Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Seedorf, O Exterminador volta a atacar


A saga continua e domingo é a vez do rubro-negro carioca


Clarence Seedorf começava em agosto do ano passado, contra o Atlético-GO, uma saga rumo ao título do Brasileirão o que naquela oportunidade parecia uma missão perfeitamente possível.

Foi nessa ocasião que criamos um evento para marcar a chegada do craque holandês ao Glorioso. A iniciativa deu tão certo que o título “Seedorf, O Exterminador de rubro-negro" rapidamente foi adotado pela galera para a criação de grupos de discussão no facebook por iniciativa de outros botafoguenses.

Para cumprir seus objetivos naquele campeonato, o Botafogo de Seedorf teria que passar por três adversários rubro-negros, em turno e returno, conforme programado na tabela.

Enfrentou o Atlético-GO e venceu por 2 a 1, de virada, mesmo jogando fora de seus domínios. Seedorf fez o seu 1o. gol com a camisa 10 do Botafogo. Foi um golaço de falta da entrada da área. O meia começava a mostrar o seu conhecido talento e um faro de gol aguçado que utilizaria ao longo do campeonato para se destacar a cada rodada. 

E veio o Sport Recife, no Engenhão. Melhor ambientado com o time, o meia repetiria a dose. Já no segundo tempo, com a vantagem no placar - gol de Elkeson, a estrela de Seedorf voltou a brilhar. Retomando uma bola na intermediaria, partiu decidido em direção ao gol e desferiu um golpe mortal contra o Leão, estabelecendo assim, o placar de 2 a 0 para o Fogão. 

Na sequência, chegou a vez do Urubu. Foi uma partida de muito equilíbrio e correria de lado a lado. Respeitou-se muito o adversário e nenhum dos lados se mostrou inspirado o bastante pra decidir a partida. O resultado só poderia ser um empate em 0 a 0.

Terminava assim o primeiro ciclo de adversários rubro-negros contra os quais Seedorf, O Exterminador levou grande vantagem. Foram duas vitórias e um empate sem gols. 

Iniciado o returno, era hora de receber o Dragão em nossa casa. Nessa altura do campeonato já não era mais possível ser campeão e as chances de vaga na Libertadores eram reduzidíssimas.

Conseguimos mais uma vitória contra o já rebaixado Atlético-GO, pelo placar de 4 a 0. Novamente Seedorf marcou. Foi dele o primeiro gol da partida concluindo de dentro da área uma bela trama do ataque alvinegro. A nota triste ficou por conta de uma fisgada na coxa que o tiraria de combate por duas rodadas. 

O jogador voltou como titular no jogo contra o Sport, na Ilha. Nessa ocasião, um tanto quanto desmotivado, o time não mostrou força suficiente  para buscar um melhor resultado e saiu derrotado. Acabavam ali, as últimas chances de jogar a Libertadores nessa temporada. O atacante Henrique, hoje no Bota, foi decisivo nessa partida. Entrou no segundo tempo, deu o passe para o primeiro gol e ainda deixou o seu, decretando o placar de 2 a 0 para o time da casa.

Chegou a vez do Flamengo. Novamente tivemos um clássico disputadíssimo, marcado por muita disposição e empenho dos rivais, que encerravam suas participações no Brasileirão. Pra variar, novo empate, mas dessa vez pelo placar de 2 a 2.

Liderado por Seedorf, que tinha o dobro da idade do estreante Sassá, o Botafogo era melhor em campo mesmo escalado com sete reservas. Porém, o primeiro tempo terminou com uma preocupação. Seedorf desceu para o vestiário sentindo um incômodo na coxa. Voltou para o segundo tempo, mas não aguentou nenhum minuto sendo substituído por Vítor Júnior. Ao deixar o campo muito emocionado, o meia foi ovacionado pela torcida, encerrando assim sua primeira (meia) temporada pelo Fogão.

Começando 2013, Seedorf fez uma preparação especial e só se integrou ao grupo uma semana depois da pré-temporada iniciada. Está readquirindo o ritmo aos poucos e certamente estará em campo nesse domingo para desempatar essa parada a seu favor.

Vontade não vai faltar a ele e ao grupo. O craque fez excelentes apresentações nas últimas duas partidas do campeonato, saindo de campo consagrado ao marcar os três gols da vitória alvinegra sobre o Macaé. Foi o melhor em campo e comandou o time na virada contra o Resende por 4 a 2, voltando a marcar.


Gols de Clarence Seedorf em 2012



É aguardar e ver como será o fim de semana do líder Botafogo e de Seedorf, O exterminador de rubro-negros.

Julio Cesar não se incomoda em atuar como volante


Improvisado no clássico, Julio Cesar não descarta virar volante no Bota 

Pela primeira vez titular, lateral-esquerdo de origem deve jogar ao lado de Fellype Gabriel e avisa que alvinegros não podem dar espaço ao Flamengo.



O Botafogo, ao que tudo indica, terá dois volantes improvisados para enfrentar o Flamengo neste domingo no Engenhão. Um deles será o lateral-esquerdo Julio Cesar, que atuará ao lado do meia Fellype Gabriel na proteção à zaga. Uma formação ofensiva montada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que tem dois dos seus principais nomes para a posição, Marcelo Mattos e Renato, no departamento médico, vetados para o clássico.

O Glorioso tem o melhor ataque do Carioca e o Fla, a melhor defesa. Mas os números de ambos são parecidos. Enquanto os alvinegros somam dois gols a favor a mais do que os rivais, sua defesa sofreu quatro gols, contra três dos rubro-negros. A diferença no saldo é de apenas um gol.

Será a primeira vez que Julio Cesar disputará uma partida como titular no Botafogo. Por isso, avisa que terá de ter cautela no início da partida para sentir o ritmo e depois se soltar aos poucos. Oswaldo não descarta a possibilidade de efetivar o atleta nesta posição caso ele renda bem no clássico, mas Julio Cesar não espera mais facilidade na disputa de uma vaga como volante em relação à sua função de origem, na lateral.

Por Vicente Seda/GE
Rio de Janeiro

Botafogo espalha bandeiras pela orla e faz a festa dos donos de barracas


Clube cede carteiras de sócio-torcedor como cortesia para 109 parceiros informais do Leme e de Copacabana assistirem aos jogos do time


Com objetivo de ter suas cores tremulando pela orla carioca, o Botafogo adotou uma estratégia incomum para ter suas bandeiras erguidas nas barracas espalhadas do Leme ao Leblon. Neste sábado, o diretor de marketing Marcelo Guimarães, ao lado de belas mulheres, entregou aos donos das barracas garrafas de espumante personalizadas e carteiras de sócio-torcedor válidas até o fim do Campeonato Carioca, além de bandeiras já com mastro para serem fincadas na areia.

Meninas exibem bandeiras do Botafogo cedidas pelo clube (Foto: Vicente Seda)
De acordo com Guimarães, a iniciativa tem como meta principal expor o Botafogo em um dos principais espaços da cidade. As carteiras de sócio-torcedor foram tiradas da cota de cortesia do programa. Os donos das barracas também funcionarão como parceiros informais do clube, indicando visitas para turistas e distribuindo panfletos do programa sócio-torcedor para os seus clientes. Ele afirmou que 109 barracas toparam colocar a bandeira do Botafogo em seu espaço apenas entre Leme e Copacabana, sendo que 50 kits já foram entregues. Na próxima semana, o clube cadastrará as barracas do Arpoador ao Leblon.

- Todo trabalho tem como objetivo final o fortalecimento da marca. Usamos muito redes sociais, mas achamos importante a presença na praia porque no Rio ela tem um valor simbólico inestimável. Então povoar a praia com a marca do Botafogo é uma ação para somar a tudo o que a gente faz para colocar a marca em evidência. Foi uma surpresa muito positiva, 109 toparam - disse Guimarães.

Bandeiras do Botafogo são espalhadas pela orla
das praias do Rio de Janeiro (Foto: Vicente Seda)
Sobre a parceria informal na divulgação do clube, ele afirmou que não é o foco principal, mas que é uma estratégia.

- Importante mesmo é a presença da bandeira. A gente dá a possibilidade de ele interagir com o clube, indicar visitas, mas não é um projeto comercial - esclareceu.

José Jorge, ou o "Zeca da barraca", como se apresentou, afirmou que já vai comemorar a parceria neste domingo, no clássico entre Botafogo e Flamengo no Engenhão, às 18h30m.

- O meu pai trabalhou aqui 44 anos, eu estou há seis, ele faleceu. Vou prestigiar o meu time de coração. Amanhã já vou curtir. Iria de qualquer forma, mas agora já tenho os ingressos - festejou.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Oswaldo vê vitória sobre o Fla como injeção de ânimo para o Bota


Técnico alvinegro analisa a importância do clássico deste domingo



Oswaldo de Oliveira - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Oswaldo de Oliveira diz que cada
 jogo tem sua importância
(Foto: Alexandre Loureiro)
Líder do Grupo A na Taça Guanabara com 14 pontos, o Botafogo terá o Flamengo pela frente neste domingo, às 18h30, no Engenhão. Além da pontuação em jogo (já que o Rubro-Negro tem 16 no B e é o primeiro geral), Oswaldo de Oliveira vê uma vitória nesta partida como uma possível injeção de ânimo para a sua equipe.

- Cada jogo tem sua importância. Esse é decisivo e queremos a vitória. Não só pela pontuação, mas pela força que a vitória pode nos dar sobre a equipe. Nessa fase dois jogos se sobressaem. O do Fluminense e esse contra o Flamengo. Há uma importância maior por isso. Provavelmente as duas se classificarão e podem se reecontrar mais na frente, com mais importância - disse o técnico alvinegro.

Se o Botafogo vencer neste domingo, irá para a última rodada da Taça Guanabara dependendo unicamente de suas forças para se garantir como o primeiro geral e ter vantagem de jogar por empate na semifinal e numa eventual final.

Leia mais no LANCENET! 


Com tabela na cabeça, Bota joga por vantagem na fase final da Taça GB


Vitória sobre o Fla, domingo, fará o time depender só de si na última rodada para ter melhor campanha do turno e, assim, jogar por empates na fase final



Oswaldo de Oliveira orienta
 Bruno Mendes e 
Seedorf no treino
 (Foto: Jorge William/Ag. O Globo)
O Botafogo entra em campo domingo contra o Flamengo, no Engenhão, sabendo exatamente o que precisa fazer para jogar a semifinal da Taça Guanabara e uma possível final com a vantagem do empate nos dois jogos. Para isso, precisa vencer o rival, o que deixará o time com a melhor campanha da competição. Só assim dependerá apenas de si para manter o primeiro lugar geral na última rodada, quando enfrenta o Boavista, no Engenhão.

O regulamento da competição e a tabela foram examinados ainda na pré-temporada pela comissão técnica e todo elenco para determinar os pontos mais importantes. Um deles foi justamente o clássico com o Flamengo por ser na penúltima rodada não permitir recuperação.

- No nosso primeiro contato passamos tudo isso. Fizemos um exame da tabela e tudo que poderia ocorrer em termos de classificação, tudo que se passa. Eles estão cientes e reforçamos a situação a cada rodada - afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Além da situação do campeonato, o Botafogo ainda tem pela frente um retrospecto extremamente negativo contra o Flamengo. Nos últimos 22 jogos, conseguiu apenas duas vitórias, contra sete do rival. Foram 13 empates. Além disso, não vence desde o dia 18 de abril de 2010 (2 a 1) ou nove jogos.

- Mas isso é bilateral, pois empatamos três vezes no ano passado, sempre em jogos disputados, em situação de igualdade. Vamos jogar normalmente, buscando a vitória que nos interessa, mas não para resgatar qualquer coisa perdida no tempo - disse Oswaldo.

Com 14 pontos, o Botafogo lidera o Grupo A da Taça Guanabara e garantirá sua classificação para a semifinal em caso de vitória sobre o Flamengo.

Por Thales Soares Rio de Janeiro