (5%), Criciúma (4%), Atlético-GO (3%), além de Paraná e CRB (1%). O curioso é que o CRB ainda tem chances remotas tanto de conseguir o acesso como também de ser rebaixado. Nas contas de Tristão Garcia, o clube que somar 45 pontos se livra da queda.


- A situação do Ceará podia estar melhor, mas como empatou em casa contra um adversário que não está no topo da tabela suas chances de rebaixamento aumentaram apesar de ter somado um ponto - analisa o matemático.

Por Eduardo de Sousa Rio de Janeiro/GE

Botafogo mira renovações de Navarro, Elvis e Carleto para 2016


Diretoria discute nome de três atletas como possibilidade de compor o elenco para a próxima temporada, possivelmente na Série A




Na mira: Carleto é alvo de renovação por parte
 do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Num primeiro momento, o Botafogo abriu conversas com Willian Arão, Renan Fonseca e com o goleiro Renan em busca da renovação de contrato para 2016. Nenhuma das conversas foi encerrada, mas agora, com a volta à Série A encaminhada, a diretoria passou a estabelecer outros nomes que possivelmente receberão propostas para seguir no clube. O lateral-esquerdo Carleto e o meia Elvis interessam como parte do elenco para a próxima temporada.


Carleto é um personagem controverso junto à torcida. O lateral-esquerdo sofreu críticas em algumas partidas e chegou a respondê-las publicamente. No entanto, é titular desde o início do ano (disputou 37 jogos e marcou quatro gols) e internamente é considerado um elemento importante em termos de grupo. Sua permanência em 2016, porém, vai depender das conversas com o São Paulo, dono de seus direitos. O Botafogo pretende manter o lateral somente se houver um novo empréstimo sem custos.
Desempenho de Elvis (esquerda) agrada o Botafogo, e
clube deve negociar permanência (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Já em relação a Elvis, a situação aparenta ser mais tranquila, já que o meia não está vinculado a qualquer clube. Depois de uma rápida passagem pelos juniores do Botafogo em 2010, ele voltou cinco anos depois e foi uma das gratas surpresas do elenco. Iniciou longe das primeiras escolhas de René Simões, mas recuperou a forma física e ganhou espaço (disputou 26 jogos e marcou dois gols). Sua afirmação como titular foi prejudicada por algumas lesões que ocorreram no momento em que mostrava bom rendimento no campo. O Alvinegro não pretende se estender muito nas conversas pela renovação de Elvis, que é um jogador considerado barato, mas que pode sofrer assédio de outros clubes.


Navarro tem uma trajetória no Botafogo bem mais curta do que Carleto e Elvis, já que foi contratado em julho. Mas seu bom aproveitamento de gols fez a diretoria iniciar rapidamente as conversas buscando a renovação do uruguaio de 30 anos, que marcou seis gols em nove partidas disputadas pelo Alvinegro. O jogador, que chegou sob desconfiança, hoje tem prestígio junto à torcida, e o clube entende que sua permanência é importante para a provável disputa da Série A em 2016, quando poderá render ainda melhor por estar mais adaptado ao futebol brasileiro.


Renovação de Navarro também está em pauta
 no Botafogo (Foto: Estadão Conteúdo)
Os demais casos vêm sendo avaliados, mas desde já se sabe que a diretoria terá muitas situações a observar. Isso porque, incluindo Navarro, Carleto e Elvis, são 24 os atletas que treinam regularmente no grupo principal que terão contratos encerrados ao fim da atual temporada. Todos os nomes serão discutidos entre diretoria e comissão técnica.


Recentemente o Botafogo decidiu que vai destinar R$ 500 mil para confirmar a renovação do contrato de Willian Arão por mais dois anos. No entanto, a situação está longe do desfecho, uma vez que o volante recebeu outras propostas salariais superiores. Além disso, há quem conteste a cláusula que determine a renovação automática com o pagamento deste valor.


Confira os jogadores que terão contrato encerrado ao fim da temporada:

Goleiro: Renan
Laterais: Luis Ricardo, Carleto, Jean e Pedro Rosa
Zagueiros: Renan Fonseca, Roger Carvalho, Diego Giaretta e Alisson
Volantes: Willian Arão, Serginho, Camacho, Bazallo, Rodrigo Lindoso e Airton
Meias: Elvis, Daniel Carvalho, Tomas, Diego Jardel e Gegê
Atacantes: Navarro, Neilton, Lulinha e Ronaldo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE